Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cometa Fênix 400 4.5mm GR 45kg ou 40kg V.O.?


Posts Recomendados

Conforme dicas do pessoal do fórum comprei uma Comenta Fênix 400 4.5mm mas originalmente na mola mesmo, pois o GR SMS... :thumbdown:

 

(Vou me basear em um chumbo de 0.60 gramas para não ter muitas variáveis)

 

 

 

GR 40kg - Pistão Original 212 gramas - Bucha de PU V.O.?
GR 45kg - Pistão Original porem aliviado 127 gramas (-40% do peso) - Bucha de PU V.O.?

Gostaria que ela ficasse por volta dos 290m/s máximo 295m/s para se manter estável na velocidade subsônica. Pois ultrapassando a velocidade do som prejudica e muito a precisão pois quando o chumbo retorna a velocidade subsônica o mesmo se desestabiliza acorrentando a perca de precisão.
Obs: Gosto de usar o pistão original e fazer as modificações e o alivio do mesmo com torno nada contra o da elite, gosto próprio!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pistão aliviado da elite é um pouco mais longo...usando o gas ram da Elite e quick short pode não engatilhar a arma...usando o pistão original.Pelo menos na minha que veio com gás ram de 55 kilos da Rossi teve essa surpresa...comprei o pistão da elite engatilhou normal.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, o pistão da elite não é aliviado no peso, e sim no atrito. O peso é o mesmo do original (diferença insignificante), confirmado pela própria Elite. Digo isso pois ao comprar o kit tive essa surpresa, pois sempre achei que fosse mais leve.

 

Enviado do meu Nokia 6120i via sms

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vc não vai conseguir em nenhuma configuração 290m/s com chumbo de 0,6g

creio que vá conseguir no maximo 260 m/s com esse chumbo.

bucha PU vai diminuir mais ainda...

Editado por Cenoura

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei a velocidade original pois não tenho chrono... essa V.O. seria com um chumbo de no máximo 0.6g mas em media seria 0,52g é o padrão que eu utilizo aqui.

 

 

 

Eu gostaria de saber a opinião dos usuarios.... estou em duvida entre o de 40 kg e o de 45kg.... mas tambem não exclui o de 50kg... qual vcs recomendam e pq?

 

lembrando que o calibre e 4.5mm e os alvos vão ficar em media a 30 - 45 metros.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

GR 40kg - Pistão Original 212 gramas - Bucha de PU V.O.? GR 45kg - Pistão Original porem aliviado 127 gramas (-40% do peso) - Bucha de PU V.O.?

 

Vai reduzir o peso do êmbolo original para 127 gramas ?? !!!

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10813-tutorial-instalacao-de-kit-advanced-cometa-fenix-fusion-45-kgf-na-new-fenix-400-gr-de-fabrica/

 

Creio que dificilmente atingirá a velocidade pretendida com este chumbo.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alivio de peso do embolo é visando diminuir o impacto e tranco no tiro consequentemente menor VO...para aumentar o VO mantenha o peso original...use o gas ram de 50 kilos da Elite.Lembrando que a Rossi equipa originalmente como de 55 kilos mas é mais fraco que o de 50 kilos da Elite. Acho que tem os videos do Juliano onde testa varias configuração de gás ram e faz a mediçao do VO. Se não engano a melhor no 4,5mm é o de 45 kilos...

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha pessoal não sei eu... mas estou vendo que carabina de mola e boa sim! :thumbup:

 

:wallbash: ?pq HW usa mola e não gr? :wallbash:

 

A velocidade que eu quero acho q com mola eu consigo..... o problema e o recuo?a durabilidade da mola? e a estabilidade dos tiros?

 

 

(Tendo todas as respostas sanadas talvez eu fico na mola mesmo e guardo um estoque de molas em casa..... :cool: )

 

Para manter a V.O. que eu quero vou precisar usar pistão original e GR de 50kg agora vem a questão:

 

Pistão Elite, bucha de PU e Mola Helicoidal

ou

Pistão Original, bucha de PU e GR de 50kg

:coffee:

Editado por rhayann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando comprei uma cometa nova a mola deu 200 tiros e quebrou.

não sei de foi azar.

mas uma cometa 400 no 4,5mm com 280ms com chumbo de 0,6 na minha humilde opinião é desperdício de precisão. pra essa porrada toda eu configurei uma hatsan striker edge que ficou muito precisa e potente, mas ele tem uma camara maior e foi desenvolvida pra isso.

 

abç

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha fenix 400 cal 4.5 com o dilema de quebrar a mola logo já encomendei o kit elite de 50kg, só que quando chegou eu não aguentei e já troquei, escolhi 50kg para manter a vo equivalente da mola original, mas se quer melhor precisão coloca o elite de 40kg e alivia o embolo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para manter a V.O. que eu quero vou precisar usar pistão original e GR de 50kg agora vem a questão: Pistão Elite, bucha de PU e Mola Helicoidal ou Pistão Original, bucha de PU e GR de 50kg

 

Resumindo: 0,6 gramas = 9,26 grains

 

Qual seria este chumbo ?!

 

É altamente recomendável cronografar a sua carabina com este chumbo, antes de partir para trocar êmbolo, retentor e mola helicoidal.

 

Cronografe com e sem o contra peso

 

gallery_3861_142_48639.jpg

 

 

gallery_3861_142_28161.jpg

 

mas se quer melhor precisão coloca o elite de 40kg e alivia o embolo

 

Como seria este alivio do êmbolo ??!!

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Alberto pelo que pesquisei não precisa aliviar e melhor colocar uma MH ou um GR de menor peso pois o resultado serio o mesmo estou certo? Então se eu colocar um top hat confeccionado em plastico ja iria diminuir o tranco, sem necessidade de aliviar o pistão.

 

E como não conheço muito de molas helicoidais não sei da durabilidade, estabilidade dos tiros.... pois não intendo como uma empresa tão renomada como HW não usa gas ram, e aqui no brasil todos são adeptos! Admito ja usei, mas em uma b19 realmente ficou bom mas nunca cheguei a testar na mola pois comprei com o kit instalado....

 

Então surge a duvida deixar na mola e tentar diminuir o recuo das maneiras possíveis tais como top hat de plastico e bucha de PU ou instalar o kit elite?

 

Vou ser sincero o melhor entre precisão e V.O. e não penso em colocar gas de 40kg e ficar com 220m/s quero mais que isso pelo menos uns 280m/s com uma boa estabilidade ta otimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Então Alberto pelo que pesquisei não precisa aliviar e melhor colocar uma MH ou um GR de menor peso pois o resultado serio o mesmo estou certo? Então se eu colocar um top hat confeccionado em plastico ja iria diminuir o tranco, sem necessidade de aliviar o pistão.

 

Errado.

 

Creio que você não entendeu que diminuindo a massa do conjunto que comprime o ar, haverá uma redução na velocidade na boca do cano V0. O objetivo de cronografar com e sem o contra peso é justamente obter a queda na velocidade.

 

gallery_3861_142_38971.jpg

 

Qual é o chumbo 0,6 gramas com o qual pretende obter a velocidade de 290 m/s ?

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alívio do embolo consiste em diminuir o peso removendo parte do material do corpo. Normalmente feito em um torno ou em fresa: tem um vídeo de outra carabina, mas é a mesma coisa:

 

 

Conhecia o alívio do peso por diminuição de espessura ou através de furos Este alívio além da diminuição da espessura com os rasgos longitudinais é radical, será que ao longo do tempo não ocorrerá deflexão lateral das paredes do êmbolo ?

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o chumbo seria na base dos 0,6g porem não tem como pois o recuo vai ficar inaceitável, então estou me baseando em um chumbo de menor massa 0.54g mas vi que o assunto e as respostas estão confusas e desordenadas....

 

:ball::ball::ball:

 

Vamos focar! Pois creio que são muitos com mesma duvida :thumbsup:

 

O pq das armas mais renomadas do mundo usarem mola helicoidal e não o gas ram? eu mesmo ja fui usuário e tive boas experiências! Porem nunca atirei com uma HW por exemplo para ter uma noção, então gostaria que algum usuário de tal arma responde-se o pq?

 

E qual a melhor configuração para uma Cometa New Fênix 400 4.5mm:

 

- Mola Helicoidal, Bucha de P.U., Guia de mola feito de algum material mais leve creio que vá diminuir o recuo e ainda vai manter uma boa V.O. seria a melhor opção?

ou

-Kit Advanced Elite Airguns de 50 Kg para manter a mesma V.O.?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alberto José

Conhecia o alívio do peso por diminuição de espessura ou através de furos Este alívio além da diminuição da espessura com os rasgos longitudinais é radical, será que ao longo do tempo não ocorrerá deflexão lateral das paredes do êmbolo ?

 

Então dependendo do peso do G.R. creio que va sofrer sim... pois acaba tendo menos resistência, eu acho que afinar a lateral não seria a minha decisão mas os rasgos longitudinais é ate tolerável mas sem exageros porem a V.O. com certeza vai abaixar não tem lógica dizer que aliviar o pistão não pede velocidade, o melhor e avaliar o quanto perdeu em função do recuo menor!

Editado por rhayann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

questão de mola X GR é muito pessoal. tenho amigos que gostam da carabina original, com mola, gatilho duto e pleimmm. pra mim mola é coisa do passado, apesar de ainda usar as vezes. por mais que eu encape a mola, guia de mola e faça polimentos, ainda será uma mola e terá o maldito pleim que vibra direto no meu cérebro. a unica q ficou sem nada de pleim minha foi a b12.

Editado por Cenoura

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando... E resumidamente por tudo que li entendi o pq de usar o G.R. a construção da HW e totalmente diferente ate o pistão... Não tem como usar a titulo de comparação, sim vou opitar por gas ram! Só não sei ainda qual o pressão usar...

 

Elite ou SMS... pesquisando a fundo vi muita gente que elogio SMS porem não se encontra de 45kg apenas 40kg... então:

 

40kg / 50kg (SMS)

 

ou

 

40kg /45kg (Elite)

?

:coffee:

 

Pistão vou utilizar o original apenas fazer as alterações como furo central para o gas ram, anel traseiro de teflon para centralizar e bucha Alterama todo mundo fala muito bem, inclusive se referiram como a melhor do Brasil!

Editado por rhayann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:wallbash: ?pq HW usa mola e não gr? :wallbash:

 

E quem te disse que não usam? A HW90 usa um GR de potência regulável que era feito pela Theoben... Dê uma pesquisada que tu acha, nos USA ela é vendida como "Beeman RX" e tem a RX2 também.

É uma questão de opção, afinal de contas o GR continua sendo uma mola. Se como você mesmo disse "as armas mais renomadas do mundo" não o usam deve-se ter um motivo.

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você é quem tem que decidir o que vai querer, como tu mesmo disseste há várias opiniões, mas eu não diria desencontradas e sim pessoais, eu particularmente prefiro mola helicoidal do que GR, tanto que minha hatsan veio "tunada" da loja com GR de 60 kg, insisti muito com a Rossi que queria a mola original até conseguir que me mandassem, cortei dois elos e encamisei a carabina, pra minha proposta, ficou muito melhor - 190 m/s com chumbo de 19.90 grains (o mais pesado que tinha) e 208 m/s com chumbo de 15.90 grains (o mais leve). Quanto as HW somente se você atirar com uma vai entender porque é dispensável GR nelas.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Sei que este tópico é antigo, mais voltei a possuir uma cometa depois de 4anos, e mim surgiu uma dúvida: posso usar o embolo original com gr elite? com haste dentro do pistão, o pistão sem a camisa de ferro, o intuito é diminuir o trampo e aumentar a precisão, esse quit de 50kg elite já possuo a muito tempo. Agora é fusion e não fenix.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que este tópico é antigo, mais voltei a possuir uma cometa depois de 4anos, e mim surgiu uma dúvida: posso usar o embolo original com gr elite? com haste dentro do pistão, o pistão sem a camisa de ferro, o intuito é diminuir o trampo e aumentar a precisão, esse quit de 50kg elite já possuo a muito tempo. Agora é fusion e não fenix.
Não sei esse novos da Dematek lubrificação a seco por molibdenio.
Mas testei todos na época...até de mesma marca e igual calibragem tinha variações no VO...isso só.mudando.o.gas RAM...tira um coloca
outro...Porém lubrificar com graxa siliconada...pasta G..etc...tbem varia ...imagine bucha
Use o de 40 kilos teste inicial...se agrupar bem case com ele...45 ..50.kilos muda porém os grupos tbem...abrem

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rui Saiki disse:

Não sei esse novos da Dematek lubrificação a seco por molibdenio.
Mas testei todos na época...até de mesma marca e igual calibragem tinha variações no VO...isso só.mudando.o.gas RAM...tira um coloca
outro...Porém lubrificar com graxa siliconada...pasta G..etc...tbem varia ...imagine bucha
Use o de 40 kilos teste inicial...se agrupar bem case com ele...45 ..50.kilos muda porém os grupos tbem...abrem

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Muito obrigado, verei o de 40kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Sei que este tópico é antigo, mais voltei a possuir uma cometa depois de 4anos, e mim surgiu uma dúvida: posso usar o embolo original com gr elite? com haste dentro do pistão, o pistão sem a camisa de ferro, o intuito é diminuir o trampo e aumentar a precisão, esse quit de 50kg elite já possuo a muito tempo. Agora é fusion e não fenix.?

francisco eu ja tentei fazer isto e o resultado foi frustrante, a carabina não engatilha, fica faltando de 2a3 milímetros para ela engatilhar, eu ainda usinarei a caixa de gatilho dela para testar esta configuração na minha .5.5 mas o gr sera um de 45kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Sanches disse:

francisco eu ja tentei fazer isto e o resultado foi frustrante, a carabina não engatilha, fica faltando de 2a3 milímetros para ela engatilhar, eu ainda usinarei a caixa de gatilho dela para testar esta configuração na minha .5.5 mas o gr sera um de 45kg.

:goodjob: pela resposta objetiva. Também tentei com o êmbolo original e é isso mesmo, não engatilha.

BTW,  o Rui Saiki comentou em um outro tópico que conseguiu instalar na Fênix 400 ou Fusion uma mola a gás Quickshot MG230 usando um centralizador que alguém fez.  Até pedi que postasse fotos, mas só postou as fotos  abaixo que não esclareceram nada.

WhatsApp Image 2018-06-29 at 14.01.21.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-29 at 14.00.11.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-29 at 13.59.25.jpeg

 

Complementando, segue a resposta na época: " Foi usado o sistema de arruela central ...original era um SMS da Rossi 55 kilos...cujo VO era menor que um de 45 kilos da Elite...o comprimento do elite para cometa era uns 3 ou 4 mm mais curto no Quick short...precisou a arruela mais grossa...que vem no kit 230 do Quick e alargar a janela de armar no pistão..."

 

Editado por Alberto José
  • Like 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rodrigo Sanches disse:

francisco eu ja tentei fazer isto e o resultado foi frustrante, a carabina não engatilha, fica faltando de 2a3 milímetros para ela engatilhar, eu ainda usinarei a caixa de gatilho dela para testar esta configuração na minha .5.5 mas o gr sera um de 45kg.

Rodrigo, eu faria meio a meio, aumentaria o rasgo da trava do pistão e usinaria o conjunto do gatilho, devido a aproximação do parafuso que segura o conjunto, depois vou enviar umas fotos pro Eduardo postar nesse tópico, sobre uma carabina fenix que um colega comprou, uma verdadeira gambiarra, vendí o meu kit de 50kg da elite a ele, afim de efetuar a troca, pois ele conseguiu soltar o cano da carabina enquanto armava e detonou o pistão, pois bem,  o gás como já estava abrindo o bico o kit seria o certo, quando ele tentou montar, o gás ficou pequeno, eu garanti a ele que este era o kit certo, pois já havia testado em uma carabina minha, resultado, pedi pra ver a carabina dele, o conjunto do gatilho tinha sido aberto além do parafuso que segura o conjunto, o parafuso tinha sido diminuído afim de que a gambiarra funcionasse, ainda hoje pergunto qual gás era aquele, não medi porém achei maior do que o da b19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Eis a gambiarra, numa carabina cometa fenix o orifício onde coloca o centralizador traseiro não ultrapassa o furo onde se introduz o parafuso que segura o conjunto do gatilho.

É exatamente esta usinagem que tinha em mente de fazer na caixa de gatilho de minha fenix para testar o gr de 45 com o pistão original sem a camisa de mola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2019 em 11:01, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Eis a gambiarra, numa carabina cometa fenix o orifício onde coloca o centralizador traseiro não ultrapassa o furo onde se introduz o parafuso que segura o conjunto do gatilho.

Qual é a medida da profundidade deste orifício ?

1612081423_CaixaGatilhoFenixretificada.jpeg.bb7a63eace1ba91effd29cf9569414e7.jpeg

1448488408_Foto01-CaixaGatilhoFnix400.JPG.13cba7733a49989207037dccf2554793.JPG

A profundidade passando o parafuso seria de 15 450483965_Foto02-CaixaGatilhoFnix400-15mm.JPG.75c49840b9def7ec1881590138fd3204.JPGmm

As molas a gás da linha Quickshot, disponíveis no mercado tem o comprimento nominal de 182 mm, 230 mm,  260 mm, 270 mm e as maiores utilizadas pela linha NitroX 315m (diâmetro externo 22,1 x 10 - câmara x haste). 

A Cometa Fênix 400 com o Kit Elite Advanced Fênix / Fusion tem o curso do êmbolo  de 97,5mm (o curso para engatilhar é um pentelhésimo maior). Teria que confirmar o curso com o êmbolo original e mola helicoidal, considerar uma pré compressão em torno de 5mm e mais a arruela centralizadora algo em torno de 2mm a 4mm. 

T6tVKA3.jpg

Fênix 400 - Simulação de Engatilhamento do Êmbolo

Êmbolo prestes a engatilhar

800657929_Foto04-Fnix400prestesaengatilhar.JPG.557905968f427e6c713316b8e9ee29fc.JPG

Êmbolo engatilhado

411233438_Foto04Fnix400mboloEngatilhado.JPG.3f77508895022e1d0aa0b21ecf70bb9f.JPG

Para engatilhar o êmbolo encosta na caixa de gatilho (cano da carabina totalmente basculado no fim de curso)

1079794417_Foto05-Fnix400Emboloencostado.JPG.45b2236e6f5b4ac4b8ca0d9f6667d5a3.JPG

Praticamente não há folga entre a trava do êmbolo e a janela de engatilhamento do êmbolo

1509006414_Foto05a-Fnix400FolgacomomboloEngatilhado.JPG.fd60b3a2c67d0a6ff2ecad62b5bdf9e7.JPG

Após o engatilhamento, com o cano fechado, a mola de ação (a gás ou helicoidal) empurra o êmbolo para a frente deixando uma folga de 2,55mm (carabina pronta para disparo)

2084574079_Foto06-Fnix400FolgamboloCaixaGatilho.JPG.717cad73f9c2d8e10a66a0b1a6b65ac7.JPG

Simulação de engatilhamento usando compressor de molas

Conjunto gatilho Fênix 400 original para GR SMS, mola a gás Quickshot MG230 40 kgf Lote:220715

555350655_Foto08-ConjuntoGatilhoembolooriginalRosicomMG230.JPG.de2aeb818f4b85dde2a5df984713ca35.JPG

Espessura da arruela centralizadora da haste - 4mm

381723687_Foto07-EspessuradaArruela-4mm.JPG.92cc0826f6db89d32a94a21a98584309.JPG

Verificação do curso útil da haste do MG230

MG230 totalmente fechado 

1709345135_Foto09-MG230totalmentefechadocomaarruelacentralizadoradahaste.JPG.119e75bbcde97ec0f13025814d5c7427.JPG

Verificação do engatilhamento do conjunto 

1686461353_Foto10-Fnix400mboloOriginalecaixagatilhousinadaparaGRSMScomQuickshotMG230eArruela4mm.JPG.4674beb6ed66df43287958559019fd06.JPG

MG230 com arruela centralizadora 4mm totalmente fechado dentro do êmbolo 

415041340_Foto11-Fnix400mboloOriginalcomMG230totalmentefechado.JPG.d62e9754dc9af50f8c659b1cf43766e1.JPG

O êmbolo não encosta na caixa de gatilho (condição necessária para que ocorra o engatilhamento)

1432701582_Foto-12Fnix400distnciaparaengatilharmbolooriginal.JPG.a97e696f9e5eb3992d749f943674134d.JPG

Distância que falta para que o êmbolo encoste na caixa de gatilho -  7,5mm (arredondamento para cima)

329378105_Foto13-Fnix400distnciaparaMG230engatilharmbolooriginal75mm.JPG.de614eb2f9247b89ad73e7643b865401.JPG

Profundidade original da caixa de gatilho, para uso do GR SMS - 4mm

1549104593_Foto14-Profundidadeoriginaldorebaixo-4mm.JPG.2f5af32ed7495186d1113f7a8e1c6e51.JPG

No limite, talvez seja possível aprofundar este rebaixo em até 15mm

450483965_Foto02-CaixaGatilhoFnix400-15mm.JPG.75c49840b9def7ec1881590138fd3204.JPG

Teríamos então a seguinte possibilidade:

- pré compressão: 3,5mm

- distância necessária para que o êmbolo encoste na caixa de gatilho usando MG230: 7,5mm

Soma: 3,5 + 7,5 = 11mm

Como a caixa de gatilho já vem usinada com uma profundidade de 4mm,  temos que descontar este valor dos 15mm, o que resulta em 11mm.

Exemplo1: MG230 com 4mm de pré compressão

14809304_Foto25-MG230Marcade4mmparaprcompresso.JPG.258e311f4aca7b5e0ff61537c3b91770.JPG

344819422_Foto26-MG230.JPG.2fe6d8e54dc3741b60563e70cefa78b4.JPG

93594246_Foto27-MG230.JPG.97d3f83cd0d87740bfda873772f326ec.JPG

2146548575_Foto28-MG230.JPG.ecac9054df545cd7f079e52fc0c1d93b.JPG

917650207_Foto29-MG230prcomprimidoem4mm.JPG.a36f8df961327d4e3c47a9032085c92a.JPG

679691123_Foto30-MG230Cursodisponvel-95mm.JPG.fea2754ec4eafa294397be9b1ae33df0.JPG

Creio que será necessário diminuir o valor da pré compressão para menos de 2mm. 

Vimos anteriormente que o êmbolo do Kit Elite Advanced tem um curso (deslocamento de 97,5mm) , teríamos que confirmar o curso do êmbolo original.

 T6tVKA3.jpg

Mola a gás Quickshot MG230 versus Elite 7444

Câmara

1485435391_Foto15-QuickshotMG230versusElite7444.JPG.2c4f4326d519d0dd81ee94d64d201dff.JPG

611084100_Foto16-QuickshotMG230versusElite7444.JPG.158ae2ba192ad3a6ee3344a2ec35274a.JPG

Haste

1422363955_Foto17-QuickshotMG230versusElite7444.JPG.3e86cfe095d75f62494e1b07cf449ed4.JPG

1153340532_Foto18-QuickshotMG230versusElite7444.JPG.f099d01fea7470e3918ee0c4abcb83dc.JPG

Simulação de engatilhamento usando compressor de molas

Conjunto gatilho Fênix 400 original para GR SMS,gás ram Elite 7444 45 kgf  original do Kit Advanced

Verificação do curso útil da haste do 7444

7444 não fecha totalmente

2048206571_Foto19-7444nofechatotalmentepoisahastetopanofundodacmara.JPG.ab09a47197067918f4bdc0036ab18dd6.JPG

A haste topa no fundo da câmara e sobram 2mm entre a cãmara e a arruela centralizadora

2107996601_Foto20-7444nofechatotalmentesobram2mm.JPG.1ed7a7c019a106b1cd00e3abda16ef6a.JPG 

Verificação do engatilhamento do conjunto 

220131100_Foto21-Fnix400mboloOriginalecaixagatilhousinadaparaGRSMScomElite7444eArruela4mm.JPG.0aa6c7db6c79c57996f5aa705f822e4b.JPG

1056721875_Foto22-Fnix400mboloOriginalcom74444nofimdecursodahaste.JPG.7224262cfc6e9cbc2907544df2061a10.JPG

O êmbolo também não encosta na caixa de gatilho (condição necessária para que ocorra o engatilhamento)

1331264605_Foto23-Fnix400distnciapara7444engatilharmbolooriginal.JPG.687102470fdf1c527fb27ce68997109b.JPG

Distância que falta para que o êmbolo encoste na caixa de gatilho -  3,5mm 

1054309179_Foto24-Fnix400distnciapara7444engatilharmbolooriginal35mm.JPG.997a4ae14ac50e0d7cbed935197c89b0.JPG

Exemplo2: 7444 com 3,5m de pré compressão

975459650_Foto31-7444ataetiqueta35mmparaprcompresso.JPG.0e5b30cfc8b1e8a560767a55497bbef3.JPG

316991998_Foto32-744435mm.JPG.59f29e5acf8a0ceea64471f00a608de2.JPG

731635499_Foto33-7444.JPG.caf5f7c7c3bc615792e946bfc413f4af.JPG

55380802_Foto34-7444prcomprimidoem35mm.JPG.9363e9142a22f297b0c7b53b5d5cdf74.JPG

1707447220_Foto35-7444Cursodisponvel(995-2).JPG.7fe8a12d097b2f7fe9749b4dd58bbfc1.JPG

Vimos anteriormente que o êmbolo do Kit Elite Advanced tem um curso (deslocamento de 97,5mm) , teríamos que confirmar o curso do êmbolo original.

T6tVKA3.jpg

Resumo da Ópera

1863838388_Foto42-ANightAtTheOpera.jpg.2ebb16fd34113690a2ae011f6a5f363b.jpg

Qual é a medida que tem que aprofundar a caixa de gatilho da Fênix 400 para usar molas a gás com o êmbolo original ?

Considerando uma arruela centralizadora de 4mm, temos:

Quickshot MG230

453284899_Foto36-MG230sobradacmara.JPG.62ba640579dbcf14c40f5f0f5dd51e0a.JPG

517579040_Foto37-MG230sobradacmara.JPG.6198a621f18a5439f644f5f57d8552ec.JPG

951843305_Foto38-MG230temqueentrar11mdentrodacaixadegatilho.JPG.18a05181c9278b74ea9bf5b295c09fa9.JPG

Elite 7444

1267977601_Foto39-7444sobradacmara.JPG.d3cb48ce4b236e81ef89c1ed14dc4c20.JPG

526350910_Foto40-7444sobradacmara.JPG.111f793e3afcd7aa801337eb298f5ade.JPG

1146543788_Foto41-7444temqueentrar9mmdentrodacaixadegatilho.JPG.5d4f1d19209cc8cd02133c999ad0c8c6.JPG

Lembrem-se que podem ocorrer pequenas diferenças nas medidas nas peças aqui utilizadas e suas peças disponíveis, principalmente na arruela centralizadora.  Além disso, é necessário que o gás ram utilizado tenha um curso da haste compatível com o curso (deslocamento) do êmbolo original.

Lembrem-se que a Old School assevera: "Meça duas vezes, corte uma ... :sword:

:detective: É isso ...

Link do Tópico Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fusion 45 kgf na New Fenix 400 GR de fábrica

 

Editado por Alberto José
Inclusão de simulação de engatilhamento do êmbolo

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a medida da profundidade deste orifício ?
1612081423_CaixaGatilhoFenixretificada.jpeg.bb7a63eace1ba91effd29cf9569414e7.jpeg
As molas a gás da linha Quickshot, disponíveis no mercado tem o comprimento nominal de 182 mm, 230 mm,  260 mm, 270 mm e as maiores utilizadas pela linha NitroX 315m (diâmetro externo 22,1 x 10 - câmara x haste). 
A Cometa Fênix 400 com o Kit Elite Advanced Fênix / Fusion tem o curso do êmbolo  de 97,5mm (o curso para engatilhar é um pentelhésimo maior). Teria que confirmar o curso com o êmbolo original e mola helicoidal, considerar uma pré compressão em torno de 5mm e mais a arruela centralizadora algo em torno de 2mm a 4mm. 
T6tVKA3.jpg
Link do Tópico Tutorial - Instalação de Kit Advanced Cometa Fênix / Fusion 45 kgf na New Fenix 400 GR de fábrica
 
Vai precisar dar um desbaste na janela de armar ...1e9c92895447754b2bf90f9cad27efe6.jpg

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rui Saiki disse:

Vai precisar dar um desbaste na janela de armar ...1e9c92895447754b2bf90f9cad27efe6.jpg

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Poderia ser mais objetivo postando:

- modelo da mola a gás utilizada

- pré compressão obtida

- dimensões das peças e modificações efetuadas (caixa de gatilho, espessura da arruela centralizadora da haste, etc e tal)

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ser mais objetivo postando:
- modelo da mola a gás utilizada
- pré compressão obtida
- dimensões das peças e modificações efetuadas (caixa de gatilho, espessura da arruela centralizadora da haste, etc e tal)
Isso de medidas nunca fiz ...nem tenho prática...usei um Quick shot 260...segundo o Juliano Sanches era para uma carabina B3. Comigo e na tentativa e prática...

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Rui Saiki disse:

Isso de medidas nunca fiz ...nem tenho prática...usei um Quick shot 260...segundo o Juliano Sanches era para uma carabina B3. Comigo e na tentativa e prática...

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

:coffee: Quickshot para B3 é o MG230  comprimento total nominal de 230mm

http://quickshot.com.br/produto/conj-acao-por-mola-a-gas-basic-para-spa-b3-3-wf600-fixxar-black-qgk-under-b-ml-classica/

BTW eu sou da velha guarda: "meça duas vezes, corte uma..." quantas vezes for necessário.


 

 

 

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:coffee: Quickshot para B3 é o MG230  comprimento total nominal de 230mm
http://quickshot.com.br/produto/conj-acao-por-mola-a-gas-basic-para-spa-b3-3-wf600-fixxar-black-qgk-under-b-ml-classica/
BTW eu sou da velha guarda: "meça duas vezes, corte uma..." quantas vezes for necessário.

 
 
 
correto ..3923569ac7347912e0597db9bff4a464.jpg

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Isso sim, é que são informações.?

Vou usar o kit elite de 45 kg, diferença de preço pra o de 40kg quase R$ 50,00.

Como se justifica isso, só Deus sabe.

Qual é a medida da profundidade ?

Caixa Gatilho Fenix retificada.jpeg

Postei fotos da simulação com o gás ram Elite 7444 original do Kit  Elite Advanced 

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Alberto José disse:

Qual é a medida da profundidade ?

Caixa Gatilho Fenix retificada.jpeg

Postei fotos da simulação com o gás ram Elite 7444 original do Kit  Elite Advanced 

Vou medir então postarei, estou viajando, quando chegar farei isso.

Comprei uma Fusion galaxy com gr pois aqui os armeiros são de meia boca, vou colocar o kit elite, porém já tive experiências amargas tentando retirar os parafusos da contra rosca e o parafuso do cano, afim de liberar o êmbolo, consegui espanar ambos e não consegui tirá-los, fiz uma gambiarra rsrs, retirei o pino que prende a alavanca ao cano, liberando assim o pistão, porém houve um caso onde não houve centralização, ficou raspando a câmara, isso foi um dos motivos de comprar um outro kit, pois achei o embolo da elite com uma folga muito grande na parte frontal, onde centraliza a haste, este procedimento que estou fazendo pode provocar esta raspagem?

Editado por Francisco Luiz Viana Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

14 mm de profundidade, 1cm a mais.? 

Como eu citei no tópico, podem ocorrer pequenas variações nas medidas. É testar e ver, se faltar pré compressão (muito profundo), use arruelas finas dentro da caixa de gatilho (~ 18,5mm de diâmetro pois a câmara do GR SMS  utilizado pela Rossi tem aproximadamente esta medida para o  diâmetro externo). Para centralizar a câmara do GR dentro da caixa de gatilho, use fita isolante.

Quanto a retirar o êmbolo, nas Cometas (220 / Fênxi 400) eu optei por não soltar o cano pois o parafuso eixo é remachado no lado oposto da fenda e realmente e em alguns casos, só usando chave de impacto. Eu uso saca pinos para retirar a alavanca de armar (biela) e assim retirar o êmbolo.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Alberto José disse:

Como eu citei no tópico, podem ocorrer pequenas variações nas medidas. É testar e ver, se faltar pré compressão (muito profundo), use arruelas finas dentro da caixa de gatilho (~ 18,5mm de diâmetro pois a câmara do GR SMS  utilizado pela Rossi tem aproximadamente esta medida para o  diâmetro externo). Para centralizar a câmara do GR dentro da caixa de gatilho, use fita isolante.

Quanto a retirar o êmbolo, nas Cometas (220 / Fênxi 400) eu optei por não soltar o cano pois o parafuso eixo é remachado no lado oposto da fenda e realmente e em alguns casos, só usando chave de impacto. Eu uso saca pinos para retirar a alavanca de armar (biela) e assim retirar o êmbolo.

Beleza, faço desse mesmo modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante