Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Agrupamentos Gamo CFX 4,5 - Na mola Helicoidal - 20 metros


TargetShooter

Posts Recomendados

Fala Pessoal

 

Segue alguns agrupamentos feitos com a gamo CFX no calibre 4.5mm, a carabina foi customizada com uma redução da mola em 4cm, mola encamisada, colocação de guia de mola em nylon, bucha de pu elite airguns e pequena lubrificação com graxa de bissulfeto....a carabina esta dando de  238 a 240m/s chumbo de 8,33 grains aproximadamente 15,54 joules,

Posição de tiro: Bench Rest

5 tiros por alvo

Chumbo utilizado: Rifle Premiun Round

Distancia: 20 metros

20171116_184942.jpg

 

 

 

Fallow up - 24/07/2018

Ola Pessoal

Gostaria de atualizar o tópico, passados 3000 tiros abri a carabina para fazer uma inspeção das partes internas da mesma pois a carabina havia parado de agrupar...a minha surpresa ao abrir o rifle foi perceber que a mola apenas reduziu 0,5cm passados 3000 tiros...eu havia reduzido ela de 28cm para 24cm com intuito de ter ganho na precisão e atualmente se encontra com 23,5cm...acho que ainda vai aguentar um bom punhado de tiros. Na inspeção a perda de precisão se deu devido ao desgaste dos orings do tambor de municiamento estavam recortados e com visivel desgaste...aproveitei e tb troquei a bucha...esta msg é um fallow up de como a mola helicoidal e reduzida pode ser uma boa opção para quem procura precisão e durabilidade.

Abraço a todos

 

20180413_221708.jpg

 

Editado por TargetShooter
Correção do Vo da carabina
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Rodrigo, ela está com um vo muito bom para os 25 metros...vou ver se se faço um simulado de bench rest para ver como o rifle vai se portar, minha intenção era deixar o rifle com um Vo proximo ao que estava dando com gas ram + embolo pro light... ela está agrupando com consistência e acho que com esta configuração eu estou conseguindo tirar o maximo do rifle 

Editado por TargetShooter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Rodrigo, a melhor forma de aferir a precisão de nossos rifles é verificar como eles desempenham em uma prova simulada de bench rest...este é um teste bem exigente e que porá a prova os nossos rifles...e dependendo dos resultados para quem sabe em algum momento participar futuramente de uma prova oficial

Mantenho-nos atualizados dos seus resultados !!!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisão de uma carabina parte de um bom agrupamento e a CFX tem de sobra, ela faz grupos tão bons quanto uma HW ou AA, porem um Benchrest depende muito também de outros fatores como vento, saber acompanhar a inclinação nas linhas inferiores do alvo pois a medida que vai baixando muda o POI, pegada certa, um apoio adequando e etc...Sabemos que a CFX para manter um agrupamento a 25mts compatível para um BR ela acaba tendo de ficar com um VO na média dos 12 a 13 joules no qual acaba sofrendo bem mais com vento que com uma AA ou HW por exemplo, que tem uma média de 15 a até 18joules(caso da minha pro sport).  Não necessariamente uma carabina que seja precisa (agrupa bem) pode ir bem em um BR se as condições não forem favoráveis, de qualquer forma competi por 3 anos usando uma CFX 4,5mm e posso dizer que é uma carabina ótima de entrada e se o dia não haver muito vento faz bonito e pode concorrer de igual para igual com carabinas "tops". O mais viável caso quiser tirar o máximo dela em teste de performance em um simulado seria fazer em local indoor ou então pegar um dia sem vento.

Meu recorde em prova de BR com a minha CFX foi em 2012 no RJ onde fiz 232 pontos pegando segundo lugar atrás do atirador Russ com sua HW77 que fez 234 pontos, mas a média que eu fazia aqui em SP nas provas era entre 215 a 225 pontos, nos treinos mantinha média de 218 a 228 pontos.

Em resumo se o cara estiver em uma prova com sua CFX e estiver bem treinado num dia sem muito vento ou nada o concorrente de HW ou AA que se cuide....rsrs

  • +1 2

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Karolaza

É bem desafiante mesmo acertar os 25 centros a 25 metros ...são muitas variáveis para administrar e o vento sempre aparece para dar aquela atrapalhada..rs, vou seguir as suas dicas  o que será dificil será achar um estande de tiro de 25 metros coberto...pois nestas condições mais controladas(sem vento) eu conseguiria aprender com as variações de poi ao mudar a inclinação da carabina...

Vou providenciar os alvos de br e começar a treinar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, karolaza disse:

Precisão de uma carabina parte de um bom agrupamento e a CFX tem de sobra, ela faz grupos tão bons quanto uma HW ou AA, porem um Benchrest depende muito também de outros fatores como vento, saber acompanhar a inclinação nas linhas inferiores do alvo pois a medida que vai baixando muda o POI, pegada certa, um apoio adequando e etc...Sabemos que a CFX para manter um agrupamento a 25mts compatível para um BR ela acaba tendo de ficar com um VO na média dos 12 a 13 joules no qual acaba sofrendo bem mais com vento que com uma AA ou HW por exemplo, que tem uma média de 15 a até 18joules(caso da minha pro sport).  Não necessariamente uma carabina que seja precisa (agrupa bem) pode ir bem em um BR se as condições não forem favoráveis, de qualquer forma competi por 3 anos usando uma CFX 4,5mm e posso dizer que é uma carabina ótima de entrada e se o dia não haver muito vento faz bonito e pode concorrer de igual para igual com carabinas "tops". O mais viável caso quiser tirar o máximo dela em teste de performance em um simulado seria fazer em local indoor ou então pegar um dia sem vento.

Meu recorde em prova de BR com a minha CFX foi em 2012 no RJ onde fiz 232 pontos pegando segundo lugar atrás do atirador Russ com sua HW77 que fez 234 pontos, mas a média que eu fazia aqui em SP nas provas era entre 215 a 225 pontos, nos treinos mantinha média de 218 a 228 pontos.

Em resumo se o cara estiver em uma prova com sua CFX e estiver bem treinado num dia sem muito vento ou nada o concorrente de HW ou AA que se cuide....rsrs

pois é karolaza, o vento é mais um fator negativo que deixa o BR ainda mais difícil, sem falar da mudança de apoio da carabina a cada disparo e a temperatura do ar na camará e cano que tendem a subir no decorrer dos disparos mudam o POI deixando o BR desafiador e por muitas vezes chamado de esporte para louco, poucos gostam desta modalidade, acredito que o principal motivo seja a dificuldade e valor elevado dos materiais pois exige uma boa carabina,gatilho,luneta,apoio e chumbo tudo em sintonia com o atirador....acredito também assim como você que a cfx pode fazer frente as HW e TX e agora as Fein também entraram nesta briga.....Considero que minha CFX possui uma excelente precisão mas o atirador é muito inexperiente, portanto é esperar para ver os resultados...minha primeira meta é fazer 235, vamos ver quanto tempo ou (anos) levara kkkk. abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é karolaza, o vento é mais um fator negativo que deixa o BR ainda mais difícil, sem falar da mudança de apoio da carabina a cada disparo e a temperatura do ar na camará e cano que tendem a subir no decorrer dos disparos mudam o POI deixando o BR desafiador e por muitas vezes chamado de esporte para louco, poucos gostam desta modalidade, acredito que o principal motivo seja a dificuldade e valor elevado dos materiais pois exige uma boa carabina,gatilho,luneta,apoio e chumbo tudo em sintonia com o atirador....acredito também assim como você que a cfx pode fazer frente as HW e TX e agora as Fein também entraram nesta briga.....Considero que minha CFX possui uma excelente precisão mas o atirador é muito inexperiente, portanto é esperar para ver os resultados...minha primeira meta é fazer 235, vamos ver quanto tempo ou (anos) levara kkkk. abraço!!
As Fein 300...ja bateram recorde atrás de recordes na mola ....246 pontos com 7.5 Joules a 8 joules....mola dupla de um palmo...uma gira para direita e outra para esquerda...arma pela lateral ...sem tirar do front rest e da posição...ainda com sistema anti recuo...usando chumbo JSB RS Premium...se pegar a leitura certa do vento é padrão da arma...e só 10 ou x...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rui Saiki disse:

As Fein 300...ja bateram recorde atrás de recordes na mola ....246 pontos com 7.5 Joules a 8 joules....mola dupla de um palmo...uma gira para direita e outra para esquerda...arma pela lateral ...sem tirar do front rest e da posição...ainda com sistema anti recuo...usando chumbo JSB RS Premium...se pegar a leitura certa do vento é padrão da arma...e só 10 ou x...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Pois é Rui, as Fein estão dominando no BR, acredito que esta carabina olímpica foi descoberta a pouco tempo para o br exatamente por causa de sua baixa potencia, sem vento ela é realmente é fora do serio, precisa demais...... sera disputado agora no rio a ultima etapa do brasileiro de USBR e elas estão na ponta, tenho um conhecido o Emanuel marinho de fortaleza que ja esta no rio para a disputa com sua CFX 4.5, ele esta fazendo pontuações altíssimas, ja fez (242) com ela e se não me engano esta em 3 na classificação geral...Voce disputa o brasileiro de USBR também Ruy? Se sim boa sorte!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rui Saiki disse:

As Fein 300...ja bateram recorde atrás de recordes na mola ....246 pontos com 7.5 Joules a 8 joules....mola dupla de um palmo...uma gira para direita e outra para esquerda...arma pela lateral ...sem tirar do front rest e da posição...ainda com sistema anti recuo...usando chumbo JSB RS Premium...se pegar a leitura certa do vento é padrão da arma...e só 10 ou x...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Ola Rui,

Eu pude notar visitando outros foruns que carabinas de mola tem de trabalhar em baixa potencia, esta seria a configuração que otimizaria a precisão dos rifles por ação de mola  vai de encontro ao que vc mencionou sobre as Fein 300, elas realmente são muito precisas e não esbanjam tanta potencia ....agora... carabinas que entregam potencia com precisão ao meu ver fica a cargo das pcps mesmo

No forum airgun nation tem um atirador que faz disparos sensacionais com a Fein 300(Joe W Rhea) no youtube tem belos agrupamentos feitos por ele a 20 25 e 40 jardas...uma pena que estes rifles não sejam mais produzidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Jorge,

Tem duas técnicas que eu conheço, uma é cortando a mola e na sequencia aquecer até que a mesma fique avermelhada e em seguida com um alicate vc pressiona esta ponta para que ela fique igual à extremidade que não foi aquecida, depois é só usar um esmeril e aplainar para que ela possa ficar bem acomodada na guia de mola. Por fim reaqueça novamente esta mesma extremidade e assim que começar a ficar avermelhada mergulhe no óleo para retemperar a mola.

Obs: Eu sempre monto esta mola com a parte que foi reduzida na parte dianteira do rifle, pois nesta região, pelo o que eu pude perceber há menos stress...uma vez que na parte posterior do rifle é onde as molas costumam quebrar.

Segue abaixo o vídeo com esta técnica que eu descrevi

 

 

Outra técnica é por aquecimento e compressão e subsequente tempera, sem corte na mola. Esta ultima técnica é mais simples porém mais limitada pois vc só consegue reduzir a mola até um certo ponto.

Se restar dúvidas é só chamar!!!

  • Like 1
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TargetShooter disse:

Ola Jorge,

Tem duas técnicas que eu conheço, uma é cortando a mola e na sequencia aquecer até que a mesma fique avermelhada e em seguida com um alicate vc pressiona esta ponta para que ela fique igual à extremidade que não foi aquecida, depois é só usar um esmeril e aplainar para que ela possa ficar bem acomodada na guia de mola. Por fim reaqueça novamente esta mesma extremidade e assim que começar a ficar avermelhada mergulhe no óleo para retemperar a mola.

Obs: Eu sempre monto esta mola com a parte que foi reduzida na parte dianteira do rifle, pois nesta região, pelo o que eu pude perceber há menos stress...uma vez que na parte posterior do rifle é onde as molas costumam quebrar.

Segue abaixo o vídeo com esta técnica que eu descrevi

 

 

Outra técnica é por aquecimento e compressão e subsequente tempera, sem corte na mola. Esta ultima técnica é mais simples porém mais limitada pois vc só consegue reduzir a mola até um certo ponto.

Se restar dúvidas é só chamar!!!

Uma etapa que na minha opinião é importantíssima, é o revenimento. Após temperar a mola limpa-se a mesma com escova de aço ou lixa e aquece ela até a mesma pegar uma cor amarelo palha, no máximo um pequeno azulado e mergulha ela novamente no óleo. Esse processo elimina o excesso de dureza que  que a tempera provoca no aço com elevado teor de carbono evitando que a mola venha a quebrar com pouco tempo de uso.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Antonio Claudemir disse:

Uma etapa que na minha opinião é importantíssima, é o revenimento. Após temperar a mola limpa-se a mesma com escova de aço ou lixa e aquece ela até a mesma pegar uma cor amarelo palha, no máximo um pequeno azulado e mergulha ela novamente no óleo. Esse processo elimina o excesso de dureza que  que a tempera provoca no aço com elevado teor de carbono evitando que a mola venha a quebrar com pouco tempo de uso.

Ola Antonio

Desconhecia este processo irei incorporar nas minhas futuras modificações...realmente com este procedimento a vida util da mola irá aumentar!!! Valeu por partilhar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TargetShooter disse:

Ola Antonio

Desconhecia este processo irei incorporar nas minhas futuras modificações...realmente com este procedimento a vida util da mola irá aumentar!!! Valeu por partilhar!!!

TargetSchooter,  esse processo eu aprendi em um curso de tratamento térmico teórico e pratico. As peças que são temperadas ficam com dureza excessiva  e  para equilibrar essa dureza é necessário fazer o revenimento. Após o revenimento a peça temperada continua dura mas com elasticidade. No caso da mola eu corto com a retifica dremel, avermelho até a cor vermelho cereja e dou a forma desejada para a mola, dou acabamento, avermelho de novo na cor vermelho cereja e coloco dentro de uma vasilha de óleo ( uns dois litros de óleo, existe óleo especifico, mas como não é mola de porta de foguete eu uso óleo de motor de carro ou moto que fica bom também) e finalmente depois de limpar com escova de aço ou lixa aqueço até a cor amarelo palha, no máximo pequeno azulado e coloco de novo no óleo. As partes que sofrem essas operações são apenas as primeiros voltas da mola .  Venho fazendo esse tratamento nas minhas molas e tem funcionado perfeitamente, esse é um dos motivos que eu gosto de mola helicoidal, dá para conseguir a v0 desejada diminuindo ou calçando a mola, dá para aumentar ou diminuir a v0 do jeito que quiser. Tai um motivo para as melhores carabinas de ar  virem com mola helicoidal de fábrica e ter vários kits para serem customizadas. Se a Quick shot ou a Elite  fabricasse mola mais fina para ser usada em pistão aliviado com guias de delrin no pistão e na mola, molas com tamanho diferente já calculado sua potência em joules, acompanhada de calços para ajustar a v0, ai sim seria uma evolução, mas esse tal gás ram  dando o lucro que está  não tem chance nenhuma do sonho se tornar realidade.  

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio Claudemir disse:

TargetSchooter,  esse processo eu aprendi em um curso de tratamento térmico teórico e pratico. As peças que são temperadas ficam com dureza excessiva  e  para equilibrar essa dureza é necessário fazer o revenimento. Após o revenimento a peça temperada continua dura mas com elasticidade. No caso da mola eu corto com a retifica dremel, avermelho até a cor vermelho cereja e dou a forma desejada para a mola, dou acabamento, avermelho de novo na cor vermelho cereja e coloco dentro de uma vasilha de óleo ( uns dois litros de óleo, existe óleo especifico, mas como não é mola de porta de foguete eu uso óleo de motor de carro ou moto que fica bom também) e finalmente depois de limpar com escova de aço ou lixa aqueço até a cor amarelo palha, no máximo pequeno azulado e coloco de novo no óleo. As partes que sofrem essas operações são apenas as primeiros voltas da mola .  Venho fazendo esse tratamento nas minhas molas e tem funcionado perfeitamente, esse é um dos motivos que eu gosto de mola helicoidal, dá para conseguir a v0 desejada diminuindo ou calçando a mola, dá para aumentar ou diminuir a v0 do jeito que quiser. Tai um motivo para as melhores carabinas de ar  virem com mola helicoidal de fábrica e ter vários kits para serem customizadas. Se a Quick shot ou a Elite  fabricasse mola mais fina para ser usada em pistão aliviado com guias de delrin no pistão e na mola, molas com tamanho diferente já calculado sua potência em joules, acompanhada de calços para ajustar a v0, ai sim seria uma evolução, mas esse tal gás ram  dando o lucro que está  não tem chance nenhuma do sonho se tornar realidade.  

Valeu pela aula Antonio, com este tutorial não tem como errar, agradeço muito a explicação, vou seguir suas orientações e espero conseguir chegar nos resultados conforme estão descritos em seu texto... realmente Antonio mola helicoidal nunca cairá em desuso, como vc bem disse todas as melhores carabinas são em mola helicoidal e vão continuar a ser, é uma pena  hoje em nosso mercado carecermos de um mercado  de embolos aliviados...rotativos para molas helicoidais de alta performance... o gas ram está roubando  a atenção e educando os atiradores a acreditar que só com o gas ram se pode conseguir bons resultados, o gas ram tem o seu valor, proporcionam sim tiros precisos quando em baixa potencia...mas há um detalhe a ser lembrado, as molas helicoidais também são precisas em baixa potencia e a um custo muito menor que o gas ram, como vc mencionou molas, pistões aliviados guias de mola poderiam fazer parte do escopo da elite airguns e da quickshot e em nada, ao meu ver, tiraria o espaço das molas a gás, elas já estão muito bem estabelecidas no mercado nacional, prover a venda de acessórios para molas helicoidais seria um plus para estas empresas, seria mais uma oportunidade de negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do tiro esportivo. Comprei à uma semana minha Gamo Cfx 4,5. ja mudei o gatilho pra ficar leve, e gas ram elite de 45 kg chegando. Consegui por 1345,00 na Venture. Gostaria de saber alguns chumbos mais em conta que ela aceita bem. Sei que o jsb exact ,e top pra ela, mas queria saber sobre os tipos q temos no Brasil por preço bom, tipo os gamo e rifle, etc. Obrigado

Editado por Leandro Frank
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro Frank disse:

Amigos do tiro esportivo. Comprei à uma semana minha Gamo Cfx 4,5. ja mudei o gatilho pra ficar leve, e gas ram elite de 45 kg chegando. Consegui por 1345,00 na Venture. Gostaria de saber alguns chumbos mais em conta que ela aceita bem. Sei que o jsb exact ,e top pra ela, mas queria saber sobre os tipos q temos no Brasil por preço bom, tipo os gamo e rifle, etc. Obrigado

Leandro, experimente o Rifle Premium Round.  Por sinal, é o chumbo usado pelo autor deste tópico nos agrupamentos apresentados.  E que agrupamentos.

Porém, observe que é a carabina que escolhe o chumbo.  A minha CFX Royal 4.5, por exemplo, agrupa melhor com o RPR que com o JSB.

Vale salientar que ela está original, com mola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Leandro Frank disse:

Vou comprar uns tipos de chumbos pra testar, inclusive o rifle premium. mas surgiu uma duvida. Chegou a mola de 45 kg para a cfx 4,5 , porém, ela nao possui vazamento, mas a VO fica oscilando entre 225 e 235 m/s. Segundo minhas pesquisas ela deveria dar 260 m/s. Alguém ai cronografou a cfx 4,5?

Alguém?

Ola Leandro

Esta variação pode ser por conta de lubrificação, acredito que com o passar do tempo esta variação deva se estabilizar, com relação a velocidade pode estar ligado ao tipo de pistão que vc esteja usando na sua cfx...qual pistão vc está usando???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TargetShooter disse:

Ola Leandro

Esta variação pode ser por conta de lubrificação, acredito que com o passar do tempo esta variação deva se estabilizar, com relação a velocidade pode estar ligado ao tipo de pistão que vc esteja usando na sua cfx...qual pistão vc está usando???

Opa. A carabina esta toda original, exceto a mola gás de 45, elite e bucha PU. Original tinha VO de 235 m/s e agora esta dando 225-235 com gas elite 45 kg. Realmente esperava mais potencia. Quem sabe tenha alguém que tenha cronografado ela no cal 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leandro Frank disse:

Opa. A carabina esta toda original, exceto a mola gás de 45, elite e bucha PU. Original tinha VO de 235 m/s e agora esta dando 225-235 com gas elite 45 kg. Realmente esperava mais potencia. Quem sabe tenha alguém que tenha cronografado ela no cal 4,5

Leandro, a CFX é conhecida pela sua ótima precisão, e realmente não é muito potente.  Essa variação do Vo deverá diminuir à medida que a bucha for se acomodando ao cilindro.

Minha CFX Royal 4.5 (mola, pistão e bucha originais) está com Vo média de 249 m/s (spread de 5m/s em 20 disparos) com chumbo RPR de 0,55g.  Tem pouco mais de 1000 disparos. 

Quando a recebi, dava pouco mais de 210 m/s.  A propósito, para o uso que faço, sua potência é mais que suficiente.  Já a precisão, é mais do que eu esperava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Ola Pessoal

Gostaria de atualizar o tópico, passados 3000 tiros abri a carabina para fazer uma inspeção das partes internas da mesma pois a carabina havia parado de agrupar...a minha surpresa ao abrir o rifle foi perceber que a mola apenas reduziu 0,5cm passados 3000 tiros...eu havia reduzido ela de 28cm para 24cm com intuito de ter ganho na precisão e atualmente se encontra com 23,5cm...acho que ainda vai aguentar um bom punhado de tiros. Na inspeção a perda de precisão se deu devido ao desgaste dos orings do tambor de municiamento estavam recortados e com visivel desgaste...aproveitei e tb troquei a bucha...esta msg é um fallow up de como a mola helicoidal e reduzida pode ser uma boa opção para quem procura precisão e durabilidade.

Abraço a todos

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante