Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

MOLAS E RECUO


Macedo

Posts Recomendados

MOLAS E RECUO

"A mola a gás elimina a vibração (não necessariamente o rebatimento, movimento harmônico), mas em certos casos o recuo aumenta".

Esta afirmação é minha, numa publicação de 1 de fevereiro deste ano e hoje eu fui questionado à respeito.

Como sempre, procurarei esclarecer a todos.

Toda arma de pressão por ação de mola, conhecida também como 'springer', apresenta recuo, que pode ser minimizado, mas não eliminado totalmente.

O recuo é resultado da somatória da energia da arma + diâmetro e curso do pistão + pré-carga da mola, tudo isso relacionado ao peso próprio a arma.

Quanto à energia, as armas tem os seus limites, por exemplo, um cilindro de diâmetro 25 mm com pistão de curso em torno de 100 mm é ideal para carabinas na faixa de potência entre 16 J e 23 J, mas o recuo tem maior aumento a partir de 20 J e não é recomendável energia acima de 23 J para essas dimensões de cilindro, sob risco de danificar a arma.

No entanto, é possível minimizar o recuo sem perder energia, ao adotar o projeto mais adequado de mola para a faixa de potência da arma. Nesse caso, a mola, seja ela helicoidal ou a gás deve apresentar a curva de potência e a pré-carga mais adequadas, de modo a se aproximarem mais do ponto de equilíbrio, e no caso específico do gas ram, a taxa de compressão também interfere.

Essas características, obviamente são definidas pelos fabricantes das molas e são o segredo da tecnologia desenvolvida por cada um, de modo que molas que produzem energias iguais podem apresentar recuos diferentes.

Mas no exemplo da faixa de potência entre 16 J e 23 J, a condição mais favorável ao menor recuo está até 20 J, então fica a critério do atirador optar por uma carabina de 20 J com menos recuo, que preserve mais as lunetas, por exemplo, ou optar por 22 ou 23 Joules, se a prioridade for a energia mais alta apesar do aumento no recuo.

Reduzir o recuo é o desafio constante dos fabricantes de armas de pressão e de molas, pois o recuo interfere diretamente na acuidade e na preservação das lunetas e dos componentes da arma.

Para quem ainda não ouviu falar em pré carga da mola, a forma mais fácil de entender é comparar duas molas helicoidais, sendo uma mais curta e outra mais longa. Se instaladas em armas iguais, a mola mais curta terá maior rigidez e pré-carga menor e a mola mais longa terá menor rigidez e pré-carga maior. A determinação sobre qual mola usar, depende dos estudos da engenharia de cada fabricante.

Concluindo, essa e outras informações técnicas que apresento nesta página não são necessárias para você atirar, mas julgo que são importantes no auxílio quanto à escolha da arma e dos acessórios e para entender melhor quando algo não estiver de acordo com o resultado esperado no tiro.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

image.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante