Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Você já pensou em recuperar a mola cansada de sua carabina?


Posts Recomendados

Muito bom, Orlando!

Taí uma dica prática que pode literalmente "esticar" a vida útil da mola... rs rs rs

Eu já fiz isso duas vezes com a mola de uma pistola Urko, para a qual não encontrava outra nova para reposição. Aprendi com um amigo serralheiro.

Mas, confesso que não fui tão cuidadoso quanto ao calor e nem para prender a mola para bater. Numa próxima oportunidade vou me lembrar dos seus ensinamentos. Valeu!

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Líbero e Mário Túlio, obrigado a ideia é essa mesmo, compartir as informações e as pessoas dessa forma podem melhora-las. Abraço 

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

- Equipamento de Proteção Individual: óculos de segurança e luvas de raspa de couro;

- Prenda a mola helicoidal em torno de bancada (morsa);

- Use um disco de corte para cortar a mola ;

-  Retifique a extremidade da mola com o uso de uma lixadeira / esmerilhadeira;

- Aqueça a extremidade cortada até ficar ficar vermelho rubro (se não tiver maçarico, use a chama de fogão doméstico);

- Com um alicate de bico fico, aperte a extremidade até juntar os elos; 

- resfrie a extremidade aquecida mergulhando-a em parafina líquida ou óleo;

- finalize o acabamento da extremidade com uso de lixadeira e faça o polimento com de lixa d'água (400  - 1200).

Em linhas gerais (faltou o resfriamento) seria isto:

 

 

Editado por Alberto José
Inclusão de vídeo com uso de parafina líquida

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danubio wedderhoff disse:

Vou tentar este procedimento.... o mais dificil vai ser aquecer sem maçarico, mas pra tudo se da um jeito.

Obrigado Alberto José!

Eu aqueço na boca do fogão segurando a outra extremidade com a luva de raspa de couro (luva de soldador) quando a patroa não está em casa :lolu:  

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esticava na mão a mola de uma velha Chapina, prendia uma ponta no chão usando a alavanca do cano entre os elos e pisando com os pés, na outra ponta eu puxava com um alicate, a mola ficava meia torta e com as distâncias dos elos diferentes, alguns mais próximos outros mais distantes.

O problema é que a medida que ia usando, a mola ia perdendo a força e ficando mais fraca a cada disparo, muito trabalho para pouca duração dos resultados. Fiz isso três vezes.

Faço uma comparação com o arqueamento de molas do Jeep ou do Gurgel BR800, de lâminas, que nos postos de de molas são arqueadas a frio na base de marretadas, depois de um tempo elas vão cedendo.

Na minha mente eu acreditava que o aquecimento do metal causava o efeito de destemperar, perder a tempera, eu não sei explicar o que é isso, apenas ouvi outras pessoas falando que o metal perdia a capacidade de flexionar, entretanto, este aquecimento era até o metal ficar vermelho como brasa.

Revendo conceitos, parece que mais ou menos 50° C não deve destemperar o metal.

Só ficou a dúvida de como vou controlar a temperatura. Será que um medidor laser ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pincipi, nesse processo de ajuste de molas temos duas situações distintas, a primeira seria o corte da mola quando esta é mais longa que a original ou mesmo para encurtar, menor força, onde depois de cortada e devidamente esmerilhada, a(s) extremidade(s) devem sofrer um aquecimento até que a cor vermelho intenso apareça, para que o metal agora mais maleável possa ser ajustado de tal forma que a(s) extremidade(s) fique(m) o mais reta(s) possível, formando assim um ângulo de 90 graus em relação ao corpo da mola, e resfriado em óleo em seguida.

Já o aquecimento para o alongamento a fim de obter-se a dimensão original, se faz necessário principalmente nas regiões do país onde as temperaturas ambientais possam ser muito baixas, o aço pode partir-se como vidro se sofrer esforço em tais condições. Uma maneira bem prática de efetuar este aquecimento, é deixando a mola tomando sol num dia bem quente, e em meia hora ela estará quente o suficiente para ser trabalhada.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante