Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Raiamento limpeza manutenção recuperação idéias e produtos comerciais


Posts Recomendados

Tenho interesse em aprender sobre limpeza, manutenção e recuperação de raiamentos de canos com os usuários que estejam dispostos a compartilhar seus nobres conhecimentos e métodos secretos.

Primeiramente sobre os produtos à venda no mercado, como varetas, tipos de escovas, químicos empregados, métodos de utilização de Bore Snake e buchas com feltro ou algodão, além de mais algum sistema não comentado.

Depois sobre soluções caseiras, como improvisação com arames, cabos óticos ou de passar fios, cotonetes e até mesmo cadarços de tênis.

Finalmente com os "causos", aquelas situações inesperadas de entupimento ou algum problema tendo como causa a falta de limpeza ou a devida manutenção do raiamento e as respectivas soluções encontradas.

A minha experiência pessoal é muito pobre, nunca me preocupei em limpar o raiamento e tão pouco em comprar algum produto destinado à isso, apenas me preocupei em limpar as raias de uma pistola Zoraki porque veio nela uma vareta com escova de cobre e passei a apreciar o interior do cano limpo e a não gostar de ver ele sujo, impregnado de resíduos e sem brilho. Já improvisei materiais como um cabide de arame para desentupir o cano de uma Crossman M4-177 e disparei pedaços de pano umedecidos em óleo com um Chapina antiga, apenas para ver o efeito. Atualmente pretendo gastar uma grana com algo mais profissional para deixar guardado em casa e ter um kit básico para transporte quando for viajar, dai o motivo de lhes pedir uma ajudinha na orientação das muitas escolhas disponíveis no mercado.

Agradeço de antemão quem compartilhar seus conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentário sobre uma solução caseira à base de arame galvanizado:

Antes de tudo leve em consideração seu patrimônio, digamos que possua uma carabina que custou uns dez mil reais, ela é sua e você faz o que quiser com ela porém, a maioria dos proprietários quando se deparam com a situação de limpeza ou de entupimento, contratam serviços de um profissional da área, situação inversa seria a de uma carabina chinesa comprada na liquidação por uns míseros (suados) cinquenta reais, pela lógica o valor do serviço superaria o valor pago pela carabina e não compensaria pagar pelo reparo, a não ser que valores sentimentais justificassem a despesa, considerado isso, vamos partir para a situação de entupimento, coisa comum de acontecer com qualquer carabina, o que conta aqui é a experiência do usuário, geralmente o cara que tem uma carabina muito cara tem uma bagagem de conhecimentos tal que nunca ocorreria um entupimento, justamente por conhecer e aplicar técnicas e suprimentos de qualidade e também nunca realizaria uma limpeza com uma vareta caseira de aço, afinal de contas existem outras alternativas que produzem um bom resultado na limpeza sem causar qualquer dano ao raiamento.

Mas, estávamos nos divertindo quando então percebemos que ocorreu o entupimento, justamente num local onde não existe qualquer tipo de assistência, não estávamos previamente preparados e só contamos a imaginação do usuário para conseguir desentupir e continuar a se divertir com o que encontrar pela frente, deixando de lado outras soluções, o usuário encontrou um rolo de arame de aço galvanizado:

Arame.thumb.jpg.c5acc0d554333251267e399d088cb68f.jpg

Mediu o tamanho do cano e cortou um pouco maior, seja com um alicate de corte ou seja dobrando e desdobrando sucessivamente até quebrar, serrando ou cortando na base da pedrada ou marretada, feito isto a próxima fase é alinhar o máximo possível o arame para ele ficar o mais reto que puder, em seguida fazendo uma dobra em circunferência, quadrado ou nem fazendo a dobra numa das pontas. Por exemplo:

Vareta.thumb.jpg.6c63ff9b4c25fda2666a22e82d5da079.jpg

Chegado o momento de introduzir a vareta no cano, alguns pontos devem ser observados antes, usando a luz solar ou uma lanterna ou a própria vareta introduzida de um lado e depois do outro, para descobrir em que parte do cano está preso o chumbinho, via de regra a munição fica presa logo na entrada ou logo após, pelo menos foi assim que me aconteceu comigo diversas vezes, o princípio a ser observado é a distância que o chumbo deve percorrer dentro do cano para sair dele, dê preferência para o sentido em que percorrerá uma menor distância, existem casos excepcionais que podem impedir que se escolha o sentido, como por exemplo cano fixo ou culatra que impeça a entrada da vareta por trás, ai só resta mesmo pela frente.

Também existem considerações na internet de que o raiamento é uma via de mão única e a munição jamais pode transitar no sentido contrário ao da trajetória, pena que não achei nenhuma explicação lógica que faça sentido para corroborar a afirmação.

Ainda antes de introduzir a vareta improvisada o usuário deve ter em mente que o metal do aço é duro o suficiente para produzir danos nas raias e por mais que deixe a vareta retilínea e perfeita, alguma parte dela vai entrar em contato e causar um estrago.

O que quero dizer pode ser exemplificado com o esquema abaixo:

esquema.jpg.154fc934a59aafdaa578a7bd4ad635ec.jpg

Quando introduzir e forçar a vareta contra o chumbinho ou material entupidor, fatalmente ela vai dobrar e alguns pontos dela irão entrar em contato com as raias e consequentemente o risco de danos aumentará.

Outro ponto importante a ser observado é a ponta do arame, no caso abaixo em detalhe, ele foi cortado com um alicate de corte:

PontaCortada.jpg.f36e8fd5142dc1b5dd535d92dbc98e17.jpg

Não sei se dá para perceber bem mas, ele ficou como uma faca de ponta e é esta ponta que poderá causar alguma espécie de dano nas raias. Como alternativa, pode-se tentar arredondar a ponta, com um esmeril ou até mesmo raspando em uma guia de calçada, até ela ficar menos agressiva, como no exemplo abaixo:

Pontaarredondada.jpg.9d1ba403a3f8631b0f2c40b772d1e69e.jpg

Isto é apenas um atenuante, outras soluções também podem ser observadas, o nome que muito se fala na internet é macarrão, não é o de comer, é uma espécie de tubo protetor, tipo um canudinho de plástico, como no diagrama abaixo:

esquema2.jpg.cacd1371151344b585f3d5502bfb02a8.jpg

É a parte em amarelo, recobrindo o arame, este material é menos duro e ao entrar em contato com o raiamento só ocorrerão danos no macarrão, enquanto que as raias permanecerão intactas.

Isso vai da imaginação e dos meios disponíveis no momento, uma sacola plástica ou um simples pano em tiras pode quebrar o galho, até mesmo uma fita isolante ou durex:

Enrolado.thumb.jpg.2bf10e06a9ecfeabfaa39ce9ae9115c4.jpg

É só recobrir o arame para ser feliz, só tome o cuidado para não ficar muito grosso a ponto de não conseguir passar por dentro do cano.

Ufa! Finalmente temos alguma segurança para tentar desentupir e já podemos introduzir a nossa vareta caseira, sugiro tentar forçar apenas com a força das mãos e se não conseguir tente alguns impactos também só com a força das mãos, geralmente o chumbo cede e acaba saindo tranquilamente, infelizmente nem sempre acontece assim e pode ser que hajam vários chumbinhos ou restos de outros materiais que foram introduzidos na tentativa de desentupir, ai será necessário o uso de um pouco mais de força, um impacto maior.

De modo algum pense em ficar girando a vareta que tenha uma ponta cortada parecida com a cabeça de uma chave de fenda como no exemplo acima, na esperança de ir desgastando o chumbo até se deteriorar totalmente, até que dá certo porém, o raiamento também será deteriorado.

Uma boa forma de dar um maior impacto é segurar a vareta com um alicate e bater nele com um martelo, tomando o cuidado para que o alicate não bata também no cano, conforme o caso, o problema se resolve e a brincadeira continua sem traumas.

Se mesmo assim não conseguir, considere a perda do cano ou então os gastos com a reparação.

Finalizado esta parte do entupimento, leve em consideração tudo o que foi comentado na hora de resolver limpar o cano utilizando a vareta, da mesma forma que a remoção do chumbo pode causar danos, o simples correr da vareta dentro do cano para limpar também pode prejudicar o raiamento.

Em resumo, os riscos ou danos na parte interna influem na trajetória da munição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante