Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Lista de qualidade nos chumbos!


zzetto

Posts Recomendados

Pessoal, é o seguinte, acho que todo mundo está sentindo no bolso essa alta de dólar/euro para compras de equipamentos e principalmente para compra de chumbos para testar em suas carabinas. Então pensei nisso para filtrarmos algumas opções:

 

Ninguém precisa me dizer que quem escolhe o chumbo é a carabina, mas por melhor que seja o agrupamento que sua carabina consiga com determinado chumbo "barato", (afinal oq está barato em nosso país?), pela falta de qualidade desses chumbos, sempre haverá aquela FDP (fora de padrão) que estraga com a brincadeira. Mas podemos minimizar esse problema, escolhendo mesmo que para testes, chumbos com um histórico de qualidade razoável.

 

Eu colocaria como critério de qualidade, um bom padrão de acabamento de uma seleção visual. Ou seja, nada de pesar, medir entre outros detalhes menores, pois tirando os chumbos mais tops, os médios para baixo terão dificuldade numa seleção mais minuciosa. Então sugiro detalharmos apenas se no geral o chumbo tem bom acabamento visual, e se normalmente eles sempre entram no cano com a mesma resistência, além de ter um histórico bom ou não de agrupamento em suas carabinas.

 

Começo com as minhas experiências:

 

-Norica Pointed 4,5mm: excelente acabamento visual, e normalmente entra justo na culatra, com raros casos de chumbos que ficam frouxos no mesmo. Agrupam razoavelmente bem a 21m (ponta do cano ao alvo, apoiado em sand bag simples, sem luneta pq é proibido........humm......) com uma cometa 220 (28mm) e Hw50 (25mm) recomendo para quem quer furar as latinhas, pois ela fura bem.

 

-H&N Excite Econ 4,5mm: acabamento razoável, vem umas saias meio "estranhas", muitos entram frouxo na culatra, tendo que tomar cuidado em fechar o cano inclusive. Agrupam razoavelmente. Cometa 220 25mm e HW50s 25mm. Se sua carabina digerir bem ela, é muito bom(barata) para treino, mas por ser leve, até o barulho do disparo muda.

 

-H&N Sport 4,5mm: bom acabamento, sem muitos deformados e sempre entrando justos nas culatras, agrupam muito. Cometa 15mm e HW50 tbm 15mm. Para quem quer treinar mais sério, acho o ideal. Custo mediano com boa qualidade de acabamento.

 

-RWS Meisterkugeln: Excelente acabamento e sempre entram justos na culatra. Agrupa bem na HW50 15mm e não vai tão bem assim na Cometa 30mm +-. Pena minha cometa não ter gostado, pq é um chumbo com excelente acabamento e com saia dura. Não lembro de ter encontrado muitos amassados.

 

-Gamo Pró hunter: péssimo acabamento, sempre tem muitos amassados e algumas latas vem bastante sujas. Normalmente entram justas nas culatras, mas algumas latas vem de tudo quanto é jeito, apesar disso agrupam bem se for ver o preço delas. Cometa 30mm e Hw50 29mm. Tem agrupamentos incríveis que se consegue com esse chumbo, mas leva um mês para conseguir repetir o feito. O porém é que entre os baratos, é um dos chumbos mais digeríveis.

 

-Gamo pró match: acabamento ruim, mas um pouco melhor que seu irmão mais barato. Chumbo mais limpo que outros gamos. Entra justo na culatra, mas só usei uma lata, vai saber. Agrupamento ruim nas duas, média de 35mm. Pra mim foi uma decepção, de pró só o nome.

 

-Gamo match: Acabamento ruim, e o ajuste na culatra depende muito da lata. Algumas latas vem bem sujas tbm. Agrupamento mediano se for levado em conta o preço. 32mm a 35mm de média. Mas já peguei latas boas com médias de 30mm a 30m com MA na Cometa. Porém lote igual aquele, nunca mais vi. Mesmo sendo mais barato e "feio", tem desempenho igual ou melhor que seu irmão mais caro.

 

-Rossi match (lata azul): bom acabamento, mas tenho dificuldade de municiar, não sei se é por causa das medidas, ou por causa do desenho do chumbo. Agrupamento..... meu medidor, esqueci o nome, não é tão grande assim. As vezes eu não achava o chumbo tbm, vai entender. O chumbo vem bem preto tbm, não sei oq é aquilo.

 

-H&N Excite pliking: ótimo acabamento, melhor que o Econ por sinal, sempre entrou justo na culatra, mas seus agrupamentos são piores que o ECON. 38mm na cometa e 40 na HW50. Deve ser ótimo se a carabina gostar dela.

 

-JSB Heavy 4,52mm by cometa: bom acabamento, entra fácil nas culatras e tem um bom agrupamento. Cometa 20mm e 18mm na HW50. Para longas distâncias talvez seja um dos melhores que já testei, mas a pancada no alvo é forte.

 

-JSB Express 4,52, lata vermelha: excelente acabamento, até a cor é uniforme em todos os chumbos, entra sempre justo na culatra. Bom agrupamento na Hw50 16mm e 20 na cometa.

 

-JSB Exact 4,52 by cometa (8,44 gr): o melhor que testei até agora. Por ter saia mole, tem bastante amassados, mas os bons entram justos e fácil na culatra com média de agrupamentos excelentes. Cometa 14mm e 12mm na HW50. É o mais unânime dos chumbos. A não ser que sua carabina seja muito forte, oq não vai dar bons resultados, vc não pode deixar de testar. E considero o seu preço bom pelo desempenho incrível que consegue com a grande maioria das carabinas. Parece que nas magnuns, a saia deforma demais e por isso o desempenho não é muito bom, mas se for o caso, troquem pelo Heavy.

 

E tenho mais alguns chumbos para relatar, se houver interesse eu posto.

 

Os testes foram realizados em dias diferentes, mas no mesmo lugar, com os mesmos equipamentos e alvos. O alvo é papel impresso com alvo de BR. O apoio é sand bag simples em mesa comum e cadeira "bamba" Falei isso para tirar a culpa da peça defeituosa que aperta o gatilho. Sempre procuro disparar quando percebo ausência de vento para esses testes. Não é nada muito sério, mas são informações que eu acho que vão ajudar muita gente que não pensa em competição como eu a não comprar chumbos muito ruins, e procurar uns melhorzinhos. Dessa lista, os melhores custos-benefícios para pliking eu diria o Norica Pointed e o H&N Econ e o Plinking. Outros mais baratos é muita loteria, tem lotes excelentes e lotes péssimos.

 

Quero deixar claro que as dicas não são para carabinas X ou Y, e sim são dicas de chumbos que tive boas experiências com sua qualidade de acabamento e resultados de agrupamentos nas MINHAS CARABINAS e isso não é garantia nenhuma que vai se repetir nas suas carabinas, mesmo que sua carabina seja do mesmo modelo que as minhas.

 

Fica minhas dicas. Como eu disse, se acharem interessante, posto mais alguns chumbos que já testei.

 

Abraços à todos!

Editado por zzetto
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive tão bom resultado com Gamo Pro Hunter, também.

ele tem diâmetro meio irregular, as vêzes, alguns chumbinhos ficam folgados.

Agora o Rossi Match, gosto bastante, funciona bem para mim.

ALBERTO FEDERMAN NETO,

albfneto

Ribeirão Preto, S.P.

Armas de Pressão:

Uma Velha Urko II (Brasil), uma Carabina BAM B-3-3, Cano Fixo, 5,5 mm (China);

Uma Carabina Fiora 4,5 mm (Brasil) e uma Pistola Browning Mark III URX

(EUA, mas fabricada em Formosa,Taiwan)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zzetto, legal teu teste!

 

Acredito sim que há chumbos mais em conta que dão resultado melhor que chumbo "de luxo".

 

Mesmo wue o teste reflita tuas armas, dá para ter uma idéia do que esperar de cada produto.

 

Um abraço!

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive tão bom resultado com Gamo Pro Hunter, também.

ele tem diâmetro meio irregular, as vêzes, alguns chumbinhos ficam folgados.

Agora o Rossi Match, gosto bastante, funciona bem para mim.

Eu nao citei o pro-hunter ainda, mas tbm nao me acertei com elas. Experimentou os BSAs quase gemeos dos gamos? Parece que sao chumbos diferentes, mas os resultados foram bem parecidos.

 

Os Rossi 5,5mm sempre sao bem falados, ja os 4,5mm nao tem unamidade, mas sao bem acabados. Uma pena nao terem dado certo.

 

Zzetto, legal teu teste!

 

Acredito sim que há chumbos mais em conta que dão resultado melhor que chumbo "de luxo".

 

Mesmo wue o teste reflita tuas armas, dá para ter uma idéia do que esperar de cada produto.

 

Um abraço!

Olha Saran..... eu ainda acho que os chumbos mais top sao melhores, mas nao da pra treinar e brincar com chumbo top todo dia. Eu vi que vc vai fazer os testes dos tops, e me interesso muito nesses seus testes pq tbm quero ter um chumbo top pra atirar mais serio um dia ou outro, mas no dia-a-dia meu bolso nao aguenta, e com essa subida do dolar, achei que os meus resultados poderiam ajudar. Na minha opiniao, eu conseguiria bons resultados com carabina mediana e chumbos tops, mas nao com carabina top e chumbo barato e com falta de padronizacao. A padronizacao foi o foco do meu teste. Um bom ex. e a Norica Pointed, barato e muito bem acabado, so que fura mais que o normal e pode atravessar os para-balas mais frageis.

 

Fico no aguardo e ansioso pelo seus testes.

 

Abracos!

 

qual a distancia que vc atirou?

Os testes sempre foram a 23m, entao calculo que da boca do cano ao alvo seja 21m. Faco entre 3 a 5 agrupamentos por vez, elimino os piores e os melhores resultados e fico com o resultado do meio. Quando elogio muito o chumbo, e pq consegui 5 bons agrupamentos por ex. Mas tem excessoes onde consigo um excelente agrupamento e outros 4 pessimos, ai fico sem ter uma conclusao e acabo fazendo mais alguns agrupamentos, mas acaba que nao consigo um resultado muito padrao e acabo colocando um resultado medio.

 

O agrupamento e mais como curiosidade, sou um atirado bem mediocre e dou todo o credito ao equipamento e condicoes. Como atiro em casa, posso me dar ao luxo de so fazer isso em condicoes ideais de luz e sem vento. Mas.... admito, quando o agrupamento e muito ruim, ai sim.... deve ter algum"merito" meu......kkkkkk

 

Como citei, atiro com sand bag simples e tento equilibrar a carabina ja na mira, e praticamente nao encosto nela, tentando so apertar o gatilho o mais suavemente possivel. Essa situacao seria impossivel em qq competicao, pois teria o fator tempo, pressao, vento entre outros pra me ferrar a vida. Como falei, veja os agrupamentos apenas como curiosidade.

 

OBS: estou sem acentos cedilhas e afins, desculpem por isso.

 

Abracos a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20m com Cfx agrupei melhor com rifle do que pro hunter..mas ainda estou longe de ser um atirador mediano. Comprei um monte de rifle pra diversão. 11,00 caixa com 125.

 

Enviado do meu ZenFone 5®

CBC Montenegro Standard GII 4.5mm

GAMO Shadow RSV 5.5mm GR45Kg QS+Gatilho QS

GAMO CFX Royal 5.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20m com Cfx agrupei melhor com rifle do que pro hunter..mas ainda estou longe de ser um atirador mediano. Comprei um monte de rifle pra diversão. 11,00 caixa com 125.

 

Enviado do meu ZenFone 5®

Acredite em mim que vc vai se espantar no quanto vc pode se tornar melhor atirador assim que colocar bons chumbos na sua carabina, e tenha certeza que essa sua merece. Mas ja ouvi relatos que essa carabina se da melhor com chumbos baratos que com as tops. O problema dos chumbos baratos e que sempre tem um flyer. E dificil ate vc dizer uma medida de agrupamento pq sao 4 tiros num furo e 1 que pega a muitos mm de distancia. Me mata de raiva, pq ninguem precisa me ajudar a ser ruim po!!!!....kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkk

 

Detalhe que prendi 2 palitos de fósforo a 20MT..acertei o primeiro com 1 tiro...o outro tá lá até agora.

 

 

Enviado do meu ZenFone 5®

Editado por ricardroberg

CBC Montenegro Standard GII 4.5mm

GAMO Shadow RSV 5.5mm GR45Kg QS+Gatilho QS

GAMO CFX Royal 5.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante