Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
DelcioRodrigues

Restauração de carabina Rossi Dione - década ?

Posts Recomendados

Boa noite! Meu primeiro post no fórum. Sou um apaixonado por tiro, iniciei com uma dione que foi comprada pelo meu finado avô quando era lançamento (conforme relatos), passando a meu pai na adolescencia e a mim quando tinha 12 anos. Recentemente encontrei ela guardada, em uma caixa há mais de 20 anos, em estado deplorável. Atualmente pratico trap, mas a lembrança me fez voltar as airguns... estou restaurando ela (e ja funciona perfeitamente) e comprando uma gamo cfx 5.5, após uma navegada pelo fórum. Mas venho pedir ajuda aos amigos: não consegui remover a tampa traseira da dione, aparentemente fixa na minha unidade... não tem sinais de ferrugem, já removi toda e impregnei de wd40, mas nada dela se mexer... sem remover não tenho acesso a mola e as características internas para descobrir o ano. Seria o único motivo pra abrir, ficará como peça decorativa da oficina 90% do tempo! Obrigado!6127ab19a43b53f10a36516d751e9730.jpg20180213_141908.jpg20180213_141926.jpg

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas antiguinhas são ótimas carabinas.
Dá uma olhada no lado direito do ferro que prende o cano , ali marca o mês e o ano de fabricação da carabina

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Boa noite Décio, tenho uma igual à sua, a tampa do cilindro é maior que as de anos diferentes, ela cobre os dois pinos, a minha está em processo de restauração, retirei a tampa usando um pedaço de madeira para não estragá-la, e dando golpes com um martelo pequeno ela saiu sem problemas. A minha tem a culatra em material plástico. Uma vez retirada a tampa você utiliza um compressor de molas e retira os dois pinos, caso a bucha estiver estragada, deverá levar a um torneiro e mandar retirar o rebite que fixa a bucha de couro e abrir um furo para parafuso m5. A bucha em PU e a mola você encontra no ML ou no ROBGUNS, neste último você deve encontrar um kit para a Rossi Dione completo. Já a vedação do cano deve ser no cilindro e aí o que consegui compatível foi  o da Elite Airgus para a cometa cód 8924.

A minha é de VIII 80.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, abraço.

Editado por Orlando

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza existe uma crosta de ferrugem entre a tampa e o tubo.Nada que um pequeno aquecimento com um maçarico

de gaz não resolva.Ja restaurei umas duas dessas.

abraço  Borracha

Compartilhar este post

Link para o post

Bondade do amigo Mazinho.

Apenas um curioso,que consegue alguns bons resultados.

grande abraço e como dizia um grande amigo   Vamos que vamos.

Compartilhar este post

Link para o post

A uns anos atrás restaurei uma dessa para um amigo. Lendo o tópico aqui, resolvi procurar no PC e acabei encontrando fotos dela. Infelizmente não achei fotos do estado original dela.

Restaurei na camaradagem, sem cobrar nada... naqueles tempos que eu era mais benevolente com trabalhos do tipo kkkk

UngXhJo.jpg

bZanMGf.jpg

Xvkxwqq.jpg

4H85dMw.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Boa noite Pata, uma pergunta o que você usou para dar acabamento na sede dos parafusos dianteiros da coronha? Um abraço, ainda em tempo .... belo trabalho 

Editado por Orlando

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Orlando disse:

Boa noite Pata, uma pergunta o que você usou para dar acabamento na sede dos parafusos dianteiros da coronha? Um abraço, ainda em tempo .... belo trabalho 

Fala Orlando! Eu fiz um enxerto com um copinho de alumínio, pois o furo original estava já bem "arregaçado".

Parecido com esse abaixo;

fdjPkTP.jpg

Bem no parafuso frontal da ação, na parte de baixo do fuste.

XUTeDWo.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá boa noite Pata, no caso da dione você também fabricou um par de “ copinhos” em alumínio, ou conseguiu o conjunto parafuso e “copinho” em alguma loja de ferragens? Abraços 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Orlando disse:

Olá boa noite Pata, no caso da dione você também fabricou um par de “ copinhos” em alumínio, ou conseguiu o conjunto parafuso e “copinho” em alguma loja de ferragens? Abraços 

Eu fabriquei eles, de acordo com o parafuso original. 

A colagem deles faço com Araldite 24 horas ou outra resina epoxi similar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas, vou tentar fazer e instalar na que estou reformando, obrigado e um abraço 👍

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Orlando disse:

Valeu pelas dicas, vou tentar fazer e instalar na que estou reformando, obrigado e um abraço 👍

Tranquilo amigo, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.