Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
edsonqueiroz

Coronhas modificadas

Recommended Posts

Boa pergunta, acompanhando.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

uai... agora não entendi nada..

ja ouvi que eu nã podia nem parafusar a soleira fora do lugar, nem palm rest e bla bla bla e o cara bate o record com a coronha frankstein...???

Oxi, fiquei sem entender agora....

Caros, vejam bem, não é minha intenção questionar o mérito do recorde, o que me interessa são as medidas regulamentares, uma vez que pretendo fazer uma coronha para substitui a minha original slavia.

Edited by edsonqueiroz

Não, não pode ter alteração na coronha original da carabina. Por isso o papel 10m é tão desafiador.

Não pode ter alteração no desenho original da coronha, e a soleira, se for ajustável, tem que estar zerada.

Abraço.

Edit: Se pudesse, várias pessoas já teriam feito 300 pontos, uma vez que o resultado no papel 10m é fruto da adaptação do atirador ao equipamento, e a coronha tem fundamental influência no resultado.

Edited by EduBacha
  • Upvote 1

Não, não pode ter alteração na coronha original da carabina. Por isso o papel 10m é tão desafiador.

Não pode ter alteração no desenho original da coronha, e a soleira, se for ajustável, tem que estar zerada.

Abraço.

Edit: Se pudesse, várias pessoas já teriam feito 300 pontos, uma vez que o resultado no papel 10m é fruto da adaptação do atirador ao equipamento, e a coronha tem fundamental influência no resultado.

EduBacha, o Alysson Marquezelli já fez 300 pontos , que inclusive é o recorde nacional nesta modalidade pela CBTE, com uma coronha modificada. Veja o vídeo no link que postei.

Edited by edsonqueiroz

EduBacha, o Alysson Marquezelli já fez 300 pontos , que inclusive é o recorde nacional nesta modalidade pela CBTE, com uma coronha modificada. Veja o vídeo no link que postei.

Isso Edson, eu lembro que já fizeram 299 algumas vezes, 300 também, mas digo que com coronha modificada ficaria bem mais comum tais pontuações...

Está na hora de diminuir o alvo de papel 10m, igual no tiro olímpico que o alvo e a prova já sofreram várias mudanças conforme a pontuação máxima foi sendo atingida.

Abraço.

Mas afinal, pode ou não, aguardando o desfecho pra saber se a thumbhole que fiquei na minha b19s vale ou não. Se não valer coloco à original novente.

Me lembro de quando fiz uma coronha para o Andre (Karolaza) para uma CBC GII para uso em papel 10 metros.

Na época pesquisamos à respeito da altura da telha (palm rest), não me recordo da medida limite, mas havia sim uma medida limite.

Quanto aos outros parâmetros sobre soleira, grip, etc, não me recordo.

Bom dia Amigos,

Essa polemica já se arrasta por décadas e o que parecia ser um assunto quase resolvido, e se encaminhado para um desfecho aplausível na minha humilde opinião, a turma da CBTE esse ano resolveram "reinventar a roda" novamente!

Vamos lá, se coronha fizesse ponto todos que tinham uma carabina olímpica faziam 600 pontos! Pois a coronha é adaptável ao atleta, diferente dos equipamentos usados nas provas especiais.

Antes de entrar nos "achismos" vamos discutir alguns pontos técnicos:

As coronhas que são concebidas e oferecidas nos diversos modelos pela industria são fruto de um estudo do biótipo médio dos cidadãos do pais de origem dos equipamentos.

Estabelecido isso, então quem está enquadrado nessas medidas é favorecido e quem estiver acima ou abaixo do patrão médio estará no "inferno".

Como o tópico questiona sobre a modalidade de MA 10mt, as carabinas que tem as coronhas mais adaptadas para a pratica são a Slavia 631 e a HW-35 por terem seu designe propício a pratica dessa modalidade, por isso são as que mais tem amplitude de adaptação dos atletas, e mesmo assim existem atletas que irão sofre com vícios de postura e problemas ósseo muscular caso seu biótipo não se enquadre as demissões dos modelos citado.

A percepção desses problemas não é para quem faz tiros informais ou participa esporadicamente de provas, falo para o atleta que treina para alcançar resultados no Campeonato Brasileiro.

Uma situação é trazer para os equipamentos artifícios que facilite o tiro exemplo: Gancho de braço, Bandoleira, Palm Rest, Soleira regulável em diagonal ou horizontal, contra pesos de cano.

Obs. (Na minha opinião a soleira regulável na vertical não trás nenhum facilitador de tiro apenas corrige postura, no Tiro Virtual liberamos dessa forma e os resultados continuam os mesmos, mais pergunta para a cervical dos atletas)a coronha no modelo thumbhole a sua estrutura facilita a posição de tiro (consegue repetir facilmente a posição da empunhadura e apoio no ombro)

Em 2014 as regras foram concebidas contemplando a possibilidade desses ajustes segue abaixo:

2. Não será permitido:

2.1. Armas olímpicas, mesmo que tenham sido adaptadas.

2.2. Acessórios de armas olímpicas.

2.3. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira.

2.4. A alça de mira deve ficar obrigatoriamente à frente da posição do gatilho. Considera-se para este efeito o ponto de inserção do gatilho no mecanismo.

2.5. Soleira com regulagem vertical e horizontal. Caso este equipamento conste na arma, a mesma deve ser alinhada e fixada, não sendo permitido qualquer ajuste.

2.6. Para fins de manutenção será aceita a utilização de componentes similares aos originais em forma, dimensão e função, mesmo que adaptados de outra arma equivalente, igualmente permitida.

Respondendo a pergunta de nosso amigo o item 2.6 permite sim a substituição da coronha desde que atenda as especificações de modelos similares já existente no mercado.

Antes dessa regra tinha algumas medidas estabelecidas Ex: do centro do cano até a telha da coronha não poderia exceder 85mm.

O que está confundindo a turma foi as mudanças nas regras em 2016 para as Provas Carabina Mira Aberta 25mt e 50mt Calibre menor que é a .22 LR, essa na minha opinião bagunçaram bastante.

As regras visa trazer segurança acima de tudo, e garantir competitividade para os atletas, quando não é observado isso há um insatisfação geral, poder alterar a coronha nesse caso fidedigno a competitividade.

Hoje a duas divisões Spoter e Custom nas provas citadas, para encurtar eu tive que voltar a coronha original do meu CZ que é dos antigos, continuo fazendo a mesma pontuação de antes, mais não posso treinar e deixo pra fazer essas provas por ultimo porque quando termino estou com A cervical, ombro e punho com muitas dores, inclusive fui fazer uns testes de munição depois da ultima prova, na semana seguinte precisei tomar anti-inflamatório.

Evaldo Lucena

• Upvote 3
  • Downvote 1

Então, resumindo, posso pegar uma hw30 e colocar nela uma coronha da slavia ou mandar fazer uma que seja semelhante a alguma originalmente fabricada.

E também não podem as coronhas Frankstein do marco nem a do vídeo.

Correto meu pensamento?

E outra dúvida surgiu, pode encamisar a mola ou cortar elos?

Edited by ThiagoBF
  • Upvote 1

Bom dia Amigos,

Essa polemica já se arrasta por décadas e o que parecia ser um assunto quase resolvido, e se encaminhado para um desfecho aplausível na minha humilde opinião, a turma da CBTE esse ano resolveram "reinventar a roda" novamente!

Vamos lá, se coronha fizesse ponto todos que tinham uma carabina olímpica faziam 600 pontos! Pois a coronha é adaptável ao atleta, diferente dos equipamentos usados nas provas especiais.

Antes de entrar nos "achismos" vamos discutir alguns pontos técnicos:

As coronhas que são concebidas e oferecidas nos diversos modelos pela industria são fruto de um estudo do biótipo médio dos cidadãos do pais de origem dos equipamentos.

Estabelecido isso, então quem está enquadrado nessas medidas é favorecido e quem estiver acima ou abaixo do patrão médio estará no "inferno".

Como o tópico questiona sobre a modalidade de MA 10mt, as carabinas que tem as coronhas mais adaptadas para a pratica são a Slavia 631 e a HW-35 por terem seu designe propício a pratica dessa modalidade, por isso são as que mais tem amplitude de adaptação dos atletas, e mesmo assim existem atletas que irão sofre com vícios de postura e problemas ósseo muscular caso seu biótipo não se enquadre as demissões dos modelos citado.

A percepção desses problemas não é para quem faz tiros informais ou participa esporadicamente de provas, falo para o atleta que treina para alcançar resultados no Campeonato Brasileiro.

Uma situação é trazer para os equipamentos artifícios que facilite o tiro exemplo: Gancho de braço, Bandoleira, Palm Rest, Soleira regulável em diagonal ou horizontal, contra pesos de cano.

Obs. (Na minha opinião a soleira regulável na vertical não trás nenhum facilitador de tiro apenas corrige postura, no Tiro Virtual liberamos dessa forma e os resultados continuam os mesmos, mais pergunta para a cervical dos atletas)a coronha no modelo thumbhole a sua estrutura facilita a posição de tiro (consegue repetir facilmente a posição da empunhadura e apoio no ombro)

Em 2014 as regras foram concebidas contemplando a possibilidade desses ajustes segue abaixo:

2. Não será permitido:

2.1. Armas olímpicas, mesmo que tenham sido adaptadas.

2.2. Acessórios de armas olímpicas.

2.3. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira.

2.4. A alça de mira deve ficar obrigatoriamente à frente da posição do gatilho. Considera-se para este efeito o ponto de inserção do gatilho no mecanismo.

2.5. Soleira com regulagem vertical e horizontal. Caso este equipamento conste na arma, a mesma deve ser alinhada e fixada, não sendo permitido qualquer ajuste.

2.6. Para fins de manutenção será aceita a utilização de componentes similares aos originais em forma, dimensão e função, mesmo que adaptados de outra arma equivalente, igualmente permitida.

Respondendo a pergunta de nosso amigo o item 2.6 permite sim a substituição da coronha desde que atenda as especificações de modelos similares já existente no mercado.

Antes dessa regra tinha algumas medidas estabelecidas Ex: do centro do cano até a telha da coronha não poderia exceder 85mm.

O que está confundindo a turma foi as mudanças nas regras em 2016 para as Provas Carabina Mira Aberta 25mt e 50mt Calibre menor que é a .22 LR, essa na minha opinião bagunçaram bastante.

As regras visa trazer segurança acima de tudo, e garantir competitividade para os atletas, quando não é observado isso há um insatisfação geral, poder alterar a coronha nesse caso fidedigno a competitividade.

Hoje a duas divisões Spoter e Custom nas provas citadas, para encurtar eu tive que voltar a coronha original do meu CZ que é dos antigos, continuo fazendo a mesma pontuação de antes, mais não posso treinar e deixo pra fazer essas provas por ultimo porque quando termino estou com A cervical, ombro e punho com muitas dores, inclusive fui fazer uns testes de munição depois da ultima prova, na semana seguinte precisei tomar anti-inflamatório.

Evaldo Lucena

Evaldo, agradeço pela resposta clara e elucidativa, sou da mesma opinião de que uma coronha que não se adapte ao atleta só cria vícios de postura. No meu caso, que tenho um metro e noventa, fico com dores no pescoço em virtude de ter que baixá-lo para procurar o conjunto de mira, na minha slavia 634. Mas restaram alguns pontos que ficaram obscuros, pelo menos para mim, estes são:

1-" 2.3. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira." Na minha interpretação se não existe um "etc" a proibição esta fechada somente nos itens citados.

2- " 2.6. Para fins de manutenção será aceita a utilização de componentes similares aos originais em forma, dimensão e função, mesmo que adaptados de outra arma equivalente, igualmente permitida." Existe alguma tabela das dimensões permitidas, uma vez que esta similaridade fica muita vaga, pois existem um infinidade de modelos de carabinas existente no mercado nacional e internacional ? Agradeço a atenção. Abraços.

Este ponto está escrito de forma que permite diversas interpretações, talvez por isso a confusão quanto às regras.
E discordo com essa fala:

as carabinas que tem as coronhas mais adaptadas para a pratica são a Slavia 631 e a HW-35 por terem seu designe propício a pratica dessa modalidade

Não há um comentário sequer da fabricante Weihrauch dizendo que a HW30 foi criada para o nosso papel 10m. Nosso porque essa modalidade não existe em todos os lugares do mundo.

Não existe essa coisa de carabina feita ou não para papel 10m. Um atirador pode obter os mesmos resultados de uma HW utilizando uma B12-6, e eu já vi isso acontecer aqui mesmo no CA. Então a B12-6 é feita para papel 10m também? Porque depois de comprovada a precisão da arma a 10m, muitos compraram para praticar papel 10m.

E a Gamo Hunter, cometa 220, se seguirmos essa linha de raciocínio, foram FEITAS para o nosso papel 10m também?

As carabinas foram feitas para atender a um público alvo, que gosta de tiros precisos a curtas distâncias.

Realmente, temos de discutir pontos técnicos antes de entrarmos em achismos.

Caro amigo Edu, eu não entendi da mesma forma que você, o que foi dito pelo amigo Evaldo é que os dois modelos citados são os mais utilizados na modalidade carabina de ar mira aberta, isso não há como negar, nos eventos da CBTE praticamente são quase uma exclusividade.

A minha é parecida com a da b19 17, e atende as medidas, então poderia usar, mas, hoje troquei e coloquei a original novamente, resultado, mesma pontuação de sempre, porém aumentei os X.

Ninguém respondeu o que eu tenho curiosidade, pois eu também já conhecia esse video aí. E essa pergunta ficou na minha cabeça desde quando vi pela primeira vez.

Se é proibido, então como ele usa uma toda modificada na HW30s?

Edited by Oneshot

Ninguém respondeu o que eu tenho curiosidade, pois eu também já conhecia esse video aí. E essa pergunta ficou na minha cabeça desde quando vi pela primeira vez. Se é proibido, então como ele usa uma toda modificada na HW30s?

Amigo acho que quem viu a coronha achou que era da Feinwerkbau 300, imagino e liberou, essa seria a unica explicação.

Foto: Feinwerkbau 300

04-15-11-02-FWB-150-air-rifle-Feinwerkba

Poderia ser também uma walther LGV.

P10802172_zpsa7c2ebc1.jpg

Ou ainda uma destas abaixo:

LGVS11.jpg

Qualquer uma destas estaria em condições de serem usadas na modalidade. Uma vez que o regulamento fala em similaridade e adaptação de qualquer outra arma igualmente permitida.

No meu entender só estaria proibida se no regulamento constasse: Arma original ou standard, ai sim seria proibida, inclusive os famosos enxertos de chumbo utilizados na coronha.

Edited by edsonqueiroz

Em tempo: Ainda que fosse proibido as modificações na coronha, agora não tem como voltar atrás, já ganhou jurisprudência, o atleta já bateu o recorde, foi campeão brasileiro por duas vezes com a coronha. Vocês acham que a CBTE vai voltar atrás e retirar os títulos e o recorde do atleta.

Este ponto está escrito de forma que permite diversas interpretações, talvez por isso a confusão quanto às regras.

E discordo com essa fala:

Não há um comentário sequer da fabricante Weihrauch dizendo que a HW30 foi criada para o nosso papel 10m. Nosso porque essa modalidade não existe em todos os lugares do mundo.

Não existe essa coisa de carabina feita ou não para papel 10m. Um atirador pode obter os mesmos resultados de uma HW utilizando uma B12-6, e eu já vi isso acontecer aqui mesmo no CA. Então a B12-6 é feita para papel 10m também? Porque depois de comprovada a precisão da arma a 10m, muitos compraram para praticar papel 10m.

E a Gamo Hunter, cometa 220, se seguirmos essa linha de raciocínio, foram FEITAS para o nosso papel 10m também?

As carabinas foram feitas para atender a um público alvo, que gosta de tiros precisos a curtas distâncias.

Realmente, temos de discutir pontos técnicos antes de entrarmos em achismos.

Bom dia Edu,

Se não me engano essa modalidade existe em Portugal, e acredito que em outros países, porem não existem em provas oficias de ISSF como umas outras infinidades de provas mundo a fora, aqui no Brasil a CBTE organizou e classificou como provas oficias da CBTE porem com a nomenclatura de provas nacionais, acredito que um dos fatores seria pela dificuldade de acesso aos equipamentos olímpicos que distancia os atletas do esporte.

Quanto aos modelos equipamentos disponíveis em nosso glorioso Pais só nos cabe adaptar-se, pois lá nos chamados 1º mundo existem equipamentos "Sport" um exemplo:http://www.schiesssport-buinger.de/shooting/Feinwerkbau-air-rifle-model-sport, e quando as regras não permitem adaptações ao nível de proteger a integridade fisica do atleta e a competitividade, me permita dizer que no minimo "está fora da nossa realidade" ou simplesmente está atendendo um grupo que classifico de pessoas de pensamento raso (ou a margem da realidade).

Evaldo Lucena

Caro amigo Edu, eu não entendi da mesma forma que você, o que foi dito pelo amigo Evaldo é que os dois modelos citados são os mais utilizados na modalidade carabina de ar mira aberta, isso não há como negar, nos eventos da CBTE praticamente são quase uma exclusividade.

Bom dia Edson,

Citei os dois modelos justamente por serem os mais usados pelos atletas que estão disputando o campeonato brasileiro que o cerne da postagem, porém exitem vários atletas no Tiro Virtual por exemplo usando B-19 com coronha original fazendo pontuação de classe A da CBTE, eu por exemplo fui campeão Brasileiro usando uma CBC 245 com coronha original quando a regra proibia toda e qualquer alteração. Só que fui penalizado ano seguinte tive que fazer taramento na cervical, Alem do questionamento se pode ou não estou discutindo o por que? e pra que? das regras, limitações para não existir exageros, as dimensões das alterações apesar de não estar explicita, quando diz Similares a outros modelos imagine qual o modelo com maior distancia entre o eixo do cano e a telha, esse e o limite para montar uma coronha Frank, concordo que deveria existir um numero exato para limitar, contudo já me dou por satisfeito da forma que está, mais também concordo que quando não se estabelece um limite se abre portas para o exagero, e quando a turma entra no exagero a 1ª atitude dos organizadores é proibir.

Evaldo Lucena

• Upvote 1

Em tempo: Ainda que fosse proibido as modificações na coronha, agora não tem como voltar atrás, já ganhou jurisprudência, o atleta já bateu o recorde, foi campeão brasileiro por duas vezes com a coronha. Vocês acham que a CBTE vai voltar atrás e retirar os títulos e o recorde do atleta.

Lembra! Antes mais coronha não faz ponto!

Só pra constar, a coronha que o Allyson usa foi eu quem projetou e um coronheiro de Feira de Santana a concebeu, já que foi eu quem projetou por que será que não faço uma também e bato recorde?

Provavelmente sou otário que fiz a coronha pra ele ou sou ruim de tiro mesmo! kkkkkkk

Entendeu amigos!

Quando lembrei para nos atermos as questões técnica, e deixar um pouco o achismos (e se me permite as vaidades) de lado, é porque o assunto considero importantíssimo para os atletas e deve ser tratado nessa linha, longe de ser estético ou romântico.

Forte abraço!

Evaldo Lucena

• Upvote 1

Edson,

Não lembro do Alysson ter sido campeão brasileiro, bateu record sim, o tiro como um todo tem muito mais que coronha meus amigos, pode ter o melhor equipamento com tudo embarcado, e se não controlar a adrenalina na final "babau"!

Estive próximo do recorde na MA 25mt .22 fiz os dois primeiros alvos 120 e 120 pontos e no terceiro parecia que o coração ia sair pela boca, no ultimo alvo fiz 102, total 342 de 360 nem record nem o 1º lugar peguei fique em 2º precisava de 343 pra ser campeão.

Evaldo Lucena