Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

substituição da alavanca para armar da big cat


Posts Recomendados

Ferramental e dispositivo necessários:

- saca pinos 4mm ou 3mm (creio que o de 3mm basta)

- martelo

- toco (caibro) de madeira perfurado (furo com 4cm de profundidade por 1cm de diâmetro, não precisa ser exato)

Peças necessárias:

- pino função da biela (part number 34850)

 

https://www.ventureshop.com.br/pino-funcao-da-biela-carabina-de-pressao-gamo-hunter-igt-big-cat-1000-p10738/

-  Biela

https://www.ventureshop.com.br/biela-do-engatilhamento-p-carabina-gamo-big-cat-hunter-modelo-novo-peca-de-reposicao-p8975/

 

Método:

- retire a mecânica da coronha

- será necessário retirar o pino função da biela

gallery_3861_157_49518.jpg

gallery_3861_157_12246.jpg

gallery_3861_157_60559.jpg

- calce o bloco do cano sobre o toco de madeira, coincidindo o furo existente no toco com o pino que segura a biela pelo seu diâmetro maior

- usando o martelo e o saca pino, bata levemente o pino pela face mostrada na foto acima e observe se este se moveu para o outro lado. Caso tenha ocorrido a movimentação, continue até a sua total liberação.

Nota: é importante calçar o bloco do cano usando o toco pois o bloco é de polímero (olha ele aí.... rsrsss).  Creio que é isso.

Na remontagem, não esquecer do rolete  e do inserto anti raspagem, existentes na biela (alavanca de armar)

https://www.ventureshop.com.br/rolete-biela-da-carabina-gamo-big-cat-1000-peca-de-reposicao-p10825/

https://www.ventureshop.com.br/batente-da-biela-gamo-hunter-440-cfx-big-cat-1000-peca-de-reposicao-p4662/

 

pino-funcao-da-biela-carabina-de-pressao-gamo-hunter-igt-big-cat-1000.jpg

biela-do-engatilhamento-p-carabina-gamo-big-cat-hunter-modelo-novo-peca-de-reposicao.jpg

rolete-biela-da-carabina-gamo-big-cat-1000-peca-de-reposicao.jpg

batente-da-biela-gamo-hunter-440-cfx-big-cat-1000-peca-de-reposicao.jpg

Exemplo: uso de saca pino e toco furado na retirada da alavanca de armar da Cometa Fênix 400

 

IMG_3181.JPG

IMG_3182.JPG

IMG_3183.JPG

IMG_3184.JPG

Editado por Alberto José
  • Like 1
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São peças vendidas separadamente, veja no link. 

Se o pino estiver em bom estado, pode usar o antigo.  Mas devido ao valor do frete, recomendo comprar além da alavanca, um pino novo.

Obs: Note que o pino é tubular em uma extremidade, então tem que inspecionar o pino antigo e ver se não foi remachado na montagem de fábrica, e se estiver "estufado", pode quebrar o bloco de polímero ao se tentar a reutilização.

O correto é substituir por um novo.

Uma curiosidade que pode ser útil a todos do fórum. Qual foi o motivo da substituição da alavanca de armar ? Tem fotos da alavanca antiga ?

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então , acontece que peguei essa gamo big cat segunda mão, já usada, e ela veio com mola original mas com capa de metal, e percebí que a alavanca onde empurra o pistão para armar ela está bastante desgastada por motivo de quando acionada raspar nesta capa de metal da mola original, então foi por esse motivo que antes que começa não armar pelo desgaste estou resolvendo a substituição, e aproveitar colocar uma gas ran.Pelo conhecimento que V.Sa.tem eu estou indo pelo caminho certo ou não há necessidade de substituição da alavanca de armar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que geralmente desgasta é a sapata da alavanca de armar. A sapata não deve sair do trilho do êmbolo para não encavalar entre a parede interna do cilindro e a parede externa do êmbolo.  Tem como postar fotos detalhando o estado da sapata ? 

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

Sr Alberto José

 

As fotos que consegui tirar são essas, tem necessidade de tirar mais algumas, o senhor me orienta se tiver qual a parte  da imagem. Aguardo informações sobre o que o Sr. achou do estado da sapata da alavanca, se há necessidade substituir mesmo, ou essa está em bom estado , ou mais algum comentário que achar necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora as fotos não estejam nítidas, visualmente a alavanca aparenta estar em condições de uso.  Se a sapata impede que a alavanca saia do trilho do cilindro ou encavale sobre o êmbolo, e não está ocorrendo falhas no engatilhamento e disparos inadvertidos, está tudo OK !

gallery_3861_158_29315.jpg

gallery_3861_158_23996.jpg

O que aparenta ter  leve desgaste é o êmbolo nos pontos de apoio (onde a biela exerce a força para armar) e na janela de engatilhamento. Este êmbolo é o original com camisa de mola metálica ou trata-se de um êmbolo rotativo para uso de gás ram ? Recomendo retirar o êmbolo para  ter certeza.

004.JPG

Comentário: se êmbolo original, eu diminuiria o comprimento desta camisa de aço  para não interferir na janela de engatilhamento do êmbolo, de modo que  a trava do êmbolo do conjunto do gatilho (sear) engatasse em sua totalidade evitando falhas no engatilhamento.

Link êmbolo novo

https://www.ventureshop.com.br/conjunto-do-embolo-completo-carabina-de-pressao-gamo-big-cat-peca-de-reposicao-p14606/

Segue foto destes detalhes de um êmbolo da Big Cat

gallery_3861_158_55665.jpg

A alavanca de armar está sem o inserto anti raspagem e sem o rolete ?

gallery_3861_158_88093.jpg

 

gallery_3861_158_27148.jpg

Mais fotos com detalhes podem ser vistas em:

Bem, creio que é isso o que tenho a contribuir. 

Embolo com camisa de aço.JPG

Trava do êmbolo.jpg

Camisa encurtada.JPG

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que eu comprei um kit completo com gas ran e embolo tudo completinho da /quik/shot, não sei se estou escrevendo direito.Eu substituindo tudo que vem junto com a gas ran, ai não preciso fazer alteração mais nenhuma e aproveitando a alavanca de armar.OBS.Uma pergunta pra esta carabina gamo big cat 4,5mm 1000, posso colocar uma gas ran de 50 Kgr.

 

 

 

Néder Andreo (Carabineiro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante