Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Instalação da luneta no mount para Iniciantes - Como não passar aperto na hora do aperto!


Posts Recomendados

:thumbup:

 

Ae Cachorrão! Mandou bem, principalmente a parte IMPORTANTE final! :popo:

 

Aeee Luiz! Valeu velhinho! Hehehehe sabe como é né? É sempre bom se previnir hauAHAUHAh :whistle::laughing:

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom,gostei mesmo destas informações, não sabia da ordem de aperto dos parafusos.

 

Valeu cachorrão,

 

Eduardo.

 

Opa Edu!!! Valeu meu velho!!! Pois é, a ordem de aperto correta é necessária para distribuir a tensão por igual no tubo da luneta, ajuda a prevenir desgaste prematuro!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

novamente, muito bom!

 

crítica construtiva: na montagem da luneta, vc podia explicar tudo desde o princípio (primeiro fixar o mount, depois abrir completamente os "rings", etc...), pra ficar a dica completa...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa ! parabens !

pq nao pode usar a chave torx deitada ?

 

Opa Edu!! Valeu!!! A dica de usar a Allen "em pé" é para justamente usar a parte menor da Allen para o aperto fazendo com que não se use a maior alavanca podendo causar facilmente um sobreaperto na peça. Experimente em algum parafuso de teste e verá que é mais dificil "arrochar" kkkkk o parafuso dessa forma.

 

 

novamente, muito bom!

 

crítica construtiva: na montagem da luneta, vc podia explicar tudo desde o princípio (primeiro fixar o mount, depois abrir completamente os "rings", etc...), pra ficar a dica completa...

 

Aeee Bruno!! Valeu cara!!! Então eu ia fazer isso mas como tive de sair encurtei a parada para a parte mais "critica" digamos assim hehehehe Mais pra frente faço com a montagem completa ok?

 

Abração e valeu!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman ja podemos dizer que vc é o cara da utilidade publica aqui deste fórum :smiling: , sempre mandando muito bem com bastante informação importante para o dia a dia de qualquer atirador, mandou bem mais uma vez velho por isso te dou mais um voto positivo... :clap::thumbsup:

 

Abração

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman ja podemos dizer que vc é o cara da utilidade publica aqui deste fórum :smiling: , sempre mandando muito bem com bastante informação importante para o dia a dia de qualquer atirador, mandou bem mais uma vez velho por isso te dou mais um voto positivo... :clap::thumbsup:

 

Abração

 

Aeee Karolaza!!! valeu meu irmão!!! Que isso, de vez em quando lembro de uma que acho interessante principalmente pra quem ta começando no esporte, como eu já disse, acho muito importante mostrar pros iniciantes que pode ser simples entende? Descomplicar as coisas o máximo possível faz o nosso querido esporte crescer e se estruturar.

 

Abração meu irmão e valeu!!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito 10. :thumbup: Estou com duas lunetas aqui, vou ver se instalo alguma.

 

Aeee Xarááá!!! Valeu velhinho!!! Boa sorte na instalação das meninas ai!!!

 

 

Muito bom Doberman, valeu mais uma vez. Tem muitos detalhes que eu nem imaginava.

 

Opa Baby!!! Valeu cara, brigadão!!! Tem sempre alguns "segredinhos" mas devagar todos nós vamos descobrindo todos eles hehehehe

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Interessante essa sequencia de aperto,pelo o que entendi,se aperta-se os parafusos que estão numerados como 1 e 6 e depois o 5 e 2 o mount seria puxado para um lado.Por isso é feito em diagonal.

Entenderam o que eu disse?

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu cara vou instalar minha luneta amanhã e não sabia disso

 

Opa Gustavo!!! Valeu, espero que ajude!!!

 

 

Cara, mandou bem... :thumbup: :thumbup: :thumbup:

 

Não há necessidade de colocar uma fita adesiva???

 

Abraço brother,

 

Aeeee Snipersx!!! Valeu velhinho!! Não citei a fita pois a intenção era focar no aperto correto para evitar quaisquer problemas referentes a ele, num post futuro faço a respeito da instalação desde o zero ok?

 

 

Interessante essa sequencia de aperto,pelo o que entendi,se aperta-se os parafusos que estão numerados como 1 e 6 e depois o 5 e 2 o mount seria puxado para um lado.Por isso é feito em diagonal.

Entenderam o que eu disse?

 

Opa Pedro!!! Pois é, caso se aperte fora da sequência há uma grande chance de se apertar de forma desigual podendo causar uma torção do tubo da luneta e fragilizar o sistema.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Peço licença ao amigo Doberman para citar seu poust no Airgun.com com o intuito de levar esclarecimentos a outro novato que assim como eu busca crescer no tiro esportivo. Saliento que não tenho intenção de ficar com os méritos do seu poust de forma alguma, então pretendo deixar claro que estarei citando um poust seu. Segue o link: http://www.airgun.co...p=327230#327230

Hatsan HT 95 5,5 mm - Rifada

Cometa New Fenix 400 4,5mm + luneta 3x9-40 - FURTADA
Hatsan Sriker Edge 5,5 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa idéia... eu ia no olhômetro mesmo.. rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Valeu Doberman, dei ponto para voce também, mas achei que faltou mais informaçao, pois pra nivelar o retículo o novato vai ficar "boiando". Eu uso um pendulo amarrado num barbante e alinho por aí.

 

Rapaz, que excelente idéia hein, nunca tinha parada pra pensar nisso :sweat:

 

Simples e funcionau! Parabéns!

 

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Menaldi Frank 4,5mm - nº: 1 - Barska Varmint 6x24x50mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 5 months later...

Valeu pela aula Dob :thumbup:

Quanto aos parafusos que fixam o mount no trilho: vale a mesma regra no quesito aperto ou estes devem ser mais apertados?

"Felicidade é quando o que você pensa, o que você fala e o que você faz estão em harmonia"

 

Mahatma Gandhi

 

bandeiraoficial2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei um mount único com a mesma técnica, porém tb coloquei um amortecedor para luneta que tem funcionado bem e não tem desregulado/deslizado... e olha que a HT80 é bem trancuda...

 

http://www.balim.com.br/tiro/pecas-reposicao/amortecedor-gamo-para-luneta-

 

Abraço!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Dicas Cachorrão!!!

A minha luneta sempre tenho que apertar os parafusos pois tenho medo de amassar a luneta...

a dica e sempre usar o bom censo e saber que o material da luneta e delicado...

 

 

Rapaz, que excelente idéia hein, nunca tinha parada pra pensar nisso :sweat:

 

Simples e funcionau! Parabéns!

 

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Valeu pela aula Dob :thumbup:

Quanto aos parafusos que fixam o mount no trilho: vale a mesma regra no quesito aperto ou estes devem ser mais apertados?

 

Valeu pessoal!!

 

Gferzola, quanto aos parafusos que fixam o mount no trilho eu uso o mesmo sistema, da esquerda para a direita sendo, 01, 03, 02, 04. Não há necessidade de usar a chave allen na posição em pé, mas não se deve apertar em demasia!

 

 

Abração!!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

  • +1 2

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Essa sequencia de parafusamento é perfeita, trata-se do mesmo princípio utilizado em rodas de automóveis.
Eu também sempre utilizo a chave allen invertida, pois desde criança descobri que sou exagerado no emprego de força e cansei de estourar parafusos e ferramentas. Sempre tem um diabinho na cabeça que surge dizendo que dá pra apertar mais um pouquinho. rsss

Mas gostaria de lembrá-los que o que faz o parafuso não afrouxar é a Cola Trava Rosca (Adesivo Anaeróbico) e não o aperto exagerado. Se não aplicar a cola trava rosca, logo terá que dar o reaperto.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao companheiro Doberman pela generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco!

 

Bem didático. Copiei e guardei na minha pasta de arquivos de assuntos de carabinas.

 

É isso.

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"Mas gostaria de lembrá-los que o que faz o parafuso não afrouxar é a Cola Trava Rosca (Adesivo Anaeróbico) e não o aperto exagerado. Se não aplicar a cola trava rosca, logo terá que dar o reaperto."

 

Concordo. Eu sempre ponho uma gotinha em todos os parafusos críticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
  • 3 weeks later...

+ um

Editado por Rui Saiki

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida é melhor montar a luneta no mount com essa fita preta que ja vem colado no mount? Melhor titar a fita preta e não coloca nada entre a luneta e o mount? Ou fazer igual o Oliveiros mostrou num video colocar fita dupla face entre o mounr e a luneta?

Agradeço desde já por alguma resposta

 

E parabens rpor mais um bom topico que ajuda muitos atiradores novatos

Abraço e bons tiros

 

CBC B19-S F18 gatilho tunado by Mario Anderson GR elite 40kg bucha PU Elite

13745905545_aaacaa7aa0_n.jpg

Kral AI-2S F22

 

Ex-CBC B15 F18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida é melhor montar a luneta no mount com essa fita preta que ja vem colado no mount? Melhor titar a fita preta e não coloca nada entre a luneta e o mount? Ou fazer igual o Oliveiros mostrou num video colocar fita dupla face entre o mounr e a luneta?

Agradeço desde já por alguma resposta

 

E parabens rpor mais um bom topico que ajuda muitos atiradores novatos

 

Olá Mario,

 

Antes de mais nada, obrigado! O intuito do tópico é exatamente ajudar aos amigos, que por ventura tenham dúvidas na instalação destas tão preciosas peças.

Quanto aos adesivos, depende. Se estiverem novos pode por sem medo, se bem instalado dificilmente a luneta sairá do lugar. Agora, se forem antigos e estiverem descolando com facilidade é melhor tira-los. Eu nunca uso fita dupla face no mount, portanto não posso opinar sobre seu uso.

 

Um abração! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

amigo vi em algum lugar um vídeo a pessoa colocando aquela borracha de camara de ar entre a luneta. isso ajuda mesmo?

Gamo Big Cat 5.5mm com GR de 45 KG da Quick Shot + gatilho esportivo Quick Shot + Coronha personalizada de Madeira.

Cbc Jade 4.5mm Preta.

Pistola Beeman p17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, fica variando o POI.

O tal mount de borracha vulcanizada segura uns tempos, depois resseca e bye, bye.

Dampa, caro e imbatível, mesmo assim ainda derruba muito otimista, principalmente no caso de lunetonas hipócritas em coiceiras...uma hora vão para o saco, com certeza.

 

Métil, cético sobre relação luneta hipócrita e armas de mola ( as de cano articulado são risco maior de rompimento dessa já frágil relação )

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 3 months later...

Opa pessoal!!!

 

Lá vai mais uma dica, dessa vez a respeito da instalação da luneta. Um trabalho simples, mas que, mal feito pode custar caro ao atirador iniciante, podendo causar quebra ou espanamento de parafusos do mount ou chegando até mesmo a inutilizar a luneta por completo.

 

Muita gente quando se depara com os parafusos do mount acha que, por causa da força ou vibração da carabina (mola), eles tem de ser tão apertados quanto possivel. Isso na verdade é um engano que pode lhe custar caro.

Os parafusos do mount para fixação da luneta dependem de um aperto correto, inclusive na ordem certa, para que o sistema funcione bem e não tenha a sua durabilidade comprometida com o decorrer do tempo.

 

Na imagem abaixo pode-se notar a sequência correta de aperto de um mount:

sequnciadeaperto.jpg

 

A exemplo de um cabeçote de um veículo, a luneta sofre com os solavancos e vibrações (nas armas de mola) e isso pode fazer com que uma luneta mal instalada quebre pois os pontos de apoio não estão localizados corretamente.

 

 

Os parafusos devem ser apertados da seguinte forma: encosta-se todos os parafusos SEM APERTAR, então inicia-se a sequência de apertos aos poucos, 1/4 de volta por vez em cada parafuso (+- 4 a 5mm de giro por vez), segue-se a sequência até que se note a resistência do aperto (com a chave allen em pé (próx imagem)).

 

O correto mesmo seria instalar toda e qualquer luneta e mount com um torquímetro, utilizando as especificações do fabricante, mas na falta do mesmo (principalmente no Brazil zil zil) há uma maneira eficiente de não se colocar força demais nos parafusos na hora do aperto, utilizando-se a chave Allen SEMPRE pelo seu lado mais longo, como na imagem abaixo:

 

lunetainstalao2.jpg

 

Dessa forma, com uma alavanca bem menor, o aperto pode ser feito com cuidado diminuindo-se o risco de apertar demais o mount podendo amassar o tubo da luneta ou espanar um parafuso.

 

Não recomendo o uso de chaves allen multi-uso tipo "canivete suiço" pelo simples fato delas aumentarem a alavanca para aperto, correndo-se o risco de apertar demais o sistema.

Outro detalhe que pode ajudar é tentar manter sempre o mesmo "vão" entre as partes do mount durante a sequência de aperto.

 

Se após nivelar o reticulo e apertar todos os parafusos você observar que o reticulo da luneta desnivelou é sinal de que o aperto esta desigual, afrouxe os parafusos e refaça o processo novamente.

 

IMPORTANTE: Observem que eu NÃO me responsabilizo por quaisquer tipos de danos a lunetas e/ou mounts decorrentes dessas informações, cada qual deve sempre usar o bom senso e principalmente entender suas limitações na manutenção e/ou montagem do seu equipamento, na dúvida leve a um profissional especializado.

 

É isso ai povo, espero que ajude aos iniciantes que acabaram de comprar uma lunetinha!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Caro Doberman,

Obrigado pelas explicações. Sou incitante e estou apanhando bastante, porém teria como você refazer o upload das imagens, já que não estão mais aparecendo no fórum ?

Um abraço,

Obrigado

Sortino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante