Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

POTÊNCIA E TRAJETÓRIA


Macedo

Posts Recomendados

POTÊNCIA E TRAJETÓRIA

Este texto trata da influência da potência da arma de pressão na trajetória do chumbinho e remete à velha discussão sobre potência e precisão, já abordada nesta página.

Então, vamos relacionar os assuntos e incluir as variáveis da balística para podermos chegar à conclusão final.

Geralmente discutimos a respeito da trajetória do chumbinho quanto à sua curva balística que nos leva à compensação da visada a longo alcance pela sua queda.

Sabemos que Coeficiente Balístico (CB) mais alto resulta em trajetória mais plana para a mesma energia do chumbinho. Isso porque a energia é resultado da massa do chumbinho e da sua velocidade.

Mas, sabemos também que a trajetória é resultado da velocidade e do CB do chumbinho, independente da massa, ou seja, chumbinhos de mesmo CB com velocidades mais altas apresentam a curva balística menos acentuada, em outras palavras, caem menos.

No entanto, isso se refere à curva da trajetória no plano vertical, onde apenas a elevação e a queda do chumbinho em relação à linha de visada são consideradas.

Necessariamente, o CB mais alto não resulta em melhor precisão a longo alcance, pois há outras variáveis, como o acabamento e o balanceamento do chumbinho.

Porém, isso ainda não vincula a trajetória do chumbinho à potência, visto que há outro fator importante a ser considerado, que é o vento.

O vento é responsável pela trajetória em relação ao plano horizontal, e também nesse caso, quanto maior a velocidade do chumbinho, menor a curva, se adotado o mesmo CB.

Sendo a velocidade responsável pela trajetória, quanto mais alta a velocidade, menores serão as curvas vertical e horizontal, ou seja, menor queda e menor desvio devido ao vento, se considerarmos o mesmo tipo e calibre de chumbinho.

Assim, podemos concluir que armas mais potentes disparam chumbinhos com trajetórias mais planas, e portanto, são mais precisas a longo alcance.

Como?

Isso mesmo, armas mais potentes disparam chumbinhos com velocidades mais altas, dessa forma, caem menos e ficam menos tempo em voo até atingirem o alvo, sendo menos afetados pelo vento.

Dada esta constatação, o calibre 4,5 mm sempre desviaria menos do que o calibre 5,5 mm, mas isso só ocorre até certo ponto. Em armas de pressão springers, a partir de 230 m/s, o calibre 5,5 mm desvia menos pelo vento do que o calibre 4,5 mm a velocidade mais alta, se considerarmos chumbinhos de mesmo CB.

Isso acontece porque a variável massa é inserida. O chumbinho calibre 5,5 mm geralmente tem o dobro da massa do chumbinho 4,5 mm e a partir de certa velocidade, que estudos comprovam estar acima de 230 m/s ele retém mais energia, considerando que a velocidade máxima ideal para evitar turbulência e assegurar a precisão do calibre 4,5 mm é 290 m/s, e também considerando que o arrasto aerodinâmico é bem maior para velocidades mais altas.

Este fator justifica as springers magnuns trazerem mais vantagens no calibre 5,5 mm, principalmente por se destinarem aos tiros à longo alcance, e apesar de a trajetória no sentido vertical ainda constituir curva mais acentuada do que o calibre 4,5 mm, o desvio devido ao vento é menor nesse caso, em função da massa maior e da retenção de energia também maior.

À exceção das springers da classe magnum, na classe de alta potência, até 23 Joules, o calibre 4,5 mm desvia menos pelo vento, se comparados com chumbinhos de CB iguais, apesar de o calibre 5,5 mm reter mais energia.

Portanto, ao considerarmos a relação Potência x Trajetória, concluímos que a afirmação de que Potência e Precisão não andam juntas é MITO.

Esse mito que infelizmente ainda é espalhado entre os atiradores é oriundo do uso de carabinas springers de má qualidade e também do uso de chumbinhos muito leves que ao adentrarem a zona de turbulência da velocidade do som ou deixarem o cano com velocidade supersônica e reduzindo para a velocidade sub-sônica durante a trajetória, se tornam imprecisos.

Existe também a confusão entre Precisão e Acuidade. Armas de pressão de mola, com alta potência, apresentam recuo maior e isso exige melhor controle pelo atirador, que pode ter dificuldade em obter melhor acuidade nos tiros, ou seja, a potência mais alta nas springers sofre maior interferência do fator humano.

Em função desses fatores, são recomendadas armas leves e de baixa potência para tiros a 10 metros, onde a tolerância na pontuação é menor e os tiros são disparados com o atirador em pé e sem apoio, enquanto que os tiros a longo alcance exigem apoio da arma para assegurar bons acertos e agrupamentos, e nesse caso se usam armas de alta potência.

Ainda sobre a relação Potência x Precisão, as carabinas PCP são a maior prova de que essas duas variáveis podem se somar, afinal, é possível agrupar em menos de 2 MOA com uma boa PCP de 40 Joules a 100 metros, coisa que seria impossível se a alta potência prejudicasse a precisão, como muitos foram levados a acreditar.

Concluindo, a alta potência favorece a melhor trajetória e para obter a melhor precisão, basta adicionar a qualidade, tanto na arma quanto no chumbinho.

NOTA:
Esses conceitos são os mesmos para os projéteis das armas de fogo.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

image.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante