Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[DÚVIDA] Encamisamento do cano com fita elétrica de alto tensão


Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde. Comprei um rolo de fita elétrica de alta tensão da Scotch. Pensei em encamisar o cano de minha carabina com ela para proteger contra oxidação.

 

Dúvida 1: Será que afetaria de alguma forma o disparo tendo vista que o cano balança com o tiro e isso poderia alterar algo?

 

Dúvida 2: Consultei a Dispropil e eles mês disseram que não recomendam pois em altas temperatura (prática dê tiro exposto ao sol) essa fita poderia de alguma forma danificar o cano com uma possível (mas não explicada por eles) reação dessa fita com o cano.

 

Vale salientar que ela não é adesiva. É basicamente um borracha e que como o nome diz, feita para isolarar fios de alta tensão.

 

Fico no aguardo dos conselhos do veteranos.

 

Atenciosamente,

Luiz.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Editado por Lulavc
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba fita de alta fusão não causaria problema algum a oxidação do cano, se ficar bem isolado, afinal se deixar água e ar entrar e você não secar porque não está enxergando que está molhado, pode causar mais problemas do que evitar.

 

O bom é o velho óleo não abrasivo e não solvente.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a fita a qual você se refere é fita de auto fusão, ou seja, após aplicada (esticando-a) ela sofre um processo de "vulcanização a frio", para removê-la somente cortando-a. Fitas de auto fusão são também utilizadas em instalações de antenas parabólicas, na conexão do cabo com o lnbf.

 

Não recomendo o seu uso para a finalidade descrita.

 

 

1 - Qual é a diferença entre as fitas isolantes 33+ e 23br?

 

R:

A Fita isolante 33+ é uma fita plástica constituida, de dorso de PVC e adesivo de borracha sensível a pressão. Cor preta, é resistente a raios U.V ( Ultra violeta) espessura 0,19mm.
Conforme norma ABNT NBR NM 60454-3, é classificada como tipo 5, Classe A , 90°C, Indicada para isolação até 750 Volts.
A Fita é aprovada e certificada pela UC ( União Certificadora ) credenciada pela INMETRO.A Fita é produzida dentro dos requisitos da norma RoHS ( Restrição ao uso de metais pesados).

A Fita 23BR é uma fita isolante auto fusão e alta tensão a base de borracha sintética de etileno propileno, não possui adesivo, possui um separador plástico ( liner ) o qual deve ser removida na aplicação, cor preta, espessura de 0,76mm è recomendada para isolação até 69.000 Volts.
Ao aplicar a fita remover o liner e alongar a mesma até a largura reduzir entre 30 a 40% para que ocorra uma perfeita fusão das camadas da fita. Se a fita ficar exposta a luz deve ser aplicado uma camada com 50% de sobreposição da fita 33+

Editado por Alberto José
  • +1 3

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lulavc:

Não o aconselho a fazer isso. Se sua carabina não tem muzzle break (ponteira de apoio), compre um que se adapte a sua carabina e a sua modalidade de tiro( mira aberta, luneta ). A melhor forma de manter a oxidação do cano é evitar o contato das mãos(suor) com o cano e sempre limpar o cano e a carabina após o seu uso. Se preferir use luvas para atirar.

Um abraço e força sempre

-Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite

-Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot
-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9
-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot
-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60
-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70

" Springers Über Alles "


a50de75f-522e-42af-a313-87e631e0c288_zps c8260111-9ae9-4f08-bfce-0d666983349d_zps



f3e3b800-e7b7-4667-bbfa-b449d655c1f1_zps eb1166e5-6cb8-4322-8292-9e432697135e_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E oxidação é fácil resolver depois, pelo menos amenizar tem como, é só utilizar um permablue.

 

Não sei, acho que esse tipo de coisa como envelopar ou cobrir com a fita esconde mais problema do que resolve.

 

Mas é uma opinião minha, não tenho nenhum embasamento fodástico para tal não, é só uma impressão que tenho, das armas que tive a camadinha fininha de óleo sempre protege muito bem.

 

Forte abraço senhores (e senhoras se assim houver).

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, um par de luvas de obra mesmo, aquelas com tipo um ante derrapante nas palmas, custa em torno de 5 dilmas e resolve seu problema, usa só na mão que bascula o cano, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lulavc,é melhor fazer como o Raufemann disse:passar uma camada fina de óleo sobre as partes metálicas, após usar a arma. Isto é usado a muito tempo e sempre funcionou. Até existem produtos mais sofisticados,mas o óleo singer da conta do recado.

Tem um ditado que diz que o Diabo quis enfeitar tanto o filho ,que colocou chifre e rabo no coitado. A beleza está na simplicidade,o cano oxidado ou cromado com coronha de madeira é que deixa a arma bonita. Eu gosto de arma precisa,mas que seja bonita. Observe a TX e vai entender porque a chamam de rainha das carabinas.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fitas tipo, tipo fita isolante sempre deixam marcas no cano. Por essa razão eu nunca coloquei em minhas carabinas e nem recomendo. Já vi muitas carabinas com marcas de fitas, tanto de amigos, quanto em imagens na net.

.

Para conservar a oxidação, eu uso um pano, algodão ou estopa embebido em WD, Óleo Singer ou CorrosionX, que fica guardado em uma lata de chumbos. Cada carabina tem sua latinha, com seu paninho, no bolso da capa. Isso virou até mania. Sempre que vou guardar a carabina, abro a lata, tiro o pano e passo na parte metálica. Já se tornou automático. Faço o mesmo procedimento até quando tiro a carabina da capa para mostrar para alguém.

  • +1 4

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fitas tipo, tipo fita isolante sempre deixam marcas no cano. Por essa razão eu nunca coloquei em minhas carabinas e nem recomendo. Já vi muitas carabinas com marcas de fitas, tanto de amigos, quanto em imagens na net.

.

Para conservar a oxidação, eu uso um pano, algodão ou estopa embebido em WD, Óleo Singer ou CorrosionX, que fica guardado em uma lata de chumbos. Cada carabina tem sua latinha, com seu paninho, no bolso da capa. Isso virou até mania. Sempre que vou guardar a carabina, abro a lata, tiro o pano e passo na parte metálica. Já se tornou automático. Faço o mesmo procedimento até quando tiro a carabina da capa para mostrar para alguém.

 

Obrigado a todos pelos conselhos. Descartei a ideia.

 

Ricardo, ela vem com muzzle break.

 

Enfim, sou meio fresco com cuidado mesmo.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

 

Lulavc se achando... "fresco"...

Viste o Cyntra..."cada carabina tem sua latinha..."

Cyntra; desculpe, não resisti...

Brincadeiras à parte, bom mesmo ainda é o cuidado pós uso, já devidamente destacado.

Abraços

Editado por Edgar Minarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a fita a qual você se refere é fita de auto fusão, ou seja, após aplicada (esticando-a) ela sofre um processo de "vulcanização a frio", para removê-la somente cortando-a. Fitas de auto fusão são também utilizadas em instalações de antenas parabólicas, na conexão do cabo com o lnbf.

 

Não recomendo o seu uso para a finalidade descrita.

 

 

1 - Qual é a diferença entre as fitas isolantes 33+ e 23br?

 

R:

A Fita isolante 33+ é uma fita plástica constituida, de dorso de PVC e adesivo de borracha sensível a pressão. Cor preta, é resistente a raios U.V ( Ultra violeta) espessura 0,19mm.

Conforme norma ABNT NBR NM 60454-3, é classificada como tipo 5, Classe A , 90°C, Indicada para isolação até 750 Volts.

A Fita é aprovada e certificada pela UC ( União Certificadora ) credenciada pela INMETRO.A Fita é produzida dentro dos requisitos da norma RoHS ( Restrição ao uso de metais pesados).

 

A Fita 23BR é uma fita isolante auto fusão e alta tensão a base de borracha sintética de etileno propileno, não possui adesivo, possui um separador plástico ( liner ) o qual deve ser removida na aplicação, cor preta, espessura de 0,76mm è recomendada para isolação até 69.000 Volts.

Ao aplicar a fita remover o liner e alongar a mesma até a largura reduzir entre 30 a 40% para que ocorra uma perfeita fusão das camadas da fita. Se a fita ficar exposta a luz deve ser aplicado uma camada com 50% de sobreposição da fita 33+

Excelente resposta Alberto, altamente técnica e tirou inclusive uma dúvida de outro segmento.

 

Quanto ao "envelopamento" do cano, não sou perito no assunto, só posso dizer que esses kits de envelopamento vendido mas lojas, não passam de uma linha nova da "Contatc" devidamente fatiado (possivelmente a laser).

 

Enviado via Phone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Lulavc se achando... "fresco"...

Viste o Cyntra..."cada carabina tem sua latinha..."

Cyntra; desculpe, não resisti...

Brincadeiras à parte, bom mesmo ainda é o cuidado pós uso, já devidamente destacado.

Abraços

Fresco não. Meio fresco. Kkkkkk

 

 

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Excelente resposta Alberto, altamente técnica e tirou inclusive uma dúvida de outro segmento.

 

Quanto ao "envelopamento" do cano, não sou perito no assunto, só posso dizer que esses kits de envelopamento vendido mas lojas, não passam de uma linha nova da "Contatc" devidamente fatiado (possivelmente a laser).

 

Enviado via Phone

Acho que provavelmente vou optar pelo limpeza mesmo.

 

Apenas CorrusionX resolve?

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também compartilho a idéia do bom e velho óleo singer, um pouco no pano. é só passar nas partes metálicas e ser feliz......simples assim..... :D :D

Era o que eu usava até falarem do bendito CorrusionX.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também compartilho a idéia do bom e velho óleo singer, um pouco no pano. é só passar nas partes metálicas e ser feliz......simples assim..... :D :D

Era o que eu usava até falarem do bendito CorrusionX.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado colega

 

Eu uso alguns pedaços de pano de algodão que ficam dentro de um potinho com óleo..no meu caso o POLARPROT que comprei na Alterama......

 

Toda vez que uso minhas carabinas...passo estes paninhos ...e até hoje não tive problemas com oxidação dos brinquedos.

 

Um abraço

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde. Comprei um rolo de fita elétrica de alta tensão da Scotch. Pensei em encamisar o cano de minha carabina com ela para proteger contra oxidação.

 

Dúvida 1: Será que afetaria de alguma forma o disparo tendo vista que o cano balança com o tiro e isso poderia alterar algo?

 

Dúvida 2: Consultei a Dispropil e eles mês disseram que não recomendam pois em altas temperatura (prática dê tiro exposto ao sol) essa fita poderia de alguma forma danificar o cano com uma possível (mas não explicada por eles) reação dessa fita com o cano.

 

Vale salientar que ela não é adesiva. É basicamente um borracha e que como o nome diz, feita para isolarar fios de alta tensão.

 

Fico no aguardo dos conselhos do veteranos.

 

 

Lulavc, bom dia.

 

Está fita de auto fusão além dos problemas já citados, tem também a seu desfavor a questão estetíca pois fica uma volta sobreposta sobre a outra.

 

Uma solução que já utilizei é conhecido como "Luva termo-retratil" ou "Espaguete termo-retratil", encontrado em casas de eletro-eletrônica, ou também a opção de casa de produtos de pesca como no ultimo vídeo, (Está ultima foi dica do amigo CelsoF).

 

O acabamento fica lisinho, lembrando que a superficie deve estar totalmente limpa.

 

5_metros_espaguete_isolante_termo_retrat

http://www.soldafria.com.br/espaguete-termo-retratil-diametro-16mm-preto-metro-p-2507.html

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=C7mEs2KKnp4

 

Abraço e espero ter ajudado.

 

 

Editado por kbeça

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lulavc, bom dia.

 

Está fita de auto fusão além dos problemas já citados, tem também a seu desfavor a questão estetíca pois fica uma volta sobreposta sobre a outra.

 

Uma solução que já utilizei é conhecido como "Luva termo-retratil" ou "Espaguete termo-retratil", encontrado em casas de eletro-eletrônica, ou também a opção de casa de produtos de pesca como no ultimo vídeo.

 

O acabamento fica lisinho, lembrando que a superficie deve estar totalmente limpa.

 

5_metros_espaguete_isolante_termo_retrat

http://www.soldafria.com.br/espaguete-termo-retratil-diametro-16mm-preto-metro-p-2507.html

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=C7mEs2KKnp4

 

Abraço e espero ter ajudado.

 

 

Show. Vou procurar opções na Internet.

 

Tenho intenção de por no cano todo. Aí fica minha dúvida... Altera de alguma forma a saída do projétil? Tendo vista que pode mudar a vibração do cano e etc.

 

Valeu.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show. Vou procurar opções na Internet.

 

Tenho intenção de por no cano todo. Aí fica minha dúvida... Altera de alguma forma a saída do projétil? Tendo vista que pode mudar a vibração do cano e etc.

 

Valeu.

Não altera em nada o hamônico do cano.

 

Hug.

  • +1 1

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso fita 3m que parece carbono, nunca tive problema com oxidação. e só colocar direito para não deixar bolha.

Gamo Big Cat 5.5mm com GR de 45 KG da Quick Shot + gatilho esportivo Quick Shot + Coronha personalizada de Madeira.

Cbc Jade 4.5mm Preta.

Pistola Beeman p17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

eu coloquei nas minhas adesivo original de fibra de carbono 3m, ficou show e protege o cano não so de ferrugem, mas tb de arranhões pois o carbono é muito forte, não é qq arranhãozinho q o risca, se ficar brilhoso, basta passar um lixa fina q o deixa fosco, q foi o q eu fiz no meu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que a exemplo daquele plástico que vem em algumas máquinas, a orientação é a remoção, mas tem técnico que deixa imaginando proteger da ferrugem, só que ele não protege e não deixa a humidade sair, com o tempo o plástico resseca e não é possível mais remover

 

Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Raufemann disse, prefiro ter acesso visual a ferragem. Depois de cada uso tratar. Cobrir com qualquer material impossibilita ver qualquer reação do metal e é aí que mora o perigo. Mas é apenas uma opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante