Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CALIBRE 5,5 mm (.22)


Macedo

Posts Recomendados

CALIBRE 5,5 mm (.22)

Sempre falamos do calibre 5,5 mm em comparação com o calibre 4,5 mm, mas neste texto, comentarei apenas sobre as particularidades deste calibre, mais especificamente em relação aos chumbinhos.

Devido à velocidade geralmente mais baixa, os chumbinhos calibre 5,5 mm não são afetados pela turbulência que ocorre a partir de 85% da velocidade do som e que se agrava a partir de 90%, no entanto, sua área maior tanto frontal quanto lateral, os submetem ao maior arrasto aerodinâmico e também à maior incidência do vento.

Em razão desses fatores, a escolha correta do chumbinho mais adequado à potência da arma de pressão é fundamental.

Sabemos que a trajetória depende da velocidade e do coeficiente balístico do projétil (CB), e na faixa de velocidade do calibre 5,5 mm, o CB se torna ainda mais importante.

Por isso, o melhor a fazer é medir a velocidade com chumbinhos diferentes, e mesmo sem conhecer o CB, comparar os chumbinhos de mesmo formato (sempre observando a qualidade de acabamento).

Entre dois chumbinhos de mesmo tamanho e formato, o chumbinho mais pesado será o mais adequado, pois, o seu CB será mais alto. Assim, mesmo que a sua velocidade inicial seja mais baixa, ele reterá mais energia durante o percurso e será mais eficiente.

No entanto, é preciso observar a faixa de potência da arma de pressão, que depende da velocidade inicial do chumbinho. Portanto, se a arma de pressão calibre 5,5 mm tem potência abaixo de 20 Joules, são recomendados os chumbos mais curtos, pois, as velocidades são mais baixas e assim também é a velocidade giroscópica. No caso de armas de pressão com energias acima de 20 Joules e principalmente se estiverem em torno ou acima de 25 Joules, os chumbinhos mais compridos são mais adequados.

Quanto ao formato, chumbos de ponta arredondada (round nose) apresentam CB mais alto do que chumbos de cabeça redonda (dome head ou domed), por isso, no caso de velocidades mais altas, os chumbos de ponta arredondada sofrem menos com o arrasto aerodinâmico se disparados com velocidades iguais aos de cabeça redonda.

Obviamente, a comparação de chumbos para este caso específico, deve considerar a mesma marca, que sempre deve ser de alta qualidade tanto em formato quanto em acabamento.

Como informação adicional, esclareço que para 10% de aumento na velocidade, o arrasto aerodinâmico aumenta em 33%, para 20% de aumento na velocidade, o arrasto aerodinâmico aumenta em 73%, para 30% de aumento na velocidade, o arrasto aerodinâmico aumenta em 197% e para 50% de aumento na velocidade, o arrasto aerodinâmico aumenta em 238%.

Isso explica o porquê de a velocidade inicial sozinha, não ser o fator determinante no desempenho da arma, mas sim, a sua combinação com o CB do projétil, que resulta do seu formato e do seu peso.

Mais uma vez, afirmo que se fosse possível quantificar, concluiríamos que o projétil certamente é responsável por pelo menos 80% do desempenho do tiro.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png
image.png
  • Like 2
  • +1 1

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

pergunto minha carabina cfx 5,5 gamo gas ram 45 kg uso chumbos pro hunter gamo notei que os diametros chumbos estao com 5,65 entran no cano com pouco dificuldade  isto é normal?  estou fazendo um calibrador para os chumbos deixar ele 5,50 mm , podeira me orientar para bom desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Robison C. Oliveira disse:

pergunto minha carabina cfx 5,5 gamo gas ram 45 kg uso chumbos pro hunter gamo notei que os diametros chumbos estao com 5,65 entran no cano com pouco dificuldade  isto é normal?  estou fazendo um calibrador para os chumbos deixar ele 5,50 mm , podeira me orientar para bom desempenho.

É normal esta diferença entre os chumbos, ficam mais evidentes quando são feitos em uma liga mais dura ( H&N, RIFLE, GAMO) do que nos de liga mais mole ( JSB), sua solução de calibrar é uma das melhores, mas terá que fazer testes e verificar se a carabina irá aceitar isso.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eduardo Macedo disse:

É normal esta diferença entre os chumbos, ficam mais evidentes quando são feitos em uma liga mais dura ( H&N, RIFLE, GAMO) do que nos de liga mais mole ( JSB), sua solução de calibrar é uma das melhores, mas terá que fazer testes e verificar se a carabina irá aceitar isso.

ok sou iniciante verifiquei aqui alguns artigos que a carabina que escolhe o chumbo ,  peso , velocidade, buscar o tiro preciso , mas para isso nescessito de alguns equipamentos e recursos e capacidade para entender e interpretar igual vc diz verificar se a carabina ira aceitar, obrigado pela dica .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Robison C. Oliveira disse:

pergunto minha carabina cfx 5,5 gamo gas ram 45 kg uso chumbos pro hunter gamo notei que os diametros chumbos estao com 5,65 entran no cano com pouco dificuldade  isto é normal?  estou fazendo um calibrador para os chumbos deixar ele 5,50 mm , podeira me orientar para bom desempenh

Sei quem tem esse calibrador pronto, coisa de primeiro mundo. Se quiser me chama no ZAP que te passo o contato.

31 98644-3154

GAMO CFX 5.5+SNIPER 4X32+GATILHO QUICK SHOT+GASRAM 45

AT44-10+BOSILE 3-9X40+VÁLVULA E DISPARADORA DO ZECA (Vendida)

BOITO URUTU 5.5 + HAWKE SIDE WINDER 6.5X20-42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Andre obrigado por ajudar, estou terminando de fazer um calibrador  eu  trabalho em uma ferramentaria industrial, e tem equipamentos  maquinas para conseguir esta precisao qdo terminar vou  postar  fotos aqui se puder.Mais estou pensando para eu saber se minha carabina vai ter melhora vou ter que adquirir um cronografo para fazer testes com chumbo sem calibrar e chumbo calibrado. Mais sempre aaceitarei sugestao  e orientaçoes abraço . 

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Robison C. Oliveira disse:

Mais estou pensando para eu saber se minha carabina vai ter melhora vou ter que adquirir um cronografo para fazer testes com chumbo sem calibrar e chumbo calibrado.

Concordo! Sem um cronografo ficam muito obscuros os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Robison C. Oliveira disse:

caro amigo efetuei a compra desse modelo Portátil E9800-X Shooting Cronógrafo se puder dizer algo a respeito desse modelo  ex como regular se tiver algum topico bom me indique  nao sei nada sobre .

Eu nunca usei esse tipo. Uso um Chrony F1.

Mas tem um pessoal que usa esse modelo que você comprou, logo deve aparecer alguém falando sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Robison C. Oliveira disse:

caro amigo efetuei a compra desse modelo Portátil E9800-X Shooting Cronógrafo se puder dizer algo a respeito desse modelo  ex como regular se tiver algum topico bom me indique  nao sei nada sobre .

Esse parece mais com os usados somente por airsoft, espero que não. Tá barato.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante