Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

WD ou não? Eis a questão


Posts Recomendados

Amigos,

 

Sou iniciante, ainda estou aprendendo a cuidar da arma e pesquisando bastante.

 

Nas leituras que fiz aqui no CA, notei uma certa controvérsia quanto ao uso do WD.

 

Primeiramente, com relação à limpeza do cano. Ao usar a técnica do fio de nylon + algodão ou tecido, muitos optam por passar um pouco de WD no primeiro algodão, para ajudar a soltar a sujeira. Porém, muitos outros têm a opinião de que WD não deve ser passado dentro do cano da arma de forma alguma.

 

Por exemplo, no famoso vídeo do Karolaza, ele não usa WD. Mas nas discussões que seguem no tópico, muitas pessoas descrevem usar WD dentro do cano sim: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/580-video-limpando-o-cano-da-sua-airgun/

 

E a outra divergência é a respeito do uso externo. Após o uso, muitos recomendam passar WD nas partes metálicas da arma, para prevenir a ferrugem. Outros preferem usar óleo Singer ou Corrosion X, alegando que o WD não é adequado para esse uso.

 

E agora, José?

Diante dessa divergência de opiniões, estou um pouco confuso se devo ou não usar o WD. Pergunto:

 

1. WD pode/deve ser usado dentro do cano no procedimento de limpeza? Ou melhor a seco?

2. WD pode/deve ser usado externamente na arma, para prevenir ferrugem? Ou melhor óleo Singer?

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, diz-se que para conservar a arma de oxidações é interessante guardá-la com uma fina camada de óleo nas partes metálicas.

 

WD não é óleo, conforme o FAQ da página do WD40 quando perguntado se o mesmo é óleo respondem: "Na realidade, WD-40® Produto Multiusos, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos em um destilado de petróleo de alta qualidade..."

 

Já óleo Singer é um composto de "finíssimos" óleos minerais, ou seja, óleo de fato.

 

Eu vou de óleo Singer, sempre pingo uma gota e espalho com a flanela nas partes metálicas depois do uso antes de guardar a arma. Agora essa história de óleo dentro do cano eu desconheço...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WD tem solvente também.

 

Não recomendo para o uso externo da carabina, o ideal é óleo lubrificante, WD tem função desengripante, por isso tem um pouco de solvente.

 

Porém, cada um cada um, recomendo mais um óleo de máquina Singer que o WD e claro, o Corrosion X, esse é campeão.

 

Mas o melhor é cuidar bem da carabina, uma coisa que o pessoal esquece é Silica Gel, que depois de úmida pode ser seca no microondas e ajuda a retirar a umidade da área da carabina.

 

Dentro do cano não paso nada além de pano e pellet de limpeza.

 

Escovas não tem necessidade em armas de ar pelo baixo índice de chumbamento, já usei no começo mas não uso mais, é bobagem, mas se quiser usar, use escova de nylon, não a de latão.

 

Bom, isso são minhas recomendações baseadas em minha experiências pessoais.

 

Forte abraço

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valante essa questão de limpeza é algo muito complicado...

 

Porque como você já deve ter visto existem muitas opiniões e formas sobre como fazê-la...

 

Eu já vi falando sobre algodão com WD 40, fio de nylon + algodão ou tecido, as varetas (aquelas que vem três, que deve ser usada a primeira de latão para tirar os pedaços de chumbo preso no raiamento, depois a de crina para tirar o pó e por último a de algodão), a dos peletes, a de a gotinha de óleo singer, e até a de colocar um pouco de graxa branca...

 

Todas tem opinião a favor e contra...

 

O que eu acho e o que fiz, foi ler sobre toda e pesar sobre qual seria a melhor para minha carabina...

 

No meu caso, eu comecei usando a das varetas e wd 40, borrifava um pouco de wd 40 em um pano e passava ele nas partes metálicas exteriores da carabina, e na limpeza interna do cano usava as varetas...

 

Sobre o WD 40, achei ele ruim porque a camada de proteção que fica ao final da limpeza achei muito fina...

 

Sobre as varetas, não gostei na vareta de latão, porque tem de forçar muito para ela passar pelo cano, e mesmo sendo o latão um metal mais macio que o aço acho que com o tempo irá provocar um desgaste maior na raiação...

 

Então em vez de WD 40 passei a usar o óleo singer pingo umas três gotas na carabina, com uma a estopa o espalho por todas as partes metálicas e ao final passo uma folha de papel toalha ou papel higiênico para retirar o excesso (achei que ficou com uma proteção melhor e por enquanto não vejo necessidade de procurar outra)...

 

com relação a parte interior do cano, minha região tem uma temporada boa de chuvas, ficando o ar com alta umidade um bom período, então notei um pequeno sinal de oxidação no raiamento, então primeiro passo a vareta de crina, depois passo a vareta de algodão, então pingo uma gota de óleo singer, faço um pelete de algodão e o passo pelo cano usando a vareta de crina e vou passado outros peletes até notar que saem limpos e sem sinal de óleo (depois que fiz isso notei que não mais apareceu sinal de oxidação)...

 

Isso é o que eu estou fazendo atualmente...

 

Eu acho que isso basta, mas o mesmo que serviu para a minha carabina talvez não sirva para a sua...

 

Então acho que da mesmo forma que como acontece com os chumbos, você experimente e escolha a que você achar qual é a melhor para a sua carabina...

 

Claro que já existem algumas formas que são reconhecidamente ineficientes e que prejudicam a carabina, então tente pesquise mais um pouco e tente evitar essas...

 

Um abraço e bons tiros

Editado por Corujito

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WD40 é utilizado há muito tempo por caçadores e atiradores. Nao entendo nada de oleo mas digo que as vezes pode ocorrer uma descontrução baseada em marketing para vender oleos especializados. Na minha opiniao o WD40 é mais que suficiente para limpeza externa da carabina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WD40 é utilizado há muito tempo por caçadores e atiradores. Nao entendo nada de oleo mas digo que as vezes pode ocorrer uma descontrução baseada em marketing para vender oleos especializados. Na minha opiniao o WD40 é mais que suficiente para limpeza externa da carabina

Não discordo.

 

Porém o WD40 original como conhecemos é justamente usado para desengripar, a fórmula ninguém conhece, isso é uma verdade, mas desde o instante que é vendido como óleo "desengripante" ele tem que conter nem que seja uma quantidade mínima.

 

Provavelmente estou totalmente errado, mas se existem tantos óleos lubrificantes e que protegem até melhor que o WD40, porque eu arriscaria né hehehe.

 

Detalhr, eu mesmo já defendí com unhas e dentes o WD40, mas infelizmente o tempo no meu caso e na carabina em questão teimou em provar que eu não estava completamente certo.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço os 3 a muito tempo. Já são 4 anos de experiência prática.

Aboli o Singer pois além de deixar pegajoso depois de uma semana por exemplo, gruda muita poeira (não tem o efeito "película" de outros produtos, está mais pra efeito banha).

WD é tranquilo de usar, pode ser madeira, borracha, metal, nunca tive reação alguma. Essa questão de ter solvente e o mesmo ser nocivo, é mito. Se fosse verdade aquela resina que tem na pintura da coronha da SAG já tinha ido embora a 1 ano atrás porque eu aplico em tudo!

Por fim o Corrosion X, que eu uso para guardar a arma pois dura muito tempo. E igualmente passo em tudo, madeira, metal, borracha...

Resumindo para conservação e uso imediato ou frequente o WD vai te atender bem por ser bem fino, não atrapalha na pegada.

Já o Corrosion X indico quando vai deixar guardado longos períodos (semanas sem tocar na arma). Não recomendo para uso durante os tiros pois fica bem escorregadio.

 

E pode usar o WD no cano sem problema, na primeira passada da limpeza. Depois passa mais umas 2 sem WD que não vai sobrar nada dentro. Ele ajuda a tirar a fuligem inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nesse tópico ai já naquela época eu e o Evaldo Lucena discutimos vários aspectos, mas o resumo é o mesmo, pra uso frequente ou stand vai de WD, pra guardar vai de Corrosion X. Vou bater na tecla, cuidado com produtos muito viscosos no stand pois o risco de escorregar algo, é alto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu uso o WD para limpar o cano por dentro com essa técnica do fio de nylon e ate agora sem problemas, não deixa efeito diesel desde que passe pellets ou algodão seco depois, também o utilizava para proteger as partes metálicas externas, mas depois que comecei a usar o Corrosion X não o troco por nenhum outro , ele protege realmente a carabina por muito tempo e rende bem !

Sag AR1000 5.5/Luneta Tasco varmint 2.5-10x42

Crosman 1322/Luneta xing-ling 4x20

Crosman 1377

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da oxidação da carabina o WD40 não segura a onda, foi o que aconteceu comigo na HT125, principalmente na área do trilho e parafusos.

 

Sobre o Singer concordo, o troço é grudento, mas protege.

 

Sobre o WD40 ser solvente ou não, eu vou fazer um teste por aqui, em breve descobrimos, um solvente de um produto não necessariamente é solvente de outro, a água por exemplo é solvente de sal e açucar mas não de óleos, ácidos graxos, ou seja hidrocarbonetos de longas cadeias com características apolares, ácido fluorídrico não dissolve plástico (PET) mas dissolve vidro por exemplo.

 

Para nossa aplicação pode não ser solvente? - pode. Não tem solvente nenhum? - aí entra em outras questões.

 

Mas quem sabe uns testes, vou ver se acho a velha lata dr WD40 e uns pedaços de materiais diversos aqui pra vermos o que dá hehehe.

 

Mas bem acertado nas carabinas atualmente eu considero o CorrosionX, pessoalmente falando.

 

Sinceramente falando agora, não há necessidade de uso corriqueiro desses produtos em carabinas com acabamento premium. Pelo menos não as que eu ví ou tive.

 

A única coisa que ví ganhar um pouco de ferrugem foi parafuso de coronha e superficial.

Editado por Raufemann Fritz

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço os 3 a muito tempo. Já são 4 anos de experiência prática.

Aboli o Singer pois além de deixar pegajoso depois de uma semana por exemplo, gruda muita poeira (não tem o efeito "película" de outros produtos, está mais pra efeito banha).

WD é tranquilo de usar, pode ser madeira, borracha, metal, nunca tive reação alguma. Essa questão de ter solvente e o mesmo ser nocivo, é mito. Se fosse verdade aquela resina que tem na pintura da coronha da SAG já tinha ido embora a 1 ano atrás porque eu aplico em tudo!

Por fim o Corrosion X, que eu uso para guardar a arma pois dura muito tempo. E igualmente passo em tudo, madeira, metal, borracha...

Resumindo para conservação e uso imediato ou frequente o WD vai te atender bem por ser bem fino, não atrapalha na pegada.

Já o Corrosion X indico quando vai deixar guardado longos períodos (semanas sem tocar na arma). Não recomendo para uso durante os tiros pois fica bem escorregadio.

 

E pode usar o WD no cano sem problema, na primeira passada da limpeza. Depois passa mais umas 2 sem WD que não vai sobrar nada dentro. Ele ajuda a tirar a fuligem inicial.

X2. Pra quem atira todo dia acho muito pratico o WD40, alem de ser cheiroso ele nao afeta em nada a pegada e manuseio, basta dar uma sprazyzada passar a flanela e guardar a carabina pro outro dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá !

 

Pro dia a dia uso Silicone "Deionizante" e de 30 em 30 dias mais ou menos uso o Corrosion X.

 

Quase não limpo o cano das carabinas...Muito raramente.

 

WD???? Tô acertando a 100 metros com a Gamo Máxima 4,5mm... :D

 

Att Jeff.

 

:rolleyes: Esperando o Matthew vir fazer piada com o "milagroso". Se fizer dou "snif" nocê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom na prática usei desengripante e óleo singer a uns 20 anos atrás pelo período de 10 anos aproximadamente e protegia super bem.

Removia as sujeiras e chamava no óleo

.Depois Conheci o WD e hoje faço uso da prática de não borrifar diretamente na carabina.

Passo o WD em um algodão e passo uma camada superficial nas parte metálicas e no cano com um fio de nylon passo WD no primeiro algodão e posteriormente passo umas 5 vezes algodão sem oleo até ele sair branco

Faço uso dessa prática a uns 10 anos e a oxidação continua muito boa .

O que vai depender muito é do tempo em que vai demorar entre uma limpeza e outra e o frequência do uso da carabina pois caso deixa a muito tempo sem dar uma geral, digo a mais de 2 ou 3 meses parada acredito que deva usar um oleo que possua mais caracteristicas de conservação.

Siga as digas conforme sua necessidade pois os oleos citados pelos colegas ja deram resultados e cada oxidação pode sofrer variações dependendo da região e por aí vai.

Cometa Fênix 400 5.5 GR50kg Elite.

Luneta Hawke 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico criado, era uma questão que também queria ter levantado antes, +1 pela iniciativa.

Também andei a ler bastante aqui no CA sobre tal assunto.

Bom sou iniciante né e não tenho muito oque afirmar sobre.

Mas sobre aqueles que dizem o WD40 não é indicado, porque então todas as lojas físicas e na web vendem junto? Talvez seja realmente uma jogada de marketing.

na minha uso externamente o WD40, acho que esta indo bem, deixa uma camada bem fina, mas notei que o mesmo não protege tanto assim (sou muito chato com detalhes), pois notei uma leve falar na proteção do mesmo quanto a corrosão do cano (talvez esteja usando errado), uso sempre após uma seção de treino, aplico em uma meia velha e espalho por toda parte de metal e depois passo de leve a parte de meia que não borrifei o WD, depois a guardo em sua bolsa de transporte.

Comprei também o Singer, mas estou com receio de usar (quando comprei a bolsa em uma loja aqui na minha cidade o vendedor indicou que comprasse para manutenção interna da mesma), mas depois de ler e alguns membros me alertarem sobre o efeito dísel, não usei até o momento e nem fiz até agora a limpeza interna.

Sobre o Singer, na época que servi, toda a manutenção que fazia em meu mosquetão 7,62 era com Singer

Editado por Thiago Mineiro

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá !

 

Pro dia a dia uso Silicone "Deionizante" e de 30 em 30 dias mais ou menos uso o Corrosion X.

 

Quase não limpo o cano das carabinas...Muito raramente.

 

WD???? Tô acertando a 100 metros com a Gamo Máxima 4,5mm... :D

 

Att Jeff.

 

:rolleyes: Esperando o Matthew vir fazer piada com o "milagroso". Se fizer dou "snif" nocê.

f4df36737308cf4a321a27844ceaaf2b.jpg

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querendo dar a minha opinião no assunto e não querendo questionar ninguém pois li muitas dicas validas eu faço da seguinte forma. Toda vez que uso a arma ao guardar uso wd-40 em uma flanela e passo a mesma por toda extensão da arma para tirar todos resíduos. Após passo uma flanela seca para tirar o excesso de wd-40 e passo uma fina camada de corrosion-x espalhado com outra flanela. O interior do cano tiro apenas os resíduos de chumbo usando as sequência de escovas aço, nylon e lã. Isso a cada 5 sessões de tiros ou um dia antes de provas.

 

Enviado de meu GT-S7582L usando Tapatalk

Vale lembrar que devemos compartilhar nossos conhecimentos e falhas também para que outros não cometam o mesmo erro. Nunca espirram wd-40 diretamente na arma. O mesmo possui um alto nível de penetração e quando entrar na câmara da carabina além de efeito diesel o mesmo vai derreter a bucha.

 

Enviado de meu GT-S7582L usando Tapatalk

"Enquanto Deus for o meu chão, não ha quem me derrube." Autor desconhecido.

 

CZ Slavia 634 original.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso afirmar, mas as letras originais da CBC impressas na câmara da G1 desapareceram por completo, na época só usava WD,e nunca limpava o cano, se alguém daqui teve o mesmo problema, usando produto diferente ou não, gostaria de uma confirmação. Hoje só uso Corrosion, coloco num pano e passo, basta ser econômico, não fica grudento e protege, isto numa CBC B15, com aquela conhecida oxidação meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja qual for o produto a usar, o correto é limpar a carabina com um pano primeiro, para remover suor e oleosidade da pegada. Eu passo um pano levemente umedecido e depois outro seco. Por fim aplico e espalho o produto com os dedos evitando deixar em excesso. Um erro comum é aplicar sem limpar antes, pois o suor e oleosidade pode ficar entre a carabina e o produto e ai vai oxidar mesmo.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vou simplificar aqui minha experiência com WD40, desde que comecei no tiro (uma pistola P800 gamo em 2009) uso WD40, hoje tenho carabinas top como AA Pro-Sport e AT44 cano anchutz e continuo a usar HD40 tanto para limpeza interna de canos como base externa para se manter e nada tive de problemas, lembrando que atualmente sou competidor e pelo menos aqui na minha região tenho me dado dem, ou seja, se fosse ruim usar HW40 eu não usaria..

 

Pessoal relaxa o WD40 é simples e básico, já usei muito óleo singer que tb é ótimo.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso somente o wd40, isso porque desde pequeno, sempre vi meu pai limparr suas armas com ele, depois aos 16 anos fui trabalhar em uma loja de caça e pesca, e todas as armas que fazíamos manutenção, era usado somente wd40, todos os caçadores clientes usavam, e eram armas usadas pra uso extremo, patagônia e banhados. Depois dos 18 aos 30 já na força aérea, todo o armamento militar e Literalmente "banhado" em wd40, disse todo. Uso por estes motivos. Mas gostei do que os amigos falaram sobre limpar com o wd e depois pra guardar colocar o corrosiom.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dois testes são bem interessantes, porém deixou de lado outro produto que é, provavelmente, mais utilizado do que os dois, que é o óleo para máquinas de costura (Singer).

Do que jeito que o teste ficou, conduz o público para um ou outro, assim os dois ganham...

Quero ressalvar que não sou contra nem um nem outro, mas no meu modo de ver, o teste teria mais serventia como informação, se incluísse o citado óleo.

  • +1 2

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Além do uso do óleo singer, nesses testes as peças podiam ficar parte dele acima do nível da solução salina, pois é nesse ponto que a oxidação é acelerada.

E uma curiosidade, sobre o uso de óleo sintético automotivo bem fino tipo 0w 20, já ví falar também em militec para proteger armas.

Não tinha ouvido falar sobre o efeito diesel, pelo que entendi é o efeito da compressão com combustível mineral que explode gerando calor e deterioração de partes não metálicas. No cano se usado o óleo e ele escorrer quando mantido com a coronha para baixo, então o óleo chegaria até a bucha, onde ocorre o problema, mas quando é montado eles usam um pouco daquela tal graxa de molibidênio que deve conter como solvente um pouco de óleo mineral, então o efeito diesel deve ocorrer até evaporar todo o óleo mineral dessa mistura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante