Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Coronhas : Madeira ou Sintética. Qual comprar ?


Posts Recomendados

Leva +1.

 

Eu aprendi gostar de coronha de madeira depois que vi a TX do Takao em um tópico dele.

Nessa época, tinha uma Nitro X. Depois, peguei a SAG AR1000, que tem uma coronha muito bonita tambem. A Royal então, caso de amor!!!

 

Creio que quando disse que no BR não faz muita diferença, acho que faz sim. Veja as coronhas desenvolvidas para BR, são bem mais robustas e pesadas para absorver ainda mais o recuo.

Quanto a durabilidade, não saberia realmente dizer se as de polímero suportam tanto quanto uma de madeira, pois, vemos carabinas com décadas e coronhas de madeira, mas as de polímero vieram bem depois, teremos um parecer mais a frente.

 

Do mais, belo tópico e pode esperar que vem muito mais "+" por ai.

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leva +1.

 

Eu aprendi gostar de coronha de madeira depois que vi a TX do Takao em um tópico dele.

Nessa época, tinha uma Nitro X. Depois, peguei a SAG AR1000, que tem uma coronha muito bonita tambem. A Royal então, caso de amor!!!

 

Creio que quando disse que no BR não faz muita diferença, acho que faz sim. Veja as coronhas desenvolvidas para BR, são bem mais robustas e pesadas para absorver ainda mais o recuo.

Quanto a durabilidade, não saberia realmente dizer se as de polímero suportam tanto quanto uma de madeira, pois, vemos carabinas com décadas e coronhas de madeira, mas as de polímero vieram bem depois, teremos um parecer mais a frente.

 

Do mais, belo tópico e pode esperar que vem muito mais "+" por ai.

Marcelo:

Eu também comecei comprando carabinas de coronha sintética. Hoje só quero carabinas de mola e com coronha de madeira...

A TX é um ícone , beleza e precisão juntas em uma só carabina. Acho que o BR que você se refere é o BR de Mola, sendo assim o peso faz toda a diferença sim...

Um abraço e Valeu !

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Dúvida: existe TX com coronha de prástico ?!!

.

Até o momento não há relato de TX com coronha sintética. A coronha sintética das HW não é oca como outras coronhas. Ela é maciça.

.

Ricardo,

Parabéns pela dúvida. Não vai demorar e teremos novidades aqui no Carabinas de Ar.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para somar à discussão, dois artigos que comentam a tendência das coronhas sintéticas:

 

http://www.chuckhawks.com/critical_look.htm

 

http://www.chuckhawks.com/firearm_stocks.htm

 

"Contrary to some popularly held beliefs, molded thermoplastic stocks are by far the worst in terms of strength, accuracy, durability, weather-resistance and longevity" (Ao contrário do que se acredita, coronhas de plástico moldado apresentam em geral os piores resultados quanto à resistência, acurácia, durabilidade, resistência ao tempo e longevidade).

 

Gosto não se discute, mas quem pode dizer que o mesmo modelo atira melhor com coronha sintética? Difícil.

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de uma HW, acho que esta é uma questão de gosto, já que em ambos os casos a carabina será excelente.

 

Particularmente, as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental. E uma coronha de madeira (de lei, especialmente), deixa a arma belíssima e, de certa forma, única, já que os veios não terão o mesmo padrão de uma arma para a outra.

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho a coronha de madeira muito mais bonita, quanto mais velha a coronha mais bonita ela fica na minha opnião!! Eu uso as sintéticas por ser um cara mais relaxado rsrsrsr mas posso mandar fazer uma de madeira assim que a dilma deixar kkkk

b19 s 4,5 customizada

B19 s 4.5 customizada luneta 4x32

At44 10 4.5 regulada luneta Gamo 6x24x50

Benjamin Marauder 5.5 luneta Shilba 6x24x50

 

Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge o alvo que os outros não veem. "Schopenhauer" :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que comecei no tiro mesmo sem saber muita coisa, a minha preferência foi por coronhas de madeira, mesmo sabendo que o cuidado é maior.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo menos na minha avaliação, vejo da seguinte forma:

 

Peso: coronha sintética

Preço: coronha sintética

Durabilidade: coronha em madeira

Beleza: coronha em madeira

 

levando em conta estes 4 aspectos daria um empate, mas é claro que isso acaba sendo muito pessoal, o que é mais relevante pra um, não é para outro, e no final das contas este "detalhe" sobre o tipo de coronha pode ser irrelevante para muitas pessoas na hora da compra, pois há que se avaliar a marca, o calibre, a qualidade do aço da carabina entre outros aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acompanhava o blog de um sniper da Guarda Nacional americana, ele dizia que coronhas de madeira sempre empenam se expostas à umidade (ainda que milimetricamente), se no desenho da arma a coronha tocar o cano esse empenamento prejudica a precisão.

Esse sniper montava fuzis baseados no Remington 700 para vender, sempre colocava coronha sintética nos fuzis de precisão...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

  • +1 2

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Em relação ao peso sua percepção de leveza como vantagem é questionável. Uma arma mais pesada confere maior estabilidade ao atirador e absorve melhor recuo e vibração, portanto, nesse caso há que se equacionar um peso de coronha que traga vantagens do ponto de vista da estabilidade e que ao mesmo tempo não seja excessivo. No tópico peso eu daria ponto para a coronha de madeira e não para a sintética.

 

Temos que comparar bananas com bananas e laranjas com laranjas. As fotos que ilustram o tópico são de duas armas idênticas montadas em coronhas distintas. Se compararmos a HW 97 com roupa diferente, todos os argumentos serão válidos, se generalizarmos o assunto estendendo ao universo coronhas, madeira ou sintética, a coisa muda, e muda bastante.

 

Uma análise básica restrita a HW 97 deve ser feita considerando a facilidade de fabricação, que impactará severamente em custos.

A fabricação de uma coronha de madeira é um trabalho muito especializado, demanda uma seleção de matéria prima rigorosa, maquinário, mão de obra, riscos de despadronização, riscos inerentes à madeira (empenamento, fendilhamento, instabilidade dimensional, etc) entre outros, o que torna esse tipo de coronha mais caro.

 

Uma coronha sintética é feita por injeção de polímeros em um molde, que não sofrerá alterações e dará uma produção padronizada e uniforme com menos esforço utilizando material mais barato. Isso vai gerar uma coronha de baixo custo e esse é o motivo maior de várias fábricas deixarem a usinagem de madeira de lado para injetarem plástico. Na indústria armamentista existem diversos ítens feitos de polímero que são bons, e outros que são péssimos.

 

As coronhas de madeira são conhecidas e tem grandes vantagens em sua utilização e algumas desvantagens, dependendo do uso.

Uma TX-200 por exemplo utiliza coronha de madeira, que a deixa mais estável, mais equilibrada, bonita, melhora a apresentação, sensação ao toque, permite um zigrinado diferenciado que valoriza o equipamento tornando-o objeto de desejo de vários atiradores.

 

Já um fuzil tático de precisão que possui uma coronha sintética desenvolvida por fabricantes como McMillan ou Manners, não perdem em nada em função e ganham em estabilidade, tolerância a variação de umidade, resistência, durabilidade, absorção de vibração, fixação, rigidez estrutural, enfim, diversos aspectos que se traduzem em precisão.

 

Uma coronha premium de madeira é fantástica, e uma coronha premium sintética pode ser ainda mais, tudo vai depender da aplicação. Não adianta ter motor de fusca em Porsche e vice-versa!

  • +1 2

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Em relação ao peso sua percepção de leveza como vantagem é questionável. Uma arma mais pesada confere maior estabilidade ao atirador e absorve melhor recuo e vibração, portanto, nesse caso há que se equacionar um peso de coronha que traga vantagens do ponto de vista da estabilidade e que ao mesmo tempo não seja excessivo. No tópico peso eu daria ponto para a coronha de madeira e não para a sintética.

 

Temos que comparar bananas com bananas e laranjas com laranjas. As fotos que ilustram o tópico são de duas armas idênticas montadas em coronhas distintas. Se compararmos a HW 97 com roupa diferente, todos os argumentos serão válidos, se generalizarmos o assunto estendendo ao universo coronhas, madeira ou sintética, a coisa muda, e muda bastante.

 

Uma análise básica restrita a HW 97 deve ser feita considerando a facilidade de fabricação, que impactará severamente em custos.

A fabricação de uma coronha de madeira é um trabalho muito especializado, demanda uma seleção de matéria prima rigorosa, maquinário, mão de obra, riscos de despadronização, riscos inerentes à madeira (empenamento, fendilhamento, instabilidade dimensional, etc) entre outros, o que torna esse tipo de coronha mais caro.

 

Uma coronha sintética é feita por injeção de polímeros em um molde, que não sofrerá alterações e dará uma produção padronizada e uniforme com menos esforço utilizando material mais barato. Isso vai gerar uma coronha de baixo custo e esse é o motivo maior de várias fábricas deixarem a usinagem de madeira de lado para injetarem plástico. Na indústria armamentista existem diversos ítens feitos de polímero que são bons, e outros que são péssimos.

 

As coronhas de madeira são conhecidas e tem grandes vantagens em sua utilização e algumas desvantagens, dependendo do uso.

Uma TX-200 por exemplo utiliza coronha de madeira, que a deixa mais estável, mais equilibrada, bonita, melhora a apresentação, sensação ao toque, permite um zigrinado diferenciado que valoriza o equipamento tornando-o objeto de desejo de vários atiradores.

 

Já um fuzil tático de precisão que possui uma coronha sintética desenvolvida por fabricantes como McMillan ou Manners, não perdem em nada em função e ganham em estabilidade, tolerância a variação de umidade, resistência, durabilidade, absorção de vibração, fixação, rigidez estrutural, enfim, diversos aspectos que se traduzem em precisão.

 

Uma coronha premium de madeira é fantástica, e uma coronha premium sintética pode ser ainda mais, tudo vai depender da aplicação. Não adianta ter motor de fusca em Porsche e vice-versa!

Flávio:

Tudo bem ? Para mim é um grande prazer ver atiradores experientes como você lendo as minhas mal traçadas linhas.

Concordo com tudo que você falou no seu post.

Mas,deixe-me explicar um pouco o post. O objetivo do meu post era apenas tentar ajudar aos iniciantes no nosso esporte,com informações que ajudassem na escolha de uma carabina. As fotos que coloquei foram meramente ilustrativas, sem me referir especificamente a um modelo.No post, estou me referindo apenas as carabinas de mola. No quesito peso, apesar de ter dito que as sintéticas levam uma vantagem, explico que dependendo do uso,o peso pode ser um fator importante para determinados tipos de tiro e uso. No final,até digo que a minha preferência recai sobre as coronhas de madeira em armas de mola.

Um grande abraço.

Ricardo Ito

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio:

Tudo bem ? Para mim é um grande prazer ver atiradores experientes como você lendo as minhas mal traçadas linhas.

Concordo com tudo que você falou no seu post.

Mas,deixe-me explicar um pouco o post. O objetivo do meu post era apenas tentar ajudar aos iniciantes no nosso esporte,com informações que ajudassem na escolha de uma carabina. As fotos que coloquei foram meramente ilustrativas, sem me referir especificamente a um modelo.No post, estou me referindo apenas as carabinas de mola. No quesito peso, apesar de ter dito que as sintéticas levam uma vantagem, explico que dependendo do uso,o peso pode ser um fator importante para determinados tipos de tiro e uso. No final,até digo que a minha preferência recai sobre as coronhas de madeira em armas de mola.

Um grande abraço.

Ricardo Ito

 

Ricardo,

 

Tudo bem , e você?

 

Suas linhas estão longe de ser mal traçadas. Eu só quis te mostrar uma visão diferente quanto ao tema "peso" nas coronhas.

 

 

Eu entendi sua conclusão, só fiz esse parênteses em relação ao peso pois na descrição por ítens, especificamente na parte "peso", dá a entender que menos peso é vantagem, tanto é que você considerou que nesse quesito as coronhas sintéticas são melhores.

O que eu quis dizer, mas acho que fui um pouco infeliz na minha abordagem, é que Isso não necessariamente é uma vantagem, pois podemos enxergar de outra forma.

 

Vamos de novo:

 

Mais peso confere mais estabilidade, menos peso maior facilidade de deslocamento. Com menos peso você sacrifica a estabilidade, mas privilegia o deslocamento e vice-versa.

 

Exemplo:

 

Uma arma de porte: revólver com cano de 2 polegadas, 5 tiros construído em liga de titânio. É uma arma leve para ser portada no dia a dia trazendo conforto para o usuário. Na hora do uso ele não vai ser estável, muito pelo contrário.

Um revólver de 6 tiros, com cano de 6 polegadas todo em aço será muito mais estável, porém mais pesado e incômodo para carregar.

 

Resumindo, em uma análise comparativa podemos abordar as vantagens de ambas, mas não qualificar que uma é melhor do que a outra, pois cada um dará um uso diferente culminando em uma percepção completamente antagônica.

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Flavio e Ricardo. Muito bom os exemplos abordados.

Só vou adicionar mais um ponto:

Beleza

Alguns vão achar lindas coronhas de madeira e outros sintéticas.

Particularmente estou disposto a arcar com os contras de uma carabina que me agrada mais esteticamente. Claro que pra mim é fácil pois sou atirador de meia tigela .

 

 

 

 

Think Bigger

Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho as sintéticas melhores, as de madeira tem que ter muito cuidado, o problema é que a maioria das coronhas sintéticas são feias e querendo ou não estética conta também, pelo menos eu me importo tanto na qualidade como na estética, das minhas carabinas a unica que tenho com coronha sintética é a b19, mas o modelo dessa coronha é feio de doer, bem que poderia ter algum artesão para fabricar coronhas sintéticas para carabinas de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho as sintéticas melhores, as de madeira tem que ter muito cuidado, o problema é que a maioria das coronhas sintéticas são feias e querendo ou não estética conta também, pelo menos eu me importo tanto na qualidade como na estética, das minhas carabinas a unica que tenho com coronha sintética é a b19, mas o modelo dessa coronha é feio de doer, bem que poderia ter algum artesão para fabricar coronhas sintéticas para carabinas de pressão.

Já tem gente que faz coronha em impressora 3D!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu esqueci de dizer e acho que ninguém mencionou: coronhas de madeira têm personalidade, cada coronha tem seu padrão de cores, tonalidade dos veios, tingimento, etc. Já as de polímero são todas clones uma das outras, meio sem graça...

 

Como não sou atirador profissional, e nem fico carregando minhas armas a tira-colo por ae, prefiro as de madeira mesmo...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

acho que sou meio "pros côco" mesmo. Nunca observei estas questões de peso, absorção de impacto nem nada. Só compro carabina com coronha de madeira. A única excessão foi a Hatsan Sniper 125 que comprei. Se tivesse de madeira, compraria.

Aproveitando o espaço, alguém sabe de um produto para passar na coronha para ficar brilhando. Algum tipo de verniz ou algum óleo próprio que não danifique, mas proteja a coronha?

Um abraço, galera.

Wederson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

acho que sou meio "pros côco" mesmo. Nunca observei estas questões de peso, absorção de impacto nem nada. Só compro carabina com coronha de madeira. A única excessão foi a Hatsan Sniper 125 que comprei. Se tivesse de madeira, compraria.

Aproveitando o espaço, alguém sabe de um produto para passar na coronha para ficar brilhando. Algum tipo de verniz ou algum óleo próprio que não danifique, mas proteja a coronha?

Um abraço, galera.

Wederson.

Puffee:

Conforme dito no post, eu passo uma camada de cera líquida( Lustra móveis) e depois tiro com um pano seco e limpo. há quem faça de outras formas e com outros produtos, mas nas minhas o resultado é muito bom. Um abraço.

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance de sintética e madeira é o de sempre, a qualidade do material.

 

A partir daí é questão de gosto e cuidado.

 

Tem coronha de polímero por aí que parece um copo de plástico e tem de madeira que parece compensado de construção.

 

Mas existem bons exemplos também de ambos os tipos.

 

Acho que no final de contas o gosto e disponibilidade é o ponto primordial na compra.

  • +1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance de sintética e madeira é o de sempre, a qualidade do material.

 

A partir daí é questão de gosto e cuidado.

 

Tem coronha de polímero por aí que parece um copo de plástico e tem de madeira que parece compensado de construção.

 

Mas existem bons exemplos também de ambos os tipos.

 

Acho que no final de contas o gosto e disponibilidade é o ponto primordial na compra.

Realmente, não dá pra comparar, por exemplo, a coronha de madeira de uma Fiora (que é muito mal acabada) com a de uma Cometa Fusion ou de uma CFX Royal, neste caso a questão é qualidade do material. Isso acontece também nas sintéticas: observe o plástico da coronha de uma CBC B12-S e depois de uma Gamo Big Cat, a diferença do material é bem grande.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, não dá pra comparar, por exemplo, a coronha de madeira de uma Fiora (que é muito mal acabada) com a de uma Cometa Fusion ou de uma CFX Royal, neste caso a questão é qualidade do material. Isso acontece também nas sintéticas: observe o plástico da coronha de uma CBC B12-S e depois de uma Gamo Big Cat, a diferença do material é bem grande.

Justamente.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Na minha humilde opinião a coronha em madeira é um grande diferencial. Personaliza a arma. É a sua "alma". Só tenho carabinas com coronha em madeira e dia desses fiquei pensando em adquirir uma com coronha em polímero...Pensei...Pensei...Pensei...E desiste da aquisição.

 

Coronha em madeira é minha paixão e para mudar uma paixão não existem argumentos suficientes ou convincentes.

 

Mas cada um é cada um. E todos precisam ser respeitados. Mas coronha de "prástico" pra mim não dá. As árvores que me perdoem. :rolleyes:

 

Att. Jeff

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

 

Na minha humilde opinião a coronha em madeira é um grande diferencial. Personaliza a arma. É a sua "alma". Só tenho carabinas com coronha em madeira e dia desses fiquei pensando em adquirir uma com coronha em polímero...Pensei...Pensei...Pensei...E desiste da aquisição.

 

Coronha em madeira é minha paixão e para mudar uma paixão não existem argumentos suficientes ou convincentes.

 

Mas cada um é cada um. E todos precisam ser respeitados. Mas coronha de "prástico" pra mim não dá. As árvores que me perdoem. :rolleyes:

 

Att. Jeff

Jeff,

realmente é uma questão muito pessoal, também prefiro coronha de madeira, mas prezo pelo material de qualidade, já que algumas coronha de madeira são bem inferiores a algumas de polímero. Uma coronha de polímero da Gamo, por exemplo, tem muito mais qualidade (e durabilidade, acredito eu) que uma coronha de madeira de uma Fiora.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante