Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Chumbinhos revestidos em latão danificam o raiamento da arma ?


Ramon Vargas

Posts Recomendados

Olá ! Sou novo aqui no fórum, essa é minha primeira postagem aqui, não sei se isso já foi discutido (se já foi, me desculpe). Mas vamos ao assunto, eu nunca usei esse tipo de chumbo, sou novo no hobby. Mas sei um pouco do princípio desse tipo de chumbo. Ele é jaquetado (revestido) em latão com o objetivo de ser "mais rígido" e assim deslizar com mais facilidade pelo cano, tendo assim um leve ganho de velocidade e maior resistencia no alvo (maior impacto com menos destruição sobre o projétil). Porém, há quem diga que por ser "mais rígido" ele acaba danificando o raiamento da arma. Em minhas pesquisas na internet não achei nada comprovado, apenas boatos. Alguém aí usa ou já usou ? Se sim, houve problemas ?

Obs: Não me refiro à marcas especificas, e sim, ao tipo de chumbo. Logo abaixo, coloquei uma foto do tipo de chumbo em questão.

post-7498-0-40191000-1450578451_thumb.jpg

Editado por Ramon Vargas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

http://www.pyramydair.com/s/p/H_N_Baracuda_Power_22_Cal_21_14_Grains_Round_Nose_200ct/979

 

H&N Barracuda Power.

 

Leva revestimento de cobre, muito mais rígido que chumbo e é um H&N. No fim acho que é bobagem a curto e médio prazo e exporadicamente.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Danificar, danificar creio que não danifique, visto que o jaquetamento é mais mole que o aço utilizado no cano das carabinas. Porém, é como aquele velho ditado, agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

 

Para o uso esporádico, creio que não deva haver problemas, porém com o uso frequente, digamos, uns 500 chumbos jaquetados por fim de semana, pode acelerar o processo de desgaste do raiamento. Mesmo os projéteis feitos inteiramente de chumbo causam desgaste do raiamento, devido ao atrito.

 

Eu uso projéteis revestidos na minha carabina, ja faz mais de 2 anos e até agora não teve influência nenhuma que se possa perceber no raiamento. Nem mesmo na precisão (embora eu atire mal pacas).

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estragar eu acredito que não estraga...

Até porque uma das varetas de limpeza é de latão.

Mas vantagens também não tem...

Experimentei praticamente todos os tipos de chumbinho e posso dizer com certeza que o melhor é o domed.

Os revestidos tem um problema sério que é que o revestimento aumenta a largura do chumbinho o que faz que eles entrem com maior dificuldade na carabina e da mesma forma saem do cano com maior dificuldade o que acarreta uma perda grande de velocidade e potência.

Com a b19s usando chumbinho normal tipo domed a uma distância de 50 metros atravessa uma lata de extrato de tomate vazia que tem uma boa espessura de metal.

Já usando chumbinho revestido teve vez do disparo ricochetear em uma caixa de papelão a dez metros tão grande a perda de força.

Ainda também existe um limite de potência da razão do peso do chumbinho pela potencia da carabina com certeza não vai ser simplesmente uma fina camada de revestimento que vai causar um efeito milagroso.

Editado por Rosimar Pires
  • +1 1

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rosimar, leva +1 pelo excelente post.

 

Os chumbos com ligas de chumbo estão com os dias contados, por questões ambientais.

Os Grandes fabricantes já estão desenvolvendo munições com outras ligas metálicas com o objetivo de substituir os tradicionais.

A H&N já tem a Linha Green e a Linha Power, uma linha com liga de cobre e a outra com liga de alumínio.Mas essa munição ainda não apresenta o mesmo desempenho da linha tradicional, principalmente no quesito precisão(para mim o mais importante em um chumbo ou em qualquer equipamento de tiro)
.

Quanto a estragar o raiamento, eu não creio que faça isso. Apenas não uso esses chumbos porque testei e os resultados não foram bons nas minhas carabinas.

Então acho perda de tempo e dinheiro insistir em comprar esses chumbos revestidos para usar nas minhas carabinas.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rosimar, leva +1 pelo excelente post.

 

Os chumbos com ligas de chumbo estão com os dias contados, por questões ambientais.

Os Grandes fabricantes já estão desenvolvendo munições com outras ligas metálicas com o objetivo de substituir os tradicionais.

A H&N já tem a Linha Green e a Linha Power, uma linha com liga de cobre e a outra com liga de alumínio.Mas essa munição ainda não apresenta o mesmo desempenho da linha tradicional, principalmente no quesito precisão(para mim o mais importante em um chumbo ou em qualquer equipamento de tiro)

.

Quanto a estragar o raiamento, eu não creio que faça isso. Apenas não uso esses chumbos porque testei e os resultados não foram bons nas minhas carabinas.

Então acho perda de tempo e dinheiro insistir em comprar esses chumbos revestidos para usar nas minhas carabinas.

 

Cyntra resumiu bem tudo penso com palavras que eu gostaria de ter dito.

 

Obrigado grande.

 

Forte abraço.

  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a carabina gostar do chumbo banhado com latão e o mesmo for maior no diâmetro é só passar o mesmo no calibrador e problema resolvido. Os H&N (cobre) obviamente são melhores,o problema é o preço,principalmente se for 5.5,se pensar no preço quando fizer a visada,com certeza erra o alvo kkkkk.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante esses dias estive pesquisando bastante sobre esse assunto, aprofundando e buscando mais conhecimento. Agradeço as respostas dos hobbystas e praticantes mais experientes. Eu contatei via email duas empresas fabricantes de chumbos jaquetados (revestidos), com o intuito de questionar sobre o fato, foram elas: A CBC e a Technogun (Esta última, mostrou uma resposta bem rápida, menos de 20 minutos em horário não comercial, o que me deixou surpreso e satisfeito). Até agora, a única a se pronunciar foi a Technogun, veja abaixo o PrintScreen com o que eles disseram.

post-7498-0-71043300-1450649398_thumb.png

Editado por Ramon Vargas
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez discutíamos em um clube (teve uma discussão parecida em um fórum - não lembro se foi aqui ou no vizinho) sobre os "malefícios" de se atirar setas de alumínio (quem se lembra delas - usei muito na minha Urko I) em armas com cano raiado.

 

De acordo com o relato ouvido no clube, o alumínio, e outros metais "mais moles" que o aço, pode ficar incrustado nas raias. Se não houver uma manutenção adequada, leva à falsa impressão que houve desgaste do cano.

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

A propósito dessa estória de que o chumbo mais duro não estraga as raias, proponho um teste muito fácil para qualquer um fazer:
Você pega um chumbinho desses normais (macio), como o Rifle, por exemplo, segura-o com dois dedos e esfrega um chumbinho Tecnogun Sonic (latonado) também seguro com dois dedos da outra mão... pode ser ponta com ponta.
Qual vai riscar qual?
Isso mesmo! O Sonic vai riscar o Rifle!
E não importa se você inverter qual vai riscar. O Sonic não vai nem tomar conhecimento de que você tentou riscá-lo com o Rifle, aliás, o Rifle sempre sairá riscado.
Então, fica fácil entender que se o chumbinho é bem mais duro, oferecerá mais resistência para passar nas raias, acelerando o desgaste pelo maior atrito.
Não é o fato de dar meia dúzia de tiros com o Chumbo mais duro que vai acabar com as raias, mas se o cano for submetido a uma dieta constante dele, com certeza a durabilidade das raias será encurtada.
Ah! Mas o cano é de aço, bem mais duro do que o projétil! Sim, mas ele é relativamente macio, se for comparado a um instrumento de corte tratado térmicamente. Inclusive o cano não pode ser muito rijo, para permitir um funcionamento em sintonia com o projétil. Para mais informações sobre o comportamento dos canos, pesquise a matéria muito bem elaborada pelo Pedro Hashidani - Harmônicos de canos.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Isso é lenda, chumbo cobreado não danifica em NADA a alma raiada da arma, se fosse assim as armas utilizadas pelo exercito estariam com um ano de uso estragadas pois todas as munições são jaquetadas e elas passam pelo menos 5x mais rapido que qualquer chumbinho no cano de uma carabina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Kkkkkkkkkkk, concordo com o Pedro Martins, o se deve fazer é manter a limpeza do cano, com isso tira os restoio de chumbamento q da a impressão q as raias estão desgastadas, ainda não vi raiamento danificado com chumbo cobreado, já tive várias Carabinas e sempre usei esse Sonic, nunca tive problemas nas raias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite atiradores.

 

Fato é que, chumbos banhados por outros metais são mais duros.

 

E, como já foi dito, "água mole em pedra dura..." o tempo de "vida" das raias diminuira muiiiito.

 

Quanto a comparação com armas de fogo, lembrem-se, as peças, canos, etc. delas passam por tratamentos térmicos (têmperas) diferenciados das armas de pressão e ainda, utilizam de materiais superiores em qualidade.

 

Então, a discussão não é se estraga as raias, porque elas estragam sim. A questão é o quão rápido elas estragam.

 

Se rápido ou devagar.

 

Opinião, cada um tem a sua.

 

Grande abraço.

Editado por Alan Guimaraes Dias Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é lenda, chumbo cobreado não danifica em NADA a alma raiada da arma, se fosse assim as armas utilizadas pelo exercito estariam com um ano de uso estragadas pois todas as munições são jaquetadas e elas passam pelo menos 5x mais rapido que qualquer chumbinho no cano de uma carabina

A munição convencional para fuzis que conheço é a 762 NATO, cujo o projétil trafega ao redor de 800 metros por segundo.

Então, fiquei muito interessado em conhecer essa munição, que segundo você, chega no mínimo a 1.500 metros por segundo. Por favor fale mais a respeito...

 

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Isso é lenda, chumbo cobreado não danifica em NADA a alma raiada da arma, se fosse assim as armas utilizadas pelo exercito estariam com um ano de uso estragadas pois todas as munições são jaquetadas e elas passam pelo menos 5x mais rapido que qualquer chumbinho no cano de uma carabina

E não foge muito disso.

Armas militares com calibres garrafa, tipo 5,56x45, 7,62x51, 12,7x99, etc tem a vida dos canos em torno de 3000~5000 tiros.

Calibres mais rápidos, tipo .220 swift tem vida util menor que 3000 tiros

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos nos basear em números. O que causa o desgaste é o atrito entre projétil e cano, certo? Quanto maior o atrito, mais desgaste. E sabendo que o coeficiente de atrito é diretamente proporcional à força aplicada, temos que quanto maior o coeficiente de atrito, maior o desgaste. Não tenho os dados exatos destes materiais com o aço. Tenho rápido os com ferro fundido, em valores médios (desculpa gente, estou no sofá quase dormindo). Segue:

- coeficiente do chumbo vs ferro fundido: 0.49;

- coeficiente do cobre vs ferro fundido: 0.29;

- coeficiente do latão vs ferro fundido: 0.3

 

Esses valores são de atrito dinâmico sem lubrificação.

 

Temos que, em tese, o cobre e latão tem atrito menor que o chumbo, sendo o cobre melhor. Não é a toa que usa-se munição jaquetada com este nobre e caro material. E não há desgaste maior, muito pelo contrário. Vale o afirmado antes: o projétil deve ser de boa fabricação, senão esses números mudam drasticamente.

 

OK? Aguardo a opinião dos pares. Sempre aprendendo, pra poder ensinar.

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante