Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Review EXCLUSIVO - Rossi Premium R8


Charles Dias

Posts Recomendados

Que legal, agora é a hora da verdade... Manda ver Charles!!!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Hatsan ht95 5,5 mm GR
Rossi 4,5 mm - ano 1977
CBC Montenegro F18 Standard B19s GR

Pistola Crosman American Classic 1377 4,5 mm
Nikkostirling Puma Junior 4,5 mm

Cometa 220 4,5mm original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Bacana! Estava aguardando algum review dela, pois tenho interesse.

Charles, por gentileza, fale sobre o modos de disparo "ação simples" e "ação dupla" e porque eles poderiam influenciar na precisão.

Já pensando um pouco mais longe, quem sabe no futuro, um comparativo com a "urutu". É preciso esmiuçar essas PCPs nacionais!

Fico no Aguardo.

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

É muito bom um review dessa arma, tem-se muito pouca informação dela na net (apesar de ser um fabricante brasileiro, que teria a facilidade de enviar uma arma para os Youtubers fazer review. Não estou falando em dar uma arma para cada Youtuber, mas rodiziar uma arma entre eles, por exemplo).

Também achei interessante todas as coisas legais que a arma tem (manômetro, tanque de quase 0,5L, um magazine comprido para chumbos variados, etc).

Mas esteticamente achei muito ruim! A coronha tem uma caída horrível, essa fita em cima do cano para imitar espingardas de alma lisa, o perfil bem largo na região da telha (telha grande + cilindro grande + cano + fita)... Mas como dizem, beleza não põe a mesa, o desempenho final no alvo é o que importa. No entanto EU acho ela muito feia...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BrunoM disse:

É muito bom um review dessa arma, tem-se muito pouca informação dela na net (apesar de ser um fabricante brasileiro, que teria a facilidade de enviar uma arma para os Youtubers fazer review. Não estou falando em dar uma arma para cada Youtuber, mas rodiziar uma arma entre eles, por exemplo).

Também achei interessante todas as coisas legais que a arma tem (manômetro, tanque de quase 0,5L, um magazine comprido para chumbos variados, etc).

Mas esteticamente achei muito ruim! A coronha tem uma caída horrível, essa fita em cima do cano para imitar espingardas de alma lisa, o perfil bem largo na região da telha (telha grande + cilindro grande + cano + fita)... Mas como dizem, beleza não põe a mesa, o desempenho final no alvo é o que importa. No entanto EU acho ela muito feia...

Realmente falta informações e a ideia desse review é cobrir essa lacuna, ainda mais por conta do investimento nem um pouco baixo necessário para a compra de uma. 

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Depois de um pouco mais de tempo que o esperado, finalmente chegou a hora de apresentar a vocês o review completo da carabina de pressão PCP Rossi R8, novidade no mercado de carabinas de pressão nacional, alvo de muita curiosidade e ainda com poucas informações disponíveis.

20180603_163255.thumb.jpg.93f4d97489344ae776d552e72463c259.jpg

     Comecemos com as CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS mais relevantes:

  • Sistema de Ação: PCP (Pre Charged Pneumatic ou Ar Pré-Comprimido)
  • Calibre: 5,5 mm (0.22”)
  • Capacidade do Magazine: 8 chumbinhos
  • Comprimento Total: 1100 mm
  • Cano raiado de alta precisão com revestimento de fibra de carbono 
  • Comprimento do Cano: 660 mm (26”)
  • Peso Total: 3,400 Kg
  • Coronha de madeira natural (tipo Monte Carlo) com soleira de borracha
  • Trava de Segurança: Manual
  • Mecanismo: Ação simples e ação dupla de repetição
  • Volume de ar do reservatório: 450 ml (450 cc)
  • Pressão Máxima de Trabalho: 225 BAR (3260 psi)
  • Pressão Mínima de Trabalho: 70 BAR (1015 psi)
  • Mira: Alça de mira ajustável e massa de mira fixa. Trilho Picattiny removível que permite a utilização de luneta ou mira holográfica

Segundo a Rossi a R8 é um projeto nacional produzido e distribuído pela Premium Airguns sob licenciamento exclusivo, ou seja, ela foi desenvolvida e é produzida pela empresa Premium Airguns e por licenciamento leva a marca Rossi. 

Duas características chamam atenção na Rossi R8:

1 - O visual moderno e imponente da arma, que lembra muito uma calibre 12 com design mais agressivo e futurista;

2 - O mecanismo do tipo revólver com tambor para o chumbos e percursor (cão). 

CONHECENDO MELHOR A ROSSI R8

20180603_163258.thumb.jpg.0e9d094bc8e0fac496ab0a24d9f4def9.jpg

     A coronha da Rossi R8 é de madeira (creio que Teca) com grão e padronagens muito bonitos, acabamento acetinado, sem rebarbas e com tradicional desenho montecarlo. A soleira é de borracha ventilada para absorção de impacto. Achei a coronha um pouco mais longa que o usual, algo que por um lado a torna melhor de usar em pé sem apoio (permite uma pegada mais estável) mas no uso apoiada demandará algum reposicionamento dos atiradores com braços mais curtos.

20180603_163301.thumb.jpg.f4b564aee8f660dada97397857bda294.jpg

     Nessa foto é possível visualizar o percursor (cão) que tem a função de arma o mecanismo de disparo, a alavanca da trava de segurança e o tambor de chumbos. Chamo atenção para a leve depressão na madeira da coronha para facilitar o curso do dedão no (des)acionamento da trava de segurança, um detalhe que revela o cuidado do projeto. 

20180603_163303.thumb.jpg.78a4ea1bbfba03a4462695df543a729a.jpg

     O cilindro de 450cc chama atenção pelo tamanho, muito maior que o cilindro de apenas 180cc da Hatsan At44 por exemplo. O cano é revestido por um shroud de fibra de carbono. Acima do cano um trilho vazado de desenho sofisticado onde é posicionado o trilho de luneta e a alça de mira. 

20180603_163307.thumb.jpg.f8aba7aee960f3308e3fbede78afb573.jpg

     A alça de mira é toda de aço com ajuste lateral e de elevação (requer uma chave de fenda para isso, mas acho que poderia ser com botões estriados para permitir o ajuste sem a necessidade da ferramenta). O trilho de luneta ao ser fixado no lugar (por dois parafusos allen fornecidos) impede o uso da mira aberta. Esse trilho é dual, permitindo o uso de mounts picattiny ou dovetail.

20180603_163318.thumb.jpg.c2e325ab54a397e99df2405b054f45fe.jpg

     Na ponta do trilho acima do cano fica a massa de mira sem túnel (o que a deixa desprotegida). A ponteira do cano é rosqueável, permitindo sua retirada para uso de supressor de ruido. Abaixo da ponta do cano há uma tampa que protege o orifício onde deve ser plugado o probe de ar para reabastecer o reservatório.

20180602_113414.thumb.jpg.7b2cd97d3b3f83658f068106a1619bcd.jpg

     Sem o trilho de lunetas a parte superior da arma é lisa, permitindo a visualização da alça de mira que fica em posição avançada.

20180602_113508.thumb.jpg.09d137cb30a095de66f0f61db2e7d426.jpg

     A colocação do trilho de luneta requer a retirada de um parafuso allen e fixação da peça com outros dois parafusos (parafusos e chave fornecidos). Com o trilho não é mais possível utilizar a mira aberta, como dito anteriormente.

20180602_114204.thumb.jpg.85682d34c258899c1fdb51378493e177.jpg

     Usei um mount do tipo dovetail sem problema, mas poderia usar também um mount do tipo picattiny. Um porém no uso do primeiro tipo é a falta de um orifício para o stop pin do mount.

r8-manometro.jpg.e2e8a3b4a8e17302c0801b2f588b8717.jpg

    Na tela da coronha se encontra o manômetro que indica a pressão do ar no cilindro. Apesar do mostrador ir até os 300 BAR essa arma NÃO pode ser carregada com mais de 225 BAR.

958961154_r8parts.jpg.35f280956b90e1e1190e3a8a0ed00ca7.jpg

     A Rossi R8 é uma arma de pressão completa, muito bem pensada, desenhada, construída e acabada. Tem tudo o que se espera de uma arma de PCP de nível premium e até um pouco mais. Seu design é charmoso sem deixar de moderno e agressivo. 

image.png.8dd4cd82452e6b2b19d1888aa336a7f4.png

banner.jpg.de119e0b6eed244c909591897d6108d8.jpg

 
 
 
 
 
 
Grande feraaaaaa.
Obrigado por trazer essas informações sobre essa rara carabina no mercado meu caro Charles.

Ansioso no aguardo dos próximos capítulos.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

Grande feraaaaaa.
Obrigado por trazer essas informações sobre essa rara carabina no mercado meu caro Charles.

Ansioso no aguardo dos próximos capítulos.

Realmente não tem mesmo muita coisa sobre ela, Raufemann. De hoje até sexta-feira publicarei o review em partes. Fiz testes até 100 metros com ela.

  • Like 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não tem mesmo muita coisa sobre ela, Raufemann. De hoje até sexta-feira publicarei o review em partes. Fiz testes até 100 metros com ela.
Muito bom meu caro.
Vocês que tiram esse tempo em prol dos colegas de tiro são de grande valor para a comunidade.

2 grandes reviews na mesma semana.

Não poderíamos pedir mais hehehe.

Agradecemos mais uma vez.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raufemann Fritz disse:

Muito bom meu caro.
Vocês que tiram esse tempo em prol dos colegas de tiro são de grande valor para a comunidade.

2 grandes reviews na mesma semana.

Não poderíamos pedir mais hehehe.

Agradecemos mais uma vez. emoji120.png

Se o Hexa não sair, pelo menos os reviews saíram!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Review atualizado

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Charles Dias disse:

Review concluído, senhores. 

Dúvidas e comentários são bem vindos.

Parabéns !
Informação da R8 na internet se não era escassa era inexistente.
Muito bom ver a capacidade dessa arma além de seus detalhes, acredito que qualquer comprador mais atento acabará caindo nesse tópico.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 27/06/2018 em 17:44, Giovanni Junqueira disse:

Parabéns !
Informação da R8 na internet se não era escassa era inexistente.
Muito bom ver a capacidade dessa arma além de seus detalhes, acredito que qualquer comprador mais atento acabará caindo nesse tópico.

Agora não é mais tão escasso.

 

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Parabéns pelo belo de detalhado review!

Meu pai comprou uma carabina dessas e participei junto com ele dos testes para a escolha do chumbo.... O chumbo que agrupou melhor na carabina dele foi disparadamente o Samyang domed 28,4 grains e em segundo lugar o Cometa Ultrashock Heavy  25,4 grains...  No cronógrafo, chumbos como o Jsb Heavy de 18 grains passam dos 290m/s... acho que por isso desestabilizam e não são precisos nessa arma...

O peso do gatilho que achei bastante excessivo no inicio, já amaciou um pouco e/ou nos acostumamos... fato que melhorou desde o primeiro teste... 

Meu pai ta acertando latinha de cerveja a 100m usando uma luneta leapers 4/16 com o celular acoplado num suporte (scopecam)... toda hora recebo um vídeo novo dele pelo zap... 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo belo de detalhado review!
Meu pai comprou uma carabina dessas e participei junto com ele dos testes para a escolha do chumbo.... O chumbo que agrupou melhor na carabina dele foi disparadamente o Samyang domed 28,4 grains e em segundo lugar o Cometa Ultrashock Heavy  25,4 grains...  No cronógrafo, chumbos como o Jsb Heavy de 18 grains passam dos 290m/s... acho que por isso desestabilizam e não são precisos nessa arma...
O peso do gatilho que achei bastante excessivo no inicio, já amaciou um pouco e/ou nos acostumamos... fato que melhorou desde o primeiro teste... 
Meu pai ta acertando latinha de cerveja a 100m usando uma luneta leapers 4/16 com o celular acoplado num suporte (scopecam)... toda hora recebo um vídeo novo dele pelo zap... 
Na realidade nestas armas onde o ar alimenta o chumbo no cano, quanto maior o chumbo e mais tipo slug (corpo em cone) ou piledrive, melhor ele veda, aproveita o ar e melhor é municiado no cano.

Porque?

Porque ele é comprido, ou seja ele não dança no magazine ao ser empurrado e entra na maioria das vezes da mesma forma ou semelhante que o chumbo anterior, por isso dá essa sensação que a arma só é precisa com esse tipo de chumbo, muitos tiveram o mesmo problema com a K1 V1 principalmente porque em alguns casos o magazine não ficava bem alinhado com o cano, mas aí entramos em outro "causo".

Se você carregar chumbo por chumbo (1 por procediemento) diretamente no cano, colocar o magazine, atirar, retirar o magazine, colocar o chumbo etc etc... com certeza o agrupamento ficaria ainda melhor, com outros chumbos também, pois ele já está no cano.

É um dos motivos de muitos atiradores não gostarem da HW57, pois o municiamento ocorre numa janela e é o ar que municia o cano, gerando situações diferentes e podendo influenciar a precisão, eu pessoalmente acho válido todo tipo de carabina e cada com um propósito.

Mas esse é um dos maiores motivos de ela não ter um agrupamento ainda melhor ou melhor com chumbos menores, não existe municiamento direto no cano.

Forte abraço meu caro.
  • Like 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa das primeira fotografias do post o tambor parece estar invertido ou encaixado ao contrário:

contrario.jpg.5778e90467f474bf844729584770acc1.jpg

Depois aparece normal:

normal.jpg.b544985b518bc52f7b6515b56c62abae.jpg

Ficou a curiosidade se o atirador pode vacilar e inverter a posição do tambor e o que acontece quando inverte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei a minha na ventureshop numa promoção e saiu por R$ 5354,10 no boleto com combo de uma bomba manual (Sei que é loucura usar bomba por conta do tamanho do cilindro dela, mas é o que tem pra agora). Estou aguardando e assim que chegar posto aqui no fórum. Minhas distâncias de tiro serão no máximo 50 m, então acredito que irá servir para o propósito. O que me chamou atenção foi a potência e o sistema igual de revólver. Porém meu receio é que mais pra frente eu queira enfrentar desafios maiores e aumentar a distância. E pelo jeito isso seria um problema para esse modelo. Achei interessante a dica do amigo Raufemann Fritz e queria saber se nesse modelo é possível fazer esse municiamento direto no cano e se realmente iria resolver o problema de precisão a mais de 100 m, ou além disso o problema do gatilho pesado continuaria pesando mais na precisão? Como não conheço sobre o funcionamento dessas carabinas, seria possível, num futuro, modificar o gatilho para ficar mais leve ou nesse modelo específico, modificar o mecanismo seria complicado demais?

  • Like 1

Cometa New Fênix 400 5.5 - Gás Ram de fábrica

Pistola Beeman 2004 New Generation P17 4.5

M4-177 Multi Pump 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 27/07/2018 em 12:21, Pincipi disse:

Numa das primeira fotografias do post o tambor parece estar invertido ou encaixado ao contrário:

contrario.jpg.5778e90467f474bf844729584770acc1.jpg

Depois aparece normal:

normal.jpg.b544985b518bc52f7b6515b56c62abae.jpg

Ficou a curiosidade se o atirador pode vacilar e inverter a posição do tambor e o que acontece quando inverte.

Acredito que, no mínimo, danifique o magazine, pois no fim dele é mais estreito. 

 

20180816_090839.jpg

Editado por edu_hunk
Mandei só a imagem sem comentar sobre ela.

Cometa New Fênix 400 5.5 - Gás Ram de fábrica

Pistola Beeman 2004 New Generation P17 4.5

M4-177 Multi Pump 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, chegou a minha Rossi R8. Porém fui sorteado com um modelo que apresentou, ao meu ver, alguns defeitos. Algumas coisas, para alguns colegas, podem não ser relevantes, mas eu acho que um produto nesse valor não pode apresentar tais problemas. Bom vamos lá:

 

1) O primeiro problema observado foi que o suporte de bandoleira foi colocado bem torto na coronha, algo que se eu tivesse feito medindo só no olho sairia melhor que isso:

image.png.f7a9a2582bcae53d006691d652da7100.png

 

2) O sobre cano dela veio mal encaixado:

image.png.a014f17955e4c0e0440ef4981ec25775.png

 

3) Aqui um dos problemas que achei mais graves. Além do cão ter sido fabricado torto, (Figura da esquerda) todo o conjunto do cão foi montado desalinhado com a base da carabina (Figura central) fazendo com que o cão, ao se efetuar o disparo, raspe na parte direita da carabina (Figura da direita):

image.png.a6967bc62d118493d08827b184311f1b.png

 

4) Em relação ao trilho. O mesmo parece empenado. Não encosta completamente na carabina:

image.png.1119097b97ffd434ef4723ec95a0acf1.png

 

5) Aqui algo que acredito que seja defeito, porém como não sou conhecedor do assunto, deixo para os colegas opinarem. Com a trava de segurança ativada, tanto em ação simples quanto em ação dupla, o cão bate na trava e desarma a mesma. A carabina não dispara, porém achei muito esquisito isso da trava desarmar dessa forma.

 

Teste em ação simples.

Teste em ação dupla.

A luneta está montada dessa forma porque eu achei que ficou muito longe para fazer a visada.

Tiveram mais alguns problemas, porém coisas menores e como já está um texto extenso, vou deixar passar. 

Como disse no começo do post, um produto com esse valor não deveria chegar ao consumidor com tantos defeitos. Isso mostra um controle de qualidade falho por parte da Rossi.

Um bom dia a todos!

Editado por edu_hunk

Cometa New Fênix 400 5.5 - Gás Ram de fábrica

Pistola Beeman 2004 New Generation P17 4.5

M4-177 Multi Pump 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, edu_hunk disse:

Prezados, chegou a minha Rossi R8. Porém fui sorteado com um modelo que apresentou, ao meu ver, alguns defeitos. Algumas coisas, para alguns colegas, podem não ser relevantes, mas eu acho que um produto nesse valor não pode apresentar tais problemas. Bom vamos lá:

 

1) O primeiro problema observado foi que o suporte de bandoleira foi colocado bem torto na coronha, algo que se eu tivesse feito medindo só no olho sairia melhor que isso:

image.png.f7a9a2582bcae53d006691d652da7100.png

 

2) O sobre cano dela veio mal encaixado:

image.png.a014f17955e4c0e0440ef4981ec25775.png

 

3) Aqui um dos problemas que achei mais graves. Além do cão ter sido fabricado torto, (Figura da esquerda) todo o conjunto do cão foi montado desalinhado com a base da carabina (Figura central) fazendo com que o cão, ao se efetuar o disparo, raspe na parte direita da carabina (Figura da direita):

image.png.a6967bc62d118493d08827b184311f1b.png

 

4) Em relação ao trilho. O mesmo parece empenado. Não encosta completamente na carabina:

image.png.1119097b97ffd434ef4723ec95a0acf1.png

 

5) Aqui algo que acredito que seja defeito, porém como não sou conhecedor do assunto, deixo para os colegas opinarem. Com a trava de segurança ativada, tanto em ação simples quanto em ação dupla, o cão bate na trava e desarma a mesma. A carabina não dispara, porém achei muito esquisito isso da trava desarmar dessa forma.

 

Teste em ação simples.

Teste em ação dupla.

A luneta está montada dessa forma porque eu achei que ficou muito longe para fazer a visada.

Tiveram mais alguns problemas, porém coisas menores e como já está um texto extenso, vou deixar passar. 

Como disse no começo do post, um produto com esse valor não deveria chegar ao consumidor com tantos defeitos. Isso mostra um controle de qualidade falho por parte da Rossi.

Um bom dia a todos!

Boa tarde. Pessoalmente, mandaria pra garantia só pelo suporte da bandoleira, com o restante então, nem se fala! Concordo que um produto tão caro (pra maioria pelo menos) o mínimo que se espera é que as coisas estejam alinhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

Boa tarde. Pessoalmente, mandaria pra garantia só pelo suporte da bandoleira, com o restante então, nem se fala! Concordo que um produto tão caro (pra maioria pelo menos) o mínimo que se espera é que as coisas estejam alinhadas.

Fala Giovanni, boa tarde. Já entrei em contato com a loja por e-mail, relatei o ocorrido e anexei as fotos. Liguei pra confirmarem o recebimento e me avisaram que receberam o e-mail e irão analisar e entrar em contato para realizar os procedimentos.

Acredito que irão resolver sem maiores problemas, mas se caso não desenrolar até segunda-feira vou ligar de novo e pedir cancelamento da compra por estar dentro do prazo do direito de arrependimento.

Abraços.

Cometa New Fênix 400 5.5 - Gás Ram de fábrica

Pistola Beeman 2004 New Generation P17 4.5

M4-177 Multi Pump 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, edu_hunk disse:

Fala Giovanni, boa tarde. Já entrei em contato com a loja por e-mail, relatei o ocorrido e anexei as fotos. Liguei pra confirmarem o recebimento e me avisaram que receberam o e-mail e irão analisar e entrar em contato para realizar os procedimentos.

Acredito que irão resolver sem maiores problemas, mas se caso não desenrolar até segunda-feira vou ligar de novo e pedir cancelamento da compra por estar dentro do prazo do direito de arrependimento.

Abraços.

Te mande uma MP, edu-hunk, dá uma olhada.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante