Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Review HW 97k 4.5


Rodrigo Sanches

Posts Recomendados

Ola pessoal, recentemente chegou minha tão sonhada HW, foram muitos dias de espera, exatos 6 meses desde a compra até sua chegada. serei o mais verdadeiro e imparcial possível!!! Não é porque tenho uma 97k hoje que irei puxar a sardinha para o lado das hw, serei o mais critico possível, até porque ela tera uma sombra chamada (CFX 4.5 minhas xodó) que a atormentara muito.Vamos la ao que interessa.

Logo após abrir a caixa e retira-la da embalagem plastica veio a primeira decepção, os cidadãos da receita ou do exercito conseguiram riscar a coronha e um pouco o muzzle com um estilete ao abrirem a embalagem, sem ter a quem reclamar ficou por isto mesmo.

5hykog2.jpg

fTKbt53.jpg

qem2jGl.jpg

Apos limpar bem seu cano fui aos testes, logo após os primeiros disparos pensei, "que merda de carabina é esta", não agrupava com nada, desde jsb,hn,rws....só não testei o jsb de 10gr pois não tenho mas ja encomendei....alem de não agrupar parecia uma egua de tão coissuda e o gatilho estava muito duro o segundo estagio por mais que regulasse, efeito diesel zero, ao se bascular para o engatilhamento precisava fazer muita força para ela engatilhar, percebi então que ela estava precisava urgentemente de uma nova lubrificação.

Ao abri-la minha suspeita foi confirmada, a graxa que tinha nos contatos do gatilho estava toda seca, aproveitando que ela ja estava desmontada resolvi encamisar a mola e cortar 3 elos da mola pois para meu gosto estava muiiito forte o recuo...cronografei ela original e estava com 250ms com chumbo de 8,44.

Apos estas modificações e a nova lubrificação a carabina mudou da agua para o vinho, seu recuo melhorou drasticamente, começou a agrupar com superdome (isto mesmo este foi o chumbo que ela começou a agrupar) e seu VO não mudou quase nada, 246ms e agora sim esta com o tão falado gatilho rekord, regulei-o de modo a eliminar o segundo estagio, portanto hoje ela se encontra com o gatilho com um unico estagio curto e leve...Acredito que minha carabina seja de um estoque antigo, exatamente por este motivo acredito que ela precisou de tantos ajustes, portanto por melhor que seja a carabina uns ajustes sempre são necessários!!

Vamos agora falar do fiel da balança (precisão)....Hoje para mim quando se fala em precisão não consigo deixar de fora o comparativo com minhas CFX 4.5, me desculpem os outros donos de HW, espero que não se sintam ofendidos, pois para mim tem como sim comparar a precisão da CFX com as HW e as TX.(Eu particularmente coloco as 3 no mesmo patamar nas distancias de 25 a 50 metros), só lembrando que esta equiparação é apenas na precisão pois em materia de qualidade não tem comparação e ai sim as hw e tx ganham de lavada!!!

Confesso que minha 97k hoje do jeito que esta não acompanha o desempenho de minhas CFX 4.5, mas lembrando que ela esta praticamente sem tuning e com apenas uns 200 disparos, portanto ela ainda tem todo um horizonte para evoluir pois potencial ela tem de sobra, acredito que um kit v-mach de 16j seja seu tuning correto para explorar todo seu potencial, ja a CFX acredito que esteja no seu limite, (se melhorar ela vira uma pcp).A seguir um grupo de 25m e outro de 50m, em geral o desempenho dela até o exato momento esta sendo este na media, sempre tem uns flyers.

MKEBM35.jpg

Estou aberto a conselhos e orientações pois sou praticamente um ¨juvenil¨ quando o assunto é HW rsrsrs...abraça a todos colegas!!!

 

 

 

 

Editado por Rodrigo Sanches
  • Like 2
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aperta o parafuso pequeno de ajuste do primeiro estágio...ai vai descobrir o pelinho do gato....miau

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, giovannilemes disse:

Parabéns, HW é um sonho de consumo da maioria dos atiradores (Acredito eu). HW ou TX/Pro sport.

Obrigado, a hw com certeza era meu sonho de consumo, acredito que a grande maioria dos atiradores pretendem algum dia comprar uma.

5 horas atrás, Rui Saiki disse:

Aperta o parafuso pequeno de ajuste do primeiro estágio...ai vai descobrir o pelinho do gato....miau

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Rui, acredito que seja o parafuso torque que vc se refere correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim torx 8 é a chave certa...depois só passar uma camada de esmalte de unha no Grande para evitar folga...senão só de inclinar a arma o peso do gatilho dispara...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra é fazer o Turning do embolo e pistão...com.o Alexandre 9...gatilho tbem com tecla recuada...cara faz mágica addd99f0bc5daf8e784201df3ddf2356.jpg7bd36226003280f918955ef08e533f5a.jpg

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

  • +1 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rui...muito obrigado pelas dicas, este pistão e camara do alexandre me interessou, voce sabe me informar se este pistão e camara são de produção dele ou são os originais apenas com a colocação dos aneis neles, caso não for originais voce sabe me informa se o pistão é aliviado? ele é membro do CA?vc tem o contato dele?obrigado por enquanto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rui...muito obrigado pelas dicas, este pistão e camara do alexandre me interessou, voce sabe me informar se este pistão e camara são de produção dele ou são os originais apenas com a colocação dos aneis neles, caso não for originais voce sabe me informa se o pistão é aliviado? ele é membro do CA?vc tem o contato dele?obrigado por enquanto!!

O Alexandre mesmo fabrica as peças até onde sei. É só procurar pelo membro Alexandre 9
  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigo ja tive uma cfx royal igualzinha a sua com gas de 40 bucha e tec tudo que e tuning possivel nela, tenho uma hw igual a sua na mola original e muito trancuda mesmo , mas acho que a primeira coisa a se fazer e trocar a mola por uma de 16 j pode ser a original mesmo ... na mundilar tem nunca usei com a mola fac cortada , mas ja te adianto muda da agua pro vinho, mas mesmo assim comparando com a cfx ela apresenta um pouco mais de tranco mesmo que a cfx (com gas de 40) mas pelo menos a minha e de longe mais precisa que a cfx que tinha ... nao sei se dei azar com a cfx... apesar de ser bem precisa ou se dei sorte com a hw... e no seu caso nao sei se deu sorte com a cfx ,pois sabemos que existem pequenas diferenças de fabrica ,as vezes umas mais precisas que outras,e vice versa... mas faz o que falei... teste bastante elas mas comece o tunning com uma mola pois mesmo cortando o elo como falou continua com 246 , pois as de 16 j nao dao tudo isso a nao ser que use arruelas (washers) eu me considero um atirador ruim... mas com a hw com mola de 16j consigo grupos como esse seu de um buraco so a 25 metros sem fazer força nenhuma o que na cfx era de vez em quando nunca rsrs...

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele recebe o seu pistão e embolo original e instala os aneis anti atrito...
Bom tenho alguma HW.. .e mesmo com a configuração de mola V match 16 Joules o resultado varia de uma para outra...a precisão é igual...muda o Vo.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

  • +1 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho como meta o Vo ideal 243m/s no Exact 8.44g...associa o melhor da precisão sem tranco que danifiquem a luneta...mount Dampas faz necessário.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

  • +1 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2017 em 21:52, Raufemann Fritz disse:
Em 16/10/2017 em 13:43, Rodrigo Sanches disse:
Rui...muito obrigado pelas dicas, este pistão e camara do alexandre me interessou, voce sabe me informar se este pistão e camara são de produção dele ou são os originais apenas com a colocação dos aneis neles, caso não for originais voce sabe me informa se o pistão é aliviado? ele é membro do CA?vc tem o contato dele?obrigado por enquanto!!

 

O Alexandre mesmo fabrica as peças até onde sei. É só procurar pelo membro Alexandre 9

Obrigado Raufemann

 

Em 16/10/2017 em 22:26, cairomilani disse:

Parabéns pela aquisição Rodrigo, a arma está muito bonita, infelizmente pode chegar com estes pequenos detalhes, mas isso é o de menos, nada que desabone-a, aproveite-a ao máximo!

Obrigado cairo, pois é infelizmente fui o premiado rsrsr

 

Em 16/10/2017 em 22:55, francis frozi disse:

Coisa mais linda Rodrigo, cara achei q era mais coisa os riscos, mas nao foi nada nao! 

Agora e so alegrias tem duas armas q todos gostariam de ter!!

Parabens 

Obrigado francis, pois é os riscos são bem superficiais mas ja da uma raiva.

 

Em 16/10/2017 em 23:35, MARCOSYW1 disse:

rodrigo ja tive uma cfx royal igualzinha a sua com gas de 40 bucha e tec tudo que e tuning possivel nela, tenho uma hw igual a sua na mola original e muito trancuda mesmo , mas acho que a primeira coisa a se fazer e trocar a mola por uma de 16 j pode ser a original mesmo ... na mundilar tem nunca usei com a mola fac cortada , mas ja te adianto muda da agua pro vinho, mas mesmo assim comparando com a cfx ela apresenta um pouco mais de tranco mesmo que a cfx (com gas de 40) mas pelo menos a minha e de longe mais precisa que a cfx que tinha ... nao sei se dei azar com a cfx... apesar de ser bem precisa ou se dei sorte com a hw... e no seu caso nao sei se deu sorte com a cfx ,pois sabemos que existem pequenas diferenças de fabrica ,as vezes umas mais precisas que outras,e vice versa... mas faz o que falei... teste bastante elas mas comece o tunning com uma mola pois mesmo cortando o elo como falou continua com 246 , pois as de 16 j nao dao tudo isso a nao ser que use arruelas (washers) eu me considero um atirador ruim... mas com a hw com mola de 16j consigo grupos como esse seu de um buraco so a 25 metros sem fazer força nenhuma o que na cfx era de vez em quando nunca rsrs...

Marcos, o próximo passo agora é testar o jsb de 10gr e ver seu resultado, caso ele não agrupe bem posteriormente colocarei uma mola de 16j, escolherei entre as original e a do ademar da dematec pois falaram muito bem dela, quanto a cfx não acredito que tive sorte com elas, acredito que elas tem sim uma excelente precisão, acredito que voce que não teve sorte com a sua, espero que esta minha 97 não seja um destes casos kkkk, a sua com a mola de 16j esta com o VO de quanto?

Em 17/10/2017 em 06:50, Rui Saiki disse:

Ele recebe o seu pistão e embolo original e instala os aneis anti atrito...
Bom tenho alguma HW.. .e mesmo com a configuração de mola V match 16 Joules o resultado varia de uma para outra...a precisão é igual...muda o Vo.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Obrigado pelas dicas rui.

 

Em 17/10/2017 em 07:09, Rui Saiki disse:

Eu tenho como meta o Vo ideal 243m/s no Exact 8.44g...associa o melhor da precisão sem tranco que danifiquem a luneta...mount Dampas faz necessário.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Com todos os dados colhidos dos colegas até o presente momento acredito que eu não deva mexer em sua mola por enquanto ja que seu VO não esta muito alem do ideal, acredito que com mais uns 500 disparos sua mola deva cansar um pouco e ficar com um VO de 240 ou um pouco menos, vou dar um tempo para a 97 e testar outros apoios e quem sabe mexer apenas na sua camisa de mola, quando encamisei a mola ficou meio justa( quem sabe não seja este o seu problema, acredito que a camisa justa esta desestabilizando seu disparo) ou tambem o problema pode estar sendo o proprio atirador (pegada), acredito que eu estou pegando muito pesado com ela, o tuning do alexandre com certeza eu farei em breve....o dampa ja estou usando, hoje seu recuo esta bem tranquilo, aquele famoso teste do chumbinho em cima da luneta ao se disparar a carabina eu ja fiz e o chumbinho quase nem se mexe.abraço e obrigado novamente pelas dicas!!

 

Editado por Rodrigo Sanches
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Carlos Shrek disse:

Parabéns pela arma Rodrigo. Essa coronha é muito linda. O conjunto em si é objeto de desejo de todo atirador. Show! 

Obrigado carlos, realmente é muito linda mesmo, a minha infelizmente dei azar mas ja me conformei, hoje estou realizado em matéria de carabinas...abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo como disse nao e que nao tive sorte com a cfx,  e que nao atiro bem rsrs conseguia grupos bons mas tinha que me esforçar muito... agora com a hw nao preciso e mirar no x que vai... a vo da minha com chumbo jsb de 8,44 ficou na casa dos 236 mts mola 16 j original hw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As HW precisam de uns tiros para assentar e ajustar os atritos...a bucha tbem acomoda melhor ...ai estabiliza o Vo...mas precisa atirar umas latas pelo menos...a camisa de mola entra justa mesmo...para diminuir a vibração...ta com Vo bom para uso do Exact 8.44g. ou Heavy 10.34g...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MARCOSYW1 disse:

Rodrigo como disse nao e que nao tive sorte com a cfx,  e que nao atiro bem rsrs conseguia grupos bons mas tinha que me esforçar muito... agora com a hw nao preciso e mirar no x que vai... a vo da minha com chumbo jsb de 8,44 ficou na casa dos 236 mts mola 16 j original hw...

Então somos 2, eu também não atiro bem... a minha sorte é que com a CFX é só mirar no x que vai bem em cima dele, parece até que tem um imã....o VO da sua ficou jóia!!!abraço!!

 

1 hora atrás, Rui Saiki disse:

As HW precisam de uns tiros para assentar e ajustar os atritos...a bucha tbem acomoda melhor ...ai estabiliza o Vo...mas precisa atirar umas latas pelo menos...a camisa de mola entra justa mesmo...para diminuir a vibração...ta com Vo bom para uso do Exact 8.44g. ou Heavy 10.34g...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

É rui, acredito que eu esteja querendo colocar a carroça na frente dos bois, a carabina esta com uns 300 disparos apenas, o que esta me deixando com a puga atras da orelha em seus grupos é que sempre tem um ou outro que sai fora, em 10 disparos sempre vai 7 ou 8 num unico buraco e 2 ou 3 em outro, sempre 2 unicos buracos, vou gastar umas latas de chumbo antes de inventar de mexer nela novamente e posteriormente atualizo o topico sobre os resultados, obrigado novamente pelos conselhos!!abraço!!

Editado por Rodrigo Sanches
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode estar com efeito diesel...qdo o tiro sai fora...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode estar com efeito diesel...qdo o tiro sai fora...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk


Melhor cronografar uma série de 10 tiros...qdo saírem os tiros num striming próximo ta amaciada sem problemas...geralmenre duplica ou triplica o mesmo Vo...ou muda só a casa decimal

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

  • +1 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, boa tarde.

Eu anotaria tudo o que o Rui citou nesse tópico, sem dúvida.( o Saiki andou melhorando, e muito, rs ):ph34r:

E claro, daria a atenção que todos que postaram e postarão nesse tópico merecem.

Um pouco do óbvio:

E leria TUDO sobre essa HW aqui no C.A, tem coisa de gente experiente..

Ah, aguarde de 1000 a 2000 tiros para melhores conclusões;  todos temos a mesma ansiedade.

Descubra o MELHOR chumbo possível, comece com 10 mts, depois vá tentando o mesmo furo a 20, 25, 30, 35 e a partir daí já viu né...as variáveis são grandes, desde o chumbo e tals..rs

Abraço, meu caro

C. M.Q.

 

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • Like 2
  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2017 em 05:09, Rui Saiki disse:

Pode estar com efeito diesel...qdo o tiro sai fora...

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Com efeito diesel ela não esta não Rui.

 

Em 19/10/2017 em 09:28, Rui Saiki disse:

Melhor cronografar uma série de 10 tiros...qdo saírem os tiros num striming próximo ta amaciada sem problemas...geralmenre duplica ou triplica o mesmo Vo...ou muda só a casa decimal

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Vou passar ela no cronografo novamente, quando eu cronografei ela fiz apenas 5 diaparos e estava apenas com uma diferença de 2ms nestes disparos, acredito que seja uma ótima media.

 

Em 19/10/2017 em 15:14, MATTHEW QUIGLEY disse:

Rodrigo, boa tarde.

Eu anotaria tudo o que o Rui citou nesse tópico, sem dúvida.( o Saiki andou melhorando, e muito, rs ):ph34r:

E claro, daria a atenção que todos que postaram e postarão nesse tópico merecem.

Um pouco do óbvio:

E leria TUDO sobre essa HW aqui no C.A, tem coisa de gente experiente..

Ah, aguarde de 1000 a 2000 tiros para melhores conclusões;  todos temos a mesma ansiedade.

Descubra o MELHOR chumbo possível, comece com 10 mts, depois vá tentando o mesmo furo a 20, 25, 30, 35 e a partir daí já viu né...as variáveis são grandes, desde o chumbo e tals..rs

Abraço, meu caro

C. M.Q.

 

O sumido, pode deixar meu amigo Metil, anotarei tudo e tambem irei ler e pesquisar aqui no forum tudo sobre a 97k, pois é acredito que eu estou pecando por causa da ansiedade, vou amassar umas latas de chumbo com ela primeiro, abraço e muiiito obrigado!!abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
8 horas atrás, cavatti disse:

Bom dia amigo, estou querendo importar uma também poderia me orientar sobre a documentação necessária ou algum despachante que faça isso?

Boa tarde, eu importei com o hudson da tactical paradise, aconselho a pegar um importador mesmo pois é papel que não acaba mais...uma tremenda burocracia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante