Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Manual do fabricante da Fionda Mod. 80 e defeitos


Pincipi

Posts Recomendados

Eu já tive uma Fionda modelo 80 e consegui um manual do fabricante que me ajudou muito, agora disponibilizo à quem se interessar, o primeiro é uma cópia em PDF do original de um Xerox:

ManualFionda.pdf

O segundo é uma reprodução do original em PDF, aproveitando as imagens:

Reprodução do original.pdf

 

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...

Ola meu amigo, meu pai, ja com 90 anos, me ensinou a atirar nela, hehehehhe, muito legal, bom, agora estou restaurando a fionda, vc sabe me dizer se encontro algumas pecinhas q faltam? Ou quem faz essa manutençao? Muito grato

olhando o manual, de cara ja vejo q falta os tens

2, 3, 32 

Editado por Renan bravo da silva
Mais infos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2019 em 02:27, Renan bravo da silva disse:

2, 3, 32 

Nunca vi anúncio destas peças. Aqui nos parceiros do Fórum não tem. Só vai encontrar na busca do google, por peças Fionda. Às vezes tem, às vezes não tem, eu imagino que alguém compra uma usada para aproveitar peças na reforma da sua e anuncia as demais peças em sites de leilões, ou com o modelo da peça em mãos manda fazer. Eu lembro que já vi anúncio de uma pessoa que fabricava as peças de reposição mas, não encontrei mais o site dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
53 minutos atrás, RDGJ31 disse:

Ola tenho uma e ela esta com problema no guarda mato, sem ela o gatilho funciona, e colocar ele e o gatilho nao volta para o tambor para rearmar!

Eu imagino que pode ser algo relacionado ao conjunto trava do gatilho, talvez o pino da trava ou a própria trava esteja enferrujado/empenado/sujo e assim impede a volta do gatilho. Tem que olhar com atenção o mecanismo, pode estar apenas desalinhado.

Eventualmente a regulagem da tampa reguladora de pressão está fora das graduações recomendadas, entre os pontos branco e vermelho, o que impede o disparo e/ou rearme.

Sugiro abrir um tópico, vai ser divertido solucionar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu imagino que pode ser algo relacionado ao conjunto trava do gatilho, talvez o pino da trava ou a própria trava esteja enferrujado/empenado/sujo e assim impede a volta do gatilho. Tem que olhar com atenção o mecanismo, pode estar apenas desalinhado.

Eventualmente a regulagem da tampa reguladora de pressão está fora das graduações recomendadas, entre os pontos branco e vermelho, o que impede o disparo e/ou rearme.

Sugiro abrir um tópico, vai ser divertido solucionar o problema.

Sou novo aqui como eu faço um topico? Eu desmontei e lubrifiquei mesmo assim o guarda mato nao deixa o gatilho entrar no tambor vou fazer um video. Pode postar aqui? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, RDGJ31 disse:

Sou novo aqui como eu faço um topico? Eu desmontei e lubrifiquei mesmo assim o guarda mato nao deixa o gatilho entrar no tambor vou fazer um video. Pode postar aqui? 

Sim, fazer o vídeo demonstrando o problema vai ser ótimo para encontrarmos a solução.

Pode postar aqui sim, sem problemas, vou mudar o titulo original de " Manual do fabricante da Fionda Mod.80" para "Manual do fabricante da Fionda Mod.80 e defeitos".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2020 em 20:53, RDGJ31 disse:

Sou novo aqui como eu faço um topico? 

Para você criar um tópico, basta você ir a seção mais indicada para o assunto, clicar em "novo tópico", colocar um título e adicionar os comentários. Qualquer coisa é só pedir ajuda.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 04/03/2018 em 20:56, Pincipi disse:

Eu já tive uma Fionda modelo 80 e consegui um manual do fabricante que me ajudou muito, agora disponibilizo à quem se interessar, o primeiro é uma cópia em PDF do original de um Xerox:

ManualFionda.pdfUnavailable

O segundo é uma reprodução do original em PDF, aproveitando as imagens:

Reprodução do original.pdfUnavailable

 

Bom dia, estes links da Fionda Mod 80, não estão mais acessíveis, conseguiria disponibilizar outra cópia? Ganhei uma estes dias e gostaria de fazer uma manutenção nela. Grato desde já, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Paulo Venancio disse:

Sou novo aqui, mas não estava acessível pelo fato de eu não estar logado. Muito obrigado já consegui baixar.

Seja bem vindo!!!

 

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Eu realmente não sei aonde encontrar quaisquer peças para a Fionda hoje em dia, tem que dar uma garimpada na internet.

O que eu sei sobre o carregador dela é que é possível fabricar um à partir do modelo original, trabalhando um tubo de mesma medida, usinando as partes e cortando a mola na medida, serviço de armeiro com muito boa vontade, pelo menos foi o que me disseram quando visitei a fábrica ainda quando estava em operação, antes de encerrar as atividades.

Outra possibilidade seria adquirir mais uma Fionda com o carregador, no mercado livre tem algumas anunciadas.

No caso de usar um a um, se a esfera for entrar pela porta de carregamento, tem que empurrar com um palito de fósforo ou de dentes, duas ou três esferas até que uma delas entre no alinhamento de disparo e fique presa pela travinha interna, ai as outras caem para fora e pode fazer o disparo seguro. Se a esfera entrar pelo cano, ela desliza batendo nas laterais até chegar no fim mas, não fica travada e se baixar o cano ela desliza para fora. Isso tudo considerando que está usando as esferas originais de chumbo 4,5 mm. Se for usar outro tipo de chumbo eu não sei se tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Quando eu visitei a fabrica ainda em funcionamento me mostraram as diferenças dos modais das carabinas, pelo que me lembro; é o tubo menor com a entrada de ar pela mangueira pela parte de baixo e o furo na coronha, além de que a mola do carregador tem uma pressão diferente e no lugar da válvula de carregamento vai uma tampa. Também lembro que disseram não compensa fazer a conversão de um para outro pois, o melhor resultado sempre sai na fabricação direcionada ao uso final, inclusive a base rolha.

Eu imagino que seja mais fácil comprar uma usada de CO2 do que fazer a conversão aliás, tem que garimpar e no final talvez tenha que comprar duas ou três unidades para juntar as peças e fazer uma funcionando para que ao desfrutar do que a arma pode oferecer, descobrir que serve apenas para diversão devido a imprecisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi no ML algumas peças de Fionda a venda caro pra dedeu

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante