Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cilindro Scuba SCBA 200 BAR inutil peça de decoração


Pincipi

Posts Recomendados

Comprei uma sucata de cilindro usado em que o vendedor dizia apenas que o teste hidrostático está por fazer (R$ 215,00 mais o frete), caso queira comprar um também, tem vários anúncios no mercadolivre. Pela fotografia eu identifiquei que em algum dia no passado foi utilizado para salvar vidas por bombeiros:

bombr.jpg.a16f65c99dd0a73a3fa83c982ea374b0.jpg

Com o passar dos anos, saiu da ativa e foi condenado, juntamente com muitos outros, vindo a parar em algum ferro-velho da vida:

site.thumb.jpg.3974b5be04c34b95bbe83e5aea03e588.jpg

Quando alguém teve a incrível ideia de anunciar e o tonto aqui, teve a coragem ou estupidez de comprar.

Meu objetivo é pintar nele uma figura de caveira e escrever Gás Sarin, para deixar na sala como peça de decoração, pois é, cada louco com sua mania.

56.png.094b569ea55b718e09a575527c1a1c91.png

Ocorre que a curiosidade no assunto me fez pensar que poderia aproveitar para usar como estação de recarga de PCP, coisa insana com alto risco de explosão devido à idade avançada dele.

Para tentar me convencer a não fazer isto, anotei tudo que vem escrito no cilindro:

drager.thumb.jpg.a2da73ef76a183d49a070a000b7fd3ce.jpg

Apesar de aparecer no selo a última revisão em 2016, ainda não me convenci.

3.thumb.jpg.1626fcb15bcc6758e6bc15d9a564591f.jpg

Na parte de baixo também tem coisas escritas:

inbras.jpg.78413551ed50e42c302f1a697f267d2a.jpg

Colocando na ordem, na parte perto da válvula tem quatro linhas:

DOT-3AA - 200 BAR SP UN IND. BRAS.

10.8 KG. 76706 NY PH334 10 <TOX> 99

05.88 7.0 L. 11 TS04

10.949 05D11

No outro extremo tem duas linhas:

012 41.9

CN 020

Sobre a primeira informação DOT-3AA, é referente a "Specification steel transportable pressure receptacles" em português especificação para recipientes de pressão transportáveis em aço sem costura, esta primeira informação é referente à norma técnica utilizada na fabricação dele, esse DOT é "Department of Transportation" ou em português Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América do Norte.

Uma outra informação importante é 10 <TOX> 99, 10 pode ser o mês de fabricação que eu não sei ao certo, TOX é o fabricante americano, 99 é o ano de fabricação, juntando estas informações, no Brasil até 30/03/1995 estava em vigor a norma EB 926, eu sei disso por conta do cilindro da Fionda de 1992, porque nele vinha escrito isto, então esta norma antiga foi substituída pela Norma ABNT/NBR 12790 a qual sofria forte influência das normas americanas DOT, por isso que aparece DOT no cilindro, em 1999 quando foi fabricado estava em vigor a 12790, só para conhecimento, depois de 2003 a ABNT passou a ser signatária das normas ISO européias, deixando de aparecer nos cilindros o DOT.

O 76706 deve ser o número de série.

Já que estamos nos referindo a normas, é uma portaria do INMETRO que determina que hajam as inscrições gravadas no cilindro.

Também existem normas de inspeção periódica, testes hidrostáticos e inspeções visuais para ver corrozão, trincas etc. Utilizam até ultrasom.

O meu tem umas bolhas na pintura e ao raspar vi a ferrugem por baixo:

corrozao.thumb.jpg.3014c7e3d73aefbe32027c9613b0f8e2.jpg

Resumindo, a vida útil deste cilindro é determinada da seguinte forma a partir do primeiro teste hidrostático, no momento da fabricação (1999), um novo teste deve ser feito depois de cinco anos (2004), caso seja aprovado, pode continuar utilizando por mais cinco anos, quando necessariamente deve ser realizado mais um teste (2009), ai quando completa dez anos de uso a norma fica obscura e não sei definir se ainda suporta mais um teste ou não mas, com certeza não é mais permitido o quarto teste (2014), ficando condenado definitivamente o cilindro.

Qualquer empresa séria não vai mais realizar a recarga do cilindro, o que o torna inútil, acredito que a informação da etiqueta com o teste em 2016 é falsa ou então não foi observada a norma, se bem que a norma que pesquisei é sobre cilindros de CO2 e pode ser que no caso deste cilindro em questão seja diferente e ele possa operar até 2018 ou então contando de 2016 com sendo o último teste, pode funcionar até 2021.

Ainda nas normas, a NBR 12543 regula a utilização de equipamentos de proteção respiratória e a NBR 12176 é que define a cor do cilindro amarela quando usado como equipamento de respiração humana, é uma norma complexa e cheia de combinações de cores e não necessariamente o cilindro deve ser de uma cor só, serve ser apenas a cor ou combinação de cores no colarinho para ser identificado os tipos de gases utilizados.

Ainda tem mais detalhes sobre ele, na parte da válvula:

valvula.thumb.jpg.6a3433dfaefc3ee5f355f3dd53fd382d.jpg

No relóginho ou manômetro tem a marca Wikai e atrás dele o número de série 30713817.

Já a inscrição na válvula e as estrelas, eu não sei o que significam:

valvula2.thumb.jpg.8998e6ee7ee16ab5ef6106d4ede3578d.jpg

Também pretendo fazer testes tentando dar recarga com uma bomba de PCP, haja braço se for possível.

É isso o que sei, qualquer informação extra é bem vinda.

image.png

Editado por Pincipi
Remover fotos a mais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Seria esse que está tentando montar a estação Yoke...7 litros...200 bar.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.
Ah esse tem baixa autonomia...vai precisar atirar plugado qdo abaixar a pressão...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raspando a tinta para remover os pontos de ferrugem do lado de fora:

raspa.jpg.b4b11f7e3f5bfeaca9a81c308b242680.jpg

Testei com os três materiais acima, acoplados a uma parafusadeira.

Com a escova fica assim:

raspaescova1.thumb.jpg.b409b1756b5fc5a288c70f78d2ecdc02.jpg

Parece que remove a tinta mas, não consegue raspar a ferrugem.

Com a pedra fica assim:

raspapedra2.thumb.jpg.d2d1d48b94688309c7ad2a7b56b842b1.jpg

Parece que raspa tudo.

Com o disco fica assim:

raspadisco3.jpg.3675e7ba23aa9beb14dde27cefecd984.jpg

Parece que raspa meia boca, remove a ferrugem mas, fica um pouco de tinta.

Acho que vou trabalhar com a pedra, lixar bem o aço, deixando sem resíduos, depois descubro se vem o primer ou a massa plástica primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas não são tão fáceis assim, ocorre que ao trabalhar mais tempo com o disco de lixa e com a pedra, a tinta vai grudando neles formando uma camada, enquanto que na escova, não forma camada, por outro lado a escova demora mais para remover a tinta e leva três vezes mais que o tempo da pedra e do disco.

Coloquei em ação mais uma ferramenta, um martelo, vou batendo em ângulo em cima das bolhas da tinta para ir descascando e facilitar o trabalho das outras ferramentas, acontece que o cilindro toca igual a um sino e tem que usar protetor auricular para não ficar com o zunido nos ouvidos.

cilin2.thumb.jpg.f5d300a364f143cf3b227ae0ee0b265f.jpg

Editado por Pincipi
Acrescentar foto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está ficando assim:

cilin3.jpg.7f5a807ec14f8d1d887dd1bf4bf1a02e.jpg

Notei que o aço tem linhas, como se o cilindro tivesse girado em seu eixo e foi torneado, passei agora a usar lixa de ferro, de forma manual apenas nos detalhes que não foram totalmente removidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se lixae o cilindrl pode reduzir a força da estrutura dele e resistência a pressão.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2018 em 02:50, Raufemann Fritz disse:

Se lixae o cilindrl pode reduzir a força da estrutura dele e resistência a pressão.

Sim, tem razão, ao lixar o aço, sua parede fica mais fina e justamente neste ponto de menor resistência, ele pode vir a romper com a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem razão, ao lixar o aço, sua parede fica mais fina e justamente neste ponto de menor resistência, ele pode vir a romper com a pressão.
Aí sai como.um buscape a jato de ar...onde bater aleija ou.mata.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

vi exatamente desse cilindro a venda num leilao aqui em brasilia, saiu por 120 reais a 200 no maximo.

esse lance de "pegar testes" ou nao é muito confuso. Alguns me disseram que cilindro de aço se usa enquanto passar no teste e que o de fibra é que tem vida util determinada. 

É muita informacao e pouco esclarecimento. hehehehe

Como não comprei a pcp nao peguei os cilindros, mas que coça a mao por 150 reais isso coça.

Depois poste o destino e resultado do cilindro por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Ghost Rider disse:

vi exatamente desse cilindro a venda num leilao aqui em brasilia, saiu por 120 reais a 200 no maximo.

esse lance de "pegar testes" ou nao é muito confuso. Alguns me disseram que cilindro de aço se usa enquanto passar no teste e que o de fibra é que tem vida util determinada. 

É muita informacao e pouco esclarecimento. hehehehe

Como não comprei a pcp nao peguei os cilindros, mas que coça a mao por 150 reais isso coça.

Depois poste o destino e resultado do cilindro por favor.

Por enquanto está assim:

Removi a torneira, prendendo ela num torno e girando o cilindro. Depois de usar uma escova de dentes com massa de polir, o metal ficou com uma boa aparência:

r.jpg.af48c73bea76c8bb98a925d9052d2aff.jpg

Muito parecida com uma torneira nova, na parte do manômetro eu tive problemas em acertar a vedação, maiores detalhes em:

 

A torneira desmontada com maiores detalhes ficou em:

 

Resolvido o problema da vedação (fita veda-rosca), passei para a parte prática, tentei encher com uma bomba manual:

 

Cheguei nos 200 BAR e pude notar uma certa dilatação no aço do cilindro, ainda falta definir como vou fazer a pintura mas, definitivamente e sem sombras de dúvidas, acredito que a sucata de cilindro não tem condições de ser usada normalmente na sua função de armazenar ar comprimido.

As normas técnicas que regulam o assunto não existem à toa, o risco de explosão com sérias consequências é muito grande, comparável a situação de utilização de uma aeronave, enquanto está com a manutenção em dia, a maioria das pessoas não sentem medo de voar nela, entretanto,  compre uma "baratinha" em um leilão por um décimo do valor de mercado de outra nova e coloque ela para voar, pode ser que até consiga se divertir algumas vezes mas, fatalmente alguma falha na estrutura vai provocar sua queda e o fim da brincadeira.

Conclusão, o barato pode sair caro, se fosse só ver a explosão da cilindro sem maiores consequências até que pode ser divertido, o problema são as lesões corporais decorrentes ou até mesmo a própria vida.

Eu imagino que o público adquirente deste tipo de mercadoria devem ser pessoas que utilizarão o cilindro com peça decorativa, ou então, simplesmente vão reciclar o aço ou, realmente são curiosos sem noção (como eu).

É isso, minha mão também coça, os R$ 150,00 não pagam nem a torneira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
10 horas atrás, Antonio Amaral disse:

amigo, mande fazer um teste hidrostático

Em 12/04/2018 em 19:03, Pincipi disse:

Resumindo, a vida útil deste cilindro é determinada da seguinte forma a partir do primeiro teste hidrostático, no momento da fabricação (1999), um novo teste deve ser feito depois de cinco anos (2004), caso seja aprovado, pode continuar utilizando por mais cinco anos, quando necessariamente deve ser realizado mais um teste (2009), ai quando completa dez anos de uso a norma fica obscura e não sei definir se ainda suporta mais um teste ou não mas, com certeza não é mais permitido o quarto teste (2014), ficando condenado definitivamente o cilindro.

Qualquer empresa séria não vai mais realizar a recarga do cilindro, o que o torna inútil, acredito que a informação da etiqueta com o teste em 2016 é falsa ou então não foi observada a norma, se bem que a norma que pesquisei é sobre cilindros de CO2 e pode ser que no caso deste cilindro em questão seja diferente e ele possa operar até 2018 ou então contando de 2016 com sendo o último teste, pode funcionar até 2021.

selo2016.jpg.2d1b7c17373182e3a10f140999904c8c.jpg

Como comprei com o objetivo de peça de decoração, acredito que uma empresa séria não vai aceitar fazer o teste hidrostático de um cilindro fabricado em 2009, (que fará seu aniversário de 19 anos daqui a três meses) ou então nem vai passar no teste.

De qualquer forma, está nos meus planos levar num lugar que faça o teste assim que tiver uma chance, estou curioso para saber o que vão falar.

O "submundo" do CO2 eu já conheço, empresa séria, com nota fiscal, não recarrega e não faz teste hidrostático em cilindros velhos, simplesmente condenam, já nas empresas que não tem placa na porta e nem fornecem nota fiscal, a recarga é feita sem problemas, até lhe deixam acompanhar o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante