Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CHUMBINHOS E SUAS APLICAÇÕES


Macedo

Posts Recomendados

CHUMBINHOS E SUAS APLICAÇÕES
(Saiba escolher)

Existem vários tipos de chumbinhos, e diferente do que muitos pensam, salvo algumas aberrações, cada um tem função específica.

O formato diabolo (cinturado) é de longe o mais comum e mais eficiente devido às características mecânicas das armas de pressão convencionais.

O primeiro chumbinho diabolo desenvolvido é o tipo 'match', também conhecido como 'cabeça chata' ou 'canto vivo'. Este chumbinho se destina principalmente aos tiros em alvos de papel, por permitir melhor contorno no furo e assim facilitar a verificação da pontuação. O formato fa cabeça desse tipo de chumbinho também imprime boa energia no impacto com o alvo, permitindo que também seja usado para caça, apesar de não favorecer as características balísticas para tiros de precisão a longo alcance.

Para tiros a longo alcance e atividades de caça, os chumbinhos diabolo de cabeça redonda (dome head ou domed) e de ponta arredondada (round nose) são os mais indicados por apresentarem coeficiente balístico mais alto e assim reterem mais energia, o que os tornam mais precisos e eficientes.
Nesse aspecto devemos fazer uma observação quanto ao chumbinho pontiagudo, cujo formato permite coeficiente balístico mais alto, mas a dificuldade de ter a ponta perfeitamente centralizada na fabricação o torna impreciso.

No entanto, devemos lembrar que à exceção do chumbinho tipo Match, todos os demais foram desenvolvidos para caça (e a partir da caça, surgiu o Fied Target), por isso, além dos chumbinhos mecionados temos os de ponta oca, os feitos de chumbo com ponta em polímero, aço ou latão e os chumbinhos de polímero com ponta de aço ou latão, e também os chumbinhos de liga leve.

Os chumbinhos de ponta oca são mais expansivos e se destinam às condições de caça onde se pretende que a energia toda se concentre no animal, sem que o chumbinho o atravesse. Contudo, esse tipo de chumbinho não é preciso a longo alcance, sendo eficiente apenas para tiros a médio alcance. O mesmo ocorre com os chumbinhos com pontas de polímero.

Mas, se o objetivo é perfuração a curto alcance, os chumbinhos de liga leve e os de polímero com ponta de aço ou latão são bastante adequados. Esses chumbinhos são muito leves para tiros de precisão, mas tem alta capacidade de perfuração a curto alcance com armas de alta potência, e também melhoram a eficiência das armas de baixa potência que são inadequadas para os chumbinhos mais pesados.

RESUMINDO:

TIRO AO ALVO DE PAPEL: Chumbinhos Match.

PRECISÃO A LONGO ALCANCE: Chumbinhos de cabeça redonda ou de ponta arredondada (usar o peso mais adequado à potência da arma).

EXPANSÃO E CONCENTRAÇÃO DE ENERGIA (alcance médio e curto): Chumbinhos de ponta oca ou com pontas de polímero. Para esse caso podemos considerar também os projéteis feitos de chumbo com ponta de aço ou latão, que permitem certa expansão com maior penetração.

PERFURAÇÃO A CURTO ALCANCE: chumbinhos de liga leve ou de polímero com ponta de aço ou latão.

NOTA:
Os chumbinhos de liga leve ou de polímero são adequados também para melhorar a eficiência das armas de baixa potência.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

  • Like 1
  • +1 2

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante