Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

MIL DOT


Posts Recomendados

Excelente leitura obrigatória para todos. Eu já ia lhe pedir autorização para publicar o texto aqui, mas vc foi mais rápido.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que se pega a prática, fica fácil, hehehe.

 

E na maioria das vezes, é muito mais rápido compensar do que clicar a luneta. Só que tem q ter o cuidado de atirar sempre com a mesma magnitude da luneta, p/ não confundir e dificultar o cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informações de muita importância são sempre bem vindas, obrigado mais uma vez por compartilhar e divulgar cada vez mais conhecimentos técnicos, só temos a ganhar. :clap:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal recebi essa tabela por e-mail , e vou compartilhar com vcs aqui , creio que vai ajudar , pois fazer os calculos de MOA é um saco !!! kkkk

 

Com 1/4 de M.O.A

a 10m um click = 0,7mm

a 20m um click = 1,5mm

a 30m um click = 2,2mm

a 40m um click = 2,9mm

a 50m um click =3,6mm

 

Com 1/8 de M.O.A

a 10m um click = 0,4mm

a 20m um click = 0,7mm

a 30m um click = 1,1mm

a 40m um click = 1,5mm

a 50m um click = 1,8mm

 

 

abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tabelinha de clicagem ajuda muito pois não pecrisa saber de magnificação da luneta, basta saber qtos clicks/moa ela faz

TrailNP22AW+Leapers 6-24x50 AO+Elite Trigger

HT80.22 Custom Elite Air Guns

Moro na equina do rio mais belo com a Linha do Equador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu tenho uma duvida,as medidas sitadas sao de no maximo 100 metros correto?Porem ,"SO UM EXEMPLO" se uma pessoa fala que corrigiu a mira em 31,7 MOA na elevação e corrigiu 1,75MOA no desvio lateral a 500 metros por exemplo?

Como achamos o valor de 31,7 MOA?

1MOA=2,92 cm em 100 mtrs correto?então devemos ter:

1MOA=5,84 cm em 200 mtrs?

1MOA=8,76 cm em 300 mtrs?e assim por diante?

Sendo assim teriamos:1MOA=14.6 cm em 500 mtrs,certo?E caso seja realmente isso,bastaria multiplicar 14.6cm X 31,7MOA=462,82cm seria isso então?E no caso do desvio lateral: 14,6 cm X 1,75 MOA=25,55 cm?

Se alguem puder me esclarecer como resolvo isso por favor fique a vontade!!!!Agradeço desde ja pela atenção!Abraços e bons tiros pro amigos!!!!

Que DEUS abençoe,proteja e guarde a nós e a nossas famílias durante toda a vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sistema internacional de medidas, 1 MOA corresponde a 1 cm em 36 m.

No mundo do tiro, sempre falamos em ajustar a mira em 'minutos', não em cm ou polegadas. Assim, fica mais fácil adotarmos os alcances em Jardas e os desvios em polegadas para calcular os 'minutos' (MOA).

 

Mas, voltanto ao S.I., temos que 1 MOA = 1 cm a 36 m.

Se o alcance for 100m, a fórmula para MOA é: 100 / 36 = 2,78; ou seja, 1 MOA ajusta a luneta em 2,78 cm a 100 metros.

Se o alcance for 500m, a fórmula para MOA é: 500 / 36 = 13,89.

 

Quando temos o alcance e o desvio e queremos saber a variação em 'minutos' (MOA), a fórmula adotando o alcance de 500 m e desvio de 40 cm, por exemplo, é:

 

(40 * 36) / 500 = 3 minutos (ou 3 MOA); Assim, no Sistema Internacional, O MULTIPLICADOR SERÁ SEMPRE 36.

 

No sistema imperial, O MULTIPLICADOR SERÁ SEMPRE 100, por isso é mais fácil adotar Jardas e polegadas.

Exemplo: alcance 500 Jardas, desvio 20 polegadas:

 

(20 * 100) / 500 = 4 minutos (ou 4 MOA)

 

Em resumo: No S.I. multiplica-se o desvio em cm por 36 e divide pelo alcance em metros para obter MOA e no Sistema Imperial (ou inglês), multiplica-se o desvio em polegada por 100 e divide pelo alcace em jardas para obter MOA.

 

Devemos lembrar, contudo, que MIL DOT é diferente de MOA, pois, sendo razão de 1:1000, a distância entre os centros de dois pontos no retículo equivale a 10 cm em 100 metros e isso significa 10 cm / 2,78 cm = 3,6 MOA. Válido com luneta na magnitude 10. Se a magnitude for outra, será necessária a famosa regra de três para obter o valor.

 

Então, se a 500 metros, a compensação for de 3 pontos no retículo, por exemplo, teremos 3 * 3,6 = 10,8 MOA.

 

SDS,

 

Nelson.

PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR

 

Todos querem ter direitos, mas poucos lutam por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Nelson!!! Valeu cara, esse tipo de informação é muito útil aos que gostam de se aventurar a distancias maiores principalmente!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

belo topico, porem nao entendi muito ;x..

so com a chegada da luneta p/ compreender melhor

"A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento."

 

 

 

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 6 months later...
  • 1 month later...

Que tutorial! até ontem nao sabia nada, com essas explicações conseguir dominar minha luneta (3-9x40)!

Uma duvida: quando eu uso MIL DOT ou MOA/Clicks?

 

Elias, não entendi muito em sua duvida, mas basicamente você usa o mil dot para compensação (sem mexer a regulagem da luneta) enquanto MOA/Click será o fator de deslocamento do retículo para regulagem da luneta (quantos clicks você vai dar para mover o retículo, varia de acordo com a distancia em que está o alvo).

 

Em tiros informais é mais prático usar o mil dot (compensação) sem mexer na regulagem. Para tiros de precisão geralmente se opta por fazer a regulagem onde muitos atiradores mantém junto a luneta uma "tabelinha" MOA/Click para determinadas distancias pré definidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Prezado Nelson!

 

Parabéns pelo tópico, tenho certeza que o mesmo ajuda muitos atiradores a sanarem duvidas sobre o uso do Mil Dot!

 

Pegando uma carona no seu tópico; tenha a seguinte dúvida:

 

Tenho uma Luneta BSA Essencial 3x9X50WR, e tomando por base as informações do tópico resolvi fazer um teste para verificar na pratica o funcionamento do uso do Mil Dot.

 

Coloquei um alvo de 10X10cm, a uma distancia de 15 metros! Minha luneta estava com um amplitude de 3X.

 

Ao fazer a visada verifiquei que a altura bem como largura do alvo, ocupavam exatamente o espaço de 04 dots.

 

Tempo por base a fórmula: (Tamanho do Alvo/Número de Dots X Amplitude da Luneta).

 

10cm/4*3= 7,5m. Ou seja metade da distância real do alvo!

 

Não contente, reposicionei o alvo a 25 metros e obtive o mesmo resultado.

 

No meu caso estou tendo que dobrar o valor da amplitude (na formula) para chegar na distância correta, sendo que minha formula ficaria assim: 10/4X3x2=25m.

 

O que será que estou fazendo de errado? Será algum problema na Luneta?Alguém poderia me ajudar?

 

fico no aguardo!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Nelson!

 

Parabéns pelo tópico, tenho certeza que o mesmo ajuda muitos atiradores a sanarem duvidas sobre o uso do Mil Dot!

 

Pegando uma carona no seu tópico; tenha a seguinte dúvida:

 

Tenho uma Luneta BSA Essencial 3x9X50WR, e tomando por base as informações do tópico resolvi fazer um teste para verificar na pratica o funcionamento do uso do Mil Dot.

 

Coloquei um alvo de 10X10cm, a uma distancia de 15 metros! Minha luneta estava com um amplitude de 3X.

 

Ao fazer a visada verifiquei que a altura bem como largura do alvo, ocupavam exatamente o espaço de 04 dots.

 

Tempo por base a fórmula: (Tamanho do Alvo/Número de Dots X Amplitude da Luneta).

 

10cm/4*3= 7,5m. Ou seja metade da distância real do alvo!

 

Não contente, reposicionei o alvo a 25 metros e obtive o mesmo resultado.

 

No meu caso estou tendo que dobrar o valor da amplitude (na formula) para chegar na distância correta, sendo que minha formula ficaria assim: 10/4X3x2=25m.

 

O que será que estou fazendo de errado? Será algum problema na Luneta?Alguém poderia me ajudar?

 

fico no aguardo!

 

 

 

 

"ocupavam exatamente o espaço de 04 dots" = 3 espaços e não 4 como usou na fórmula.

 

 

Vc está contando os dots... Mas deve-se contar os espaços, que é número de dots - 1.

 

Exemplo:

10cm/4*3= 7,5m

 

Correto:

[10cm/3 (número de espaços entre os dots)]*3 (magnitude) = 10m

 

 

Opa, desculpa, me equivoquei aqui. Vc disse q colocou a 15m né? Mesmo assim, estaria errado a correção que fiz acima.

Mas, não está errado que vc deve contar o número de espaços e não o número de dots. Seguindo o exemplo do Nelson:

 

 

"Exemplo:

 

Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 1 vão entre centros dos pontos no retículo)

Luneta de Magnitude 3 x

 

15 * 3 = 45 metros (alcance do alvo)" Nelson

 

Veja que ele não dividiu os 15cm por dois (dois dots).

 

"Se o tamanho do alvo compreende a distância entre mais do que dois pontos no retículo, dividimos o tamanho do alvo pelo número de vãos entre pontos que ele preenche e multiplicamos o resultado pela magnitude adotada na luneta." Nelson

 

Fórmula: [(Tamanho do Alvo/Nº vãos) x Amplitude da Luneta]

 

"Exemplo:

Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 2 vãos entre centros dos pontos no retículo)

Luneta de Magnitude 3 x

 

(15 / 2) * 3 = 22,5 metros (alcance do alvo)" Nelson

 

15 = Tamanho do alvo

2 = nº de vãos (nº de dots - 1)

3 = Magnitude da luneta

Editado por Takao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Isso serve para a compensação?

Por exemplo se o alvo estiver a 100mts com a amplitude de 10x será: 100/10= 10cm ou 2 MilDots?

E para compensar? Como seria? Levantaria a mira, abaixaria a mira? Não consegui entender muito bem

Fenix 400 + GR + 3~9x32mm

CBC B12-S 5.5mm + RedDot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso serve para a compensação?

Por exemplo se o alvo estiver a 100mts com a amplitude de 10x será: 100/10= 10cm ou 2 MilDots?

E para compensar? Como seria? Levantaria a mira, abaixaria a mira? Não consegui entender muito bem

 

Não serve para compensar não... É para encontrar a distância do alvo utilizando os mil-dots.

 

Eu uso os mil-dots para compensar, mas não utilizo esses cálculos demonstrados.

Para saber a compensação, depende de mais informações, como o peso do chumbo utilizado, o calibre, a velocidade de saída na boca do cano, coeficiente balístico do chumbo...

 

O que vc pode fazer:

1 - Zerar a sua luneta numa distância que queira;

2 - Fazer agrupamentos em distâncias variadas, sempre mirando no centro do alvo;

3 - Após a realização do agrupamento, mire no centro do alvo e veja quantos dots abaixo do centro se concentrou o agrupamento;

4 - Monte a tabela com distância e quantidade de dots a compensar.

Desse modo, vc não precisa saber o peso do chumbo e velocidade na saída do cano. é uma tabela feita na prática e que vai te servir muito bem.

Inclusive, esse é o modo que utilizo para montar as minhas tabelas que uso nos campeonatos de FT.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante