Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Ajuda para entender as Graxas de silicone à venda no mercado custo/beneficio


Posts Recomendados

O mercado nacional e internacional está repleto de anúncios de graxas à base de silicone, com o nome comercial seguido do tipo de aplicação a que se destina.

Pelo que entendi todas as graxas que tem por base o silicone, são desenvolvidas a partir de um mesmo óleo base de silicone, sendo adicionado a este óleo algum tipo de espessador, algum produto químico que vai melhor desempenhar sua função conforme a aplicação desejada, como, por exemplo, fazer com que tenha condutividade elétrica ou não, ou que impede o seu congelamento no frio ou que se dilua no calor, ou então, o que me interessa, que reduza o atrito e também promova uma melhor vedação sem o indesejado efeito diesel.

Meu objetivo inicial é conhecer um pouco de cada tipo de aplicação e saber qual graxa se pode usar e qual graxa se deve evitar, no caso específico das carabinas de ar, para se ter uma melhor relação de custo e benefício.

Abaixo seguem as principais aplicações encontradas nas graxas comercializadas:

1- para relógios;

2- para relógios à prova de água;

3- para lanternas;

4- para lanternas à prova de água;

5- para carregadores de lanternas;

6- para anéis o-rings e vedação de torneiras;

7- para tubulações de alta pressão;

8- para scubas e equipamentos que trabalham submersos utilizando oxigênio;

9- para fusores de impressoras;

10- para CPUs (térmicas);

11- para airsofts;

12- para instrumentos científicos a vácuo;

13- para componentes elétricos;

14- para instrumentos musicais de sopro;

15- para correntes de bicicleta;

16- para pinças de freios;

17- para diferenciais e trações;

18- para interruptores de contato e sistemas de ignição;

19- para panelas e máquinas de setor alimentos (que tenham contato com alimentos);

20- com PTFE ou Teflon;

21- puras de uso geral;

22- para uso da NASA (no espaço, fora do planeta);

 

A sequência segue uma ordem de valor oferecido pelo mercado, do mais barato para o mais caro. A graxa de relógio é bem mais barata e fácil de achar que a graxa da NASA que é mais cara e feita por encomenda. Se a graxa de relógio atende minhas necessidades, porque vou gastar mais na graxa da NASA?

É um assunto difícil de se entender, por exemplo, no caso da condutividade elétrica, na lanterna é importante que a energia elétrica passe pela graxa e a água não passe ou a dilua, no terminal elétrico é importante que a eletricidade não gere faísca e se gerada não inflame a graxa.

No fusor da impressora ela não pode derreter nem perder suas propriedades de lubrificação em altas temperaturas.

Nos instrumentos musicais a saliva e o bafo do musico não podem fazer com que a graxa se contamine e perca suas propriedades e também não pode contaminar o músico, igual o caso das máquinas que tenham contato com alimentos.

Nas CPUs o importante é que o calor passe pela graxa, não tem necessidade alguma de lubrificação.

No caso das carabinas são envolvidos fatores em maior escala como pressão do ar, redução de atrito tanto de metais como de borrachas e em menor escala, umidade e temperatura. Sem levar em conta o tipo PCP, mutipump ou mola.

Depois de saber qual se pode usar e qual não se deve usar, quero desenvolver testes para determinar qual é a minha melhor graxa de base de silicone.

Ao invés de comprar pronta, eu a produzo, já que tanta gente desenvolve seu próprio chumbinho e sua própria carabina, porque eu não posso desenvolver minha melhor graxa para o meu tipo de utilização?

Tipo assim, cada um faz a sua fórmula, mistura um pouco disso com um pouco daquilo e é muito feliz com os resultados.

Conto com suas dicas e sugestões, mesmo que seja no sentido de comprar apenas as graxas 6, 7, 8 e 11 da referência acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um assunto bem interessante, na verdade não sei muito sobre as graxas de silicone mas uma coisa eu venho usando e notando que tem boa eficiência na aplicação em minhas carabinas, notei melhor performance que as graxas convencionais.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

16 minutos atrás, karolaza disse:

É um assunto bem interessante, na verdade não sei muito sobre as graxas de silicone mas uma coisa eu venho usando e notando que tem boa eficiência na aplicação em minhas carabinas, notei melhor performance que as graxas convencionais.

Por falar em graxas convencionais, eu associo este termo às graxas à base de petróleo e as divido em grupo de cores, Brancas do tipo náuticas resistentes à umidade, Marrons simples e básicas, Azuis para altas temperaturas que não derretem e Cinzas para menos atrito e desgaste por causa do grafite ou semelhante.

Todas elas são maravilhosas com armas de molas, seja a bucha de couro (década de 70) ou de poliuretano (PU).

Minha experiência fica negativa quando a arma tem anéis de vedação O-rings, como a Fionda de CO2 e a atuais multipump (nunca tive uma PCP). A graxa à base de petróleo causa um dano na borracha, ela perde as propriedades de vedação, fica tipo corroída e se rompe, no prazo de alguns meses após a aplicação, por isso que agora deixei de lado minhas latinhas de graxas à base de petróleo e estou partindo para as graxas à base de silicone, tudo indica que o silicone preserva mais a borracha e suas propriedades de vedação.

Obrigado pela informação de que a performance da graxa de silicone é melhor que as convencionais, isto já é uma excelente notícia.

Se for possível passe qual é a graxa que está utilizando e aonde a comprou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Pincipi disse:

Minha experiência fica negativa quando a arma tem anéis de vedação O-rings, como a Fionda de CO2 e a atuais multipump (nunca tive uma PCP). A graxa à base de petróleo causa um dano na borracha, ela perde as propriedades de vedação, fica tipo corroída e se rompe, no prazo de alguns meses após a aplicação, por isso que agora deixei de lado minhas latinhas de graxas à base de petróleo e estou partindo para as graxas à base de silicone, tudo indica que o silicone preserva mais a borracha e suas propriedades de vedação.

Não só as pcps e fiondas temos as de mola como a AA e gamo CFX que tb tem um oring de contato direto a câmera de compressão, venho usando a um tempo as de silicone te vejo não só melhorar a durabilidade dos orings como tb manter por mais tempo um lubrificação eficaz a fim de manter uma string(constância nos tiros).

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante