Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Restauração de carabina Rossi Dione - década ?


Posts Recomendados

Boa noite! Meu primeiro post no fórum. Sou um apaixonado por tiro, iniciei com uma dione que foi comprada pelo meu finado avô quando era lançamento (conforme relatos), passando a meu pai na adolescencia e a mim quando tinha 12 anos. Recentemente encontrei ela guardada, em uma caixa há mais de 20 anos, em estado deplorável. Atualmente pratico trap, mas a lembrança me fez voltar as airguns... estou restaurando ela (e ja funciona perfeitamente) e comprando uma gamo cfx 5.5, após uma navegada pelo fórum. Mas venho pedir ajuda aos amigos: não consegui remover a tampa traseira da dione, aparentemente fixa na minha unidade... não tem sinais de ferrugem, já removi toda e impregnei de wd40, mas nada dela se mexer... sem remover não tenho acesso a mola e as características internas para descobrir o ano. Seria o único motivo pra abrir, ficará como peça decorativa da oficina 90% do tempo! Obrigado!6127ab19a43b53f10a36516d751e9730.jpg20180213_141908.jpg20180213_141926.jpg

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Boa noite Décio, tenho uma igual à sua, a tampa do cilindro é maior que as de anos diferentes, ela cobre os dois pinos, a minha está em processo de restauração, retirei a tampa usando um pedaço de madeira para não estragá-la, e dando golpes com um martelo pequeno ela saiu sem problemas. A minha tem a culatra em material plástico. Uma vez retirada a tampa você utiliza um compressor de molas e retira os dois pinos, caso a bucha estiver estragada, deverá levar a um torneiro e mandar retirar o rebite que fixa a bucha de couro e abrir um furo para parafuso m5. A bucha em PU e a mola você encontra no ML ou no ROBGUNS, neste último você deve encontrar um kit para a Rossi Dione completo. Já a vedação do cano deve ser no cilindro e aí o que consegui compatível foi  o da Elite Airgus para a cometa cód 8924.

A minha é de VIII 80.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, abraço.

Editado por Orlando
  • Like 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza existe uma crosta de ferrugem entre a tampa e o tubo.Nada que um pequeno aquecimento com um maçarico

de gaz não resolva.Ja restaurei umas duas dessas.

                                                              abraço  Borracha

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bondade do amigo Mazinho.

Apenas um curioso,que consegue alguns bons resultados.

 

                                         grande abraço e como dizia um grande amigo   Vamos que vamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A uns anos atrás restaurei uma dessa para um amigo. Lendo o tópico aqui, resolvi procurar no PC e acabei encontrando fotos dela. Infelizmente não achei fotos do estado original dela.

Restaurei na camaradagem, sem cobrar nada... naqueles tempos que eu era mais benevolente com trabalhos do tipo kkkk

UngXhJo.jpg

bZanMGf.jpg

Xvkxwqq.jpg

4H85dMw.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pata, uma pergunta o que você usou para dar acabamento na sede dos parafusos dianteiros da coronha? Um abraço, ainda em tempo .... belo trabalho 

Editado por Orlando

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Orlando disse:

Boa noite Pata, uma pergunta o que você usou para dar acabamento na sede dos parafusos dianteiros da coronha? Um abraço, ainda em tempo .... belo trabalho 

Fala Orlando! Eu fiz um enxerto com um copinho de alumínio, pois o furo original estava já bem "arregaçado".

Parecido com esse abaixo;

fdjPkTP.jpg

Bem no parafuso frontal da ação, na parte de baixo do fuste.

XUTeDWo.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite Pata, no caso da dione você também fabricou um par de “ copinhos” em alumínio, ou conseguiu o conjunto parafuso e “copinho” em alguma loja de ferragens? Abraços 

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Orlando disse:

Olá boa noite Pata, no caso da dione você também fabricou um par de “ copinhos” em alumínio, ou conseguiu o conjunto parafuso e “copinho” em alguma loja de ferragens? Abraços 

Eu fabriquei eles, de acordo com o parafuso original. 

A colagem deles faço com Araldite 24 horas ou outra resina epoxi similar.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Boa tarde mgnovaes, você pode ver alguns itens na www.robguns.com .br, fiz algumas compras lá.  Mas muita atenção pois algumas peças são das Diones mais novas e não servem naquelas da década de 70/80. Se a sua tiver a tampa do cilindro grande, igual a do autor deste tópico, certamente ela é dos anos 79/80, ela difere das mais antigas pelo o'ring de vedação do cano, nesse caso ele fica alojado no cilindro e seu tamanho é menor que as mais antigas. Esse o'ring estava disponível na robguns, comprei três no mês passado, eu estava atrás daqueles usados nas antigas e acabei comprando um kit para injetores de combustível, usado em automóveis, são maiores que a sede no cano, mas com um trabalho de lixamento ele acabou casando perfeitamente. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aqui para compartir conhecimento e experiências, abraço 

 

Editado por Orlando
Erro de grafia

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
  • 5 months later...
Em 04/06/2018 em 13:53, Pata do Sul disse:

A uns anos atrás restaurei uma dessa para um amigo. Lendo o tópico aqui, resolvi procurar no PC e acabei encontrando fotos dela. Infelizmente não achei fotos do estado original dela.

Restaurei na camaradagem, sem cobrar nada... naqueles tempos que eu era mais benevolente com trabalhos do tipo kkkk

UngXhJo.jpg

bZanMGf.jpg

Xvkxwqq.jpg

4H85dMw.jpg

Sei que essa postagem é antiga... tem quase dois anos. Porém, ontem vi um anúncio no de uma Rossi Dione 1979 no Mercado Livre e comecei a negociar com o vendedor. Quando definimos um valor, o anúncio foi encerrado. A curiosidade está na foto que o vendedor usou no anúncio... exatamente a segunda dessa postagem. Fiquei com a sensação de que era golpe e escapei por muito pouco. Difícil negociar no Mercado Livre. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1475836143-espingarda-de-presso-45-rossi-fabricado-em-1979-reliquia--_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, denis disse:

Sei que essa postagem é antiga... tem quase dois anos. Porém, ontem vi um anúncio no de uma Rossi Dione 1979 no Mercado Livre e comecei a negociar com o vendedor. Quando definimos um valor, o anúncio foi encerrado. A curiosidade está na foto que o vendedor usou no anúncio... exatamente a segunda dessa postagem. Fiquei com a sensação de que era golpe e escapei por muito pouco. Difícil negociar no Mercado Livre. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1475836143-espingarda-de-presso-45-rossi-fabricado-em-1979-reliquia--_JM

Fala amigo! Realmente, vi o anuncio e uma das fotos é minha. Não parece ser um anuncio honesto.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, denis disse:

Sei que essa postagem é antiga... tem quase dois anos. Porém, ontem vi um anúncio no de uma Rossi Dione 1979 no Mercado Livre e comecei a negociar com o vendedor. Quando definimos um valor, o anúncio foi encerrado. A curiosidade está na foto que o vendedor usou no anúncio... exatamente a segunda dessa postagem. Fiquei com a sensação de que era golpe e escapei por muito pouco. Difícil negociar no Mercado Livre. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1475836143-espingarda-de-presso-45-rossi-fabricado-em-1979-reliquia--_JM

E as fotos do anúncio são de 3 modelos diferentes de rossi dione

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá, pessoal,

Como o colega falou, o tópico é um pouco antigo, mas acho que vai me ajudar. Tenho uma Rossi Dione XII 1981 que adquiri usada em 1989. Hoje, fui desmontá-la e vi que o anel está gasto e preciso troca-lo, mas, parece que foi feito uma modificação no êmbolo dela. Como é difícil ou quase impossível encontrar peças originais pra ela, vou pedir pra um torneiro retirar a ponta do embolo junto com o anel/retentor do êmbolo e depois fazer um furo para fixar um parafuso m16 e um retentor/bucha PU,(pesquisei num site). Contudo, como eu não sei se realmente foi feito modificação no êmbolo, a minhas dúvidas são: 1 - eu não sei se é só retirar a ponta e fazer o furo, uma vez que não sei se existe um comprimento certo e adequado para o êmbolo (ainda mais não sabendo se foi feito ou não modificações no êmbolo). 2 - alguém sabe dizer se foi feito adaptação ou está original?

Ah, outra coisa, a bucha do encosto do gatilho é de plastico, mas está quebrada, será que existe fornecedor desta peça ou vou ter que mandar fazer?

Desde já, obrigado.  

Rossi Dione XII  1981.jpeg

Rossi Dione XII 1981.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Orlando, que bacana, obrigado! Então, eu preciso desta peça e é de plástico, mas não sei onde consigo. Talvez um torneiro faça, mas vai cobrar caro, pois o furo retangular deve dar trabalho. Quanto ao pistão, eu consegui um retentor original no site robguns. Comprei lá também o oring original do cano, isto é, do cilindro, pois no modelo XII 1989 o oring vai na câmara. 

IMG-20201009-WA0049.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Márcio, você tem duas opções, uma mandar fazer e a segunda de comprar a peça metálica, esta você encontra no Robguns.

No caso da Sport 82 eu troquei a que veio nela pela de metal menor. Abraço.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dia, Orlando. Então, eu não sabia que servia. Na minha a mola é fixada no cilindro e nesta bucha pequena a mola é fixada nela. Tem também a questão do furo dos pinos. Na minha os furos são de igual diâmetro e em outras buchas eu reparei que 2 furos são de diâmetro diferente. Eu não como são nessa bucha menor. Outra coisa, a mola encolhera menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Marcio R Tanaka disse:

Bom, dia, Orlando. Então, eu não sabia que servia. Na minha a mola é fixada no cilindro e nesta bucha pequena a mola é fixada nela. Tem também a questão do furo dos pinos. Na minha os furos são de igual diâmetro e em outras buchas eu reparei que 2 furos são de diâmetro diferente. Eu não como são nessa bucha menor. Outra coisa, a mola encolhera menos. 

Bom dia, a furação é de mesmo diâmetro, acontece que nas peças velhas elas apresentam folga, isso devido a entrada forçada dos pinos ou abertas voluntariamente para facilitar a introdução dos mesmos.

Se optar pela compra não se preocupe pois irá servir e se você instalar uma mola um pouco maior ou com arame mais grosso, mas tudo dentro dos limites, você pode cortar a caixa do gatilho no tamanho daquela sua quebrada. Veja nas tabelas que criei a respeito das molas, tanto para as Rossi Dione como para a Sport, nesta última a mola tem arame mais grosso e com aquele tamanho da caixa funciona sem problemas.

Outra vantagem da caixa metálica é que não vai estragar nunca.

Das 7 Rossi que tenho, só a 1980 é que mantive a caixa original em polímero, mas caso ela venham a quebrar eu troco por uma de metal sem pestanejar.
As molas com menos compressão duram mais.

Volto a falar da Dione 1980, ela era a mais barulhenta e a que tinha menor força, mesmo com o o’ring novo, foi fazer a amputação da cabeça do pistão e instalar a bucha de PU da Elite que ficou outra arma, mais silenciosa e forte, iguais as outras. 
Não tenho cronógrafo, mas fiz o teste com elas na barra de sabão e elas estão muito semelhantes no quesito potência.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparei, Orlando, que as buchas atualmente vendidas apresentam aparentemente furos de diâmetro diferente, pelo menos é o que parece nas imagens. O cilindro de minha Rossi possui furos de igual diâmetro. Vou comprar uma bucha de encosto para ver se os furos serão centralizados. Talvez algum fornecedor informe o diâmetro dos furos da bucha. Neste caso, se forem todos de diâmetros respectivamentes iguais, é só comprar e instalar. Se os da bucha forem muito maior, eu preencho com solda e refaço os furos. O importante é o diâmetro da bucha e coincidir a cavidade do gatilho, pois é muito difícil de fazer. Ambos os pinos dela tem aproximadamente 5.2mm, mas é difícil medir sem um paquímetro.

IMG-20201010-WA0014.jpg

IMG-20201010-WA0015.jpg

IMG-20201010-WA0013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode comprar a caixa do gatilho para Rossi Dione antiga e a bucha de PU para Rossi Dione antiga que serve sem problema, a bucha vem com a furação para parafuso cabeça chata M5, fica assentado e não exposto.

Estou para receber a bucha que comprei para a Sport no Robguns e assim que chegar eu posto instalada no pistão.

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 10/10/2020 em 16:35, Orlando disse:

Pode comprar a caixa do gatilho para Rossi Dione antiga e a bucha de PU para Rossi Dione antiga que serve sem problema, a bucha vem com a furação para parafuso cabeça chata M5, fica assentado e não exposto.

Estou para receber a bucha que comprei para a Sport no Robguns e assim que chegar eu posto instalada no pistão.

Informação postada em 

 

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante