Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

VELOCIDADE INICIAL x CB x QUEDA DO CHUMBINHO


Macedo

Posts Recomendados

VELOCIDADE INICIAL x CB x QUEDA DO CHUMBINHO

Todos sabemos da influência do Coeficiente Balístico (CB) dos chumbinhos na sua trajetória, mas são raros os fabricantes que os indicam nas embalagens e poucos atiradores tem meios para fazer medições corretas.

Nesta página, já escrevemos vários textos sobre CB, trajetória, energia, etc., mas desta vez resolvemos preparar uma tabela com as velocidades iniciais mais comuns e eficientes para as armas de pressão e também com os Coeficientes Balísticos mais comuns aos chumbinhos encontrados no mercado.

Com essa tabela, o atirador poderá tirar algumas conclusões mesmo sem conhecer o CB do chumbinho que usa e conhecendo a velocidade inicial da sua arma, poderá estimar a variação de queda do chumbinho a 50 metros com a mira zerada a 25 metros. Neste caso, observo que se zerar a mira a 10 metros, a diferença será bem pequena, pois na maioria dos casos, a 25 metros a trajetória do chumbinho é descendente e se aproxima muito da trajetória com a mira zerada a 10 metros, quando a trajetória é ascendente.

Observamos que devido aos Coeficientes Balísticos dos chumbinhos serem baixos, a sua queda a 50 metros é mais do que o dobro da sua queda a 40 metros. Adotamos o limite de 50 metros visto ser este o alcance onde a maioria das armas de pressão de alta potência é mais eficiente.

A referida tabela que acompanha este texto serve também para o atirador estimar o CB a partir da queda, pois, basta zerar a mira a 25 metros e atirar num alvo a 50 metros e comparar a queda em centímetros com os valores na tabela para este alcance.

Outra observação para aqueles que desejam utilizar chumbinhos mais pesados, que reduzem a velocidade inicial, é que se tomarmos o exemplo comum para armas de pressão calibre 5,5 mm, a diferença de queda do chumbinho com V0 200 m/s para o chumbinho com V0 185 m/s, varia entre 3,5 e 4,5 cm. 
No caso também comum das armas de pressão calibre 4,5 mm, a diferença de queda do chumbinho com V0 290 m/s para com chumbinho com V0 275 m/s é de apena 1 cm.

Portanto, em qualquer caso, dada a distância de 50 metros, em qualquer das condições a diferença a ser compensada é bem pequena.

OBSERVAÇÃO: 
Os valores foram arredondados para facilitar a visualização, por isso as variações não são lineares.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

  • +1 1

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante