Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Alvos para tiros a longas distâncias


Charles Dias

Posts Recomendados

A prática de qualquer tipo de tiro requer quatro itens fundamentais e indispensáveis ... Arma, munição, atirador e alvo. E nesse tópico trataremos do último item, que ao contrário do que muitos atiradores acreditam, tem grande influência no (in)sucesso da sessão de tiro e, principalmente, na satisfação ou frustração com a sessão de tiro. O que mais vemos por aí são atiradores usando alvos improvisados ou dos mais improváveis, o que demonstra apenas falta de conhecimento, ingenuidade e preguiça. 

original.jpg.0dee39f932c1be6ba4ec05d25bf3f025.jpg

Basicamente temos dois tipos de alvos no tiro de pressão em geral:

Resultado de imagem para air rifle targets

ALVOS TRADICIONAIS

Resultado de imagem para air rifle plinking

ALVOS PLIKING

Alvos tradicionais são os alvos de papel com áreas delimitadas onde os disparos deverão atingir, bem como com marcações gráficos destinadas a permitir que o atirador faça a compensação do POI (Ponto de impacto). Esses alvos podem ser industriais de papel adequado para essa finalidade (quando atingidos pelos disparos formam orifícios regulares), impressos em impressoras caseiras (com os modelos baixados da Internet) ou confeccionados manualmente pelo atirador. 

Alvos plinking são objetos metálicos desenhados para essa função ou objetos cotidianos plásticos, metálicos ou de madeira utilizados como alvos. Esses alvos em geral produzem algum som quando atingidos (por isso o nome em inglês que se refere ao som produzido quando batemos em algo metálico) e, em geral, não possuem marcações para ajuste do POI. 

Há uma briga grande entre os atiradores que preferem o primeiro tipo e os que preferem o segundo. Os primeiros acusam os segundos de não levarem o tiro a sério. Os segundos acusam os primeiros de serem muito puristas. Uma briga sem sentido tendo em vista que o alvo deverá, isso sim, se adequar a proposta de tiro e não tem nada a ver com seriedade ou algo do tipo.

Como disse em outro tópico dessa secção de tiro de presso a longas distâncias, essa modalidade trabalha principalmente com a relação distância versus tamanho do alvo. Logo fica óbvio que muitas vezes não será prático utilizar alvos tradicionais, como também para outras situações alvos plinking serão totalmente inadequados. E se há um atalho para a frustração no tiro a longas distâncias é utilizar o alvo incorreto. 

Continuaremos esse assunto em breve. Enquanto isso deixo uma pergunta. Que tipos de alvos você mais gosta de usar quando atira a distâncias maiores? Alvos de papel? Latas de refrigerante? Porque usa e prefere esses alvos?

 

  • Like 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A distância mais longa que fiz uma seção de tiro foi 70 metros medidos no GPS. Nesse dia coloquei papel e latinhas como alvo, as latas foram as mais alvejadas, principalmente pelo fato de ter o retorno sonoro do acerto.
Eu particularmente não vejo dicotomia entre alvo de papel e latinhas: quando eu procuro uma diversão descompromissada vou na latinha (mesmo a 10 metros), quando busco um desafio maior ou mesmo treinar a técnica aí é agrupamento de 10 tiros no papel mesmo...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também vou guardando as latinhas de refrigerante (principalmente aquelas pequenas de 250ml), eu e minha filha gostamos de enche-las de água antes de atirar, dá um efeito legal (a lata pula e se abre de cima abaixo).
A gente gosta de atirar também nas latas de aço (creme de leite, leite condensado, atum, etc). O "plėin" quando acerta é mais "satisfatório"...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante