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ENTENDENDO O GAS RAM (MOLA A GÁS)


Macedo

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ENTENDENDO O GAS RAM (MOLA A GÁS)

Nesta página tem alguns textos sobre Molas a Gás, abordando aspectos técnicos diferentes, mas neste texto, procurarei esclarecer aspectos importantes para os atiradores entenderem melhor.

O Gas Ram foi projetado na Inglaterra em 1978, por Dave Theobald e a ideia ele tirou de uma suspensão de moto. Em 1982, Dave Theobald fundou a Theoben Engineering junto com Ben Taylor, portanto, não se trata de novidade.
Contudo, passados 40 anos, ainda há muitas informações controversas a respeito dessas Molas a Gás e, da mesma forma que "uma mentira repetida muitas vezes" acaba sendo tida como verdade, informações técnicas erradas acabam criando entendimentos errados e isso não é bom para os consumidores e também para os fabricantes, pois cria barreiras que impedem o desenvolvimento.

A principal característica que o público adota para se referir às Molas a Gás é a "Força".
Eu sei que a maioria não tem formação técnica e por isso é natural e compreensível que repitam o que ouvem e leem, mas para nós, técnicos que prezamos pela profissão e pelas informações corretas, os termos adequados são imprescindíveis.

Quanto à força das Molas a Gás, no Brasil se convencionou informar pela unidade 'kg' (Quilograma), que serve de certa forma como referência aos leigos, mas não cabe nos ambientes de Engenharia e Tecnologia, pois kg não é unidade de força. Portanto, a unidade mais adequada e que em grandeza difere pouco do kg é o daN (Decanewton).

Mas a adoção da unidade correta não é tudo para entender melhor as Molas a Gás, apesar de ser obrigatória para engenheiros e técnicos.

A importância disso para os Atiradores é que a força indicada nas Molas a Gás é apenas a força de compressão inicial e esta força sozinha não indica a eficiência do conjunto.

EXPLICAÇÃO

A pressão no interior do pistão que forma a Mola à Gás é volumétrica, ou seja, depende do seu volume. Então, pistões com volumes diferentes geram pressões diferentes mesmo que as forças iniciais de compressão sejam iguais.

Assim, duas Molas a Gás de 50 daN, por exemplo, produzirão pressões diferentes se os seus volumes e conceitos de projeto forem diferentes.

Além disso, a pressão não é constante e quando se diz que a força para engatilhar armas com Gas Ram é constante, isso ocorre porque a curva de pressão não é linear como nas molas helicoidais e também porque o ângulo de inclinação do cano se altera durante o engatilhamento da arma.

Isso tudo significa que não se pode comparar Molas a Gás de fabricantes diferentes, apenas pela força de compressão.

Quanto à eficiência, ela depende da curva de pressão que não só interfere na energia da arma, quanto no recuo e na vibração.

O projeto deve considerar o volume da câmara de compressão do ar e o curso do pistão, pois é a resistência do ar comprimido que determina o melhor projeto da mola e o peso mais adequado do pistão.

Quanto à força de compressão da mola, com o projeto adequado, uma mola de 60 daN, por exemplo, poderá produzir a mesma energia que uma mola de 50 daN numa mesma arma, mas com redução do 'movimento harmônico' que é responsável pela perda de precisão e pela quebra de lunetas. Vejam que no exemplo dado, a mola com maior força inicial de compressão pode gerar menos recuo, dependendo do projeto.

Observem que empresas no exterior não indicam a força de compressão de suas molas e isso é porque essa força não é relevante, mas sim a energia produzida com consistência e o mínimo de movimento harmônico.

Obter energia sem a curva de pressão mais adequada não deve ser o principal foco dos fabricantes e deve ser entendido pelos usuários.

RESUMO

Como exemplo, molas de 45, 50, ou 55 daN não indicam qual é a mais eficiente, pois força de compressão, curva de pressão e pré carga são fatores diferentes e todos devem ser considerados.
Portanto, a melhor maneira de saber, é o fabricante indicar qual mola se adapta melhor à qual energia, mantendo o menor rebatimento possível do pistão.

Mas, se passarem a adotar a unidade correta seja em daN (Decanewton) ou N (Newton), a engenharia agradece.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

Imagem apenas ilustrativa. Fonte: internet.

image.png

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Eduardo, bom dia, tudo bem?

Uma duvida: Eu cronometrei minha HT80 4.5 com GR 60kg em 2017 e cronometrei hoje de novo e deu velocidades menores com mesmos chumbos. Detalhe: de 2017 pra ca dei menos de 500 tiros com ela! O GR pede a eficiencia ao longo dos anos mesmo se pouco utilizado?

Comprei ela em Fev/2016 e ate hoje devo ter dado no maximo 1.000 tiros com ela.

Exemplo:

2017 tiro com JSB Exact 0,54g ............. 289m/s

2018 2017 tiro com JSB Exact 0,54g ............. 276m/s

2017 tiro com Technogun Strike 0,55g ............. 293m/s

2018 tiro com Technogun Strike 0,55g ............. 278m/s

2017 tiro com Gamo Pro Hunter Strike 0,49g ............. 292m/s

2018 tiro com Gamo Pro Hunter Strike 0,49g ............. 277m/s

Agradeço antecipadamente

Editado por RobertoPMiranda
Complemetar e dar exemplos

Roberto - Valinhos/SP

Hatsan HT 80 4.5mm GR 60kg - 1000 FPS

CBC B12-6 madeira - 4.5mm - Mola - 590 FPS

Cometa 220 4.5mm GR 45Kg - 700 FPS

Gamo BigCat 4.5mm - GR 50KG - 1000 FPS

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O que pode ter ocorrido é algum vazamento no GASRAM, isso não pode ser descartado, ainda a lubrificação pode ter ressecado/diminuido e com isso mais atrito entre as peças e isso também pode ocasionar a perda de VO.

São alguns fatores que temos que levar em consideração, neste seu caso eu faria uma manutenção preventiva e depois voltaria a verificar o VO.

Eduardo Macedo.

 

 

 

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Eduardo, muito obrigado pela informação. Farei isso.

Hoje o dia estava bem nublado e chuvoso no momento em que fiz o teste, diferente da ultima vez que ra um dia ensolarado com mais luz. Voce acredita que as condicoes climaticas poderiam ter afetado os sensores do XCortech X3200?

 

Roberto - Valinhos/SP

Hatsan HT 80 4.5mm GR 60kg - 1000 FPS

CBC B12-6 madeira - 4.5mm - Mola - 590 FPS

Cometa 220 4.5mm GR 45Kg - 700 FPS

Gamo BigCat 4.5mm - GR 50KG - 1000 FPS

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12 horas atrás, RobertoPMiranda disse:

Eduardo, muito obrigado pela informação. Farei isso.

Hoje o dia estava bem nublado e chuvoso no momento em que fiz o teste, diferente da ultima vez que ra um dia ensolarado com mais luz. Voce acredita que as condicoes climaticas poderiam ter afetado os sensores do XCortech X3200?

 

Não é de se descartar o clima diferente.

 

 

 

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  • 4 months later...

Hoje pelo visto e lido so comprando e testando na arma o gas ram...ja tive essa maluquice  ir comprando e testando marca e kilos até obter o melhor desempenho na arma...muda uma bucha ou lubrificante tbém muda o VO...depois precisa de pelo menos um periodo de uso para ajuste e amaciar o conjunto inteiro para definir a melhor opção...tem que ralar o cotovelo e gastar latas de chumbos...diversão garantida.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

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  • 2 weeks later...

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