Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como você classifica a precisão de uma carabina?


Posts Recomendados

Boa tarde colegas....gostaria de saber de vocês a opinião independentemente de marca da carabina e calibre mas sim apenas sobre o quesito PRECISÃO!!! Para os colegas, podemos considerar que a precisão de uma carabina é boa, ótima ou excelente se fechar o agrupamento a 25 metros, 40 e 50 metros, apoiado e com seu chumbo predileto em quantos centímetros.abraço aos colegas!!

 

Eu classifico o desempenho das carabinas (precisão) da seguinte forma:

Se a 25 metros uma carabina faz grupos de:

2,5 a 3 centímetros ela tem uma boa precisão

1 a 2 centímetros ela tem uma ótima precisão

abaixo de 1 cm considero uma excelente precisão

Se a 50 metros faz grupos de:

4 a 5 centímetros ela tem uma boa precisão

2 a 3 centímetros ela tem uma ótima precisão

abaixo de 2 centímetros excelente precisão

Editado por Rodrigo Sanches
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde colegas....gostaria de saber de vocês a opinião independentemente de marca da carabina e calibre mas sim apenas sobre o quesito PRECISÃO!!! Para os colegas, podemos considerar que a precisão de uma carabina é boa, ótima ou excelente se fechar o agrupamento a 25 metros, 40 e 50 metros em quantos centímetros.abraço aos colegas!!

Rodrigo,precisão é muito subjetivo,cada tipo de tiro tem pontos divergentes. Tem carabinas que apoiada coloca um chumbo dentro do outro e sem apoio é ruim de acertar o alvo, por vários motivos. Se for tiro apoiado e conseguir acertar uma moeda de R$ 0,10 centavos a 40 mts,eu classificaria essa carabina de precisa. Mas se for tiros no campo é conseguir o objetivo,também pode -se dizer que a arma tem boa precisão. Sua cfx tem boa precisão, pelos videos que eu vi,mas tem atirador que é mais exigente,dai o motivo de pagar valores acima de R$ 10,000,00 de uma arma que fecha pouca coisa mais, que outra com valor bem menor. Por esse motivo que eu disse que é muito subjetivo. Para certos atiradores o alvo tem que ficar com um furo só,essa é a referencia que ele quer para a sua arma.

  • Like 1
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se acerta tampinhas a 50m ela é precisa, mas pra uma springer fazer isso, se não for uma hw ou tx, com certeza ela terá passado por tunnings, principalmete de gatilho, que nessa distância tudo influencia.

as minhas 2 gamo estão precisas, pois conseguem esse feito, mas o gatilho está uma @#%¨&*& ainda e atrapalha demais.

eu vejo gente postando agrupamento e as vezes a mesma arma agrupa mais ou menos, dependendo apenas da mão do atirador. se ele pegou a mão da carabina e teve feeling pra achar o apoio preferido dela, o ponto do gatilho e tal e tal, ele vai deixar a carabina precisa.

acertar tampinha a 50m (o que eu chamo de 'precisa') é muito alem de uma arma boa e chumbo bom. pra essa arma ser precisa o atirador precisa achar o jeitinho da arma.

minha cfx 4,5 agrupou moedinha a 50m com rifle premium round e tá com gr de 45. ja vi outras cfx 4,5 que com esse chumbo não agrupou, agora por que será? eu tenho certeza que eliminasse o fator 'eu' o grupo fecharia, nessa distância o batimento do coração mexe a cruz da luneta.

Editado por Cenoura
  • +1 1

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos

Boas as considerações que vcs. fizeram.Eu tenho uma cfx royal 4.5 toda tunada,gatilho feito arma de competição,e devo dizer que a danada

é muito boa demais(cheque na mão).Porem a partir dos vinte e cinco metros,existem vários fatores que influem no tiro de precisão,seja como

pegar a arma,o chumbo usado o vento,a parábola do chumbo etc.Eu já tive uma tx e não me dei bem com éla,Tenho amigo que já teve HW e

também não se deu bem.Independente da precisão o conjunto atirador arma chumbo etc torna a arma mais precisa ou menos precisa no momento

do tiro.Porem tenho acompanhado os tiros dos meus amigos com as diversas HW e também com os pro sport e são umas maquinas doidas na

precisão.

 

abraço Borracha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só completando o q outros disseram, além de fatores externos e do atirador acho q o maior influenciador do tiro é a munição. Pode ser a carabina q for, se o chumbo não for bom, ou pelo menos o preferido pela arma, a precisão será comprometida.

 

Disparado do meu Z3

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com as observações mas confesso que me chateia ter que achar a melhor pegada ,melhor isso melhor aquilo .

Evidente que o fator chumbo é indispensável ,mas produzir diferenças gritantes me deixa indignado, até de um lote pro outro tem diferença, de uma liga de chumbo pra outra tem diferença,de uma maquina pra outra tem diferença no projétil. mira aberta é uma coisa luneta é outra ,apoiado é uma coisa em pé é outra.São muitos fatores esquecendo tantos outros.

Acredito que um cano com choque e raias bem feitas seria suficiente com um bom chumbo. (só que não)

As vezes nem mesmo as grandes marcas de springers são garantia de alegria.

Eu tinha hatsan ht 150 precisão absurda sem frescura pra chumbo,mas pesada e material bem simplório não satisfeito comprei uma cometa fenix em tese por muitos superior em qualidade mas cheia de manha, muito boa também mas é temperamental a danada kkkk

Evidente que não a considero top e sim mediana mas vi videos e relatos com a própria dando show.(não é meu caso)

Claro que as marcas top ,sua probabilidade de serem superiores na precisão é maior pelos fatores de controle de qualidade e bla bla bla.

Segue uma dica achou uma carabina precisa ,não troque não venda indiferente da marca.

Nosso mundo é muito complexo dá bastante correria.

Mas o hobbi é igual quando o time do coração não vai bem ,passa raiva e uns perrengue ,mas largar não dá.

Cometa Fênix 400 5.5 GR50kg Elite.

Luneta Hawke 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos

Pegando até uma carona com o post acima com o qual eu concordo plenamente,acrescento o seguinte.

Nos ano 80 e 90 o máximo que se via em competições com armas de pressão,eram provas de papel a

dez metros,e vez ou outra a colônia japonesa,fazia umas provas a 25 metros sem apoio,porem com um

alvo um pouco maior.Acredito que de uma maneira geral queremos tirar uma precisão sempre igual de

um minúsculo projetil,sensivel ao vento,e a outro diversos fatores que influem na precisão final.

 

Borracha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, arma precisa é aquela que apresenta bom desempenho com qualquer chumbo (excluindo os mais safados), independente de pegada, posição, ponto de apio, etc.

 

Claro que sempre vai ter um chumbo que agrupa melhor que o outro, um atirador melhor que outro, mas no geral, o resultado tem que ser bom qualquer condição e tem que ser excepcional nas condições ideais.

 

Pela experiência que tenho mexendo e tunando armas, o que faz a carabina ter chumbo preferido, pegada ideal, etc., são pequenos defeitos muitas vezes imperceptíveis para a maioria, e podem ser na coroa, no raiamento, na culatra, cano empenado (99,9% deles são, até os LW, menos mas são), gatilho duro, etc....

 

Então concluindo, pra mim, arma precisa tem que ter rendimento razoável em qualquer situação e excepcional com um bom atirador e chumbo de qualidade. Arma que só agrupa com determinado modelo de chumbo, com determinada pegada....tem algo errado com ela, dá pra melhorar.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Precisão para mim é acertar exatamente onde pretendia acertar...

Consistência para mim seria acertar no mesmo lugar sempre, é agrupar os tiros.

Eu digo que a arma é precisa e consistente quando, ao excluir fatores como erros do atirador, do sistema de mira, fatores ambientais (vento, chuva) e da munição, os tiros agrupam exatamente onde era pretendido acertar. (arma colocada numa estativa por exemplo, usando munição boa, em um galão ou ambiente sem vento).

Os tiros são precisos e consistentes quando o conjunto está em harmonia: arma, munição, atirador... E, portanto, os tiros agrupam no lugar pretendido, driblando fatores ambientais como vento e chuva.

Abraço!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante