Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

DICAS PARA VERIFICAR A MELHOR FAIXA DE ENERGIA DAS ARMAS DE PRESSÃO


Macedo

Posts Recomendados

DICAS PARA VERIFICAR A MELHOR FAIXA DE ENERGIA DAS ARMAS DE PRESSÃO

Muitos escolhem suas armas de pressão pela velocidade inicial do chumbinho indicada pelo fabricante, mas geralmente as velocidades indicadas não representam a realidade, por isso, é prudente considerar 10% ou 15% abaixo do que os fabricantes indicam.

Mas, isso só não é suficiente, pois sabemos que as armas de pressão devem operar numa faixa de velocidade que favoreça a precisão a longo alcance e para isso é preciso evitar turbulências no chumbinho.

Por isso, como já escrevi algumas vezes nesta página, a velocidade inicial do chumbinho, medida a 1 metro da boca do cano, não deve ultrapassar 305 m/s (~1000 fps), que representa 90% da velocidade do som e é, portanto, o limite para evitar turbulência, sendo indicado manter a velocidade inicial em torno de 290 m/s (~950 fps).

Obviamente, esses valores de velocidade se aplicam às carabinas Springers calibre 4,5 mm e carabinas PCP caibre 4,5 mm e também 5,5 mm, no caso das armas mais potentes.

Portanto, é preciso descartar as informações dos fabricantes e adotar critérios que tragam bons resultados práticos de potência e precisão, visto que velocidades supersônicas ou acima de 90% da velocidade do som causa forte turbulência ao chumbinho e prejudicam a precisão. Além disso, devido às características balísticas dos chumbinhos, eles passam da velocidade supersônica para subsônica (abaixo de 340 m/s ou 1115 fps) nos primeiros 10 metros de voo e com isso perdem precisão e não retêm energia a longo alcance visto serem muito leves para se manterem estáveis e superarem o forte arrasto aerodinâmico.

Então, ao avaliarmos as potências das armas de pressão, devemos adotar chumbos adequados cujos pesos impeçam ultrapassar a velocidade de 305 m/s e medir a velocidade a 1 m da boca do cano, o que também implica no uso de cronógrafos adequados.

A ilustração deste texto mostra uma tabela de massas de chumbos adequados às faixas de energia das armas de pressão, que já foi publicada nesta página, mas que acho importante repetir.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

  • Like 3

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante