Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Arara Azul de Lear (raridade e ameaçada)


Henrique Coelho

Posts Recomendados

Esses bichos são lindos demais.

 

Parabéns Henrique.

 

Bela foto, em movimento tem que saber o que está fazendo.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ler, que interessante..ainda bem que estão conseguindo ser premiados pelo esforço e grana investidos na proteção.

Linda foto do casal.

A propósito da página do Wikiaves: acompanhei o Luiz Cláudio Marigo em andanças fotográficas pela Serra do Cipó, em anos de juventude, grande pessoa, grande fotógrafo que nos deixou ).

Parabéns e cruzeta por sua dedicação Henrique.

 

Col. M.Q.

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ler, que interessante..ainda bem que estão conseguindo ser premiados pelo esforço e grana investidos na proteção.

 

Linda foto do casal.

 

A propósito da página do Wikiaves: acompanhei o Luiz Cláudio Marigo em andanças fotográficas pela Serra do Cipó, em anos de juventude, grande pessoa, grande fotógrafo que nos deixou ).

Parabéns e cruzeta por sua dedicação Henrique.

 

Col. M.Q.

O Marigo é uma referência pra todos. Em qualquer canto que a gente vai o pessoal do local fala dele. Eu infelizmente não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente.

 

O problema com as Araras Azuis de Lear não verdade não é um. São vários;

 

1) Elas precisam cavar uma toca em um paredão de Arenito que já é uma área muito restrita.

 

2) Elas se alimentam do Licuri fruto de uma palmeira Licurizeiro. Estas palmeiras vem sendo cortadas para dar lugar às roças.

 

3) Muitos dos Licurizeiros foram "afogados" com as barragens feitas na região como Sobradinho e Paulo Afonso. Estas barragens acabaram com 5 cidades que tiveram de ser realocadas. Mas as árvores já eram.

 

4) As Araras voam a cada dia até 90 km em busca de Licurizeiros ou plantações de milho que é o Plano B caso não encontrem Licuri pra comer. Mas aí tem pequeno agricultor que vive do milho e imagina ele vendo um bando de Araras atacando o milharal dele. Podem imaginar no que dá né?

 

5) E ainda convivem com o fantasma da captura para venda pelo bicho homem. Uma Arara Azul no comércio pode custar R$75 mil.

 

A população desta Arara só está aumentando porque a ONG Biodiversitas conseguiu junto à Fundação Hart dos EUA dinheiro para comprar todas as terras na área e no entorno dos Paredões de Arenito em Canudos onde elas nidificam. É também recebe dinheiro todo mês da Fundação para bancar salários de 1 bióloga, 1 gerente e 3 guarda-parques para tomar conta da propriedade e não deixar gaioleiros entrarem.

 

Por isso que dá o aperto ao ver esses bichos.

 

Vida dura na Caatinga.

 

Quando estive lá, fomos atrás delas pra ver onde estavam se alimentando. O primeiro Licurizeiro que eu vi estava a 30km dos ninhos. E claro Tinham Araras lá.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Quando eu era criança ainda tinha muitas aqui em minha região.Hoje só no raso da Catarina mesmo.

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

2ea3aa89ac6fde9b6f6511e66f1af633.jpg

Pois é, Dantas, dá muita pena ( epa! )

Imagine sem proteçāo, sem amparo...aí essas belezas só existiriam em suas lembranças e no Liso do Sussuarāo de minha imaginaçao...

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magnificas! Agora é achar uma maneira de plantar Licurizeiros!

Seria bom, né?

 

Mas imagina a quantidade necessária. Imagina o tempo que leva pro Licurizeiro crescer e dar frutos comestíveis.

 

Se eu fosse o Governador da Bahia, faria um convênio com o Governo Federal para dar um pequeno extra no bolsa família para aquelas famílias que plantassem 2 Licurizeiros para cada 1.000m2 de terreno e os mantivessem vivos e irrigados.

 

Porque com o Bolsa Família?

Porque em 10 a 15 haveria alimento abundante para as araras do sertão bahiano o que atrairia turistas que trarão dinheiro. O turismo traria emprego e oportunidades para as famílias não dependerem mais do benefício.

 

 

 

c09710f9220aa251a3236abe0818c05d.jpg

 

6533e46f90b7a9423f4a54ddcdbe720c.jpg159dad6dfc238096f431ddbc82ef277a.jpg

Editado por Henrique Coelho
  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas aves come licurir (coquinho)semente de pião e umbu e várias outras frutas da caatinga tem uma outra ararinha aqui na região a arara maracana essa tem muito mais ainda vejo os bandos voando, licurizeiro tem muito mesmo a área desmatada ele é preservado pois suas palhas serve de alimento para os animais na época de seca.

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Editado por Antonio Dantas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O outro psitacídeo que tem na caatinga é a Aratinga de Testa Azul. Eu vi lá em Canudos meio de longe.

 

Mas todas estas opções são apenas alternativas em caso de fome extrema. O básico de alimentação da Arara Azul de Lear sempre foi o Licuri que pelo menos na região não tem tantos assim. Se tivesse muito Licuri elas não precisavam voar quase 100km / dia pra se alimentar lá na serrinha.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pinhão que tem aqui na Bahia é outro tipo de pinhão ele é fruto de um pequeno arbusto

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/AAraraAzul/Asararasazuis/Araraazuldelear/tabid/296/Default.aspx

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante