Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CANO E PRECISÃO


Macedo

Posts Recomendados

CANO E PRECISÃO

Este texto se encontra em meus arquivos há oito meses e resolvi publicar somente agora, em resposta a alguns colegas de tiro que perguntaram sobre a alteração no ponto de impacto, devido à empunhadura da carabina.

Falar de cano e precisão logo nos remete ao raiamento, mas apesar de o raiamento determinar a qualidade do cano, este texto não tratará disso.

Aqui trataremos de um fenômeno chamado "VIBRACÃO HARMÔNICA", que interfere na precisão das armas de fogo e das armas de pressão e que é a principal responsável pela existência dos canos conhecidos como "Bull" ou "Match", que por terem diâmetro maior, vibram menos.

As Armas de Pressão são mais sensíveis às vibrações do que as Armas de Fogo e tem a acuidade alterada pela simples mudança na empunhadura ou no apoio.

Como já escrevi em outros textos, mudanças na empunhadura e na posição da arma altera o ponto de impacto dos tiros, principalmente no caso das springers.

A mudança nos pontos de impacto ocorrem devido à vibração harmônica do cano e ao mudarmos o ponto de apoio da mão ou apoiarmos a arma sobre superfícies duras, a vibração se altera.

Então, ao segurarmos a arma sempre da mesma forma, o cano vibra igual a cada tiro e só tem a vibração harmônica alterada se usarmos chumbos diferentes. Mais uma vez temos a influência dos chumbos, mas entender os diversos fatores nos ajuda a entender os motivos de certas armas não se darem bem com certos chumbos.

Mas, eu disse que cano de diâmetro maior reduz a vibração harmônica e acrescento que canos mais curtos também, porém, essas soluções implicam em outros fatores e até para impedir a concentração de peso na parte da frente e aumentar muito o peso da arma de pressão, os projetos adotam canos de menor diâmetro.

Assim, mesmo sem a interferência da mudança na empunhadura ou do apoio, é natural que o cano vibre e com isso, cada tiro acaba saindo com ligeira diferença. Isso pode ser verificado em séries de 3 disparos no alvo, onde quase sempre o agrupamento forma um triângulo.

Quanto menor a vibração harmônica, menor o triângulo e melhor será a precisão a longo alcance. Então, a arma terá melhor precisão se a vibração harmônica for minimizada.

Contudo, a vibração harmônica varia conforme a potência da arma, pois a velocidade do chumbinho dentro do cano tem relação direta com a intensidade da vibração do cano, assim como o peso e o diâmetro real do chumbinho.

Parece que começamos a entender mais um pouco sobre o comportamento diferente de chumbos diferentes, mas esta não é a abordagem no momento.

Importante é que a vibração harmônica pode ser reduzida por meio de acessórios adequados a cada arma, considerando a sua faixa de potência.

Ciente disso e depois de vários estudos, eu mesmo projetei dois sistemas, um de "ponteira" e outro de "encamisamento" do cano que reduz a vibração harmônica, sendo que o sistema de "ponteira" pode ser ajustado conforme a potência da arma e o sistema de encamisamento atua também como supressor de ruído e, espero poder produzir (em parceria com uma empresa que se interesse) essas peças em breve e apresentar aos 'Airgunners', boas soluções para melhorar a precisão das springers.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

image.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante