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Customizando PCP Artemis M22 para atirar benchrest


Posts Recomendados

Recentemente comprei minha primeira PCP. Comprei usada de um amigo com a ideia de montar uma carabina para benchrest com ela.

Como PCP é uma coisa nova para mim, primeira coisa que fiz quando recebi ela foi desmontar ela toda para entender melhor o seu funcionamento e poder definir o que eu poderia fazer de melhorias em cima dela. Eu poderia simplesmente começar atirando com ela no modo original como ela chegou até mim, mas como ainda estou providenciando cilindro, estação de recarga, cronógrafo... aproveito esse meio tempo para mexer em algumas coisa  nela.

Começo pela tecla do gatilho. Ela tinha uma folga considerável em sua montagem na arma. Removi essa folga fazendo uma bucha na largura correta do rasgo de montagem e encaixando esta bucha com montagem apertada na tecla.

Os parafusos de ajuste de pré curso e ajuste de contato agora são alcançáveis pela parte inferior, podendo agora se fazer as regulagens sem precisar remover a peça do conjunto. Adicionei um parafuso bem no meio da mola recuperadora para fazer o ajuste de pós curso. A parte da tecla em si eu removi e coloquei no lugar um pino, assim fica mais fácil para alcançar os parafusos de regulagens as chaves.

PNFmUrv.jpg

rpYrM9C.jpg

 

Gatilho novo já montado na carabina.

T7vnZDH.jpg

 

No vídeo abaixo, num primeiro momento aparece o gatilho em condições originais e em seguida o gatilho modificado em operação. Notem como o curso de operação agora é mínimo, apenas o suficiente.

 

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Que trabalho bem feito, imagino o doce que deve ter ficado...

Acompanhando pra ver o restante da obra :cheers:

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Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
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Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
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Belo trabalho. Continue postando pra sabermos como ficou o resultado final do conjunto. Parabéns.

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5 horas atrás, Coca disse:

Belo trabalho. Continue postando pra sabermos como ficou o resultado final do conjunto. Parabéns.

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Opa! Claro! Ideia é ir postando até inclusive os testes. Só paro se eu falir mesmo kkk.

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  • 4 months later...

Modificação no ferrolho...

Resolvi trocar a posição do anel que veda o ar na ponta do ferrolho. Originalmente na M22, esse anel fica dentro do breech e faz a vedação quando a ponta do percussor passa pelo centro dele, ficando o anel "ensaduichado" entre as paredes do furo do breech e o corpo da ponta do ferrolho.

Como agora não vou mais fazer uso do carregador (alimentação direto no breech) resolvi tirar aquele anel de dentro do breech e fazer a vedação na face à face ferrolho/breech. Eu posso estar errado, mas a principio a impressão que tive é que o anel dentro do breech pode até amassar a saia do chumbo na hora da alimentação. Então fiz isso;

 

Ferrolho original...

6Al1S2K.jpg

 

Cortei a ponta do ferrolho e fiz uma ponta com diâmetro maior que alcance até próximo a face do breech.

XkgvTuS.jpg  

yKZwJ79.jpg

 

Coloquei o anel de vedação ali. Quando baixa a alavanca, o ferrolho da uma prensada no anel.

zxGl3oC.jpg

 

Agora com essa mudança, o chumbo será empurrado através de um furo diâmetro 5,7 mm liso até engatar no começo do raiamento.

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Fiz um novo transfer port, pois o que estava na PCP o antigo dono abriu o furo para 5 mm. Fiz um com furo 4 mm, como era originalmente. Peça nova À esquerda.

ock0nAG.jpg

 

Novo breech à esquerda e o original à direita. Podem notar que o original tem um canal interno, aonde fica o anel de vedação. O antigo dono também havia abrido o furo de passagem de ar para 5 mm... fiz esse furo com 4 mm

CDXBLzf.jpg

 

Hoje pela manhã fiz um polimento no furo do breech, ficou com coisa de 5,75 mm... o suficiente para que passe a saia do JSB 18 grains sem arrasto.

hyvCdKK.jpg

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  • 2 weeks later...

Acabei comprando uma bomba de enchimento manual, até que eu ajeite o cilindro de mergulho.

Com isso resolvi montar a PCP para fazer uns primeiros tiros, até pois estava curioso pra ver, pois nunca havia atirado com uma antes. Montei a reguladora sem medir a pressão de ar que esta saindo no tiro... farei essa medição em breve quando tiver a ferramenta pronta.

Montei a PCP dentro da oficina mesmo. Botei o cronógrafo e um para-balas pra ver o que estava dando de velocidade.

Vp2vhqy.jpg

 

Primeiros 3 tiros velocidades estavam tão baixas que nem penetraram na madeira mole.

Dei uma apertada na mola do martelo e dei os 5 tiros (anotados à esquerda). Depois mais 5 (à direita). Achei estranho a mudança de velocidades... fui conferir e o oring de vedação do ferrolho havia se rompido. Quando botei o oring ali, não imaginei que a força do ar poderia rompe-lo, coisa de principiante hehehe. 

LbwWRIP.jpg

3zrlqYF.jpg

 

Realmente do jeito que fiz, o oring ficou livre pra se expandir para fora. Deveria ter ficado montado com limitações para todos os lados.

zxGl3oC.jpg

 

Quando olhei estava assim... nem vi o oring saltar :laughing:

VE0tamg.jpg

 

...

 

Depois disso desmontei a PCP e coloquei um oring assim. Agora ele entra no furo da peça de latão quando o ferrolho fechado.

wszNYDE.jpg

 

Agora é fazer mais uns tiros pra ver se isso ficou bom.

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  • 2 weeks later...

Depois de várias modificações e testes de velocidades. Quase 400 tiros e vários desmonta, remonta, modifica martelo, troca martelo, troca mola do martelo... hoje fiz os primeiros tiros em 25 metros.

Por hoje foram 2 grupos de 5 tiros cada, usando chumbo JSB Exact Heavy 18 grains. Martelo de 30 gramas com uma mola modificada, dando velocidade média de ~930 fps.

4v5mBmo.jpg?1

 

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Parabéns, ficou excelente.

 

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Mais uns grupos feitos hoje... com as mesmas configurações dos tiros feitos ontem.

NR4CvvE.jpg?1

 

No primeiro post aqui eu postei uns ajustes que fiz no gatilho. Mas no decorrer da coisa, com mudanças que fiz, tive que substituir o martelo e mola daquela primeira versão. Usei uma mola mais pesada e isso deixou o gatilho mais pesado. Esta um pouco difícil de controlar a carabina do jeito que esta o gatilho, com ~700 gramas.

Vou desmontar ele assim que possível e fazer o polimento dos contatos e ver se isso melhora ele. O projeto do gatilho da M22 parece bom, com uma barra de ligação entre a tecla e o sear, o que parece deixar ele mais seguro.

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Ajustando os anéis da luneta...

Para os primeiros testes acabei usando os anéis com aquela fitas que vem coladas por dentro deles com um torque menor de aperto.

Más agora tirei essas fitas e fiz o alinhamento deles.

 

Comecei marcando os anéis e suas posições. T para o traseiro e F para o frontal. Também fiz uma seta para indicar qual parte deles deve estar apontado para frente. Isso vai me servir para eu remontar a parte de cima quando for tirar a luneta. Desmontar eles do trilho é mais raro, mas também fiz as marcas ali caso precise remonta-los no trilho.

nd2YpR6.jpg

7rubo6H.jpg?1

r5ikChW.jpg?2

 

 

O anel dianteiro deixei um pouco recuado para que possa ter acesso aos parafusos que prendem o cano. O parafuso que segura o breech fica escondido, mas este acredito que não será mexido com frequência.

V4yBknf.jpg

 

 

Ferramentas usadas para lapidação; uma barra de aço no diâmetro certo do corpo da luneta e pasta grossa de lapidar válvula.

xsvDjuR.jpg

 

 

Isolei toda o castelo, deixando apenas os anéis para fazer o trabalho de lapidação.

fgykRpD.jpg

 

 

Coloquei a paste de lapidação nos anéis...

PpnlGuq.jpg

 

 

Montei a barra e a parte de cima dos anéis. Com isso vou "escovando" com a barra e fazendo o aperto dos anéis aos poucos conforme o decorrer do trabalho de lapidação.

bwjo9by.jpg

 

 

Pausa na lapidação e limpeza da pasta para conferir o progresso do trabalho. Da pra notar claramente como esses anéis não abração o corpo da luneta de maneira correta, exatamente por isso os anéis vem com aquela fita colada por dentro, para compensar esse desalinhamento. Isso é compreensível, devido serem anéis baratos.

5HX5GXI.jpg

 

 

Costumo fazer a lapidação até que uns 90% dos anéis estejam fazendo o contato com a barra. Agora é só montar a luneta sobre ele com um bom torque de aperto sem medo de danificar a luneta. Talvez no caso de PCP o torque possa sem menor nos anéis e as fitas de compensação façam o trabalho, mas não me custa nada fazer o trabalho do jeito certo.

cnI7Hv1.jpg

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Em 12/01/2019 em 18:36, Pata do Sul disse:

Depois de várias modificações e testes de velocidades. Quase 400 tiros e vários desmonta, remonta, modifica martelo, troca martelo, troca mola do martelo... hoje fiz os primeiros tiros em 25 metros.

Por hoje foram 2 grupos de 5 tiros cada, usando chumbo JSB Exact Heavy 18 grains. Martelo de 30 gramas com uma mola modificada, dando velocidade média de ~930 fps.

4v5mBmo.jpg?1

 

Já testou a autonomia com essa potência  ?

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Parabéns pelo capricho. Que belo trabalho está fazendo.
Muito bom!

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  • 3 weeks later...

Grupos feitos hoje, 10/02/2019.

Eu dei uma trabalhada no gatilho depois dos últimos tiros postados aqui, deu uma melhorada boa, mas com o decorrer do uso ele não ficou legal. O aço das peças não é muito bom, não consigo deixar ajustes muito finos nas partes de contato entre as peças.

Usando hoje, o gatilho começou a perder a sensibilidade. Dava pra notar claramente que o peso da puxada variava muito de um tiro pra outro, chegando a ficar muito pesado em alguns tiros. Com isso resolvi testar o gatilho no free recoil, com diversas posições de encaixar o dedo nele. Claramente o ponto de impacto variava muito nos tiros e pela tecla agora sem um simples pino diâmetro 4 mm liso, fica impossível encaixar o dedo de uma maneira padrão em todos os tiros. Um gatilho assim com tecla simples só funcionaria no free recoil caso este gatilho fosse bem sensível, disparando com pouca pressão.

Próxima providencia agora é fabricar um gatilho novo com um aço mais indicado para isso, ai poderei fazer um bom tratamento térmico das peças, deixando cantos vivos nas partes de contato, permitindo assim fazer ajustes de desarme mais finos e consistentes. 

Segue os grupos à 25 metros. 5 tiros por grupo.

20190210_175214.jpg.2bc19c2361014ff04a7ea2bdee7626d2.jpg

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A PCP foi enchida com 200 bar. Até o grupos de número 18 o manômetro estava em 100 bar.

Da pra notar como após os grupos 15 ~ 16 os grupos subiram um pouco, isso devido a pressão de trabalho da reguladora estar em 115 bar.

Da pra concluir que com o cilindro partindo de 200 bar a autonomia da PCP é de ~70 tiros.

 

Obs. Eu coloquei o retículo da luneta para mirar bem para cima, por isso não tem os pontos de referência nesse alvo. Com isso eu deixo uma folha só para referência e coloco no pé dessa folha essa folha colada sobre uma chapa de MDF para poder ver bem os impactos. Nesse caso boto a folha apenas em branco para os disparos. Faço isso só pra testes mesmo.

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  • 4 weeks later...

Resolvi fazer meu canto para atirar aqui em casa. Existe uma parte do terreno que consigo atirar até uns 40~45 metros (ainda não medi ao certo)

Vou fazer uma pequeno piso de concreto e colocar uma mesa para atirar.

 

Domingo passado comecei a fazer o tampo.

Usei uma chapa de eucatex e alguns perfis de pinos pra fazer a caixa/molde...

fcPSQSQ.jpg

 

Coloquei 3 pinos para que o concreto fique vazado aonde irão os parafusos de fixação do tampo...

JuYBjF7.jpg

 

Ferragem com vergalhão 1/4"...

uPUx9RA.jpg

 

Usei 3 bolsas de 25 kg de Supergraute da Quartzolit. Concreto fluido, sem pedras. Bom que ele atinge uma resistência superior à um concreto comum 1/3.

MhiyNM1.jpg

 

Aqui foi logo após despejar o graute. Como ele é alto nivelante, só despejei até que chegasse na altura certa. Esperei umas horas para ele começar endurecer e dei uma reguada, pra conferir o nível certo. Não da pra reguar com ele ainda fluido, pois ele parece muito com uma argamassa, bem grudento.

Tgl4v3j.jpg

 

Aqui já no dia seguinte. Já deu aquela puxada na água.

5lXyU8D.jpg

 

Coloquei mais água. Vou seguir molhando por alguns dias para que fique bem resistente.

sWIQR5l.jpg

 

Logo desmondo ele, mas ainda vou seguir molhando até que ele pare de puxar água. Segundo o fabricante, o Supergraute pode atingir 50Mpa após 28 dias.

 

Continua...

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A estrutura da mesa.

Materiais... Tubo metalon 80 x 80 x 3 mm. Chapas de 3/8" para flanges e tampas de tubo e redondos de chapa 5/8" para os pés. Fuso diâmetro 1" para os pés. Parafusos M16 para  fixação do flange. Parafusos allen escariado M10 para fixação do tampo.

el9s50D.jpg

 

Estrutura já montada, faltando terminar de soldar e fazer os furos para fixação do tampo e os pés.

m88WFgD.jpg

 

Detalhe do flange...

c3GFEC8.jpg

 

Bases niveladas para acomodar o tampo...

aAGEsfi.jpg

 

Na parte de baixo, porcas 1" aonde serão rosqueados os fusos dos pés.

NDDRyCd.jpg

 

WakhsZV.jpg

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Hoje terminei de soldar, esmerilhar e limpar respingos de solda.

b1c1CyB.jpg

 

Fiz os pés. Soldei os fusos por baixo das chapas base. Fiz um encaixe para chave 19 para poder girar os fusos.

NCG8O65.jpg

ae5dos7.jpg

 

Giro o fuso com a chave 19 e faço o travamento da contra porca com a chave 1.1/2".

AgdV0Gq.jpg

5PrKq00.jpg

 

Coloquei o tampo sobre a estrutura e posicionei ele. Logo vou marcar e abrir as roscas M10 na estrutura para fixar o tampo.

wNgE4ag.jpg

aTpQCp8.jpg

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  • 4 weeks later...

Voltando na M22...

Pedi para um amigo corta as peças do novo gatilho na eletro erosão por fio. Recebi as peças dele e hoje resolvi fazer as furações, ajustes e polimentos.

Peças feitas em aço O1, seguidas de têmpera em óleo após o polimento.

cOUCIgK.jpg

nxKgUPm.jpg

 

A ideia é um gatilho com peças sem folgas demasiadas (como é o original) e com os cantos de contato mais vivos, não aredondados como o original. Isso me permite ajustes mais finos no desarme do conjunto. As novas peças são as de baixo, na foto abaixo.

 RaIqyXO.jpg

94AzRrv.jpg

 

Fiz o ajuste para que as 3 peças do conjunto entrassem bem justas no slot, que tem praticamente exatos 6 mm. As peças originais tem 5,5 mm de largura, uma folga muito grande.

8L9jphw.jpg

 

Montei o gatilho e fiz alguns testes. Ainda estava um tanto pesado. Dei uma afinada no polimento dos contatos e apliquei esse WD , que depois de um tempo seca e deixa uma cobertura com teflon sobre as peças.

Logo vou remontar e buscar dar uma afinada melhor nesse gatilho.

NEONQEE.jpg

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Gatilho montado, pronto pra testar atirando.

Fiz um disparos de teste assim como esta montado na foto e o gatilho ficou com peso de ~150g. Em todas as vezes o gatilho armou corretamente, sendo seguro sem desarmes acidentais. Agora é remontar a carabina e fazer uns grupos para ver como se comporta.

LzGmqSU.jpg

A interferência de engate entre o sear e a barra de ligação ficou um fio de cabelo.

6lXlamG.jpg

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Montei a PCP agora a noite, espero fazer uns grupos no final de semana.

Como originalmente a M22 tem um sobre cano que faz uma função de supressor, a abraçadeira "8" abraçava esse sobre cano. Eu retirei esse sobre cano por não ter utilidade para os tiros que vou fazer, além do que fica um trambolho a menos para ficar desmontando e remontando toda vez que mexo nela hehehe.

Sem o sobre cano, eu usei uma bucha de polímero para fazer a redução no diâmetro da abraçadeira e poder então firmar o cano ali. Ao montar eu botei o cano no castelo e fixei ele com os 2 parafusos mosca. Deixei para pôr a bucha de polímero na abraçadeira "8" só após fixar o cano e ai então quando fui montar a bucha eu notei como o cano não esta centrado ao furo da abraçadeira.

Da pra notar nas imagens abaixo como o cano não fica no centro da bucha "8", ficando um pouco mais acima. Acredito que isso possa ser um pouco prejudicial para a precisão caso eu continue usando essa bucha, pois a mesma vai forçar o cano para baixo.

Mbvh6iX.jpg

Ep4sgTu.jpg

 

Vou testar com o cano preso apenas no castelo. Não tem uma fixação tão boa, mas como é um cano bem leve, talvez não tenha problemas.

lufaewC.jpg

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Voltando na mesa... Fixação do tampo.

Fiz uma bucha pra guiar a broca fina...

WsVfRHr.jpg 

X2wSG8m.jpg

 

Em seguida fui abrindo o furo até 8,5 mm...

Duk3V1B.jpg

 

Abri rosca M10...

MlpBRpI.jpg

rTUffh0.jpg

 

Parafuso no lugar.

ua8eNHc.jpg

7bZgxZZ.jpg

 

Agora já posso usar a mesa. Vou deixar pra terminar acabamento depois de testar ela.

 

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  • 2 weeks later...

Montei a mesa em um cano aqui para poder testa-la antes de fazer acabamentos. Montei sobre um contra piso, tudo certo, mesa ficou bem firme.

 

Durante a semana passada arrumei um tempo pra poder fazer uns tiros, testando também o novo gatilho. 

Comecei atirando os grupos circulados em laranja. Dia com poucos ventos, boa condição para atirar bem. Estranhei os grupos estarem abrindo tanto. Chequei a mesa, dava batidas nela, apoiava o cotovelo forte sobre o tampo... e olhando pela luneta, nem sinal do retículo sair fora do ponto de visada. Sinal que o problema não era na mesa.

Como montei a carabina com o cano fixado apenas pelo castelo, prensei... "problema deve ser esse". Remontei o cano usando o apoio pela abraçadeira intermediária também e segui para fazer mais grupos. Esse grupos são os circulados em cinza. Tão ruins quanto.

S1FDVyF.jpg

 

No dia seguinte enchi o cilindro até 200 bar e resolvi tentar novamente.

Circulado em vermelho, os primeiros grupos, ainda na configuração do dia anterior (mesma dos grupos da imagem anterior em cinza). A falta de padrão permaneceu.

Retirei o cano e fiz uma boa limpeza, pra remover bem o chumbo, já que havia feito mais de 1000 tiros anteriormente sem limpeza alguma. Achei que pudesse ser isso, mas nada... falta de padrão permaneceu. Esses tiros são os circulados em verde. Notem como ao remontar o cano o ponto de impacto mudou, agora mais acima, perto do circulo de referência para a visada.

Retirei o cano e remontei ele com uma chapa calço na lateral, para eliminar um pouco da folga entre cano e furo do castelo (que é diferença de 0,2 mm no diâmetro). Coloquei a chapa calçando bem na lateral do cano, uma solução temporária para ver se mudava algo nos tiros. Fiz os tiros circulados em azul agora. Eles ainda não agruparam, mas perceberam como a variação agora ficou toda vertical? Isso mesmo, o cano mexe após cada disparo, mesmo estando fixado pelos 2 parafusos mosca (originais) com um bom aperto... a considerável folga faz o cano se mover, mesmo que pouca coisa, mas já o suficiente para prejudicar os tiros de maneira bem considerável. 

VzBRFmP.jpg

 

Na imagem abaixo, a folga entre cano e furo do castelo e o detalhe da chapa calçando a folga de maneira lateral.

2tSSW7Z.jpg

 

Bom, não da pra usar a PCP assim. A ideia que tive foi a que mostro na imagem abaixo.

Uma bucha (peça verde) que ficará entre o castelo (peça cinza) e o cano (peça vermelha). Essa bucha eu pretendo montar encaixada em volta do cano com uma considerável pressão de aperto. Assim que montada, não será mais possível remove-la. Na parte externa bucha farei uma rosca que será roscada então à uma rosca interna no furo do castelo. Assim ficará um encaixe mais firme, se jogos. A peça laranja é o breech de latão, que continuará igual.

MafFTih.jpg

 

Como o furo do castelo é diâmetro 15 mm eu posso usar uma rosca M16x1, que dará bem certo. 

5yXss2w.jpg

 

Por sorte tenho os machos 1 e 3. Assim começo com o macho mais leve, que fica mais fácil de fazer essa rosca sem acontecer uma possível cagada dela ficar fora do centro.

dbtTC2p.jpg

 

Passando com cuidado, conferindo o alinhamento...

hsD9FSe.jpg

 

Rosca feita, ficou boa.

PiSNQG9.jpg

 

Espero achar um tempo durante a semana para seguir com isso.

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Fiz esse adaptador. De um lado rosca M16x1 mm para fixar no castelo. Do outro lado, uma rosca M14x2 mm para receber o cano. 

8YDpqbf.jpg

GvfbYuV.jpg

aKKLh6q.jpg

5dEeUL9.jpg

 

 

Cano alinhado no torno e uma rosca M14x2 mm no externo dele para fixar na peça.

IWxRM9o.jpg

p6L6ss0.jpg

Zay07E4.jpg

xEFgQao.jpg

 

 

Ficou firme, dei um bom torque de aperto. Agora é testar pra ver o que da.

9CehnW9.jpg

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Testei hoje pela tarde e não foi ainda dessa vez que me surpreendi kkkk

Montei a carabina sem a abraçadeira "8" e fiz 8 tiros abaixo circulados em laranja... ?

Voltei com a PCP pra oficina e coloquei a abraçadeira e fiz os "grupos" na sequência... continuou ?

b9JlsZu.jpg

 

 

Voltei com a PCP para a oficina e notei que a peça rosqueada no castelo havia girado um pouquinho, afrouxado. Talvez pelas pancadas do ar? ?‍♂️ Pude notar pois eu marquei com a caneta as posições de montagem antes de atirar.

Pois bem, dei uma apertada mais forte nessa peça que fixa no castelo. Sem pena de estragar a rosca do castelo (de alumínio no caso). Ai então aproveitei pra travar a rosca dessa peça com os mesmos parafusos que fixavam o cano originalmente. Usei umas moedinhas de latão entre os parafusos e a rosca da peça, para não danificar nada ali, mas dei um bom aperto.

Após remontar tudo, enchi o cilindro até 200 bar. Voltei para a bancada na boca da noite e fiz os 5 tiros (imagem abaixo). O primeiro tiro pegou embaixo, mas os 4 seguintes foram bem. Acredito que o primeiro tenha desandado por conta do enchimento, que pode ter influenciado a válvula reguladora (talvez). Conferi as marcações que fiz nas peças e agora ficou tudo certo, nada mexeu.

Não deu pra fazer mais disparos pois já estava bem escuro, mas amanhã quero fazer. Espero que agora de certo ? haja paciência ?

ZiwnVgI.jpg

 

Detalhe dos parafusos usados para travar a peça com rosca.

HpfmzuS.jpg

 

A abraçadeira 8... pelo que notei, montando o conjunto sem a bucha branca, o cano esta até bem centrado no furo da abraçadeira.

LtnQPUt.jpg

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Enchi o cilindro em 200 bar. Tirei a abraçadeira "8", já que agora o cano ta bem firmado no castelo. Fiz os tiros abaixo, 7 grupos de 5 tiros cada. 25 metros.

XhfSBYU.jpg

 

Medi bem o gatilho e ta disparando em torno de 160 gramas. Esta melhor que o anterior, sem grandes variações do peso da puxada, mas ainda assim ta pesado pra free recoil. Fica ruim de controlar a arma, demora um tanto pra fazer a puxada.

Os grupos são parecidos com os que fiz antes do novo gatilho. Agora... fico na dúvida se o gatilho tem uma boa influência nesses tiros ou se é o limite do cano mesmo ??

Não passei no cronógrafo pra ver a V0 também.

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Enchi o cilindro em 200 bar. Tirei a abraçadeira "8", já que agora o cano ta bem firmado no castelo. Fiz os tiros abaixo, 7 grupos de 5 tiros cada. 25 metros.
XhfSBYU.jpg
 
Medi bem o gatilho e ta disparando em torno de 160 gramas. Esta melhor que o anterior, sem grandes variações do peso da puxada, mas ainda assim ta pesado pra free recoil. Fica ruim de controlar a arma, demora um tanto pra fazer a puxada.
Os grupos são parecidos com os que fiz antes do novo gatilho. Agora... fico na dúvida se o gatilho tem uma boa influência nesses tiros ou se é o limite do cano mesmo 
Não passei no cronógrafo pra ver a V0 também.
Pata do Sul...veja o artigo....harmônico de canos do Pedro Ashidani...depois trabalhe usando contrapeso de cano...de forma fechar bem esse agrupamento...ou chumbamento do seu antigo sobrecano nesse cano de forma que trabalhe cano e sobrecano uma união vibrando em conjunto...deve fechar bem os grupos.

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At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

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Pata do Sul...veja o artigo....harmônico de canos do Pedro Ashidani...depois trabalhe usando contrapeso de cano...de forma fechar bem esse agrupamento...ou chumbamento do seu antigo sobrecano nesse cano de forma que trabalhe cano e sobrecano uma união vibrando em conjunto...deve fechar bem os grupos.

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http://tiroesportivonamosca.blogspot.com/2013/03/harmonicos-de-canos.html

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16 minutos atrás, Rui Saiki disse:

Pata do Sul...veja o artigo....harmônico de canos do Pedro Ashidani...depois trabalhe usando contrapeso de cano...de forma fechar bem esse agrupamento...ou chumbamento do seu antigo sobrecano nesse cano de forma que trabalhe cano e sobrecano uma união vibrando em conjunto...deve fechar bem os grupos.

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Fala Rui!

Cara, agradeço pela dica. Vou ler o artigo e ver sobre isso ?

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Eu só atiro USBR e para mim estes grupos estão muito bons para este cano. Os canos da SPA não não bons, a maioria não tem choque. Para conseguir resultados melhores do que estes só trocando o cano. Mas com este cano, ainda dá para fazer alguns testes, como alterar a velocidade, testar lotes de chumbos diferentes e verificar se funciona melhor com limpeza do cano com WD40 ou sem nenhum tipo de lubrificação.

Editado por Doni700
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AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

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1 hora atrás, Doni700 disse:

Eu só atiro USBR e para mim estes grupos estão muito bons para este cano. Os canos da SPA não não bons, a maioria não tem choque. Para conseguir resultados melhores do que estes só trocando o cano. Mas com este cano, ainda dá para fazer alguns testes, como alterar a velocidade, testar lotes de chumbos diferentes e verificar se funciona melhor com limpeza do cano com WD40 ou sem nenhum tipo de lubrificação.

"Eu só atiro USBR e para mim estes grupos estão muito bons para este cano" Também acredito. Mas me intriga as vezes fazer grupos muito fechados e outros mais abertos na sequência... isso é estranho. 

"Para conseguir resultados melhores do que estes só trocando o cano" Comprei um LW 24" com choke. Por hora vou dar uma fuçada nesse para ver no que da. Mas assim que chegar o LW eu aposento esse.

"Mas com este cano, ainda dá para fazer alguns testes, como alterar a velocidade, testar lotes de chumbos diferentes e verificar se funciona melhor com limpeza do cano com WD40 ou sem nenhum tipo de lubrificação" Uhum, vou passar no cronógrafo nos próximos tiros pra ver e ver o que posso fazer mais.

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IMG_20190418_100158601.thumb.jpg.f2058620ad8c43eaa5f8b9a8d20804da.jpgbjUSBR é assim mesmo. A minha carabina faz 248, 249 pontos e faz grupos excelentes e logo em seguida faz grupos ruins. Isso acontece porque o cano sujou, o apoio mudou, etc. Já me acostumei com este comportamento. Veja o detalhe de como é firme o cano.

Editado por Doni700
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Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

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17 minutos atrás, Doni700 disse:

USBR é assim mesmo. A minha carabina faz 248, 249 pontos e faz grupos excelentes e logo em seguida faz grupos ruins. Isso acontece porque o cano sujou, o apoio mudou, etc. Já me acostumei com este comportamento. Veja o detalhe de como é firme o cano.

Legal! Esse cano que estou usando tem um acabamento feio, da pra ver muitas falhas no fundo das raias a olho nu. Após u tanto de tiros da pra notar que o chumbo cobre um tanto desses furos, mas ainda não cheguei a atirar tanto pra notar variações de precisão nele quanto ao chumbamento.

Realmente essa sua pcp tem um bom comprimento de apoio para o cano, muito bom!

O gatilho que vc usa, sabe o peso que ele esta? Você atirar segurando o grip? Ou deixa a pcp mais solta?

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2 horas atrás, Rui Saiki disse:

Rui, você usa tuner em sua PCP? Eu tenho tuner aqui para .22lr, mas acredito que o peso dele deva ser diferente para funcionar em uma PCP.

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O gatilho está com 200 g. Atiro com recuo livre, sem segurar a carabina.

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Uhum, também estou atirando recuo livre.
Sim uso até na Styer...tem uns artigos do Anderson de Petrópolis RJ onde compara os alvos sem o contrapeso de cano e...com uso dos contrapesos...na prática percebe que aumenta se bem o.numero de X obtidos nos alvos de BR...veja na foto primeira uma HW100 5.5mm com cano.BSA serviço do Nico Ermerick hoje na Boito...a Rapid Theoben usa dois compensadores feito pelo Denilson Madureira dos front rest Xred.d52b63982ff3a639f8f2d4c1ae7e1a74.jpgf6fe6166666fe355ab8648d3d358e9b1.jpg

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Sim uso até na Styer...tem uns artigos do Anderson de Petrópolis RJ onde compara os alvos sem o contrapeso de cano e...com uso dos contrapesos...na prática percebe que aumenta se bem o.numero de X obtidos nos alvos de BR...veja na foto primeira uma HW100 5.5mm com cano.BSA serviço do Nico Ermerick hoje na Boito...a Rapid Theoben usa dois compensadores feito pelo Denilson Madureira dos front rest Xred.d52b63982ff3a639f8f2d4c1ae7e1a74.jpgf6fe6166666fe355ab8648d3d358e9b1.jpg

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As vezes o uso de um air stripper ou supressor na boca de saída do cano melhora os resultados obtido...só pelo ajuste do harmônico do cano...
Veja no vídeo da própria Styer lg110 uma preparada para papel 10 metros quantos contrapeso de cano ela está equipada...uns 4 a 5 se contar o sobrecano junto...até parece a famosa At 44 10 do Cyrilo do Ceará...250 pontos com vários X nos BR brasileiro.



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At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

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