Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Customizando PCP Artemis M22 para atirar benchrest


Posts Recomendados

Uns barrotes para fazer uma cobertura.

JEgY7Rs.jpg

 

Preparando os encaixes.

zrg9ChG.jpg

 

Uma pré montagem da estrutura para conferir se estava tudo OK.

FUtWONy.jpg

 

Arranjei umas tábuas para fechar a casinha. A ideia é deixar as tralhas de tiro tudo dentro dessa casinha para não precisar ficar carregado tudo de um lado para o outro quando for atirar, economizando tempo. Também me facilita deixar o front rest e rear bag já definitivamente sobre a mesa de tiro e não precisar ajusta-los sempre que for atirar.

USiTpWj.jpg

 

Após as madeiras todas prontas, uma pintura.

LTX3Yfi.jpg

3CmkBiH.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui já finalizada com as telhas e os acabamentos.

T0KiGoa.jpg

 

Na parte da frente, uma janela basculante.

ApsS6R6.jpg

oJoXNVl.jpg

 

Provavelmente amanha vou colocar o coletor de chumbos e o porta alvos à 25 metros e deixar tudo pronto para os primeiros tiros.

Quero fazer também uma pequena basa à frente da casinha para pôr o cronografo e poder fazer algumas series de tiros cronografados.

 

  • Like 3
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caixa coletora de chumbos.

Montei à exatos 25 metros da boca do cano. 

Dentro coloquei sacos com areia para que os chumbos não batam direto na chapa da caixa.

Colei pela frente uma borracha preta e sobre a borracha parafusei o suporte de alvos.

soTdUDx.jpg

qmIJfgg.jpg

 

Caixa nivelada.

HjxiqJP.jpg

 

Vista de tiro. Ai nesse caso está à 25 metros. Fiz a medição do terreno e consigo, posteriormente, colocar alvos até 47 metros (51 jardas) de distância.

jLCad7u.jpg

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pata, bem vindo ao tópico.... parabéns pelo padrão e excelência em tudo o que você se dispõe a fazer!

Bons tiros em esse novo espaço, abraço.

  • Like 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom, durante a semana passada consegui fazer os primeiros tiros no meu canto aqui. 

Fiz de 2 à 3 grupos de 5 tiro ao longo da semana. Fiz poucos assim pois já nos primeiros grupos percebi que havia algo errado, os tiros estavam espalhando muito. Mudei um pouco a velocidades, desmontei e remontei a carabina, chequei aperto dos parafusos... mas no geral a coisa não mudou muito.

Notei então que o cano tem uma boa vibração naturalmente. Pegando um martelo de borracha, dando uma leve pancada no cano (inclusive no cano desmontado da carabina) ele produz uma boa vibração que se mantem por um bom tempo. Ainda não tenho certeza se o motivo dos tiros ruins seja realmente esse (ou outro motivo... ou motivos combinados...) mas resolvi então prender uma abraçadeira tipo "8" entre cano e cilindro e fiz os 2 grupos circulados em vermelho. Enfim, parece-me que essa vibração prejudica a precisão. Pretendo fazer mais alguns tiros ao longo dessa semana e ver no que ficam.

BGWwi9u.jpg

 

Quando montei a carabina com o novo cano, notei que tinha uma boia vibração quando dava pequenas pencadas na coronha. A principio pensei que poderia ser a mola do martelo ou a fixação com a coronha... e achei que isso não teria importância na performance. Desmontei a coronha e notei que ainda vibrava quando eu dava leves pancadas na ferragem. Deixei apenas o castelo com o cano fixado e ainda havia a vibração bem notável, pensando então que o problema seria na fixação do cano com o castelo. Por fim fiquei apenas com o cano, segurando pendurado pelas pontas dos dedos indicador e polegar e ainda assim permanecia a vibração quando dava leves pancadas.

  • Like 1
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prosseguindo nas experimentações...

3 grupos de 5 tiros cada à 25 metros. Chumbos JSB 18gr de saia grossa. Tiro free recoil tocando apenas o gatilho no momento do disparo. Velocidade média de 865 fps (~264 m/s)

Quando atiro, a carabina desliza coisa de 2~3 mm sobre os apoios. Notei, em outros agrupamentos anteriores a estes abaixo, que a maneira que empurro a carabina para frente até a posição inicial (até o batente) influencia consideravelmente no ponto de impacto. Portanto o movimento que faço para retornar a carabina ao ponto inicial deve ser repetido de forma igual em todos os disparos.  

BFNnKAK.jpg

 

Notei boa melhora usando essa abraçadeira abaixo. Ela entra justa no cano e cilindro, sem folgas, porém ser ficar tencionada. Quando a abraçadeira esta no local certo. travo ela fazendo a aperto dos parafusos laterais.

LMgywbE.jpg

r2xY8zZ.jpg

WxPr9D2.jpg

 

Antes eu usei uma abraçadeira que estrava com certo aperto no cano e cilindro e essa ficava fixa por estar apertada. Mas como ela ficava apertada desde o momento da montagem, não havia como eu saber se ela estaria tencionando o cano para esquerda ou direita (não sei se fui claro aqui). Mas com essa abraçadeira que aperta com os parafusos, não tenho esse risco.

Vejo que tenho muito que treinar para manter bons tiros. também preciso providenciar indicadores de ventos e aprender a usa-los com o tempo. E outras coisas mais.

 

 

  • Like 2
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pata do Sul disse:

Quando atiro, a carabina desliza coisa de 2~3 mm sobre os apoios. Notei, em outros agrupamentos anteriores a estes abaixo, que a maneira que empurro a carabina para frente até a posição inicial (até o batente) influencia consideravelmente no ponto de impacto. Portanto o movimento que faço para retornar a carabina ao ponto inicial deve ser repetido de forma igual em todos os disparos.

Wrabf realmente não é nada fácil, já imaginou a dificuldade desta prova para o pessoal que a disputa com uma carabina de mola, coronha original e sand bag.....estes desafios foram o que me fez se apaixonar por esta modalidade......240 pontos na mola  considero um verdadeiro feito alcançado

3 horas atrás, Pata do Sul disse:

Vejo que tenho muito que treinar para manter bons tiros. também preciso providenciar indicadores de ventos e aprender a usa-los com o tempo. E outras coisas mais.

 

Com o tempo vamos pegando o jeito, o segredo do sucesso é exatamente o treino, parabéns pelo empenho e talento, torço para que em breve vc esteja zerando seu primeiro alvo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Rodrigo Sanches disse:

Wrabf realmente não é nada fácil, já imaginou a dificuldade desta prova para o pessoal que a disputa com uma carabina de mola, coronha original e sand bag.....estes desafios foram o que me fez se apaixonar por esta modalidade......240 pontos na mola  considero um verdadeiro feito alcançado

Concordo! As dificuldades na mola me parecem maiores realmente. Tem que ficar empunhando a arma todo momento antes do disparo e ainda observar o vento, não parece nada fácil.

Confesso que nos primeiros tiros fiquei meio se m chão, mas agora já voltei a me animar kkkk

59 minutos atrás, Rodrigo Sanches disse:

Com o tempo vamos pegando o jeito, o segredo do sucesso é exatamente o treino, parabéns pelo empenho e talento, torço para que em breve vc esteja zerando seu primeiro alvo.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luiz Almeida disse:

Os agrupamentos estão bons, só não sei se para os alvos do benchrest dão boa pontuação. Tá bonito!

Sim, ainda tem coisa pra melhorar, muito que treinar também. Com a experiência que tenho, competir seria desperdício de chumbos hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fazendo meus testes, notei que a abraçadeira de cano estava baixando o ponto de impacto no decorrer dos tiros. O cilindro desce poucos décimos de mm enquanto a pressão interna dele vai baixando e como a abraçadeira prendia o cano ao cilindro, logo o cano era puxado para baixo também. Cilindro baixa coisa de ~0,3 mm, mas já e suficiente para baixar bem o ponto de impacto. Abaixo, um dos testes aonde ficou bem nítido que a abraçadeira estava puxando os tiros para baixo pouco a pouco:

HIqxHn8.jpg

 

Depois disso resolvi testar sem a abraçadeira, como fiz no inicio dos testes. Mas já estava esperando resultados ruins, mas valeria para conferir que com o cano flutuante o tiros parassem de ficar mudando o ponto de impacto.

Fiz os primeiros tiros e gostei, ai resolvi subir um pouco mais a velocidade, ai melhorou um tanto mais.

5h7cJ2E.jpg

 

Foram 6 grupos de 5 tiros cada à 25 metros. Cronografei tiro por tiro, o que deu uma velocidade média de 926 fps (282 m/s) e spread de 12,6 fps (3,8 m/s).

Chumbos JSB Exact Jumbo Heavy 18,13 gr pegados diretos da lata, sem separar por peso ou calibração.

O mais importante é que o ponto de impacto se manteve padrão agora. Colocando todos os grupos sobrepostos, tendo como ponto comum o circulo de referência, os grupos coincidiram em um mesmo ponto. Os 30 tiros ficaram praticamente dentro de um quadrado de 14 x 14 mm e distância máxima entre centros de tiros de ~9,5 mm.

BlygXcH.png

TX7tO4U.png

 

Pretendo fazer mais uns testes assim, subindo a velocidade de pouco em pouco e ver como os tiros se comportam. Ai depois quero fazer um reforço no cano com fibra de carbono para ver se consigo uma melhora. Ai então poderia partir para separar os chumbos por peso e testar algumas calibrações de diâmetro de cabeça e saia.

Editado por Pata do Sul
  • Like 1
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os disparos feitos dias 01/11 e 08/11 (hoje) sobrepostos. 55 disparos dentro de um espaço de ~ 14 x 16 mm.

Contando que entre um teste e o outro eu removi a luneta do trilho e fixei novamente. Mesmo sendo trilho Picatinny e anéis Chineses, ainda assim mantiveram a posição.

oDeAJUN.jpg

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim está muito bom. Estas variacoes sao por causa da perda da lubrificacao do cano e da movimentaco de um alvo para o outro. Anexo dois grupos feitos em sequencia que ilustra isso. 

20201015_170140.jpg

  • Like 1
  • +1 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2020 em 22:10, Doni700 disse:

Pra mim está muito bom. Estas variacoes sao por causa da perda da lubrificacao do cano e da movimentaco de um alvo para o outro. Anexo dois grupos feitos em sequencia que ilustra isso. 

Por curiosidade, qual velocidade usou nesses grupos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes grupos foram feitos a 50 metros, usando JSB monster redesigned 25,39 grains a 240 metros por segundo. O cano da minha carabina é um BSA e com velocidades maiores do que 250 m/s o chumbo espirala. Já  o LW funciona melhor de 275 a 290 m/s. Esta é a minha carabina customizada. Na foto ela está com o cano LW  4,5.

20201014_133503.jpg

Editado por Doni700
  • Like 1
  • +1 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, venho trabalhando nesta carabina desde 2014 e já testei praticamente tudo que se possa imaginar para melhorar a precisão. Está quase boa. Na última prova do regional CBC eu fiz 248 pontos e 10X e fiquei em segundo. Só falta resolver esta questão da lubrificação. Quando limpo o cano, precisa de uns 10 tiros para agrupar, aí consigo uns 15 a 20 tiros bons e muda a trajetória novamente. Já pesei, padronizei, lavei, lubrifiquei os chumbos e o problema continua. Aí, vou compensando no braço mesmo. 

E tem o vento, mas sempre que testo eu procuro atirar quando não tem vento ou está bem fraco. Acima de 40 joules a influência é mínima a 25 metros.

Boa sorte com a sua carabina, está ficando excelente. Em tempo: o supressor na ponta do cano pode ser bom ou péssimo para a precisão. Precisa testar com e sem ele e ver o que é melhor.

  • +1 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante isso do cano em. Estava falando com um amigo que atira benchrest PCP e usa um cano idêntico ao meu. Perguntei essa questão do cano para ele e me falou que no caso dele leva uns 5 tiros pra condicionar e começa a mudar o ponto de impacto lá pra 60 tiros. Seria talvez por conta do seu cano acumular sujeira muito rápido? Não seria interessante talvez fazer uma lapidação manual pra ver se isso muda? (Especulações minhas)

Eu estou fazendo os testes só nos momentos que tem pouco vento. Ainda não tenho uma ideia de quanto o vento influencia nos meus tiros, pois isso vou atirando só nos momentos de condições mais ideais.

Como você falou. Estava usando um supressor caseiro, ai coloquei um supressor Huggett Astille e a melhora foi visível. Inclusive o meu supressor caseiro fazia a velocidade baixar um tanto, talvez por ser mal feito...

Estou testando por hora com o Huggett, mas logo que der vou fazer uns testes se nada, com air striper e possivelmente um air striper com tunner. Ai vejo o que funciona melhor.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cano bom não acumula sujeira pois é bem polido. O problema é que cano é igual digital, eles são únicos. Se o raiamento for muito raso e você polir o cano, vai espiralar pois o chumbo passa reto pelas raias. 

O segundo problema é que estes canos blank que nós compramos, mesmo os LW já foram testados e selecionados para atiradores dispostos a pagar mais por um cano bom. Se você observar bem, o cano apresenta marcas de encaixe quando chega pra gente. Mesmo assim vez ou outra um cano bom chega aqui. Já testei mais de uma dúzia de canos e apenas dois foram canos campeões. Um BSA de 24" e outro LW também de 24". Fazer um polimento superficial sempre ajuda e se tiver um boriscope você pode verificar a qualidade do polimento.

O vento atrapalha, mas já fiz 246 pontos atirando com vento de derrubar o alvo. Claro, basta um tiro fora para perder a prova, por isso evitamos atirar com vento.

 

  • Like 1
  • +1 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu poli o meu cano dessa PCP mesmo mesmo processo do vídeo abaixo, mas não fiz a bucha passar para fora do cano na ponta. Deixei o choke sem polir. O vídeo 1 mostra o processo de fabricação da bucha de chumbo e o vídeo 2 mostra o processo de lapidação em si. 

 

Falei com uma pessoa de Lothar Walther por e-mail. Disseram que não fazem esse processo nos canos deles de ar e não recomendaram fazer por perigo de danificar o cano. Mesmo assim eu quis fazer para ver se conseguia um acabamento ainda melhor. Não cheguei a ver com bore scope, mas olhando pelo furo contra a luz não parece ter mudado muita coisa.

Resolvi fazer só de curioso, pois já fiz em um tanto de canos .22lr e sabia que não tem perigo de danificar se fizer do jeito correto.

O meu blank veio assim quando comprei:

mzzG84x.jpg

p0FXXgP.jpg

Dentro do comprimento especificado pelo fabricante. Sem coroa feita e na parte de trás essa marcação "5.5 luft C".

No contorno do cano não vi marcas de uma possível fixação.

Veja, não duvido do que você falou sobre testarem os canos, mas aparentemente esse blank não foi usado.

Editado por Pata do Sul
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doni...lembra da At 44 do AndersonYMK-Petrópolis...pois Nico turnou e colocou um cano Anschutz...mas a at44 só começou a fazer 250 qdo foi cortado o cano e eliminado o Choke dela...hoje está aqui em casa e já mostrou que agrupa muito no 50 metros...ainda estamos conhecendo suas particularidades...Japa foi embora deixando saudades e todo aquele imenso conhecimento que ainda temos como acessar no arquivo dos fórum...vi cada alvo dessa At 44...incriveis. 

 

  • Like 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso deste cano Anschutz, o choque atrapalhava, mas eu já testei 2 canos sem choque e cortei o choque de 2 outros e só piorou os agrupamentos. Hoje eu só uso cano com choque, de preferência um que não seja tão forte.

  • Like 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso WD40 e Balistol. Depende do cano. O WD 40 lubrifica melhor, mas precisa de mais tiros para estabilizar.

  • Like 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei silicone, Óleo Singer, Barricade, Corrosion X e sem lubrificar, mas os resultados não foram bons.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dureza é achar os Pellets de feltro para limpeza...depois de borrifar um spray use 2 a 3 pellet de feltro...no calibre do cano. Ou pedaço de barbante envolvido em papel higiênico. WD40...parece ser o melhor.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rui Saiki disse:

Dureza é achar os Pellets de feltro para limpeza...depois de borrifar um spray use 2 a 3 pellet de feltro...no calibre do cano. Ou pedaço de barbante envolvido em papel higiênico. WD40...parece ser o melhor.

Verdade, esses pellets de feltro seriam o ideal, mas também nem sei aonde poderia ter isso.

Eu to aplicando o WD-40 dentro do cano e passando papel higiênico enrolados em formato de chumaço, pra passarem pelo cano de maneira apertada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, esses pellets de feltro seriam o ideal, mas também nem sei aonde poderia ter isso.
Eu to aplicando o WD-40 dentro do cano e passando papel higiênico enrolados em formato de chumaço, pra passarem pelo cano de maneira apertada. 

Eu estou planejando “fabricar” uns pellets desse pra testar. Sabem de alguém que já tentou?
Vazador pretendo utilizar nas medidas 3/16” (4.76 mm) e 5 mm pra ver qual fica melhor. Material eu pretendo utilizar feltro feito com lã de carneiro, com 8mm de espessura.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei no Aliexpress e no E-bay, mas não vi  vantagens  no uso deles.

 

 

 

  • Like 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leandro Leite disse:


Eu estou planejando “fabricar” uns pellets desse pra testar. Sabem de alguém que já tentou?
Vazador pretendo utilizar nas medidas 3/16” (4.76 mm) e 5 mm pra ver qual fica melhor. Material eu pretendo utilizar feltro feito com lã de carneiro, com 8mm de espessura.

Não conheço quem tenha testado isso. Mas vale testar pra ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Finalmente meu primeiro alvo de Score, atirei hoje. Gostei do resultado para um começo, confesso que estava esperando menos que isso. 

Preparei 30 chumbos Rifle Thunder, calibrados e separados por peso. 5 tiros iniciais para ajustar a luneta e depois os próximos 25 tiros para o alvo. Confesso que me atrapalhei nos ajustes de clicagem da luneta kkkk tanto que acabou saindo um tiro bem alto no primeiro alvo, mas corrigi para o segundo em diante.

eGUUh8V.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pata tem usado alguma bandeira de vento... Precisa ter referências externa da situação da pista... Ai consegue fazer uma análise do ponto obtido. Use um simulacro de cata-vento e fitas leves... Pelo menos 5...cada 5 metros fixa um artefato de leitura do vento. 

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rui Saiki disse:

Pata tem usado alguma bandeira de vento... Precisa ter referências externa da situação da pista... Ai consegue fazer uma análise do ponto obtido. Use um simulacro de cata-vento e fitas leves... Pelo menos 5...cada 5 metros fixa um artefato de leitura do vento. 

Agradeço a dica!

Não tenho usado nada para ler o vento. Tenho de dar um jeito no gatilho da minha pcp, esta um tanto pesado ainda, talvez coisa de quase 400 gramas. Do jeito que esta, tenho um delay grande até desarmar o gatilho e fica complicado atirar usando vento assim.

Nesse alvo ai eu atirei bem cedo, com o tempo bem parado de vento. mas concordo com vc, tenho de começar a atirar fazendo a leitura do vento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...
Em 01/08/2018 em 00:39, Pata do Sul disse:

Recentemente comprei minha primeira PCP. Comprei usada de um amigo com a ideia de montar uma carabina para benchrest com ela.

Como PCP é uma coisa nova para mim, primeira coisa que fiz quando recebi ela foi desmontar ela toda para entender melhor o seu funcionamento e poder definir o que eu poderia fazer de melhorias em cima dela. Eu poderia simplesmente começar atirando com ela no modo original como ela chegou até mim, mas como ainda estou providenciando cilindro, estação de recarga, cronógrafo... aproveito esse meio tempo para mexer em algumas coisa  nela.

Começo pela tecla do gatilho. Ela tinha uma folga considerável em sua montagem na arma. Removi essa folga fazendo uma bucha na largura correta do rasgo de montagem e encaixando esta bucha com montagem apertada na tecla.

Os parafusos de ajuste de pré curso e ajuste de contato agora são alcançáveis pela parte inferior, podendo agora se fazer as regulagens sem precisar remover a peça do conjunto. Adicionei um parafuso bem no meio da mola recuperadora para fazer o ajuste de pós curso. A parte da tecla em si eu removi e coloquei no lugar um pino, assim fica mais fácil para alcançar os parafusos de regulagens as chaves.

PNFmUrv.jpg

rpYrM9C.jpg

 

Gatilho novo já montado na carabina.

T7vnZDH.jpg

 

No vídeo abaixo, num primeiro momento aparece o gatilho em condições originais e em seguida o gatilho modificado em operação. Notem como o curso de operação agora é mínimo, apenas o suficiente.

 

Boa tarde amigo, ficou muito bom esse gatilho, tenho uma m25 e a caixa de gatilho é a mesma da m22, minha pergunta é a seguinte vc tem esse gatilho pra vender ou faz sob encomenda o gatilho rekord?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 16:12, Savio1 disse:

Boa tarde amigo, ficou muito bom esse gatilho, tenho uma m25 e a caixa de gatilho é a mesma da m22, minha pergunta é a seguinte vc tem esse gatilho pra vender ou faz sob encomenda o gatilho rekord?

Fala amigo?

Esse gatilho ficou bom de inicio, mas quando precisei botar pressão na mola do martelo, ai o gatilho ficou mais pesado. Ou seja, ele varia conforme a carga do martelo.

Recentemente acabei adaptando um gatilho copia de Jewell BR, que é padrão Rem700. Agora ficou bom, mas não penso em fabricar mais, por questão de tempo.

uJNYwxZ.jpg

l4PMuNR.jpg

6f26GrH.jpg

https://i.imgur.com/e0IZbt3.mp4

https://i.imgur.com/EFAMWR7.mp4

https://i.imgur.com/YLtXWKD.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/12/2020 em 13:34, Pata do Sul disse:

Finalmente meu primeiro alvo de Score, atirei hoje. Gostei do resultado para um começo, confesso que estava esperando menos que isso. 

Preparei 30 chumbos Rifle Thunder, calibrados e separados por peso. 5 tiros iniciais para ajustar a luneta e depois os próximos 25 tiros para o alvo. Confesso que me atrapalhei nos ajustes de clicagem da luneta kkkk tanto que acabou saindo um tiro bem alto no primeiro alvo, mas corrigi para o segundo em diante.

eGUUh8V.jpg

Atirei muito com esse Cano LW, mas nunca consegui passar de 242 pontos com pouco X. Quebrei a cabeça mexendo em apoios, coronha, gatilho... Cheguei a remover o choke, deixando o cano sem choke por pensar que esse deveria ser o problemas, mas os resultados se mantiveram bem parecidos.

A pouco tempo resolvi comprar um cano Nitro X 5.5 mm e adaptar em minha PCP, já que alguns estavam falando que o cano era bom.

Consegui com esse Cano o alvo abaixo. Esse foi o melhor alvo que fiz com o cano NitroX, mas os alvos ficam geralmente entre 240~246 pontos. Ainda não esta próximo dos 250, mas esta muito melhor que o LW que possuo.

x3LcbfG.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns,  ótimo resultado.

Este cano da nitrox foi uma surpresa pra mim. Sempre vi o pessoal usando, mas pensei que fosse pelo preço. 

Pelo seu alvo, vi que você não está usando os alvos de ensaio. Sem conferir o alvo quando  muda de linha a  chance de errar é grande. O tempo entre os tiros também provoca erros. A minha carabina se demorar 30 segundos entre um tiro e outro o próximo tiro sai totalmente fora, porque o regulator muda a pressão. 

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Doni700 disse:

Parabéns,  ótimo resultado.

Este cano da nitrox foi uma surpresa pra mim. Sempre vi o pessoal usando, mas pensei que fosse pelo preço. 

Pelo seu alvo, vi que você não está usando os alvos de ensaio. Sem conferir o alvo quando  muda de linha a  chance de errar é grande. O tempo entre os tiros também provoca erros. A minha carabina se demorar 30 segundos entre um tiro e outro o próximo tiro sai totalmente fora, porque o regulator muda a pressão. 

Verdade, geralmente uso o ensaio para ajustar a luneta e ai depois vou direto. 

O meu front rest é por fusos, lento de usar, mas vou me atentar mais nesse tempo de intervalo e ver se isso da melhora no meu caso.

Seria bom eu conferir tiro de ensaio quando baixo o fuso para a próxima linha de alvos. Agradeço pela dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante