Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Adaptação das Técnicas de Tiro de Precisão com Armas Curtas para o Tiro de Precisão com Carabinas de Ar na modalidade 10 metros , mira aberta .


mazinhowaldemar

Posts Recomendados

  • 2 months later...

Boa tarde meu ilustre amigo Mazinho,

Copiado e impresso!

 

Geralmente me estresso pelo chá de cadeira na consulta da pediatra de minha filha, porem amanhã terei imenso prazer em aguardar! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inclusive vou chegar pelo menos meia hora antes! kkkkkkkkkkkkkk 

Desde já agradeço (e porque não agradecemos) a generosidade de passar um pouco de seus conhecimentos!

Evaldo Lucena

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Amigo Evaldo Lucena , agradeço as generosas palavras e espero a tua contribuição , Afinal , o atirador é você e muita coisa no Tiro está sempre mudando ..
Alguma novidade no causo de conflito no papel 10 metros julgamento na CBTE?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta i  ----A soleira macia ajudo ou prejudica o Tiro de 10 metros ?  Gostaríamos de saber a sua opinião , é importante .
 
Para mim tanto faz...e encaixou no sovaco estabilizou na bochecha...só alinhar e buscar a visada...não tem recuo.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      Amigo Rui Saiki san  . claro que para voce , atirando com as PCPs , a perguta sobre as soleiras , pouco pode influir no seu Tiro . Outros fatores , tais como o vento , chumbo , familiaridade no trato com as lunetas , luminosidade variável , etc , influem de forma decisiva no Tiro  Esse assunto refoge da minha alçada . Só que muitos dos preceitos são gerais , e aplicam-se com maior ou menor intensidade . Recomendo que você dê uma olhada  nos quesitos  Posição Interior x Posição Exterior , Posição de Tiro , Respiração e visada . Saiki san , faça a coisa certa , não fica atirando na "galega" , você tem tudo para ser um Atirador Ótimo X Bom .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 (1)   Partindo-se da premissa de que estamos falando das armas não olímpicas empregadas no Tiro de 10 metros e que essas armas são fabricadas comercialmente , temos que são confeccionadas num tamanho que possam ser utilizadas por número maior de atiradores . O que vai diferenciá-las é a preparação o tuning paqra a melhor adequação ao atirador . Muitas alterações podem ser feitas e outras quando feitas prejudicam o tiro de precisão . Entretanto , o assunto aqui é a utilização das soleiras , mais finas ou mais grossas , se podem ser utilizadas como contrapeso , duras ou moles , etc.  Estamos pesquisando o assunto e agradecemos , desde ja , a sua contribuição .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 (1)   Partindo-se da premissa de que estamos falando das armas não olímpicas empregadas no Tiro de 10 metros e que essas armas são fabricadas comercialmente , temos que são confeccionadas num tamanho que possam ser utilizadas por número maior de atiradores . O que vai diferenciá-las é a preparação o tuning paqra a melhor adequação ao atirador . Muitas alterações podem ser feitas e outras quando feitas prejudicam o tiro de precisão . Entretanto , o assunto aqui é a utilização das soleiras , mais finas ou mais grossas , se podem ser utilizadas como contrapeso , duras ou moles , etc.  Estamos pesquisando o assunto e agradecemos , desde ja , a sua contribuição .
Reveja as regras o que pode e o que são proibido no caso da prova de papel 10 metros...soleira e contra peso na coronha
Nunca vi proibição...já mudar a coronha original para uma artesanal...teve época que podia...hoje tem até torneio de força livre...atira cano fixo...5.5mm e 4.5mm o que vale é pontuar mais...rola prêmio em didin vivo...além dos penduricalhos de medalhas...




Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiki san , as regras para o Tiro de dez metros são as da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo CBTE , essas regras estão sempre sendo mudadas , ou em razão dos progressos ou pela própria dinãmica do desenvolvimento do Tiro de Pressão .Vamos aproveitar a oportunidade para solicitar do nosso amigo atirador Eduardo Macedo , que no mesmo feitio de anos anteriores , publique essas regras . As citadas regras aplicam-se a todos os Torneios e Campeonatos que as adotam e não podem ser mudadas "ao gosto do fregues" . Já nos eventos caseirostem de tudo .  O Regulamento da CBTE para o Tiro de dez metros reza que as armas a serem empregadas serão a de quebrar o cano , as coronhas só poderão ser substituídas por outra , desde que sejam de armas utilizadas em competição , os contrapesos são permitidos desde que não sejam aparentes ou são permitidos os embutidos . Quanto as soleiras são referidas apenas as reguláveis que devem ser travadas  antes da competição . As coronhas artesanais podem ser enquadradas na categoria experimental .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario Tulio ----Muito boa a tua observação . Vamos por partes , segundo a FWB , a precisão está diretamente ligada a vedação do cano . E a coronha macia ou dura faz parte do conjunto da acomodação da arma ao atirador e não do atirador à arma . O que se pesquisa é justamente os efeitos da soleira no Tiro . Por enquanto , estamos testando a soleira integral , na madeira da própria coronha , Só que mais larga . É claro que estamos falando de armas empregadas no Tiro de 10 metros . Segundo a minha proposta  menor velocidade e mais peso = melhor precisão . Nas armas curtas de precisão , a empunhadura é essencial e corriqueiro o atirador executar os tiros sempre com a mesma empunhadura . Já no Tiro de 10 metros voce tem que soltar a arma para municiar , tiro a tiro . Aí ,o que parecia sem importânci passa a ter papel decisivo . Segundo lei da Física , a toda ação corresponde uma reação . Então , se buscamos repetir o Procedimentos , é necessário que tenhamos uma "coronha que atira sozinha" , ou seja , cumpridos os Procedimentos , a coronha deve se encaixar sem que o atiraror precise ficar preocupado com o alinhamento das miras .É a chamada caída da arma . Creio que me estendi na proposta . Qualquer observação é válida . Não deixe de postar .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rui Saiki san , as regras da CBTE foram publicadas no começo do ano e estáo disponíveis no site da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo . Não as copio porque não sei fazê-lo  San , a proliferação desses torneios , cada um com as suas regras , esatá merecendo a criação de outras categorias e calibres . Vamos divulgar a idéia ?.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mario Tulio , o que estamos pesquisando é se as soleiras mais finas , ao contrário de proporcionarem maior apoio para o atirador , ao se encaixarem na posição escolhida , acabam escorregando para um dos lados afundando ou levantando a visada , necessitando que o atirador faça a necessária adaptação do seu corpo para adequar a visada . O ideal é que a coronha leve a arma para a posição de tiro , necessitando apenas de pequenas correções laterais . Sem falar que com a coronha fina e "dançando" pode ocasionar torção da arma .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mazinho, obviamente não tenho como medir as coronhas das carabinas que já se foram das minhas mãos, embora não tenha tido nenhuma de competição, mas me parece que existe um padrão na casa dos 3,5 cm na parte mais larga. Esta medida é considerada fina? Nas armas de fogo com as quais atirei, elas eram mais largas, e havia aquela tendência a uma empunhadura não relaxada, por motivos óbvios, o que não dava chance de movimentos, auxiliado pela largura. Algumas, como a do chamado Mosquefal, que era uma ação Mauser 1908 cal 7.62 com cano encurtado, tinha uma chapa de aço na soleira, inesquecível...

Espero não ter escapado ao assunto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mário Túlio , voce não escapou do assunto , pelo contrário . Quase todos nós servimos no Exército ou TG , e a recomendação era de que a soleira do fuzil deveria ser encaixada na cava . Os inexperientes , coitados , ficavam com os ombros e braços escangalhados , pelo coice da arma . As soleiras sãobfinas na parte de cima e mais finas ainda na parte de baixo . Não existe medida padrão das soleiras pelo simples motivo de que ninguém é igual ao outro . Estamos falando das armas fabricadas em série , de quebrar o cano e as dúvidas foram colocadas para discussão dos colegas . Se quiserem , podemos engrossar o assunto perguntando da distância entre a alça de mira e o poste de mira . Alguém já mediu ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiro de guerra...TG....remete lembranças do fuzil mauser...mosquetão

Amigo Mário Túlio , voce não escapou do assunto , pelo contrário . Quase todos nós servimos no Exército ou TG , e a recomendação era de que a soleira do fuzil deveria ser encaixada na cava . Os inexperientes , coitados , ficavam com os ombros e braços escangalhados , pelo coice da arma . As soleiras sãobfinas na parte de cima e mais finas ainda na parte de baixo . Não existe medida padrão das soleiras pelo simples motivo de que ninguém é igual ao outro . Estamos falando das armas fabricadas em série , de quebrar o cano e as dúvidas foram colocadas para discussão dos colegas . Se quiserem , podemos engrossar o assunto perguntando da distância entre a alça de mira e o poste de mira . Alguém já mediu ?
 
 


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Saiki san , as lembranças são sempre doloridas , na minha terra , na minha época , o Tiro de Guerra era o TG 32 e eu era amigo do Sargento Instrutor . Muitas vezes o Sargento ia pescar conosco e para não ficar parecendo que eu era protegido dele , nos fins de semana , principalmente quando havia baile nos clubes , ao final da instrução , como se não tivesse nada com isso , o Sargento dizia , 71 (era o meu número) voce vai ficar de guarda neste fim de semana . Voce vai desmontar , limpar e engraxar os fuzis , eu mesmo vou conferir . E , conferia .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evitou de tratar as gonorréia com raspagem da uretra...ui.uii

  Saiki san , as lembranças são sempre doloridas , na minha terra , na minha época , o Tiro de Guerra era o TG 32 e eu era amigo do Sargento Instrutor . Muitas vezes o Sargento ia pescar conosco e para não ficar parecendo que eu era protegido dele , nos fins de semana , principalmente quando havia baile nos clubes , ao final da instrução , como se não tivesse nada com isso , o Sargento dizia , 71 (era o meu número) voce vai ficar de guarda neste fim de semana . Voce vai desmontar , limpar e engraxar os fuzis , eu mesmo vou conferir . E , conferia .
 
 


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario Tulio . voltando ao assunto , a medida de largura das soléiras obedece a outros padrões como aproveitamento da madeira , etc .  Pode até ser que seja de alta funcionalidade para algumas pessoas . S-ao casos individuais , queremos discutir exatamente a individualização das soleiras , mais finas ou mais grossas , duras ou moles , com a curvatura ou sem .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos começar com as coronhas que possuem seu corpo com o "Monte Carlo" , nome chic dado a uma saliência arredondada onde ,< supostamente ., devemos apoiar as bochecha . Essa peça é chamada também de bochecheira . Se a posição correta da cabeça é propiciar a visada mais limpa , qual a utilidade dessa peça ? Precisamos , os atiradores , que nosso rosto esteja encostado na coronha , dando-nos simples referência de posição da cabeça em relação ao conjunto  Nossa visada vai depender muito da repetição dessa posição inicial da cabeça . Quando perceber que o seu agrupamento está se espalhando , pare e verifique os apertos dos parafusos e volte a atirar sabendo que tem nas mãos uma máquina e que se houver desvios dos chumbos a culpada não é a arma . 

 

 

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mario Tulio , peço desculpas por haver me desviado do assunto da tua observação . Foi o saudosismo dos tempos do TG . O que queremos estudar é a influência das partes mais finas da soleira na empunhadura e subsequente visada . A medida de 3,5 cm na parte mais larga pode ser variável . O que queremos saber é se uma soleira igualada , de forma retangular , pode ser ajustada ao gosto do freguês e melhorar o tiro . Podem ser utilizados alguns enchimento laterais nas coronhas originais , tais como as ombreiras nos ternos , etc .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos , então , de forma empírica , definido que a cabeça deve ficar alinhada com o conjunto das miras e não pode servir de apoio ou ajuda no encaixe da coronha . A inclinação da cabeça ou o simples apoio da cabeça pode produzir efeitos indesejáveis na postura do atirador . Convencionou-se que a medida mínima de altura de 1,5 cm , tomada a partir do furo do cano em relação ao começo do lombo da coronha , seja a ideal . O que voce acha ?  E a telha ? Não vai escapar , não . Se a altura da telha não fosse importante , não teríamos a sua regulamentação por parte da CBTE .. O mesmo raciocínio aplica-se a altura das miras . A colocação obrigatória da alça sempre a frente do gatilho pode funcionar para coibir o aumento da distância entre a alça e o poste de mira . Ficaremos num impasse se formos analisar as distâncias menores . Experimentem olhar as armas de grosso calibre da Walther . A nossa recomendação é de que qualquer modificação pode e deve ser experimentada em função dos resultados do Tiro  

 

 

 

 

Editado por mazinhowaldemar
correção do texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mazinho, vou voltar um pouco em relação à soleira, na minha opinião ela deve ser firme em se tratar de tiros à 10 metros, a concha(curvatura da soleira)conta muito é ela que vai dar o exato encaixe no ombro à fim de deixar a traseira da coronha estabilizada, nos meus tiros não aperto a soleira contra o ombro apenas faço um leve apoio.

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, mazinhowaldemar disse:

As telhas das armas de pressão tem importantes funções , cabe aquí a indagação , qual a melhor ? Aplica-se o princípio do "falso apoio" as coronhas e telhas das armas de precisão para o Tiro de dez metros ? 

 

 

 

Para mim a telha de uma carabina (Eu conheço como papo)é o principal apoio da coronha, pela telha se define a posição de tiro, se segurar com as mãos demais os tiros saem de lado, definimos o equilíbrio da carabina pela telha junto com a soleira, o Monte Carlo é somente para encostar a bochecha para fazer a visada e se houver muita pressão os tiros podem variar.

Uma simples mudança na pegada na telha faz com que os tiros mudem, eu costumo marcar em baixo da telha os pontos para não mudar a posição e sempre fazer a mesma empunhadura

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim a telha de uma carabina (Eu conheço como papo)é o principal apoio da coronha, pela telha se define a posição de tiro, se segurar com as mãos demais os tiros saem de lado, definimos o equilíbrio da carabina pela telha junto com a soleira, o Monte Carlo é somente para encostar a bochecha para fazer a visada e se houver muita pressão os tiros podem variar.
Uma simples mudança na pegada na telha faz com que os tiros mudem, eu costumo marcar em baixo da telha os pontos para não mudar a posição e sempre fazer a mesma empunhadura
Falou o Mestre Ninja...olho de reticulo. Mikami sempre foi nosso professor e mestre no tiro esportivo....falta um desenho elucidativo para descrever em imagens as palavras deste texto...ajuda tirar as dúvidas sobre termos técnicos...nomenclaturas técnica.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

  • Like 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Mikamii san , quero te agradecer a inestimável colaboração demonstrando a sua forma de atirar (e bem) facultando aos atiradores uma ampla visão do nosso mundo . Vamos por partes , san quando voce diz que a soleira deve ser firme , eu concordo com a tua opinião e experiência . Não há justificativa , no meu modo de ver , para que se utilize soleiras macias ou ultramcias , o que vale é o encosto da coronha no ombro . Já a pressão a ser aplicada é relativa .è igual aquelas receitas que dizem para ser colocado sal a gosto   .  A força deverá ser de tal forma que não tire o conforto do atirador .                                     Nesse ponto , concordamos com o Eng. Nelson de Farias   Acrescentando uma definição da quantidade de força a ser utilizada do grande mestre do Tiro Durval Guimarães , ele dizia que a força era igual a com que se segura a mão da namorada , nem muita nem pouca .

 

 

 

Editado por mazinhowaldemar
nome errado
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém quiz falar sobre a distância entre as miras , então lá vai . A matéria não é controversa , apenas depende da melhor acomodação ou conforto do atirador . Conforme já ressaltamos , as atuais armas de pressão são fabricadas de forma comercial , podem ser muito precisas , só que tem que atender ao maior número de pessoas , senão não vendem . Voltando ao assunto da bochecheira ou Monte carlo , temos que para se atingir alto grau de eficiência , o atirador deve ter o menor número de problemas com que se preocupar durante os tiros . E , o encostar do rosto na coronha , sempre no mesmo lugar e com a mesma intensidade , exige sempre máxima preocupação e atenção do atirador . É o caso de se pensar sobre o assunto .

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, mazinhowaldemar disse:

Ninguém quiz falar sobre a distância entre as miras , então lá vai . A matéria não é controversa , apenas depende da melhor acomodação ou conforto do atirador . Conforme já ressaltamos , as atuais armas de pressão são fabricadas de forma comercial , podem ser muito precisas , só que tem que atender ao maior número de pessoas , senão não vendem . Voltando ao assunto da bochecheira ou Monte carlo , temos que para se atingir alto grau de eficiência , o atirador deve ter o menor número de problemas com que se preocupar durante os tiros . E , o encostar do rosto na coronha , sempre no mesmo lugar e com a mesma intensidade , exige sempre máxima preocupação e atenção do atirador . É o caso de se pensar sobre o assunto .

 

 

 

 

Ao meu ver as distâncias entre miras comerciais são as melhores pela nitidez em que se faz a visada no conjunto, não tem distorções, as HW 77 tem uma alça de mira que encaixa no trilho em cima da câmara onde se fixa a luneta, nesse ponto já acho que distorce um pouco a massa de mira,  nesse caso faz se necessário o uso de um Dioptro como nos tiros olímpicos, para tiros rápidos os melhores são as miras comerciais já as outras miras distanciadas uma da outra se faz necessário maior tempo para fazer a visada no alvo

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mikami san , ao falarmos das distâncias diferentes entre as diversas armas de pressão , referíamo-nos às armas de quebrar o cano e de uso permitido nas provas de Carabias de Ar 10 metros  . Cum as diferentes distâncias entre as miras , o atirador deve se adaptar com as miras ou mudar a posição da alça até conseguir a perfeita visualização do conjunto de miras ,sempre colocada a alça depois do gatilho .  Mikami san , é claro que isso não vale pra você . Pelo que sabemos você tem os chamados olhos de lince ou de dióptro..

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos atiradores , buscando sempre , de forma empírica , a arma ideal para os tiros a 10 metros , vamos propor , ainda dentro do assunto da soleira , a discussâo  do ângulo de corte da traseira da coronha ou da inclinação da soleira .. Temos que , se as armas atuais são fabricadas buscando a sua venda para um maior número de pessoas , não há a preocupação dos fabricantes em oferecê-las nas mais variadas formas , o que seria um procedimento não comerciaj e fadado ao insucesso . Alguns colegas atiradores , a quem rendemos nossas homenagens , produzem soleiras reguláveis , que devem ser travadas na posicão final de tiro , quando da participação dos atiradores antes do início das provas . Portanto , para o Regulamento da CBTE , a soleira é livre .

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Soleiras mais largas ou soleiras mais finas , soleiras mais anguladas ou menos anguladas , soleiras mais macias ou soleiras menos macias , soleiras com mais curvatura ou soleiras com menos curvatura ?  São essas questões que nos propusemos a discutir .Dá pra ver a enorme diversidade das combinações que podem ser feitas entre os diversos tipos de soleiras . Cabe aos atiradores , uma vez adiantados em seus treinamentos . O formato das coronhas não vai fazer milagres , só com muito treino (não quer dizer muitos tiros) pode-ser melhorado o seu resultado .

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E as coronhas ? Temos de vários formatos , as mais grossas e as mais finas  . Pescoço grosso ou pescoço fino . Leve ou pesada . Vamos começar pelo padrão geral : toda coronha tem a altura , na sua linha de visada , 1,5 cm mais baixa em relação ao furo do cano . Levando-se em conta a altura das miras , essa altura diminui ou fica inferior a falada , nunca obrigando o atirador a forçar a posição da cabeça para realizar a visada . A grossura do pescoço , o grip , vai do gosto do atirador .E os pipocadinhos? Algumas coronhas tem um tipo de zigrinado (?) na pegada da mão do dedo do gatilho . Procura-se dar mais firmeza e segurança na pegada . Pode -se discutir aqui o "falso apoio", ou seja , será que cada vez que o atirador municiar a arma vai mudar a sua mão do local da pegada ?  O ponto de equilíbrio é outra questão subjetiva , cada um gosta dum jeito , sempre tem alguém querendo inventar , as vezes dá certo . Normalmente , o ponto de equilíbrio é considerado o local do gatilho , algumas armas oferecem o equilíbrio meio a meio , o que quer dizer que elas estão equilibrados na altura do gatilho . Dependendo da compleição física do atirador , ele pode colocar o tanto que achar melhor de contrapesos internos , recomenda-se a não utilização de chumbo , podem ser utilizadas as barras de aço , nas mais variadas bitolas . Esses contrapesos podem ser introduzidos na coronha em qualquer posição . Não deixe de repetir os procedimentos , até conseguir a automação dos mesmos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Mazinho, ótima explicação de um exímio atirador, tem todo meu respeito e admiração.  Não canso de ler essa postagem, pois seguirei suas orientações, muito obrigado em compartilhar seus conhecimentos, maravilha!!! 
Abraço. 
 
Att, Igor Velame
Mazinho...quais armas usa normalmente no tiro de papel 10 metros...comecando pela série CBC 145...245...345...gamo...Slavia HW e outras...importadas

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Saiki san , respondendo a tua pergunta , gostaria de lembrá-lo de que a Eley destaca que a precisão das armas de pressão é devida a sua vedação . Isso justificaria a necessidade de usarmos o oring original e como recomendado pelo fabricante . Não adianta substituir o oring duma Diana por um oring muito parecido . Ressalto que a arma não é o mais importante no resultado e sim o treinamento , que no seu caso pode e deve ser mentalizado .  As armas que utilizo são as FWB Sport 124 , a CBC Magtech Youth , A HW 30 , 35 e 50 , Slávia 631 e 634 , Gamo 400 , 440 . Todas modificadas para ter menor pressão , gatilhos quase retos , algumas com peso regulador do ponto de equilíbrio e conjunto de miras sendo a alça da Gamo e o poste desenvolvido pelo Alexandre 9 . Uso os kits do Ademar Nonato e andei cortando umas molas . De vez em quando dá certo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Igor , aceito os teus cumprimentos . Os elogios serão analisados após o teu treinamento . Quero ter o prazer de ver a tua contestação  dos escritos .
Mazinho e a El Gamo 300 Statical...não vale

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 GATILHO  ----Existem gatilhos de vários materiais e formatos  . Retos , mistos , curvos e extracurvos , grossos ou finos , enfim , a grande variedade de gatilhos deve suprir a demanda dos proprietários de armas de pressão e que gostam de dar tiros  Nada contra , entretanto , estamos tratando dos gatilhos que podem ser utilizados pelos atiradores em campeonatos ou torneios de tiro .. O gatilho nada mais é do que uma peça destinada a desarmar uma armadilha . É como se fosse aquela varetinha que desarma a arapuca . Parece coisa simples , né ?  Aí é que o bicho pega . Pelas regras da CBTE , o lugar máximo da alça de mira corresponde ao local de inserção do gatilho . Bom , o atirador deve verificar , na montagem da carabina , se o gatilho está pegando ou raspando em uma das laterais do buraco por onde ele sai É muito comum o atirador neófito considerar o efeito da raspagem lateral do gatilho com um suposto arrasto do mesmo . Não pensem que tal fato só ocorre nas armas mais baratas . As Slávias , de precisão caprichada , são campeãs de acabamento interno furreca . Ao escolher a carabina com a qual vai disputar as provas , o atirador deve examiná-la em todos os seus ítens .Devemos alertá-los de que as nossas propostasnão são imutáveis e podem ser modificadas . SEGUE ...

Editado por mazinhowaldemar
correção do texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GATILHO 2  ------   Obedecendo a norma da CBTE que exige o uso do guardamato , temos que resolver uma forma de fazer caber os nossos gatilhos em alguns modelos de armas . Esse é o primeiro problema, qual o tipo de gatilho que pode suprir as nossas necessidades e caber no guardamato original da arma . A nova Feinwerkbau Sport 124 , resolveu esse problema invertendo a posição do guardamato , a parte mais larga foi para a frente ., consequentemente a mais estreita ficou colocada atrás  . Se formos analisar o assunto considerando-se que a CBTE exige , quando da troca da coronha , que a que vai ser utilizada seja de arma que pode ser utilizada em provas , diríamos que pode ser utilizado qualquer tipo de guardamato em qualquer arma . As lâminas de gatilho de armas de competição olímpica , reguláveis são ótimas . Então , se voce pensar bem vai ver que pode fazer um gatilho com o formato que lhe aprouver , desde que o mesmo caiba dentro do guardamato . Algumas sugestões : utilizar as citadas lâminas de gatilho reguláveis , fazer a tecla com um canudinho que encape a original , lixar a original, etc .  Nada que o Super Bond e outras colas somadas a tua imaginação não possa resolver ou amenizar .  SEGUE ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GATILHO  3    , Sabemos que a nossa modalidade de Tiro a 10 metros é muito nova e que vai depender de regulamentos e modificações para que seja consolidada  Por enquanto , é difícil reunir um número grande de atiradores para a realização de provas . A CBTE , ao tirar o calibre 5,5 não instituiu uma prova para o referido calibre . Voltaremos ao tema ,já que o nosso assunto são os gatilhos .Enquanto a CBTE não determina o peso mínimo para os gatilhos dos participantes das provas , os gatilhos estarão liberados  . Com qualquer formato e de peso de gatilho , os atiradores poderão participar das disputas ou aferição da sua acurácia . Considerados os melhores atiradores de precisão , os Snipers regulam os gatilhos das suas armas com o peso entre1,4 e 1,7 quilogramas . Creio que seria procedimento incorreto recomendar a simples imitação do detalhe do peso do gatilho dos Snipers . Cada um atira com o peso que se sinta melhor . Dentro da nossa concepção de realização dos tiros de precisão , os gatilhos cabelo são inviáveis .Conforme a posição do atirador , uns vãqo melhor que os outros . Para o gatilho cabelo , o que está dando certo é uma posição mista de olímpica com a posição de caçador . Essa posiçáo é a adotada pelo Ademar Nonato  com ótimos resultados . Simplificando , a citada posição consiste em fazer o apoio dos dedos com o braço encolhido junto ao corpo , colocando-se os dedos em posição recuada sob a telha . Para os iniciantes nã é recomendável a utilização do gatilho muito leve . A nossa consideração é a de que se um atirador estiver acostumado a atirar com o gatilho pesando 1 kg , é claro que diminuindo-se o peso do gatilho ele vai ter melhor desempenho . Só que essa progressão vai bem até certo ponto , existe um limite de peso  sem o qual a maior parte dos atiradores terá mais um motivo com o qual se preocupar . E , nós queremos que os atiradores tenham seus movimentos automatizados ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GATILHO  4  -----    Aprenda a diferenciar o arrasto de outros defeitos dum gatilho de competição . Se o gatilho da sua arma ao ser acionado percorre uma distância e depois endurece antes de desarmar , ele está certo . O arrasto ocorre quando o gatilho , durante a fase de endurecimento , dá uma movimentada ou uma raspadinha ou arrastadinha . Parece que não , mas esse pequeno detalhe pode fazer com que voce tenha um detalhe a mais para complicar a sua concentração . Quaquer problema de gatilho pode ser resolvido pelos membros do Carabinas de Ar .  Para os casos mais simples , que podem causar desconforto , curso muito longo , algumas armas oferecem gatilhos reguláveis em peso e distância .É só tomar cuidado quando for fazer a modificação ou pedir para algum colega que saiba fazê-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GATILHO  4  -----    Aprenda a diferenciar o arrasto de outros defeitos dum gatilho de competição . Se o gatilho da sua arma ao ser acionado percorre uma distância e depois endurece antes de desarmar , ele está certo . O arrasto ocorre quando o gatilho , durante a fase de endurecimento , dá uma movimentada ou uma raspadinha ou arrastadinha . Parece que não , mas esse pequeno detalhe pode fazer com que voce tenha um detalhe a mais para complicar a sua concentração . Quaquer problema de gatilho pode ser resolvido pelos membros do Carabinas de Ar .  Para os casos mais simples , que podem causar desconforto , curso muito longo , algumas armas oferecem gatilhos reguláveis em peso e distância .É só tomar cuidado quando for fazer a modificação ou pedir para algum colega que saiba fazê-lo
Mazinho a El gamo Statical é liberada para prova de papel 10 metros...tem alguma proibição contra sistema anti recuo...

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante