Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

REVIEW - PCP Hatsan Flash 5,5mm


Charles Dias

Posts Recomendados

DSC07347-1030x679.thumb.jpg.18d53c0fd12fb9ba0235acdef5ed41ed.jpg

INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Sistema de Ação: PCP (Ar comprimido pré carregado)

Capacidade cilindro: 165cc a 200 BAR

Coronha: Thumbhole em polímero sintético e soleira emborrachada

Acabamento: Oxidado

Modo de disparo: Semi automático e manual

Capacidade Magazine: 12 Chumbos

Trava de segurança: Manual

Gatilho: Plástico com 2 estágios ajustável

Mira aberta: Indisponível

Trilho para luneta: Picatinny 11mm e 22mm

Engatilhamento manual através de alavanca lateral

Comprimento do cano: 470mm

Comprimento total: 92cm

Peso: 2,470kg

Calibre: 5.5mm

Velocidade máxima*: 295m/s com 200 Bar de pressão

Energia*: 51 joules

Autonomia*: Em torno de 40 bons com carga máxima no cilindro

*Dados fornecidos pelo fabricante, que podem variar conforme os chumbos utilizados e condições de tiro

Quando recebi a Hatsan Flash minha primeira impressão foi de que era uma arma pequena e leve demais. Acostumado com PCPs grandes (Hatsan AT44, Rossi R8, Air Arms S510, ...), a Hatsan Flash pareceu tímida com seu cano curto, coronha de polímero vazada (skeleton) e acabamento espartano se bem de que de boa qualidade. O projeto guarda muita semelhança com a já clássica AT44. De cara senti falta do conjunto de mira aberta (essa arma é para ser usada apenas com luneta) e verifiquei um porém que pode complicar a vida de muitos atiradores ... A necessidade de um perfil de luneta extra-alto para acomodar o carregador multishot.

1.JPG.3b94071e76c726ce7cd696f527ce5a3e.JPG

E isso seria um problema para mim na feitura do review já que não tinha um mount de perfil extra alto. Procurei nas minhas tralhas de tiro e encontrei um mount de perfil médio (não é o da foto acima que é o extra alto que providenciei posteriormente) que em conjunto com o adaptador para monoshot fornecido com a arma (muito prático) permitiu fazer os primeiros testes com ela (que você pode conferir na íntegra no primeiro vídeo ao final desse review). Não poderia ter tido uma melhor primeira impressão. Costumo utilizar os chumbos Gamo Pro Hunter Penetration para chumbar os canos das armas que costumo usar/testar ... E não é que a Hatsan Flash gostou justamente desse chumbo? Saída da caixa logo me permitiu acertar latas a 100 metros!

2.JPG.621b657fdb0c906f10b127f61cc72c4a.JPG

Diferente da Hatsan AT44 Monoshot que tenho (e não troco, vendo ou empresto) que tem sistema de alavanca lateral para armar o mecanismo (sidelever), a Hatsan Flash usa um sistema de ferrolho lateral. Particularmente achei menos prático, até pq é preciso meia dúzia de movimentos para armar o mecanismo (levanta, puxa, baixa, levanta, empurra, baixa) contra os dois da AT44 (puxa e empurra). O gatilho é o mesmo Quattro utilizado em outras Hatsan e muito prático de configurar, facilmente o deixei bem leve como prefiro para tiros de precisão a longa distância. Achei a coronha um tanto leve para atirar apoiado, porém entendo que o projeto da arma considera posição de tiro em pé sem apoio (para a qual serve muito bem). 

O cilindro de ar é menor que da AT44 e tem, portanto, baixa autonomia. Segundo o fabricante o suficiente para 40 tiros bons ... Mas meus testes permitiram 30 tiros bons ou pouco mais. Atirei a maior parte do tempo, portanto, com a arma plugada no cilindro S80 (através de um fill probe de desenho próprio e diferente da AT44 em medidas). Após "amaciar" o mecanismo da arma e pegar o jeito de atirar com ela, consigo agrupamentos muito bons a 50 e 100 metros (respetivamente). Notem que utilizei o tempo todo uma luneta 4x32.

50.JPG.cbc791deae35bcbf6ee8f835376a545b.JPG  100.JPG.b25bcb0cae0a68672e23e82f974c070b.JPG

Foi possível acertar alvos bem pequenos a 25 metros (pequenos frascos de 3cm), 50 metros (fracos de 8cm) e latas pequenas a 100 metros (vide segundo vídeo abaixo). E para fechar o review arrisquei alguns balões de festa cheio de hélio a 150 metros. Apesar do vento e da compensação necessária por conta da luneta 4x32 consegui estourar os balões com poucos disparos (vide terceiro vídeo abaixo). 

CONCLUSÃO - A Hatsan Flash foi uma grata surpresa. Seu visual despojado, tímido, esconde muita precisão. Com uma coronha de madeira mais pesada e com desenho adequado para tiro apoiado deve oferecer precisão ainda maior. Uma carabina que por suas qualidade e preço muito vantajoso (hoje custando em torno de R$3500 ... https://www.mundodacarabina.com.br/carabina-de-pressao-pcp-hatsan-flash-12-tiros-calibre-5-5mm) é uma ótima pedida para quem busca uma carabina de pressão PCP com ótimo preço, qualidade e que não decepcionará no quesito precisão. 

 

 

 

Editado por Charles Dias
  • Like 1
  • +1 2
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta carabina é bem interessante. Comprei uma para modificar e estou esperando a loja Mundo da Carabina entregar. Vou instalar um regulador e fazer alguns tunnings para USBR.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 5 weeks later...
Em 23/08/2018 em 20:29, Rogerio Bahia disse:

Tenho uma Flash Pup, tem se mostrado bastante precisa, coloquei um regulador Huma nela. Até agora só alegria, mas ainda estou em fase de testes.

Rodrigo Bahia, com o regulador ela está dando quantos tiros? a que pressão e velocidade?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao cilindro maior acho meio complexo por conta da coronha, mas se estiver disposto a ir tão fundo, da sim, com certeza. Na verdade dependo do cilindro acho que da para fazer um adaptador na saída da disparadora para conectar ao cilindro/garrafa, mas aí tem que observar as dimensões e equilíbrio da arma que deve ser afetado. 

O maior inconveniente que achei nela foi o magazine que é seletivo ao tipo de chumbo, Rifle Premium é colocar e enganchar. Mas o Rossi PCP aquele da lata azul de 22grains, ela gosta demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de enroscar chumbo não é do magazine, mas do cano que não tem um grau para o chumbo entrar. Na minha fiz uma entrada de 60 graus na culatra do cano e não enrosca nenhum chumbo.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Provavelmente vou colocar só uma válvula reguladora mesmo, é menos trabalhoso. No futuro avalio se vale a pena adaptar um cilindro maior.
Você reduziu um pouco a pressão da mola do martelo né?
Obrigado pelas dicas.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 02/11/2018 em 20:57, Doni700 disse:

O problema de enroscar chumbo não é do magazine, mas do cano que não tem um grau para o chumbo entrar. Na minha fiz uma entrada de 60 graus na culatra do cano e não enrosca nenhum chumbo.

 

Em 03/11/2018 em 01:27, philippidf disse:

Interessante. Provavelmente vou colocar só uma válvula reguladora mesmo, é menos trabalhoso. No futuro avalio se vale a pena adaptar um cilindro maior.
Você reduziu um pouco a pressão da mola do martelo né?
Obrigado pelas dicas.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Rapaz, passei sua orientação para um amigo meu, ele fez na dele, disse que até prego se colocar vao???i

lascou, coloquei os dois que ia responder de uma vez só, vamos lá: o segundo comentário é a respeito do cano da Flash.

 

 

e agora vou responder a respeito da mola: Na verdade o que fiz foi aumentar a pressão da mola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: Fiz um negócio e peguei minha Flash Pup de volta, já com o cano “trabalhado” pá ficar com uma tampa de entrada de 60graus, hoje fiz em torno de 100 disparos intermitentes com ela e não houve nenhum problema, inclusive com o, para ela, famigerado rifle premium, chumbo bom mas que ela não conseguia engolir. Mais um detalhe: como havia falado anteriormente ela est com uma reguladora Huma Air, pois bem esse amigo que havia se tornado dono dela regulou para uma faixa de trabalho de 170bar, ficou  canhão sem perder a precisão, realmente impressionante. Mandei plotar e daqui dois dias vou buscar, assim que possível faço um review.

Se algum dos colegas tiver alguma experiência com ela, gostaria de ouvir o que tem a dizer.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ainda estou me acostumando com a minha, aprendendo como ela se comporta. Eu não estou achando ela tão precisa quanto eu esperava, mas como ela não está com regulador isso faz sentido né. Estou usando chumbo Gamo Pro Magnum de 15,43 gr, é um chumbo bom, mas acho que ela se sairia melhor com chumbos mais pesados, vou comprar uns 18 gr pra testar

Eu preciso comprar um Cronógrafo para sabe a constância dos tiros e regular a mola do martelo.

41 minutos atrás, Rogerio Bahia disse:

Atualização: Fiz um negócio e peguei minha Flash Pup de volta, já com o cano “trabalhado” pá ficar com uma tampa de entrada de 60graus, hoje fiz em torno de 100 disparos intermitentes com ela e não houve nenhum problema, inclusive com o, para ela, famigerado rifle premium, chumbo bom mas que ela não conseguia engolir. Mais um detalhe: como havia falado anteriormente ela est com uma reguladora Huma Air, pois bem esse amigo que havia se tornado dono dela regulou para uma faixa de trabalho de 170bar, ficou  canhão sem perder a precisão, realmente impressionante. Mandei plotar e daqui dois dias vou buscar, assim que possível faço um review.

Se algum dos colegas tiver alguma experiência com ela, gostaria de ouvir o que tem a dizer.

valeu

a 170 bar ela está fazendo quantos disparos por carga? deve estar dando só uns 20 ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, philippidf disse:

Na verdade ainda estou me acostumando com a minha, aprendendo como ela se comporta. Eu não estou achando ela tão precisa quanto eu esperava, mas como ela não está com regulador isso faz sentido né. Estou usando chumbo Gamo Pro Magnum de 15,43 gr, é um chumbo bom, mas acho que ela se sairia melhor com chumbos mais pesados, vou comprar uns 18 gr pra testar

Eu preciso comprar um Cronógrafo para sabe a constância dos tiros e regular a mola do martelo.

a 170 bar ela está fazendo quantos disparos por carga? deve estar dando só uns 20 ne

Como peguei ontem, os tiros que dei não foram constantes, parei mexi tomei café, um amigo atirou, estava com toda atenção voltada pra questão do engasgamento, ue realmente não aconteceu após seguir a dica do colega lá em cima sobre reabrir o cano.

no meu caso, por conta da potência extraída os JSB 18.13 são os mais leves que uso, uso também o Rossi Power 22 grains e os Monster da JSB e Cometa que na prática os dois são fabricados pela JSB e Contam co. Pouco mais de 25 grains de peso. Dessa forma a relação precisão potência tem sido bastante favoreciada, já era quando vendi e permanece agora segundo relato do amigo que me revendeu. 

Tenho cronógrafo mas estou sem tempo e local nesse exato momento. Assim que possível registro as resultados e dou uma atualizada. Inclusive está chegando meu Scope Cam lateral, aí da pra fazer uns vídeos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, um tempo atrás falei que compraria um cronógrafo e o regulador Huma, pois vem, comprei e já chegaram. Instalei o regulador e passei minha Flash no cronógrafo. Para completar, comprei uma luneta melhor e estou utilizando chumbo JSB 18,13gr(também tenho o de 25,3gr para futuros testes). A precisão com o regulador ficou ótima, apesar de eu achá-la relativamente regulada sem o regulador. Abaixo estão os gráficos da Velocidade e da Energia(ambos com JSB 18,13gr)* e uma tabela com os valores. Regulei o Huma para 160bar e, apesar de não ser aconselhável, enchi o cilindro dela com 230bar para compensar um pouco a perca de volume devido ao regulador. Assim, com o JSB, ela está dando 260m/s e 40J, em média.

Eu também estava tendo o mesmo problema com a entrada do chumbo no cano, então já aproveitei que desmontei ela e aumentei o ângulo de entrada, ficou perfeita, não garra mais nenhum chumbo. Eu estava cogitando aumentar o diâmetro da porta de transferência(transfer port), mas acabei desistindo, ia dar um certo trabalho e ela já ficou com uma boa potência regulada.

Abaixo seguem os gráficos, a tabela e dois agrupamentos que fiz a 15yards de distância, se alguém quiser posso fazer outros agrupamentos com uma distância maior, tem também uma fotinha de como a Carabina ficou. Está bem arrumada, atende bem às minhas necessidades.

* A unidade de medida da Energia é Joules e da Velocidade, m/s.

Qualquer dúvida ou comentário estou a disposição.

 

Energia Hatsan Flash 5.5.PNG

Tabela Hatsan Flash 5.5.png

Velocidade Hatsan Flash 5.5.PNG

IMG_0665.jpeg

IMG_0666.jpeg

IMG_0501.jpeg

Editado por philippidf
mais informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Boa noite. Então, durante a regulagem da válvula reguladora eu mexi na regulagem da mola também, mas como eu tive dois parâmetros pra regular, eu foquei mais na válvula reguladora e deixei a regulagem da mola apenas para ajuste fino. Mas eu percebi que a variação pela regulagem da mola é pouca. Tem tempo que eu regulei então não lembro em números o quanto variou. Na regulagem final eu não deixei a mola muito pesada, pra ficar mais leve de armar e porque usei a regulagem da válvula também para chegar na potência que eu queria.
Qualquer dúvida é só mandar.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...

Boa noite amigos,

Esse review ajudou muito a decidir pela minha primeira carabina PCP e, depois de muito tempo afastado do chumbo, optei pela Flashpup Polímero...com isso, imagino que venha basicamente os mesmos itens na caixa... com a idade a gente acaba ficando mais preguiçoso, então não estou muito afim de utilizar bomba manual... gostaria de saber se, caso adquira o cilindro/estação  abaixo, precisarei adquirir algum adaptador ou não para enche la... caso precise, sabem dizer onde conseguir? Obrigado!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1159767224-scba-cilindro-aco-6lt300bar-estaco-recarga-inox-eurosul-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=2829514a-1e02-4037-8238-7a7b7e283806

 

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, philippidf disse:

Obrigado pela rápida resposta Philippidf... seria este aqui?

https://www.mundodacarabina.com.br/engate-rapido-macho-foster-femea-1-8-bsp

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado!!!!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei pq, mas o rapaz do Mundo da Carabina disse que esse conector acima não servia, que teria que ser esse aqui que é quase o dobro do preço...

https://www.mundodacarabina.com.br/engate-rapido-macho-com-rosca-1-8p

 

Mas para quem precisar, o vendedor do cilindro/estação recomendou esse aqui...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711459982-engate-rapido-foster-macho-rosca-femea-pcp-300-bar-c028-_JM?quantity=1

junto com os aneis

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1094473647-2x-arruela-vedaco-engate-foster-fill-niple-paintball-pcp-_JM?quantity=1#position=8&type=item&tracking_id=044279d7-138c-4e37-b73a-7009e256873e

 

acabou saindo mais barato e espero que esteja tudo certo e ajude quem precisar...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim... a pressa é foda.. rs.. equipamento todo com previsão de chegada para semana que vem... futuramente vou colocar um regulador do Zeca/Maringá... só dar uma desafogada por aqui... rs... comprei até chumbinho, pois só tinha carabina 4,5mm... brincadeira saiu meio cara... rs

Valeu por tudo! Forte Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho ideia, nunca tive PCP e o cara disse que precisava desse conector aí... não sei se Hatsan tem algum diferencial...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.. rs... como não entendo nada, p mim os dois conectores da mesma loja (tanto o de R$ 78,56 como o de R$ 45,28) são os mesmos que comprei por R$ 22,47... rs... Mas imagino que vá ficar igual o do Philippidf...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 02/11/2018 em 18:28, Rogerio Bahia disse:

Em relação ao cilindro maior acho meio complexo por conta da coronha, mas se estiver disposto a ir tão fundo, da sim, com certeza. Na verdade dependo do cilindro acho que da para fazer um adaptador na saída da disparadora para conectar ao cilindro/garrafa, mas aí tem que observar as dimensões e equilíbrio da arma que deve ser afetado. 

O maior inconveniente que achei nela foi o magazine que é seletivo ao tipo de chumbo, Rifle Premium é colocar e enganchar. Mas o Rossi PCP aquele da lata azul de 22grains, ela gosta demais. 

Boa tarde.

Qual o diâmetro externo do cilindro dela?

Tenho um cilindro da Javali que tem 40mm de diâmetro externo e 330mm de comprimento. Será que acomodaria sem alteração na coronha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vendi a minha Flash, mas pelo que eu me lembro o diâmetro externo do cilindro é de 32 mm. Além disso tem a rosca da válvula que é incompatível. 

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante