Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Arma X chumbo: o quê funciona para você?


Rogério Saran

Posts Recomendados

Vi há pouco um ótimo post do Antônio Claudemir em que comenta que é melhor arma média com chumbo bom que uma arma boa com chumbo médio.

 

Todos têm suas experiências com armas e munições, boas, médias e ruins. Daí pergunto: o que funciona para vocês?

 

Arma boa e chumbo baratinho?

 

Arma modesta e chumbo top?

 

Para animar a discussão lembro aqui um comentário que li num fórum sobre treino de tiro: "se gasta mais com arma que com munição, a prioridade está invertida".

 

 

Convido aos comentários e a contarem suas boas (ou más) experiências!

  • +1 1

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom penso que na verdade e o de sempre a arma que escolhe o chumbo, mas dentre os chumbos bons com certeza vai achar um que fique bom na carabina... pois se pegar um jsb ,h&n eles vao ter na opção por exemplo vaios pesos e diâmetros ,um deles vai ficar bom com certeza... e com padrão excelente, o que ja não ocorre com chumbos baratos... a variação de peso e diâmetro e grande isso tudo dentro de uma mesma lata.... então acho que o chumbo no final das contas pesa mais... mas não e regra...

Editado por MARCOSYW1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoria:

Para conseguir sempre o mesmo resultando, você deve trabalhar com as mesmas variáveis. Os chumbos mais caros são mais bem padronizados, logo não é garantia que você terá bons resultados sempre mas que sempre terá (quase) os mesmos resultados.

Se os resultados são bons ou ruins aí depende se o chumbo casou com a arma (e isso você só descobre testando) e você fez sua parte como atirador.

 

Pratica:

Comprei algumas latas de H&N Econ pra treinar na minha HW 30 por que eram o mais barato e eram da H&N, mas logo fui suspeitando que o chumbo estava me limitando. Os resultados eram inconstantes, 3 flyers em 10 tiros na média. Considerei que era falta de padronização dos chumbos e tinha razão, hoje só de H&N Sport pra cima e os resultados ficaram bem mais uniformes (flyers são excessão e geralmente são falhas minhas).

Resumindo: nem só arma, nem só chumbo. É arma boa, chumbo bom e atirador bom.

Abraço!

Obs.: quanto a frase "se gasta mais com arma que com munição, a prioridade está invertida" eu creio que é no sentido de treinar bastante, gastar muito chumbo, ao invés de pensar que só a arma vai resolver tudo.

Editado por ElvioJr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chumbo bom nem sempre significa chumbo caro, assim ocorre com a carabina, tudo é uma junção de fatores, existem atiradores que conseguem maravilhas com carabinas baratas e chumbos baratos, tudo é questão de casar arma, chumbo e atirador, independe dos valores, tenho uma cometa 220 que testei vários chumbos nela e acreditem faz milagre com chumbo sniper, sendo que com jsb ja não tem o mesmo desempenho, acredito que se pegar outra carabina igual ja ira mudar o chumbo, então tudo é uma questão sorte, testes, ate chegar no patamar ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é ter uma carabina boa e um chumbo bom, mas como não há essa opção, acho que há carabinas que se adaptam com quase todos os chumbos, por diversas razões, entre as quais o choke, a exemplo temos a cfx. LOGO, prefiro carabinas boas a chumbos.

 

Acho que essa discussão é a do tipo: quem originou primeiro, o ovo ou a galinha kkkkk

Editado por maguialto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, sempre fiz uma boa pontuação no papel 10 metros com minha b12-6 e estou a 5 meses com uma cometa 220 e ainda atiro melhor com a b-12, achava que quando a cometa chegasse eu ia encostar a b-12, mas não e bem assim, a cometa e realmente exigente com chumbo e se o cara quer ser bom ele tem que gastar muito chumbo, então e uma questão a analisar ! as vezes uma arma media com munição media faz bonito igual a uma top !

na minha opinião um chumbo tipo h&n excite e o novo rifle premium, depois de passado no calibrador da para atirar bem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim sempre funcionou melhor a combinação arma boa e chumbo ruim, do que arma ruim com chumbo bom. Exemplo prático comparativo:

 

Gamo CFX com chumbo Rifle se saiu muito melhor que CBC Nitro com chumbo JSB.

 

Agora isso não significa nem de longe afirmar que arma boa vai aceitar qualquer chumbo, pelo contrário não importa qual a arma, como já dito ela quem escolhe o chumbo.

 

Por isso é perfeitamente possível ter uma arma ruim bem casada com um chumbo ruim que ela escolheu, se saindo melhor que uma arma boa mau casada com um chumbo bom que o atirador insiste em escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arma ruim b12 + tunning + chumbo porcaria = diversao a baixo custo com chumbo bom = arma bem precisa digna de competições regionais

arma media (media por conta do tunning) ht striker edge + tunning kit elite 45 + chumbo nacional = resultado satisfatório (não testei chumbo bom, estou satisfeito assim)

 

concordo com arma boa e chumbo ruim tambem, vide cfxs e com chumbo bom então...

 

tive armas de mola mais fortes no 5,5 que não fazia muita diferença gamo ou jsb

 

as b19 da vida que considero ruim original e média tunada, com chumbo bom realmente fazem milagre pelo preço e divertem com chumbo naciona

 

tive pcps que so se alimentavam de chumbo bom, mas não tinha ainda no mercado os novos technogun e nautika...

a bt65 so barracuda, nenhum outro q testei deu certo

 

conclusão pessoal: arma média com chumbo bom, em termos de precisão, pode chegar bem perto de arma boa

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha B19s devo ter passado uns trinta tipos de chumbo diferentes...

 

Fui do Rifle tradicional até o Weirauch Field Target Special, foram domed, macth, pointed, perfurantes, coloridos, latonados ...

 

Nesse caminho todo o que deu para descobrir é que o melhor formato é o tradicional domed e que investir em qualidade é satisfação garantida...

 

Não troco uma lata de JBS 8,44 por vinte de Rifle tradicional ...

 

No início quando comecei a atirar o que contava mesmo era quantidade de disparos ... hoje é a quantidade de acertos ...

 

Não vejo sentido mais em comprar uma lata de chumbos baratos e de pouca qualidade mesmo que seja para fins recreativos ...

 

Tipo assim, com chumbos baratos se fica limitado a distancia e quantidade de acerto ...

 

são muitos disparos para acertar um alvo que se tivesse atirado com um chumbo bom no primeiro disparo acertava ...

 

É infinitamente mais divertido dar um disparo com um chumbinho top mas que acerte um alvo difícil do que ficar dando muitos disparos a uma pequena distância porque está usando chumbinho ruim e saber que se acertar em qualquer coisa acima daquilo é mais sorte do que perícia...

 

O preferido da minha B19s foi o JSB de 8,44 grains ... estou trabalhando com ela no Rifle Premium para tem um chumbo de mais fácil acesso ... ele tem resultados bons porque foi investida qualidade nele e nisso vem o preço mais caro também...

 

posso já garantir uma coisa, não existe milagre ...

 

Então pode ser que um chumbo barato tenha um lote bom de dê resultados acima da média ...

 

Da mesma forma também pode ser que uma carabina barata entre várias outras iguais dê uma resultado melhor ...

 

Mas quando se investe em um chumbo e da mesma forma em uma carabina boa a probabilidade de ser ter resultados bons beira a uma certeza...

 

Hoje sou muito mais a favor de investir uma quantia maior em algo mais certo do que gastar pouco e ficar contando com a sorte...

  • +1 1

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho como opinar sobre carabina boa, mas o melhores resultado da minha B15 foram com Snyper, e olhe que já tentei Meisterkugeln, Crossman, Exite Econ e Plinking, Rossi azul, e muitos outros. Claro que com chumbo baratos, seria bom um calibrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma nojenta que só gosta de jsb exact heavy qualquer outro chumbo é jogar dinheiro fora, no entanto, a que era pra ser nojenta tem se saído bem com o rifle premium flat head apesar de não ser o preferido dela.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, para avaliar o atirador tem que ter competencia para saber quem erra! Arma? Chumbo? Ou o proprio atirador?

Segundo, determinar oq espera bo resultado do tiro: quer nivel competicao?, campo?, diversao?

Terceiro: combinar td, concluir o objetivo e comprar ochumbo certo para cada ocasiao!

 

Tenho uma lynx que me diverte muito bem com technogun strike, porem o ideal e o jsb18!!! Minha gunpower faz bonito c os novos rifle pointed e round, mas tbm atinge seu melhor nivel c jsb18, minha b19 tbm gostou dos rifle novos, mas o mehor e jsb straton!

Porem nao tenho grana para alimebtar as armas so com os jsbs, e uso chumbos comercialmente baratos! Porem sei que qdo as armas nao fazem o melhor a cylpa e do chumbo!!! E nao do resto!

QUE DIGAM OS MAIS EXPERIENTES CASO EU ESTEJA ERRADO!!!

Mas quem ai determinar isso e o atirador com base nos resultados que ele deseja obter!

E esse resultado e uma junção de arma, atirador e chumbo na combinação ideal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para tirar o máximo de uma arma de ar,tem que ter arma e munição de boa qualidade . Como esses itens tem custo alto e a maioria dos atiradores tem prioridade com compromissos mais urgentes,nem sempre tem a carabina pretendida,mas procura ter a melhor dentro do seu orçamento.

Quando o atirador quer testar uma arma o melhor é isolar o atirador usando equipamento para apoio da mesma (existem vários modelos no mercado,um para cada bolso),Também se faz necessário uma luneta de boa qualidade.

Eu procuro usar o melhor chumbo que posso comprar e a grande maioria dos chumbos nacionais e vários importado gostam de imitar borboleta voando sem direção.

Uso alguns nacionais e gosto do resultado, mas para fazer agrupamento com armas top não são indicados.

Existem armas que aceitam bem um determinado chumbo (barato),mas não é unanimidade,até as b19 mostram resultado surpreendente com os jsb,h&n,air arms. Resumindo, uma arma média com chumbo top melhora seu desempenho, enquanto uma arma top com chumbo inferior faz o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião....como a maioria dos amigos sabe eu tenho uma CBC GII, agora com GR da Elite de 50 kilos e gatilho aliviado ( Graças ao vídeo do karolaza), a danada gosta de Rifle, Snyper, Gamo match, Pro Hunter e Gamo Expander tb....uso apenas esse chumbos, gosto de plinking e acertos a 25 metros...esses chumbos e a minha arma se gostam muito....hehehehehe.....e agora com GR ficou melhor ainda....então....arma mais ou menos e chumbo mais ou menos.....funciona....pelo menos pra mim....

Editado por Bigboss

4623.jpg

CBC F22 GII + Luneta Tasco 3x9x32

Pistola Beeman p17

Red Dot Nikko

Laser tático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante