Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

USO DE LUNETAS - LEGISLAÇÃO


Posts Recomendados

Olá pessoal,

Sou novo no mundo das carabinas de pressão. Acabei de comprar uma Black Ops 5,5 mm e vai chegar em uma semana para eu efetuar os primentos disparos...

Somente após ter feito a compra da carabina que fiquei sabendo sobre a questão de restrições no uso de luneta.

Procurei me informar sobre a lei militar que rege a utilização deste equipamento, entretanto ainda sigo com dúvida quanto às obrigações para utilização do mesmo.

Lunetas fazem parte da relação de produtos controlados pelo Exército de acordo com o Anexo 1 do DECRETO Nº 3.665 e são de Categoria 1.
Porém, no mesmo Decreto diz-se que: "Art. 17. São de uso permitido: VII - dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;"
A luneta que acompanha a carabina de ar comprimido é um modelo 4x32. Pelo que entendi, é um equipamento de uso permitido conforme Art. 17 - inciso VII citado acima.
Minha dúvida é: a luneta 4x32 é de uso permitido, porém é um item controlado pelo Exército. Sendo assim, questiono:
1 - É necessário algum tipo de registro para este equipamento?
2 - É necessário GT para transportar este item?
3 - É necessário CR para utilizar este item?
Agradeço desde já pessoal.
Abraço,
Ênio Cunha

 

Gamo CFX 5.5 mm

- Carabina Customizada

- Gás RAM 45kg, pistão aliviado - Elite

- Gatilho Quick Shot

- Luneta 4x32mm - World Class

 

Gamo Hunter 440 IGT 4.5 mm

- Carabina orginal

- Luneta 4x32mm - World Class

Black Ops 5.5 mm

- Carabina orignal

- Luneta original 4x32mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela lei é proibida a luneta, mesmo sendo 4x32, requerendo o CR para compra, muito alegam que lojas vendem carabinas com as 4x32 então seriam liberadas, e muitos policiais tbm não dão bola, já outros trancam o pé, se for seguir a risca a lei, elas são PROIBIDAS SEM CR OU APOSTILAMENTO, pois são dá mesma categoria de um rifle .22 que é de uso permitido, porém precisa de registro para se poder comprar um e se não me engano CR para competir com o mesmo.

 

Muitos arriscam com as lunetas, sei que a lei pode dar margem para a interpretação de que as mesmas são liberadas, sendo elas abaixo de 6x36, porém se tu ler o R105 bem detalhadamente, no glossário está explicando o que é a palavra PERMITIDO, não quer dizer que se tu possa entrar em qualquer loja e simplesmente comprar sem ter CR ou fazer apostilamento, é liberado para civis que sejam habilitados a comprar, assim como o rifle .22 é liberado para compra por civis habilitados.

 

É um assunto que gera muita discussão, e que sempre vai haver os que defendem que pode e que não pode. Os que já falaram com o coronel não sei das quantas que disse que pode. Que falou com o armeiro não sei quem que disse que pode. Enfim muito pano pra manga.

 

Mas repito! Leia o R105 COMPLETO, de cabo a rabo e com bastante atenção que chegará a conclusão que elas são PERMITIAS e não LIBERADAS!

 

Att

 

Glauco S Amaral

 

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

  • +1 1

________________________________________________________

CYMA AK47 SPETNAZ CM037

SPA CP1-M 5.5mm + Luneta 4x32 XingLing - Co2 - Convertendo Para HPA - Tópico do Review + Conversão

CBC B19-14 4.5mm - Kit GR 40Kg Completo Quick Shot - VENDIDA

Hatsan HT80 5.5mm - Original - VENDIDA

CBC B19s 4.5mm - GR 40Kg & Gatilho Esportivo QuickShot + Hawke 4-16x50 AOIR - VENDIDA

Cometa 220 4.5mm - Original - VENDIDA

Nikko Stirling Gold Crows 4x32 AOIR - Tópico do Review VENDIDA

Nikko Stirling Mountmaster 4x32 AO - Tópico do Review VENDIDA

Webley Rebel 4,5mm - Original - Tópico do Review VENDIDA

Beeman P17 4,5mm - VENDIDA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia eniorsc, bem vindo ao fórum.

 

 

A questão das lunetas para carabinas de ar é muito controversa.

 

Existem opiniões a respeito que as lunetas podem ser utilizadas, outras que não podem ser utilizadas. Recomendo a leitura de tópicos como este que colo abaixo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7564-guia-da-questao-legal-das-lunetas/

 

Se eu puder fazer um resumo, da minha opinião, seria algo assim: " - Não pode. Todo mundo tem. Ponha sua barba de molho!"

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia eniorsc, bem vindo ao fórum.

 

 

A questão das lunetas para carabinas de ar é muito controversa.

 

Existem opiniões a respeito que as lunetas podem ser utilizadas, outras que não podem ser utilizadas. Recomendo a leitura de tópicos como este que colo abaixo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7564-guia-da-questao-legal-das-lunetas/

 

Se eu puder fazer um resumo, da minha opinião, seria algo assim: " - Não pode. Todo mundo tem. Ponha sua barba de molho!"

 

Até mais.

Bem isso mesmo! Não pode mas todo mundo tem

 

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

________________________________________________________

CYMA AK47 SPETNAZ CM037

SPA CP1-M 5.5mm + Luneta 4x32 XingLing - Co2 - Convertendo Para HPA - Tópico do Review + Conversão

CBC B19-14 4.5mm - Kit GR 40Kg Completo Quick Shot - VENDIDA

Hatsan HT80 5.5mm - Original - VENDIDA

CBC B19s 4.5mm - GR 40Kg & Gatilho Esportivo QuickShot + Hawke 4-16x50 AOIR - VENDIDA

Cometa 220 4.5mm - Original - VENDIDA

Nikko Stirling Gold Crows 4x32 AOIR - Tópico do Review VENDIDA

Nikko Stirling Mountmaster 4x32 AO - Tópico do Review VENDIDA

Webley Rebel 4,5mm - Original - Tópico do Review VENDIDA

Beeman P17 4,5mm - VENDIDA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luneta e acessório, acoplada ou não estará por conta e risco seu, contando com a sorte. Faço as palavras do Glauco as minhas.

 

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acontece que não conheço um atirador com apostilamento de luneta em seu acervo , eu sou um que tento apostilar a anos e não consigo , em tese lojas de magazine vende elas sem almenos ter CR de pessoa jurídica, ultima vez que fui fiscalizado aqui , o pessoal do exercito disse que ate 4x32 somente o logista é obrigado ater CR , e assim como as carabinas de pressão são obrigados a guardar dados dos compradores por 5 anos

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acontece que não conheço um atirador com apostilamento de luneta em seu acervo , eu sou um que tento apostilar a anos e não consigo , em tese lojas de magazine vende elas sem almenos ter CR de pessoa jurídica, ultima vez que fui fiscalizado aqui , o pessoal do exercito disse que ate 4x32 somente o logista é obrigado ater CR , e assim como as carabinas de pressão são obrigados a guardar dados dos compradores por 5 anos

Amigo Flavio qual o impedimento em fazer apostila de sua Luneta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acontece que não conheço um atirador com apostilamento de luneta em seu acervo , eu sou um que tento apostilar a anos e não consigo , em tese lojas de magazine vende elas sem almenos ter CR de pessoa jurídica, ultima vez que fui fiscalizado aqui , o pessoal do exercito disse que ate 4x32 somente o logista é obrigado ater CR , e assim como as carabinas de pressão são obrigados a guardar dados dos compradores por 5 anos

Esse lance de apostilar a luneta em CR é impossível mesmo, tem um camarada aqui que está quase 1 ano tentando, a verdade é que o EB não tem procedimento para apostilar luneta no mapa se tiro.

 

Eu acho o caminho mais seguro é importar a luneta com CII e CR, se tudo passar e trouxer a luneta terá GDA, ou seja a liberação da luneta seu nome pelo órgão de fiscalização do EB, DFPC ou SFPC no caso em questão. Aí não tem erro, se o EB liberou pra você levar pra casa, e tendo CR você tem guia de tráfego, então do clube pra casa e da casa pro clube ninguém pode encher o saco.

 

Sobre as 4x32, na minha cidade a norma é a mesma, os policias e clubes são instruídos a não terem problemas comas 4x32, atiro em clube com policias já faz quase 2 anos e sem problemas, mas reconheço que isso é na minha cidade e sempre trafégo e transporto com respeito e cautela, principalmente em outras localidades.

 

Obrigado por compartilhar a experiência Flávio, e me desculpe por acrescentar mais dados sobre o assunto, achei pertinente, você tocou num fator muito importante.

 

Forte abraço povo.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Flavio qual o impedimento em fazer apostila de sua Luneta?

na minha rm diz não saber qual o procedimento para o mesmo

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha rm diz não saber qual o procedimento para o mesmo

Aqui é a mesma coisa.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

 

No Brasil, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei.

 

A luneta inferior a 6x36 é de uso permitido. Alguns equipamentos permitidos necessitam de CR, outros não.

 

O R-105 não diz que precisa ter CR para possuir uma luneta inferior a 6x36. Até por isso o EB não apostila a luneta no CR.

 

Se for fazer analogia com arma de fogo .22, também tem que fazer com carabina de pressão 4,5 , 5,5 e 6,0mm, pois elas também são de uso permitido e nem por isso precisam de CR para serem adquiridas e utilizadas.

  • +1 1
  • -1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esclarecer melhor a todos, deixarei o texto que apareceu no site do DFPC em meados de julho de 2015!


Avisos!!!

COMÉRCIO DE LUNETA PARA ARMAS

“luneta para armas” é Produto Controlado pelo Exército (PCE), com categoria de controle 1, consoante o previsto no Anexo I, número de ordem 2530, do Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105);

A aquisição de lunetas, ainda que se destine a uma arma de pressão, requer, em razão da categoria de controle 1, que o interessado possua registro (CR) no Exército que o habilite a tal. Adicionalmente, o transporte do produto requer a expedição de Guia de Tráfego.

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados orientará as operações de fiscalização, no sentido de coibir a ocorrência de comércio irregular do referido produto.
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corretíssimo anarco

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Corretíssimo anarco

Valeu amigo Marco, essa é a lei, pena que nesta questão acho que nosso querido EB deveria liberar de fato o uso de lunetas, ainda mais uma 4x32 que não faz mal a nínguém, mas desta vez vou deixar uma dica “legal”, como luneta pode vim a trazer um problemão legal, hoje em dia temos Red Dots com ampliação até 4x (Claro que a qualidade não se comparar com uma boa luneta mas ajuda).

 

Red dot é classificado como Mira Optrônica

No. de ordem: 2670

Classificação: 5

Grupo: AcAr

Nomenclatura do Produto: Mira Optrônica.

Controle: Fabricação, Importação, Exportação, Desembaraço Alfandegário, Comércio.

Utilização: Permitido.

Tráfego: Permitido.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema está em entender permitido e restrito, por ser permitido não significa venda livre, isso já foi dito, só que o permitido assim como o restrito, no caso das lunetas requer autorização do EB, então 4x32 autorização para quem puder comprar (CAC) as de uso restrito requer autorização e apostilamento, essa autorização é ato discricionário do EB ele dá ou não, posso comprar um revólver .38 (permitido, mas preciso de autorização do chefe de polícia), para comprar uma .45 além daquela preciso autorização do EB por ser um calibre restrito.

  • +1 2

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é ponto. O termo permitido é mal empregado.

De fato, quem não conhece o assunto vai ler e achar o que? Permitido é que pode. E não "permitido sob determinadas circunstâncias e controle".

 

O EB foi muito infeliz no emprego destes termos.

 

Fazer o leigo entender que "permitido" não significa que não é controlado é meio esquizofrênico.

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No r 105 tem estás definições, por isso que digo que pra entender tem que ler todo, não só a parte que não interessa

Segue cópia de parte do r105 onde tem as definições:

 

LXXIX - uso permitido: a designação "de uso permitido" é dada aos produtos controlados pelo Exército, cuja utilização é permitida a pessoas físicas em geral, bem como a pessoas jurídicas, de acordo com a legislação normativa do Exército;

 

 

 

LXXX - uso proibido: a antiga designação "de uso proibido" é dada aos produtos controlados pelo Exército designados como "de uso restrito";

 

 

 

LXXXI - uso restrito: a designação "de uso restrito" é dada aos produtos controlados pelo Exército que só podem ser utilizados pelas Forças Armadas ou, autorizadas pelo Exército, algumas Instituições de Segurança, pessoas jurídicas habilitadas e pessoas físicas habilitadas;

 

 

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

Valeu amigo Marco, essa é a lei, pena que nesta questão acho que nosso querido EB deveria liberar de fato o uso de lunetas, ainda mais uma 4x32 que não faz mal a nínguém, mas desta vez vou deixar uma dica “legal”, como luneta pode vim a trazer um problemão legal, hoje em dia temos Red Dots com ampliação até 4x (Claro que a qualidade não se comparar com uma boa luneta mas ajuda).

 

Red dot é classificado como Mira Optrônica

No. de ordem: 2670

Classificação: 5

Grupo: AcAr

Nomenclatura do Produto: Mira Optrônica.

Controle: Fabricação, Importação, Exportação, Desembaraço Alfandegário, Comércio.

Utilização: Permitido.

Tráfego: Permitido.

 

Abs.

 

Isso quer dizer que tb,m pode importar sem CII?

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso quer dizer que tb,m pode importar sem CII?

 

Acessórios de arma não podem ser importados sem CR e CII. Está no R-105.

 

Está na tabela do anexo do R-105. Tem uma regra bem simples que acho que facilita o entendimento: na IMPORTAÇÂO tudo que se relaciona a armas salvos raríssimas exceções (*) é controlado, ou seja precisa de autorização prévia.

 

(*) - alguns acessórios que não afetam o desempenho da arma não são controlados como bandoleira, capas, trancas de gatilho e similares.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, muito obrigado pelas resposta.

 

O problema disso tudo é a lei que não é clara. Se vocês lerem no DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, diz que:

 

LXXIX - uso permitido: a designação "de uso permitido" é dada aos produtos controlados pelo Exército, cuja utilização é permitida a pessoas físicas em geral, bem como a pessoas jurídicas, de acordo com a legislação normativa do Exército;

LXXXI - uso restrito: a designação "de uso restrito" é dada aos produtos controlados pelo Exército que só podem ser utilizados pelas Forças Armadas ou, autorizadas pelo Exército, algumas Instituições de Segurança, pessoas jurídicas habilitadas e pessoas físicas habilitadas;

Ou seja, nos produtos de uso permitido não diz que é necessário ter CR. Já nos produtos de uso restrito fica claro "... só podem ser utilizados pelas Forças Armadas ou, autorizadas pelo Exército, ...".

 

Enfim, é como muita coisa no Brasil. Mesmo que não pode, todo mundo usa, e por ai vai ...

Gamo CFX 5.5 mm

- Carabina Customizada

- Gás RAM 45kg, pistão aliviado - Elite

- Gatilho Quick Shot

- Luneta 4x32mm - World Class

 

Gamo Hunter 440 IGT 4.5 mm

- Carabina orginal

- Luneta 4x32mm - World Class

Black Ops 5.5 mm

- Carabina orignal

- Luneta original 4x32mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"LXXIX - uso permitido: a designação "de uso permitido" é dada aos produtos controlados pelo Exército".

 

Esta bem claro, produto controlado precisa CR. Se não não teria porque ser controlado.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"LXXIX - uso permitido: a designação "de uso permitido" é dada aos produtos controlados pelo Exército".

 

Esta bem claro, produto controlado precisa CR. Se não não teria porque ser controlado.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco ser controlado não significa que precisa de CR. Produtos controlados restritos precisam de CR, os controlados permitidos não.

 

Uma carabina de ar comprimido abaixo de 6mm é de uso permitido, porém é um produto controlado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revólver de calibre permitido e de venda controlada permitida,

Armas de chumbo são controladas permitidas. Todos precisam CR.

No caso das carabinas de pressão tem parágrafo específico dizendo que não precisa pra calibres permitidos, o restante que não tem precisa,

 

Explicação dada pelo EB.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revólver de calibre permitido e de venda controlada permitida,

Armas de chumbo são controladas permitidas. Todos precisam CR.

No caso das carabinas de pressão tem parágrafo específico dizendo que não precisa pra calibres permitidos, o restante que não tem precisa,

 

Explicação dada pelo EB.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

 

Obrigado pelos comentários Marco!

 

Só para comentar, acho que estaremos kits nas carabinas haha ... tenho uma Gamo Hunter 440 IGT 4.5mm e vou comprar uma Gamo CFX RAM 4.5 mm.

 

Abraço!

Gamo CFX 5.5 mm

- Carabina Customizada

- Gás RAM 45kg, pistão aliviado - Elite

- Gatilho Quick Shot

- Luneta 4x32mm - World Class

 

Gamo Hunter 440 IGT 4.5 mm

- Carabina orginal

- Luneta 4x32mm - World Class

Black Ops 5.5 mm

- Carabina orignal

- Luneta original 4x32mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revólver de calibre permitido e de venda controlada permitida,

Armas de chumbo são controladas permitidas. Todos precisam CR.

No caso das carabinas de pressão tem parágrafo específico dizendo que não precisa pra calibres permitidos, o restante que não tem precisa,

 

Explicação dada pelo EB.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

não entendi isso aí

armas de chumbo são controladas permitidas todos precisam CR

se são permitidas, porém, controladas, não precisa CR

se são restritas, são controladas e precisam CR somente nos casos de caçador, colecionador e atirador

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Atentem para as diferenças entre PERMITIDO, RESTRITO E PROIBIDO.  Cada um significa uma coisa. Só RESTRITO precisa de apostilamento e CR. Proibido, nem com apostilamento. E permitido pode a qualquer um com as devidas qualificações.

Baikal IZH46M
Daisy Match Grade Avanti 747 Triumph Match
Cometa Fenix 400
Slavia 631
Steyr LG110 HP
Theobem Rapid MKII
FX Royale 400
Dione 1975

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atentem para as diferenças entre PERMITIDO, RESTRITO E PROIBIDO.  Cada um significa uma coisa. Só RESTRITO precisa de apostilamento e CR. Proibido, nem com apostilamento. E permitido pode a qualquer um com as devidas qualificações.
Se ler todo o r105 tem um glossário que diz que permitido e igual controlado. O termo proibido foi substituído por restrito.


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, marco disse:

Se ler todo o r105 tem um glossário que diz que permitido e igual controlado. O termo proibido foi substituído por restrito.


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

Sim, já li o R-105 algumas vezes, sou CAC  a 37 anos, mas nunca vi esse glossário no R-105 com essa relação dizendo que uma coisa significa outra. Se for esses "entendimentos" que uns "especialistas" acrescentam por conta, eu nem considero. Se tiver em alguma portaria do EB, ai sim, apesar de algumas ainda discutíveis se em conflito com o R-105.
Mas apesar de muitos lá gostarem de fazer interpretações como lhes convém, sigo o R-105 ao pé da letra e Portarias oficiais não conflitantes.
Reconheço que esse glossário me passou desapercebido até hoje.

Abraço.

Baikal IZH46M
Daisy Match Grade Avanti 747 Triumph Match
Cometa Fenix 400
Slavia 631
Steyr LG110 HP
Theobem Rapid MKII
FX Royale 400
Dione 1975

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante