Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Determinação da Curva Força x Deslocamento de Molas Helicoidais e a Gás


Posts Recomendados

Opa

 

Rapaaaaaaaaaaz, só você mesmo!

 

A "curva" da mola tem a maior proximidade entre a descompressão e a compressão o que, penso, resulta em maior eficiência.

É isso mesmo?

 

Parabéns, mais mai um, dois, três, quatro......

_________

Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

 

Rapaaaaaaaaaaz, só você mesmo!

 

A "curva" da mola tem a maior proximidade entre a descompressão e a compressão o que, penso, resulta em maior eficiência.

É isso mesmo?

 

Parabéns, mais mai um, dois, três, quatro......

 

Isso mesmo meu amigo !

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:goodjob:

 

Parabéns pela capacidade e dedicação em proceder este tipo de estudo, que mesmo de forma "caseira" traz para nós (pela generosidade em compartilhar) real DESCOBERTA sobre o comportamento as molas de nossas carabinas.

 

A partir desta análise já começa a ficar desmistificada a real eficiência das molas. Eu mesmo pensava que a relação compressão e força nas molas helicoidais NÃO era uma constante.

 

Também foi possível notar que a diferença entre a força de compressão e descompressão embora exista não muito grande (significativa), ao meu ver, para as molas testadas.

 

Percebi, também, que paras molas gas ram, a força guardada nas molas é BEM SUPERIOR a força da nomenclatura, 40, 45 ou 50kgf.

 

Parabéns pelo estudo!

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Em 05/10/2015 em 11:21, MARVIN disse:
Percebi, também, que paras molas gas ram, a força guardada nas molas é BEM SUPERIOR a força da nomenclatura, 40, 45 ou 50kgf

 

Os valores de pré compressão na temperatura ambiente, estão bem próximos do valor nominal informado pelo fabricante.

Em se tratando de gases, a temperatura ambiente (25 ºC) influencia o valor nominal e durante os steps de compressão e descompressão temos o movimento das moléculas (movimento browniano), mas aí é assunto para os universitários ... Sou da época do exame de admissão para ingressar no ginasial e do vestibular sem ENEM e cotas.

Teríamos que confirmar qual a temperatura utilizada pelos fabricantes:

- se 21 ºC e 1 atm

- se nas famosas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) temperatura de 0 °C ou 273,15 K e pressão de 1 atm, ou 760 mmHg ou, 101.325 Pa.

- se nas atuais CPTP (Condições Padrão de Temperatura e Pressão) temperatura de 0 °C ou 273,15 K e pressão de 1 bar ou, 100.000 Pa.

 

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2015 em 16:39, Edgar Minarello disse:

Salve Alberto !

Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Ainda em construção mas antecipo uma curiosidade: Serão testadas molas a gás de outros fabricantes, ou a dinâmica seria idêntica ?

Abraço;

Nao, os GR FNA mudam muito a "quilagem", as que eu tenho sao hastes cromadas ou as primeiras nitretadas, SMS nem pensar, nao valem o trabalho, tenho umas fechadas no blister com vazamento de oleo, da serie N.

Se leu o topico original, observara que o comportamento e semelhante.

So molas helicoidais, principalmente Cometa 220 e Fenix 400 e molas a gas novas.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é mestre.

 

Simples assim.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico atualizado:

- Curva Força x Deslocamento - Mola Helicoidal Gamo Big CAT 1000 Original 4,5mm

- Curva de Energia Potencial Elástica - Mola Helicoidal Gamo Big Cat 1000 Original

- Cálculo da Eficiência do conjunto Gamo Big Cat 1000 - Mola Helicoidal Original e projéteis utilizados

- Curva de Energia Potencial Elástica - Mola Helicoidal Encurtada e Rolamentos Axial de Esferas Gamo Big Cat 1000

- Cálculo da Eficiência do conjunto Gamo Big Cat 1000 - Mola Helicoidal Encurtada e Rolamentos Axial de Esferas e projéteis utilizados

- Curva de Energia Potencial Elástica - Mola Helicoidal Encurtada Gamo Big Cat 1000

- Cálculo da Eficiência do conjunto Gamo Big Cat 1000 - Mola Helicoidal Encurtada e projéteis utilizados

- Curva Força x Deslocamento - Mola Helicoidal CBC JADE mais Original 4,5mm

- Curva de Energia Potencial Elástica - Mola Helicoidal CBC JADE mais

- Cálculo da Eficiência do conjunto CBC JADE mais - Mola Helicoidal Encurtada e Rolamentos Axial de Esferas e projéteis utilizados

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
2 horas atrás, ecredic disse:

Bom dia Pessoal. Porque as fotos não aparacem?

Boa tarde, este problema você encontrará nos tópicos mais antigos, o está no servidor onde as imagens estavam hospedadas/armazenadas, para ver estas imagens agora só se alguém tiver feito um back-up do tópico/imagens previamente ao problema ter ocorrido.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/19/2017 em 18:24, ecredic disse:

Puxa Full Throttle, é uma pena perder um material como esses! Será que o Alberto José não tem esse material em outro fórum ou em outro formato?

Determinação da Curva Força x Deslocamento de Molas Helicoidais e a Gás.pdf

 

Segue a versão que tenho, está ligeiramente diferente da versão original, eu coloqui legendas nas imagens e criei tópicos, assim como inseri um índice e também uma lista de imagens para facilitar a navegação pelo documento.

 

Espero que ajude.

 

Obs.: como copiar e colar o texto/imagens aqui não funcionou achei melhor deixar o arquivo direto.

  • Like 1
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Full Throttle disse:

Determinação da Curva Força x Deslocamento de Molas Helicoidais e a Gás.pdf

 

Segue a versão que tenho, está ligeiramente diferente da versão original, eu coloqui legendas nas imagens e criei tópicos, assim como inseri um índice e também uma lista de imagens para facilitar a navegação pelo documento.

 

Espero que ajude.

 

Obs.: como copiar e colar o texto/imagens aqui não funcionou achei melhor deixar o arquivo direto.

PUXA Full Throttle... Show de bola! Valeu muito mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante