Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como saber quando a carabina está fraca?


Posts Recomendados

Tenho uma carabina CBC nitro Advanced 5.5, ela já tem ai uns 3 anos. Nem sempre a uso com tanta frequência mas quando o faço costumo usar cerca de 4 caixas de 250 chumbinhos (1000 disparos) no mês. Enfim, não sou grande conhecedor da área mas já tive uma CBC Montenegro F-22 standard 4.5, de qualquer forma disparava com ela a curta distância, coisa de no máximo 20 metros.

Sempre usei mira aberta, sei que os chumbinhos 4.5 tem mais aerodinâmica por serem menores e por isso alcançam distâncias maiores com mais precisão, mas na minha 5.5 tenho tentado disparos a 20 metros e para mim parecem que a esta distância os chumbinhos caem muito. O que me faz pensar, será que esta carabina está fraca?

Como saber se a carabina está fraca? Isto é, com pouca força no disparo (não sei qual o termo correto).

Existe algum calculo que possa ser realizado?

ADICIONAIS
- Sempre usei mira aberta
- Realizo disparos de pé (posição caçador)
- Uso chumbinho Paulista (diabolô) e Snyper (diabolô)
- Disparo contra latinhas de refrigerante e desodorante (cara, como gosto de vê-las estourar ;-) )
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como aferir (medir) a velocidade do chumbo com um cronógrafo.
Mas lembre-se que a curva balística do 5,5 é mais acentuada que a do 4,5. Ou seja, o 5,5 cai mais que o 4,5...
De qualquer forma o ideal é medir a velocidade do chumbo para ter um diagnóstico, se o problema é com a arma ou com a espectativa do atirador...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o teste do sabão Ype...barra de sabão na embalagem..
pode comparar com outros colega que possua a mesma.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das opções disponíveis só tenho acesso ao app citado pelo [mention=4679]xleofs[/mention], moro numa cidade de interior e por aqui até onde sei, não tem nenhum profissional armeiro... Vou aferir usando o app. Obrigado.
É preferível usar o teste do sabão Ypê mencionado pelo japa.

Esse aplicativo é uma bosta, isso para ofender em nível leve.

Ou um Crono ou sabão Ypê mesmo, é do sabão é bom porque tem bastante até no Youtube e você pode comparar mesmo com outras carabinas que foram cronogradas também e ter uma média.


Mas nada substitui um cronografo, mesmo um xingling (comprei meus dois no Aliexpress, demora pra chegar mas vale a pena).

Recomendo o Acetech AC6000.

Forte abraço.
  • Like 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=4907]Raufemann Fritz[/mention] vou tentar essa dica do sabão, mas comprar um cronógrafo só para fazer 1 teste não me parece vantajoso, pelo menos, para mim não haverá utilidade após este teste (por mais barato que seja).
Na realidade ele é fundamental para saber a saúde das carabinas, das de mola ou pcps, as carabinas requerem manutenções e verificações periódicas, ou para saber se estão dentro de um padrão que queiramos que esteja, por exemplo, o pessoal que treina papel 10m evita passar a energia na boca do cano de 7,5J, tornando as carabinas mais precisas, porém com um curto alcance efetivo.

Ou uma carabina vir sem precisão e descobrir-se que deve baixa 5-6J ou aumentar, para que o passo de raia, tamanho do cano, harmonia, peso etc, casem melhor.

Já cheguei a vender todas minhas armas e até cilindro uma vez, mas duas coisas eu guardei, luneta e cronógrafo, ambos sempre faltarão em algum momento e ambos serão difíceis de achar e de conquistar se pagar o preço Brasil.

Um forte abraço amigo.
  • Like 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, [mention=4907]Raufemann Fritz[/mention] saberia dizer de quanto em quanto tempo deve-se fazer uma 'revisão' na carabina? 
Eu diria que justamente quando você sentir que ela está trabalhando de forma diferente, ficando menos precisa, mais "trancuda", rangidos internos ao armar (raspagem de êmbolo na câmara), perdendo potência ou inconsistência de potência nos disparos.

Para maioria destes casos saber a energia padrão de sua carabina para servir de base em futuras medições é fundamental.

Não tem muito segredo, são construídas com metal terrestre, borracha, madeira e plástico, todos sofrem algum tipo de fadiga, tem parafusos a serem apertados, molas a serem trocadas (springers ou pcps) etc.

É um mundo em que se começa atirando e no meio do caminho atira e faz tunnings e por fim alguns acabam ficando somente nos tunnings, porque sentem prazer em levar a carabina a um desempenho acima do padronizado.

Resumo, quem quer uma carabina boa e durável deve ou ter um armeiro bom ou aprender a fazer a manutenção e para isso precisa-se de ferramentas, que se adquire devagarinho, aos poucos, quando ver já está com a oficina pronta e a esposa perturbando sobre as sujeiras de graxa, tinta, sangue, suor e lágrimas derramados durante os procedimentos hehehhee.

Forte abraço amigo.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É preferível usar o teste do sabão Ypê mencionado pelo japa.

Esse aplicativo é uma bosta, isso para ofender em nível leve.

Ou um Crono ou sabão Ypê mesmo, é do sabão é bom porque tem bastante até no Youtube e você pode comparar mesmo com outras carabinas que foram cronogradas também e ter uma média.


Mas nada substitui um cronografo, mesmo um xingling (comprei meus dois no Aliexpress, demora pra chegar mas vale a pena).

Recomendo o Acetech AC6000.

Forte abraço.
Tem rifa de um crono....o.meu ganhei na rifa....e vale arriscar uns 5 números. São ,5 chances de levar.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

  • Like 1

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já citado ai acima o mais confiável depois do cronografo é o teste do sabão ipê, tem tópico explicando como fazer, esqueça o aplicativo de celular não funciona corretamente, lembre-se esta carabina cbc no 5,5 é uma arma fraca e seu VO é baixo, arma para atirar a no máximo 30mts.

 

Abraço

  • Like 1

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico meu fazendo os testes com sabão:

 

 

  • Like 1

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não cita em sua mensagem se já fez limpeza no cano durante esse período de uso...

Então, se ainda não fez é muito grande a chance de ser sujeira que está "segurando" os chumbinhos.

Um amigo tinha uma carabina que além de sujeira empastada dentro do cano, tinha pontos de ferrugem nas raias e os chumbinhos chegavam a cair logo em frente da arma depois do disparo...  rs rs rs

A solução é uma limpeza "da brava"

Editado por Líbero
correção gramatical

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2017 em 00:14, John-Henrique disse:

Nunca fiz limpeza alguma, no máximo lubrifiquei aquela parte que quando vamos armar tem uma especie de 'ponta' que sempre está suja de óleo.

Sugestões:
Faça o teste no sabão, conforme recomendado pelos colegas. Medindo a profundidade do sulco você saberá o quanto está penetrando. Dai poderá pesquisar na Net se outras pessoas fizeram o mesmo e poderá comparar se está dentro "do normal".
Se você fizer uma limpeza do interior do cano, não terá nada a perder, então faça e repita o teste do sabão para ver se melhorou.
Guarde os resultados para poder fazer outras comparações no futuro.

  • Like 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante