Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Diogo M

HT 125 SAS 5,5mm Tunning - Hatsan

Posts Recomendados

Decidi postar aqui um review da minha Hatsan HT 125 SAS no calibre 5,5mm, a qual modifiquei totalmente ao meu gosto e está ótima (Estava à venda, mas desisti de vender por este motivo).

A arma original quase todos conhecem, então vamos direto às modificações:

- Coronha: Original em polímero verde. Adicionei contra peso de 400g na parte de trás da coronha, ficou muito bem equilibrada, diminuiu o recúo e melhorou a precisão;

- Câmara: Foi brunida com lixa 240 - Não tinha imperfeições para serem corrigidas, mas é essencial realizar este processo qdo se instala bucha de PU;

- Mola: A mola original foi substituída por uma pneumática de 75kg, montada com a haste para dentro do pistão;

- Pistão: Foi instalado um pistão customizado da Elite Airguns, mais leve, levemente mais curto e com um anel de teflon na saia para centralizar e eliminar 100% das vibrações. Como o pistão é levemente mais curto o volume da câmara aumentou 6,6cc. Fiz um trabalho de alívio no pistão que já era muito mais leve que o original, deixando-o com miseras 220g (o original tem cerca de 500g com o top hat) - O recúo foi absurdamente reduzido;

- Gatilho: Foi aliviado retirando-se pressão das molas (destemperândo-as) e todas as partes metálicas móveis foram polidas até ficarem espelhadas - Houve melhora de 70% em termos de leveza e maciez, em relação ao original.

- Cano: Ambas as coroas foram polidas, achei o acabamento um tanto grosseiro. A coroa traseira teve seu diâmetro levemente aumentado, pois alguns chumbos nao entravam totalmente no cano e na hora de fechar amassava a saia.

- Muzzle Break: Foi instalado mais à frente do cano e agora conta com um sistema de extração de ar, pra desempenhar a função de air stripper - Melhorou a precisão.

Potência: 32J

Ração: JSB Jumbo 5,52mm 1,030g

Velocidades (5 disparos):

JSB Jumbo Heavy 5,52mm 1.175g: 233,5m/s - 232,4m/s - 231,2m/s - 233,7m/s - 234,0m/s - Spread 2,8m/s;

JSB Jumbo 5,52mm 1,030g: 251,5m/s - 252,0m/s - 249,8m/s - 252,3m/s - 251,7m/s - Spread 2,2m/s;

Gamo Pro Hunter 1g: 253,0m/s - 254,5m/s - 251,4m/s - 252,9m/s - 249,9m/s - Spread 4,6m/s;

Norica Apache: 275m/s - 277,2m/s - 276,4m/s - 272,0m/s - 275 m/s - Spread 5,2m/s

Infelizmente não tenho registro fotográfico de todas as modificações. Seguem abaixo as fotos que tenho:

Muzzle

22082011430.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Pistão

27082011474.jpg

22082011427.jpg

22082011429.jpg

22082011432.jpg

Precisão

Este foi o ultimo agrupamento que eu fiz, em condições muito precárias e desfavoráveis diga-se de passagem, com o sand bag sobre um tambor de plástico, num barranco e sentado numa tábua.

Distância 15m luneta Nikko Stirling Gold Crow 4x32 - 5 Tiros em cada grupo.

02102011572.jpg

Reparem que a arma está apoiada no sand bag, logo à frente do guarda mato, isso mostra como ela ficou equilibrada. Nessa condições uma arma HT original cairia para a frente.

02102011583.jpg

Acredito que numa mesa firme, com 2 sand bags (tem um nome mas nao sei qual é) e uma luneta com pelo menos 9x de magnificação dá pra fazer esse mesmo agrupamento que fiz a 15m, à 25m e nos 15m fazer um furo só um pouco maior que o diâmetro do chumbo.

Conforme já foi falado antes, essas armas são difíceis de domar, ainda mais originais de fábrica (essa HT125 quebrou 2 lunetas antes do tunning, essa Nikko Gold Crow e uma GAMO Compact WR AO 4x32), possuem um tranco absurdo e a 15m agrupam pouco menos de 2''. Mas com algumas modificações e um pouco de prática com a arma, consegue-se bons resultados aliando precisão e potência, arrisco até a dizer que esta arma do jeito que está pode dar trabalho para as Cometas e Gamo.

Na próxima oportunidade farei agrupamentos a 25m e 50m para mostrar o que ela e capaz de fazer com as condições ideais.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o review Diogo... tenta fazer mais uns agrupamentos melhor instalado... vou ficar esperando por novas fotos pois acho que seria muito interessante vc fazer p o pessoal conhecer um pouco mais sobre essa carabina... muita gente fala mal sem nem ter atirado com ela...

Abraço!

Alexandre

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Alex! É que não tenho onde atirar, mas na primeira oportunidade com ctz farei, acho que vai supreender a todos..

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

e pode ter certeza de que, quanto mais vc praticar com ela modificada, mais consistente seus tiros ficarão...

forte abraço!

alexandre

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pessoal!

Pena que ainda nao consegui experimentar a distancias maiores...mas assim que conseguir posto aqui.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Só adicionando uns videos que fiz do mount com amortecimento que eu criei....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana... agora tem que fazer um review p ver se mantém a regulagem (POI)...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa DiogoM!!!

Muito bacana o amortecimento, como o Alex disse agora há que se verificar se o POI não oscila, mas parece que vai funcionar muito bem!!!

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, esse mount ja uso nela há mto tempo...o POI não muda, a borracha é especial, na época o cara que injetou a borracha pra mim me disse que é neoprene de alta densidade, ou seja, sem a bolhas de ar dentro da borracha....mas como falam no ramo das borrachas, essa borracha aí ''tem muita memória'', ou seja, sempre volta à posição inicial. Os agrupamentos desse review já foram feitos com esse mount.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Diogo bom dia, assisti seu review da Hatsan HT 125 SAS no calibre 5,5mm e gostei muito, achei seu trabalho super produtivo e de ótimos resultados, e por isso venho te pedir ajuda.

Há pouco tempo tenho uma Ht 125 SAS e agora quero colocar nela uma mira, mas, não tenho idéia de qual é a boa para essa carabina, você pode me ajudar?

Desde já agradeço,

Marcos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que perto de R$ 1.000,00, não lembro direito mas fiz várias coisinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aí Diogo...

Show de bola, eu pirei nesse mount de borracha srsrs.

Qual a possibilidade de você fazer um pra mim?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aí Diogo...

Show de bola, eu pirei nesse mount de borracha srsrs.

Qual a possibilidade de você fazer um pra mim?

Olha cara, obrigado pelo elogio!

Um cara roubou minha idéia e está produzindo em larga escala, inclusive vende aqui no forum, mas eu não recomendo, muita gente reclama que com o tempo a borracha vicia, então tem que ficar zerando a luneta de tempos em tempos.

Infelizmente não tenho como produzir uma ou poucas peças de borracha, pois a empresa que injetou a borracha pra mim fez uma única peça experimental e se propôs a fabricar somente se fosse em larga escala. Mas digo que estou trabalhando no aperfeiçoamento deste sistema e existe a possibilidade de eu começar a comercializar, mas dessa vez com patente requerida.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que este post já tem algum tempo, mas gostaria de colocar algumas considerações. Tanto dúvidas quando experiências que tive com minha Cavala. Tenho uma 125 com gás RAM de 75kg da Rossi (da loja). Coloquei uma luneta Titan 3×9-50 com mount único e borracha vulcanizada. Estou usando o gamo pro Hunter e consegue 5cm de agrupamento a 50m. Estava pensando em otimizar esse agrupamento com algumas das modificações que você postou acima. Minhas dúvidas:

1. será que consigo melhorar ainda mais esse agrupamento colocando mais peso na coronha e isso vai dificultar a ou auxiliar o tiro em pé com mira aberta?

2. Será qur justifica gastar, agora que minha carabina é nova, dinheiro pra trocar o gás RAM pra colocar um pistão aliviado? Esse ganho de precisão é significativo?

3. Com qual chumbo vocês conseguiram o melhor agrupamento com a HT 125 5,5?

Desde há agradeço as opiniões

Compartilhar este post

Link para o post
  • Em relação a melhorar o grupo a 50 m eu acredito que já tenha chegado no limite.
  • Sobre o chumbo é complicado, mas os novos rifles estão muito bons e ainda testaria ela com JSB Heavy de 18.13 grains.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Eduardo Macedo disse:
  • Em relação a melhorar o grupo a 50 m eu acredito que já tenha chegado no limite.
  • Sobre o chumbo é complicado, mas os novos rifles estão muito bons e ainda testaria ela com JSB Heavy de 18.13 grains.

Obrigado, talvez preencha a coronha só.. fiquei só um pouco receoso de ficar muito pesada pra atirar de pé. O pistão aliviado fica pra o ano que vem. A luneta está aguentando muito bem. Comprei esse JSB, mas ainda não chegou em casa. Quando fizer os agrupamentos do JSB e o pro Hunter eu mando o comparativo.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Oliver Ulson disse:

Obrigado, talvez preencha a coronha só.. fiquei só um pouco receoso de ficar muito pesada pra atirar de pé. O pistão aliviado fica pra o ano que vem. A luneta está aguentando muito bem. Comprei esse JSB, mas ainda não chegou em casa. Quando fizer os agrupamentos do JSB e o pro Hunter eu mando o comparativo.

Quando fizer o comparativo não esqueça de postar no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, sou cabeça dura e decidi colocar o pistão aliviada mantendo o gás RAM original da Rossi. Nesta decisão acabei ficando com duas dúvidas:

1) Pra desmontar e remontar a carabina que já tem o Gas RAM eu preciso usar o compressor de molas?

2) Eu preciso comprar o centralizador pra minha carabina que já tem o gás RAM da Rossi ou ja vem quando é instalado?

Desde já agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/09/2017 em 21:43, Oliver Ulson disse:

1) Pra desmontar e remontar a carabina que já tem o Gas RAM eu preciso usar o compressor de molas?

Recomendo sempre, visando a sua segurança (acidentes e até graves lesões), sempre utilizar o compressor de molas. Ferramenta indispensável pra quem quer abrir carabina de mola, mesmo que seja somente a sua. Quanto a instalar o embolo aliviado em conjunto com o GR original da Rossi, não vejo muito sentido. No meu ponto de vista, seria jogar dinheiro fora. Se quiser realmente fazer algo diferente, mudar o comportamento da carabina, invista em um kit com êmbolo e gr mais leve! 

Abraço. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Boa noite, sou cabeça dura e decidi colocar o pistão aliviada mantendo o gás RAM original da Rossi. Nesta decisão acabei ficando com duas dúvidas:

2) Eu preciso comprar o centralizador pra minha carabina que já tem o gás RAM da Rossi ou ja vem quando é instalado?

Desde já agradeço pela ajuda.

Colocar um êmbolo aliviado com o GR Rossi é a mesma coisa que ir no inferninho e gastar R$200,00 pra pegar uma feia e mal acabada. Gastou tempo e dinheiro.

Tenho a minha HT125 Sniper com o kit elite e um GR Quickshot de 60Kg, ela dá 32J, é o máximo da carabina e ficou muito melhor pra atirar, ela agora foi niquelada também, comprei uma coronha nova porque a antiga foi rachada pelo GR de 70Kg, a carabina tem um volume gigante de câmara, baixando o GR se consegue a mesma força com mais conforto e precisão

GR forte é ilusão, pois existe um efeito de quicada do pistão no final quando a força do bolsão de ar e pistão se igualam, poucos têm sucesso aumentando o transferport, que pode baixar a Vo e é um procedimento irreversível.

Resumo, esta carabina não dá 40J como dizem, é só propaganda e efeito Diesel, a faixa dela é de 32-34J que com bom kit e um GR baixo deixam ela um boa carabina.

Não vendo a minha por nada.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui as fotos da minha turquinha com Kit Elite e GR Quickshot 60Kg - 32J.

Niquelada pelo amigo Ademar da Dematek.5da1569ecdf0510817c6aaa8a635c790.jpgeca3205d74f1832b88ffd0f816e81083.jpgc472f75fb571c48aee85e03bc2f0ba50.jpg876e69e41878d3f9b79841cf6cd33963.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em ‎19‎/‎09‎/‎2017 em 16:53, Oliver Ulson disse:

1. será que consigo melhorar ainda mais esse agrupamento colocando mais peso na coronha e isso vai dificultar a ou auxiliar o tiro em pé com mira aberta?

2. Será qur justifica gastar, agora que minha carabina é nova, dinheiro pra trocar o gás RAM pra colocar um pistão aliviado? Esse ganho de precisão é significativo?

3. Com qual chumbo vocês conseguiram o melhor agrupamento com a HT 125 5,5?

Desde há agradeço as opiniões

Como diria o amigo Jack, vamos por partes:

1 - Armas mais pesadas absorvem melhor o recúo, fora que fazendo o preenchimento tu melhora o equilíbrio da carabina e isso faz muita diferença PRA MELHOR quando se atira em pé sem apoio. Só pra exemplificar a minha ex HW77 e a Turca (HT135) tem praticamente o mesmo peso e a HW77 era mais confortável de atirar em pé...

Eu no teu lugar colocaria todo o peso necessário pra deixar o centro de gravidade dela logo a frete do guarda mato, vai ver como as coisas melhoram.

2- Sou da mesma opinião do Fritz, já que vai abrir faz tudo de uma vez. Vai ver que não é difícil mas dá uma serviceira que tu não vai querer fazer de novo tão cedo. Use o compressor de mola pra qualquer carabina, indiferente o peso de GR ou força de mola, lembre que dedos perdidos e tendões arrebentados não regeneram...

Coloque um kit completo de 60kg da Quick e não se incomode mais por um bom tempo, provavelmente só vai abrir de novo pra trocar a bucha. E cuidado com as arruelas fininhas que tem uma cada lado do bloco do cano, se elas entortarem vai ver a dor de cabeça que dá pra colocar o cano de volta no lugar.

3- Na HT135 os de liga dura vão melhor (H&N FTT e Sniper Light), dos de liga mole vai bem com JSB Express, Jumbo e Polimag.
Na minha assinatura tem o tópico com os testes de agrupamento, se tiver paciência (vídeo longo) só dar uma conferida.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear

Carabinasdear