Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

DFPC alerta sobre comércio de lunetas


Posts Recomendados

Posso comprar sem autorização uma luneta 4X32 que é de uso permitido?

Não, ainda que ela seja inferior a 6X de aumento e 36 de diâmetro de objetiva, o que caracterizaria de uso restrito PERMITIDO, seria o mesmo que tentar comprar uma pistola .380 ou revólver .38 sem autorização. Estes dois produtos também são de uso permitido, mas o R105 informa que são de controle 01, portanto é exigida a autorização de compra e GT. Quem não respeitar isto pode sofrer as penas da lei.

 

A autorização é somente o CR, não existe outra autorização ou existe? alguém aqui já conseguiu uma GT para luneta em armas de pressão? obrigado.

Só uma correção nessa resposta, onde destaquei de vermelho o correto. Restrito seria igual ou maior a 6x e 36 mm, inferior a ambos é permitido, porém CONTROLADO por estar na categoria 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ylram agradeço muito, mas um dúvida este permitido é com ou sem CR, tipo se eu tiver uma luneta 4x32 (pena que ainda não tenha) sem CR estaria em desacordo com a lei ou não?

O que determina se é com ou sem CR é justamente a categoria de controle.

 

Categoria 1 precisa do CR e GT (caso das lunetas de qualquer diâmetro e zoom, carabinas e pistolas a gás CO2, ou calibre acima de 6mm). Para não começar o debate tudo de novo, apenas atente que em relação a lunetas sendo permitida ou restrita não faz diferença o controle é o mesmo (você "teoricamente" só vai ter mais trabalho para justificar junto ao EB o porque precisa de uma luneta restrita). Pela lei, a sua luneta 4x32 sem CR está em desacordo sim.

 

Já a categoria 3 (que é as carabinas de pressão até 6mm), não precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ylram, excelente; obrigado. abs

Por curiosidade a lei pra Red dot não é a mesma ou não é? digo precisaria de Cr pra ter o Red dot?

Agora você me pegou, não tenho o R105 aqui o que me lembro é que o reddot não é enquadrado como marcador de alvo (mira laser), es como não tem zoom, não sei exatamente qual seria o enquadramento (acredito que "dispositivo de pontaria") e em qual categoria iria entrar. Procure pelo R105 e seus anexos, aqui no fórum mesmo você irá encontrar mais material.

 

Só para completar amigo, o que estou te passando é a interpretação ao pé da letra da "lei". Não estou afirmando que na prática a mesma é aplicada desta forma ou que você está "fora da lei" por não cumpri-la. Como já dito nesse tópico, cada um faz juízo do risco que quer correr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedDot de qualquer tipo é restrito.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram, por favor não cogite fechar o tópico.

 

a discussão toda, finalmente, está esclarecedora para os iniciantes no esporte, e também para os ainda confusos acerca dos aspectos legais.

este assunto infelizmente é tabu em outros locais, e por isso mesmo ainda tem atirador que compra arma com luneta, ou só os "acessórios de armas de fogo" (red dots, miras laser, etc.), sem saber que está correndo riscos.

outros tantos acham que é burlando a lei que se resolve o problema da legislação ser ruim.

na minha opinião, todo o conteúdo discutido até aqui é muito benéfico pra comunidade do tiro de ar.

 

pra quem ainda não entendeu, nada novo está se falando neste tópico acerca da legislação, à exceção da nota na página inicial do DFPC dizendo expressamente que vão fazer valer a lei nos pontos de venda, ou seja, lojas especializadas. mais ainda: se anteriomente cada delegado tinha o seu entendimento, agora só tem um possível, evidenciado pelo exército. não é "gostem ou não gostem", mas "estejam cientes"! isto, sim, é o melhor tipo de prestação de serviço do fórum!

 

tenho visto boa parte dos nossos companheiros de esporte fecharem os olhos para a questão toda, e acho que este é o pior caminho. certa vez, em outro lugar e mesma discussão, vi alguém experiente dizer para outro algo do tipo: "fala baixo, não inventa motivo pra complicarem pra gente...". isto é tapar o sol com a peneira.

 

a lei existe, é clara, e deve ser bem sabida por todos. gostar dela, mudá-la, achá-la muuuuito malfeita e maliciosa já são outros quinhentos. mas acho que é justamente toda essa discussão que deixa a comunidade a par da realidade e evita a indução ao erro.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou me meter num vespeiro agora.

 

Primeiro, me apresento: sou advogado, com atuação na esfera cível. Durante a faculdade, estagiei num Gabinete de Juiz Criminal e com uma Defensora Pública que atuava nas Varas Criminais. Ou seja, atuei dos dois lados.

 

Trabalhei com inúmeras sentenças, redigindo-as (sim, estagiário faz isso). Da mesma forma, atuei em inúmeras defesas, auxiliando o Defensor Público na argumentação.

 

Tenho alguma experiência com esse mundo da Justiça Criminal.

 

Pois bem, estabelecida a primeira premissa, passo a tratar do assunto do tópico. Vamos lá:

 

 

A lei 10.826/03, o famigerado Estatuto do Desarmamento, prevê alguns tipos penais para o descumprimento das regras legais sobre posse e porte de arma/munição/acessórios.

 

Estes crimes são denominados crime de perigo abstrato (porque o perigo é presumido para a lei, dispensando a prova) e de mera conduta (porque basta estar em desacordo com a lei para ter cometido o crime, sem precisar resultado naturalístico algum).

 

Apenas para exemplificar, o crime previsto no art. 309 do CTB (dirigir sem ter habilitação) é de perigo concreto, pois precisa prova de que a atuação do condutor gerou perigo de dano a outrem. Da mesma forma, o homicídio (art. 121, CP) é de resultado, pois precisamos que alguém morra para consumar o crime.

 

Assim, É IRRELEVANTE DISCUTIRMOS SE A LUNETA NUNCA FOI USADA NUMA ARMA DE FOGO. Infelizmente.

 

Ainda, não interessa se a luneta tem NF, nem se tem origem lícita. Aliás, a origem lícita somente vai te livrar de responder pelo crime de receptação (!).

 

 

Vou colar os artigos do estatuto que mais nos interessam:

 

Posse irregular de arma de fogo de uso permitido

Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa:

Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

 

Aqui temos o crime cometido pelo rapaz da sentença. Vejam que o tipo penal faz referência a ter e manter o objeto em casa (na sua residência).

 

 

Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido

Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

 

Nesse caso temos o crime de porte, que acontece quando a poliça nos pega na via pública. Ah, transporto uma lunetinha sem GT? Art. 14 na cabeça! Crime de porte, caro amigo.

 

 

Tráfico internacional de arma de fogo

Art. 18. Importar, exportar, favorecer a entrada ou saída do território nacional, a qualquer título, de arma de fogo, acessório ou munição, sem autorização da autoridade competente:

Pena – reclusão de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

 

Importei uma lunetinha da china, aquela “balatinha, né, que solta pecinha, né”. Pois é, tráfico internacional de armas.

 

 

Pessoal, portar uma munição é perigoso? É crime?

Olhem só o que o STJ decidiu:

 

AGRAVO REGIMENTAL NO RECUSO ESPECIAL. CRIMES PREVISTOS NO ESTATUTO DO DESARMAMENTO. POSSE IRREGULAR DE MUNIÇÃO DE USO PERMITIDO. ART. 12, DA LEI Nº 10.826/03. INCIDÊNCIA. CRIME DE PERIGO ABSTRATO E DE MERA CONDUTA. SIMPLES POSSE. INOVAÇÃO RECURSAL. IMPOSSIBILIDADE. AGRAVO REGIMENTAL NÃO PROVIDO. 1. Esta Corte Superior entende que eventual apreensão de munições isoladas não descaracteriza o crime previsto no art. 12, caput, do Estatuto do Desarmamento, pois, por ser delito de perigo abstrato e de mera conduta, para o reconhecimento da prática dessa infração penal, basta a simples posse da munição, sem autorização da autoridade competente, independendo da comprovação, por perícia, do efetivo prejuízo ou da lesão ao bem jurídico tutelado. 2. Não é possível, em agravo regimental, analisar questões somente arguidas nas suas razões, por caracterizar inovação de fundamentos. 3. Agravo regimental não provido.

(STJ - AgRg no REsp: 1360271 MG 2013/0004882-1, Relator: Ministro MOURA RIBEIRO, Data de Julgamento: 04/02/2014, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 11/02/2014)

 

 

Sim, a posse de munição já basta para ser crime. Pode ser uma munição, que achei na rua, no chão. Não interessa se essa munição está toda arranhada e oxidada. Se te pegarem, cana.

 

 

Já vi cada coisa nessa minha vida, desde condenação de uma pessoa que achou um revólver inútil no chão (a coisa estava tão ruim que o laudo pericial informou que os peritos não tentaram disparar a arma por medo de acidentes... Esse mesmo laudo atestou que somente uma extensa reforma na arma a poria para funcionar...) até a condenação de uma pessoa que tinha munição velha em casa.

 

 

Pois é... Amigos, estou trazendo a vocês o que pode acontecer, me entendam bem. Nossa legislação é essa, e quem a desrespeitar corre os riscos. Não vivemos no mundo do Minority Report, onde todo o crime é impedido antes de acontecer e os criminosos são presos.

 

Vivemos no bom e velho Brasil, com todos os seus defeitos.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

 

Diante desse tema, bastante discutido e com opiniões diversas, eu gostaria de saber se algum companheiro aqui do fórum conseguiu apostilar uma luneta de uso permitido?

 

Eu gostaria de saber se alguém conseguiu APENAS a luneta, sem ser atirador de arma de fogo e afins.

 

até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a uma pergunta do Bordoni, feita em outro tópico: “Gostaria de deixar uma pergunta: As lunetas fabricadas com especificação técnica do próprio fabricante para uso exclusivo em arma de ar como no caso de 99% das utilizadas pelos atiradores podem ser classificadas como acessório de mira para arma de fogo?Como é possível apostilar um equipamento que não tem número de série,com o número da nota fiscal?”

No decreto 3665/00, que traz a atual redação do R-105, tem o seguinte artigo:

 

"Art. 46. A Apostila ao registro é um documento complementar e anexo ao TR ou ao CR.

 

§ 1o Serão lançados na Apostila:

 

I - as modificações autorizadas de espectro de produtos ou nomenclatura, devendo constar o número de ordem, a categoria de controle, o símbolo do grupo, a nomenclatura constante da Relação de Produtos Controlados pelo Exército, o grau de restrição e o nome comercial ou de fantasia do produto;

 

(...)"

 

Essas são as informações estritamente necessárias para serem incluídas na Apostila.

 

Assim, tecnicamente é possível a inclusão da luneta na apostila. Acredito que será imensamente mais fácil com a NF.

 

Entretanto, estamos à mercê do humor do pessoal do Exército, que “vareia” um pouco, para não dizer muito.

 

Assim, cada caso tem que ser analisado com calma e, dependendo do motivo da recusa, é cabível o bom e velho Mandado de Segurança.

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, me apresento: sou advogado, com atuação na esfera cível. Durante a faculdade, estagiei num Gabinete de Juiz Criminal e com uma Defensora Pública que atuava nas Varas Criminais. Ou seja, atuei dos dois lados.

 

Eliakim, foi uma dissertação bem detalhada, é sempre bom ter a opinião de alguém da área jurídica.

 

Gostaria, se não for pedir muito, que você dissertasse um pouco sobre a analogia que eu fiz no outro tópico e a qual vou citar abaixo.

 

 

 

Sem falar que muitas carabinas saem DE FABRICA com luneta 4x32 (só ver o caso da Rossi) no que é obrigação primária do EB fiscalizar o produto controlado na saída de fabrica, mantendo todo o controle pelo numero de série (e luneta sequer tem numero de série, resumindo impossível controlar o que eles dizem ser obrigatório controlar). Fazendo uma analogia, é como se o nosso EB estivesse liberando na saída de fábrica revolver calibre 38 (permitido, porém controlado) sem numero de série, para ser vendido pelo logista sem que o mesmo faça o tramite de registro junto ao comprador (mas afinal, registrar como se não tem numero de série?). Absurdo? Sim. Mas ao pé da letra da "lei" é isso mesmo, ambos os produtos (revolver e luneta) são controlados e na categoria 1 e os "documentos" que você precisa são os mesmos para ambos. Leia mais nesse tópico abaixo, tem a resposta de suas duvidas, e tire suas próprias conclusões.

 

 

A questão aqui é a seguinte, partindo do principio que o EB permite a saída de fábrica de luneta 4x32 sem controle (sem qualquer tipo de documento, numeração, etc, algo que permite controlar) para posterior comercialização, ver o caso das carabinas Rossi, e sendo o EB a unica instituição com poder e responsabilidade de efetuar tal controle, a argumentação perante o juiz não seria de "in dubio pro reo"?

Pois o EB ao não impor restrições quando é de sua responsabilidade, da margem a duvida e presunção de inocência para aquele que simplesmente adquire o produto sem que conste no ato da venda que o mesmo é controlado, pois o lojista tendo recebido sem controle não pode estabelecer/exigir o mesmo "no meio do processo" (ato da venda)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recolocando aqui a mesma coisa do outro tópico:

 

Eu acho esse apostilamento falho,pois poderia apostilar uma luneta x e se tiver 10 lunetas y da mesma marca e com as mesmas características usar uma única gt para transporta-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eliakim, foi uma dissertação bem detalhada, é sempre bom ter a opinião de alguém da área jurídica.

 

Gostaria, se não for pedir muito, que você dissertasse um pouco sobre a analogia que eu fiz no outro tópico e a qual vou citar abaixo.

 

 

 

 

 

A questão aqui é a seguinte, partindo do principio que o EB permite a saída de fábrica de luneta 4x32 sem controle (sem qualquer tipo de documento, numeração, etc, algo que permite controlar) para posterior comercialização, ver o caso das carabinas Rossi, e sendo o EB a unica instituição com poder e responsabilidade de efetuar tal controle, a argumentação perante o juiz não seria de "in dubio pro reo"?

Pois o EB ao não impor restrições quando é de sua responsabilidade, da margem a duvida e presunção de inocência para aquele que simplesmente adquire o produto sem que conste no ato da venda que o mesmo é controlado, pois o lojista tendo recebido sem controle não pode estabelecer/exigir o mesmo "no meio do processo" (ato da venda)!

 

Ylram, preciso pensar e pesquisar este assunto.

 

Desconheço os processos de autorização e fiscalização submetidos aos fabricantes.

 

 

 

Essa argumentação poderá ser usada, mas dificilmente terá algum efeito prático, na medida em que basta a posse da bendita luneta sem o CR para ser enquadrado no tipo penal.

 

A questão principal é a seguinte: a arma não necessita da luneta para atirar. A luneta aqui é, e sempre foi, acessório.

 

 

Edit: Ah, lembrei de outra coisa. A luneta não precisa de numero de série para ser apostilada. Por isso não a tem.

As armas têm numeração por causa do SINARM, criado pelo art. 1º do Estatuto do Desarmamento:

 

Art. 1o O Sistema Nacional de Armas – Sinarm, instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, tem circunscrição em todo o território nacional.

Art. 2o Ao Sinarm compete:

I – identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

É um assunto muito delicado, esse.

Editado por Eliakimsdc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então....o proprio orgão responsavel por gerir uma determinado item,não dispõe de meios para faze-lo?Eita pais lindo,e estes dias na TV,um famigerado traficante,com uma ficha maior que um poste de energia,foi pego com algumas toneladas de cocaina,armas e pasmen foi SOLTO...

Eu quero acreditar,mas ta dificil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então....o proprio orgão responsavel por gerir uma determinado item,não dispõe de meios para faze-lo?Eita pais lindo,e estes dias na TV,um famigerado traficante,com uma ficha maior que um poste de energia,foi pego com algumas toneladas de cocaina,armas e pasmen foi SOLTO...

Eu quero acreditar,mas ta dificil...

 

Recolocando aqui a mesma coisa do outro tópico:

 

Eu acho esse apostilamento falho,pois poderia apostilar uma luneta x e se tiver 10 lunetas y da mesma marca e com as mesmas características usar uma única gt para transporta-las.

 

Exatamente, como citado pelo bordoni, atualmente é impossível controlar lunetas pois não há meios de identificação individual (numero de série único por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então no caso se o cidadão comprou uma luneta por exemplo a 5 a 10 anos atras e mantem em sua casa esta fora da lei sem saber?

 

Nem todos tem acesso a internet muito menos ao dfpc, por isso acho que em caso de abordagem os policiais não podem condenar alguem que nao sabe que esta errado.

 

Muito menos a justiça condenar alguem que sempre foi correto e nao tem antecedentes criminais por portar algo que era liberado no passado e nao foi informado que nao podia possuir.

 

vai saber..., nao vou me desfazer das minhas armas e lunetas e nem vou fazer cr, quem sabe no futuro as coisas mudam.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm nao vou me desfazer de nada. Se der pippino, de todo jeito quem vai ter que se virar sozinho pra resolver serei eu. O dinheiro da fiança vai sair do meu bolso, e quem vai escutar um 70 do delegado serei eu.

Vou continuar a dar meus tiros na fazenda onde a terra é da nossa familía e pronto. Vamos ver no que da...

Quem sabe daqui a alguns anos nao conseguem derrubar esse "MALDITO" estatuto comunista.

 

Minha carabina esta tãããooo regulada com a simmons 4x12-40 que faz dó tirar.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Editado por Higor Luiz

B19/14 4,5mm + RED DOT NIKKO STIRLING 1X30

SUMATRA 500cc 5,5mm + LUNETA SIMMONS 4X12-44

 

20150913_112836.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Internet não é desculpa.

 

Leis são publicadas no Diario Oficial como sempre foram.

 

Uma lei sempre pode tratar uma situação anterior ou não. Quando ela trata ela diz o que tem que ser feito para adaptar a nova regra ou se existe um direito anterior adquirido. Ou não. Se não falar nada, vale para todo mundo.

 

Já foi dito e redito no tópico várias vezes. Ninguém está falando que as pessoas tem que se desfazer das lunetas por não terem CR e luneta apostilada. Mas é importante conhecer os riscos e as regras como elas são e, assim, avaliar as probabilidades de dar encrenca ou não.

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem perde com isso e as lojas especializadas no brasil. no meu caso já estava com dinheiro para comprar uma luneta no brasil 4x32, depois que vi que mesmo comprando no brasil ia ser ilegal resolvi comprar fora do brasil. como moro na fronteira com a bolivia peguei meu caro e fui para a bolivia 5 km da minha cidade. já que vai ser ilegal de uma maneira ou outro em vez de comprar uma 4x32 comprei uma 3-9x32 com retículo luminoso.

Gamo Big Cat 5.5mm com GR de 45 KG da Quick Shot + gatilho esportivo Quick Shot + Coronha personalizada de Madeira.

Cbc Jade 4.5mm Preta.

Pistola Beeman p17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levantar novamente a bandeira de um movimento nacional voltado exclusivamente para atiradores de armas de ar,pois somos muitos e não temos representatividade.Seria um bom momento para nós criarmos um movimento,nos moldes dos que já existem,porém visando exclusivamente as armas de ar.Que na grande maioria das vezes são colocadas em segundo plano ou sendo de menor importância por atiradores de fogo com algumas exceções que são os amigos que também atiram armas de ar.Seria a oportunidade de fazermos um grande abaixo assinado e entrega-lo via comissão designada pelo movimento as autoridades que regulam o esporte manifestando nossas necessidades e observações para prática do tiro com armas de ar,inclusive por aqueles que não estão ligados a clubes nem federações e simplesmente querem praticar o esporte informalmente porem dentro da legalidade.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levantar novamente a bandeira de um movimento nacional voltado exclusivamente para atiradores de armas de ar,pois somos muitos e não temos representatividade.Seria um bom momento para nós criarmos um movimento,nos moldes dos que já existem,porém visando exclusivamente as armas de ar.Que na grande maioria das vezes são colocadas em segundo plano ou sendo de menor importância por atiradores de fogo com algumas exceções que são os amigos que também atiram armas de ar.Seria a oportunidade de fazermos um grande abaixo assinado e entrega-lo via comissão designada pelo movimento as autoridades que regulam o esporte manifestando nossas necessidades e observações para prática do tiro com armas de ar,inclusive por aqueles que não estão ligados a clubes nem federações e simplesmente querem praticar o esporte informalmente porem dentro da legalidade.

 

Apoiado.

Coyote Whisper 5,5 mm
Rainstorm II 5,5 mm
S410 XTRA FAC 4,5 mm
HW 97K 5,5 mm Mola Titan   17 J
HW 77K 4,5 mm Kit V-match 16 J

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tá cheio de gente que reúne estas condições,vamos conversando para amadurecer a ideia.

Em tempo:Tenho certeza que ninguém aqui quer ficar a margem da lei,então acho que o objetivo é que a legislação de armas de ar seja mais coerente para que os praticantes possam se cadastrar,se documentar e enfim estarem totalmente dentro da lei.O que não dá é para sermos submetidos a mesma legislação para compra de uma luneta para prática do tiro com arma de ar que um atirador que compra um 308 ou um .45

Editado por bordoni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas seria interessante que esse movimento fosse encabeçado por praticantes de tiro esportivo de fato, quem participa de provas, é filiado a clubes, federações, etc.

 

Algo assim precisa de muita credibilidade

o problema e que em muita cidade que não tem clube de tiro para se filiar. eu moro no interior e aqui não tem mais clube de tiro, o clube de tiro mais perto da minha cidade fica a 412 km. por isso e interessantes todos se unir, ate quem não e filiado a clube de tiro.

Gamo Big Cat 5.5mm com GR de 45 KG da Quick Shot + gatilho esportivo Quick Shot + Coronha personalizada de Madeira.

Cbc Jade 4.5mm Preta.

Pistola Beeman p17 4.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria interessante criar um tópico para discutir isso Bordoni?

Ótimo.

Aproveito a oportunidade para lembrar aos colegas que o espaço para discussão vocês já tem, é aqui no CA.

E assim como o fórum em si, o sucesso da iniciativa está diretamente relacionado com a participação de todas as pessoas. Não se pode pensar que é algo do tipo "fulano está providenciando" ou que basta um "estou dentro", é preciso iniciativas concretas (como, quem, onde, quando, porque).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa... Já li tanto sobre isso aqui no fórum, mas a maioria das vezes as ideias boas se perdem no meio do mimimi, um tópico que discutisse de fato se é possível ou como é possível nos organizarmos em um movimento será muito legal

Editado por JJB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tá cheio de gente que reúne estas condições,vamos conversando para amadurecer a ideia.

Em tempo:Tenho certeza que ninguém aqui quer ficar a margem da lei,então acho que o objetivo é que a legislação de armas de ar seja mais coerente para que os praticantes possam se cadastrar,se documentar e enfim estarem totalmente dentro da lei.O que não dá é para sermos submetidos a mesma legislação para compra de uma luneta para prática do tiro com arma de ar que um atirador que compra um 308 ou um .45

 

Não acho que esteja "cheio" de gente. Acho até que tem um ou outro.

 

Eu já levantei essa bandeira em 2010 quando saiu a portaria do 2 do COLOG. E não deu eco.

 

Desde o fórum Airgun em seus áureos tempos ( 2009 ) existiu essa vontade de representatividade para as armas de pressão. Mas na época o bacana era apoiar o MVB. Muitos tinham debaixo do avatar no fórum a frase "Filiado ao MVB". Havia descontos em uma coisa ou outra se fosse "Filiado ao MVB".

 

Até hoje muitos dos sites de Armas de Pressão tem uma idolatria pelo trabalho do Benê Barbosa como se ele tivesse feito alguma coisa pelas armas de pressão. Até aqui no CA tem Espaço para o MVB. E qual foi a coisa de concreto que o MVB fez pela nossa comunidade? O MVB tem preocupações muuuito maiores que é lidar com as ONGs desarmamentistas por causa do porte e das armas de fogo. Nossa representação através do MVB, na minha avaliação pessoal é zero.

 

Nos últimos 7/8 anos quem melhor representou o interesse das armas de pressão foram os desbravadores do Airsoft no Brasil. Um grupo de meia dúzia de pessoas que desde 2003 tem ido procurado conversar com as autoridades. E de tanto encher o saco, o DFPC já os chama para reuniões e audiências públicas. Tiraram o airsoft do zero ( era visto como simulacro ) e hoje tem legislação complementar que pode não ser perfeita mas tem. Ninguém mais pode taxar airsoft de simulacro. Está na Lei. É Arma de Pressão.

 

No nosso meio, pode ser uma visão meio míope a minha, o pessoal quer facilidades para si mas na hora de por a mão no bolso e se organizar financeiramente não tem iniciativa nenhuma. O caminho era ter uma Federação, Associação ou o que fosse para no mínimo ser ouvido nas reuniões com o EB.

 

Não se trata de Liminar ou nada parecido. Ninguém tem que começar pela justiça. Justiça é para quando a conversa não dá certo. O que eu concordo é que o tiro de pressão não tem voz em Brasilia. Não senta a mesa com os legisladores do EB. E quem deveria fazer isso são os logistas que vendem armas de pressão. quem acompanha o mercado e tem interesse que ele cresça. Pelo menos no Airsoft é assim. Os caras que criaram as primeiras lojas e o pessoal do fórum Airsoft Brasil se mobilizaram e a coisa deu fruto ( e até saiu do controle deles ). Mas decolou.

 

O tiro de chumbo não tem uma comunidade reunida em torno de objetivos comuns. Veja:

 

Quem atira no olímpico segue as regras que existem e não precisa se preocupar com lunetas, por exemplo. Não tão nem aí pra isso.

Quem atira FT ou Benchrest em clubes em torneios dos próprios clubes não tem o respaldo de Federações e Confederação como o pessoal do olímpico tem ( CBTE, Federações ).

Os grupos que reunem atiradores em torneios online poderia montar uma associação mas estão mais voltados a fazer virar suas estruturas e seus torneios ( Tiro Virtual, Academia do Tiro )

Os pessoal do informal não tem uma associação com decisões formais. No máximo falam num fórum aqui e outro lá.

 

Então fica difícil.

 

Voltando rapidamente ao exemplo do airsoft, eu conheço 3 pessoas que foram a Brasilia e levaram as armas para mostrar para capitães, coronéis e generais. Mostraram como é no exterior, mostraram que as armas poderiam ser diferenciadas das armas de fogo pela ponta laranja e muita coisa do que eles falaram e mostraram virou lei complementar pelas portarias do COLOG.

  • +1 2

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não acho que esteja "cheio" de gente. Acho até que tem um ou outro.

 

Eu já levantei essa bandeira em 2010 quando saiu a portaria do 2 do COLOG. E não deu eco.

 

Desde o fórum Airgun em seus áureos tempos ( 2009 ) existiu essa vontade de representatividade para as armas de pressão. Mas na época o bacana era apoiar o MVB. Muitos tinham debaixo do avatar no fórum a frase "Filiado ao MVB". Havia descontos em uma coisa ou outra se fosse "Filiado ao MVB".

 

Até hoje muitos dos sites de Armas de Pressão tem uma idolatria pelo trabalho do Benê Barbosa como se ele tivesse feito alguma coisa pelas armas de pressão. Até aqui no CA tem Espaço para o MVB. E qual foi a coisa de concreto que o MVB fez pela nossa comunidade? O MVB tem preocupações muuuito maiores que é lidar com as ONGs desarmamentistas por causa do porte e das armas de fogo. Nossa representação através do MVB, na minha avaliação pessoal é zero.

 

Nos últimos 7/8 anos quem melhor representou o interesse das armas de pressão foram os desbravadores do Airsoft no Brasil. Um grupo de meia dúzia de pessoas que desde 2003 tem ido procurado conversar com as autoridades. E de tanto encher o saco, o DFPC já os chama para reuniões e audiências públicas. Tiraram o airsoft do zero ( era visto como simulacro ) e hoje tem legislação complementar que pode não ser perfeita mas tem. Ninguém mais pode taxar airsoft de simulacro. Está na Lei. É Arma de Pressão.

 

No nosso meio, pode ser uma visão meio míope a minha, o pessoal quer facilidades para si mas na hora de por a mão no bolso e se organizar financeiramente não tem iniciativa nenhuma. O caminho era ter uma Federação, Associação ou o que fosse para no mínimo ser ouvido nas reuniões com o EB.

 

Não se trata de Liminar ou nada parecido. Ninguém tem que começar pela justiça. Justiça é para quando a conversa não dá certo. O que eu concordo é que o tiro de pressão não tem voz em Brasilia. Não senta a mesa com os legisladores do EB. E quem deveria fazer isso são os logistas que vendem armas de pressão. quem acompanha o mercado e tem interesse que ele cresça. Pelo menos no Airsoft é assim. Os caras que criaram as primeiras lojas e o pessoal do fórum Airsoft Brasil se mobilizaram e a coisa deu fruto ( e até saiu do controle deles ). Mas decolou.

 

O tiro de chumbo não tem uma comunidade reunida em torno de objetivos comuns. Veja:

 

Quem atira no olímpico segue as regras que existem e não precisa se preocupar com lunetas, por exemplo. Não tão nem aí pra isso.

Quem atira FT ou Benchrest em clubes em torneios dos próprios clubes não tem o respaldo de Federações e Confederação como o pessoal do olímpico tem ( CBTE, Federações ).

Os grupos que reunem atiradores em torneios online poderia montar uma associação mas estão mais voltados a fazer virar suas estruturas e seus torneios ( Tiro Virtual, Academia do Tiro )

Os pessoal do informal não tem uma associação com decisões formais. No máximo falam num fórum aqui e outro lá.

 

Então fica difícil.

 

Voltando rapidamente ao exemplo do airsoft, eu conheço 3 pessoas que foram a Brasilia e levaram as armas para mostrar para capitães, coronéis e generais. Mostraram como é no exterior, mostraram que as armas poderiam ser diferenciadas das armas de fogo pela ponta laranja e muita coisa do que eles falaram e mostraram virou lei complementar pelas portarias do COLOG.

Se está "cheio de gente" ou não, não sei, mas que tem muita gente aqui qualificada com capacidade de contribuir e se organizar aqui, não tenho dúvida, vc mesmo é um, já levantou a bandeira em outros tempos, como vc citou, também tem muitas lojas que poderiam apoiar por intermédio do Fórum, que poderia apoiar de forma ativa ou se eximir, e tenho certeza da primeira opção.

Se essa discussão já existiu e não fluiu, ok... mas isso não significa que não vá adiante em um outro tempo, não custa tentar novamente, e novamente e novamente se preciso, as coisas não são fáceis e é preciso persistir, ser resiliente, quem está cansado de discutir, contribua com o que for possível ou mesmo fique de fora caso ache necessário, mas não molhe a lenha de quem quer fazer fogo... vejo muita vontade em muitos aqui no fórum de melhorar, mas a revolta contra tudo e todos é tanta, que desestabiliza o próprio grupo (minha visão pessoal), acho que se criar um tópico para discussão, haverá boas discussões, principalmente dos mais experientes aqui do fórum... abraço

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje muitos dos sites de Armas de Pressão tem uma idolatria pelo trabalho do Benê Barbosa como se ele tivesse feito alguma coisa pelas armas de pressão. Até aqui no CA tem Espaço para o MVB. E qual foi a coisa de concreto que o MVB fez pela nossa comunidade? O MVB tem preocupações muuuito maiores que é lidar com as ONGs desarmamentistas por causa do porte e das armas de fogo. Nossa representação através do MVB, na minha avaliação pessoal é zero.

 

Isso é verdade, inclusive por tal motivo nem citei o "MVB". Me lembro que certa vez ao explicar porque não abordou armas de pressão junto com as armas de fogo, o Benê Barbosa disse que foi proposital para não "atrapalhar", resumindo ficou a impressão que nós atiradores de armas de pressão somos um "estorvo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ylram,

 

Disse tudo.

 

 

Acho que tem que ir tentando cavar o espaço. Uma hora aparece alguém a fim de levantar a bandeira e a coisa de repente vinga.

 

Exemplos como os que eu citei, por exemplo, não faltam.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos mais entendidos/esclarecidos que sanem uma dúvida :

 

Li o tópico inteiro, e nisso me ocorreu o seguinte, suponha que eu tenha o CR, poderia (em tese) apostilar uma mira 4x32, porém se ela tem o retículo iluminado, esse detalhe não faria dela de uso restrito?

Pergunto isso pois pelo q li, as miras não devem conter dispositivos que façam uso de luz para marcar o alvo. Não necessariamente a luz deve chegar ao alvo (como o laser), mais sim facilitar o tiro. Uma mira holográfica projeta luz sobre uma lente, no retículo iluminado a luz é projetada sobre o mesmo, e a primeira é restrita.

 

E ninguém responde se já conseguiu apostilar só a luneta, ou pelo menos foi negado o pedido.

 

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conceito de luz que marca o alvo para o EB refere-se a miras a laser. (luz projetada no alvo) os red dots, miras holográficas e miras de retículo iluminado são permitidos pois a luz não marca o alvo.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conceito de luz que marca o alvo para o EB refere-se a miras a laser. (luz projetada no alvo) os red dots, miras holográficas e miras de retículo iluminado são permitidos pois a luz não marca o alvo.

Entendo da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme a resposta q o Marvin obteve do DFPC:

 

.....

 

5 - A relação de produtos controlados, Anexo I, do R.105, sob o nº de ordem 2670, Categoria de Controle 5, "mira optrôncia" corresponde aos equipamentos de mira holográfica ou "Red Dot" (termo em inglês)? MIRA HOLOGRÁFICA E RED DOT SÃO A MESMA COISA. MIRA OPTRÔNICA É A MIRA HOLOGRÁFICA COM ALGO A MAIS (AUMENTO NA VISÃO, PROBABILIDADE DE MELHORIA NA PERFORMANCE DO TIRO, ETC). Assim sendo, estes equipamentos tem utilização e tráfego livres? NÃO. TODO E QUALQUER EQUIPAMENTO QUE MELHORE A PERFORMANCE DO TIRO É CONTROLADO.


6. Como enquadrar as miras holográficas ou optrônicas cujo dispositivo óptico seja quadrado (alguns modelos) no quesito "diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros, conforme segunda parte do inciso VII, do Art. 17 do R. 105?

 

"Artefatos óticos de pontaria são produtos controlados pelo Exército.

Quando têm aumento igual ou maior que seis vezes o diâmetro da objetiva ou maior que trinta e seis milímetros, são produtos de uso restrito, e sua aquisição não é permitida para civis, nem a comercialização é permitida no mercado nacional. O mesmo ocorre se possuir visão noturna, se empregar luz ou outro meio para marcar o alvo, e se tiver mira a laser.

Quando têm aumento menor que seis vezes ou diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros, podem ser adquiridos por civis DESDE QUE não tenha visão noturna, nem empregue luz para marcar o alvo (red dot), não seja de funcionamento a laser."

...

 

 

1 - Eu poderia (estou autorizado) adquirir no comércio nacional as lunetas 4x32, devidamente com Nota Fiscal, independente de controle ou autorização específicas?

Quando as lunetas têm aumento menor que seis vezes ou diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros, podem ser adquiridos por civis DESDE QUE não tenha visão noturna, nem empregue luz para marcar o alvo (red dot), não seja de funcionamento a laser.

...
3 - Eu poderia (estou autorizado) adquirir no comércio nacional um red dot (mira holográfica) sem nenhum aumento e lente de 33 mm, devidamente com Nota Fiscal ou de pessoa física, independente de controle ou autorização específicas? ÑÃO. RED DOTS NÃO PODEM SER UTILIZADAS POR CIVIS.

...

 

 

Ou seja, Red Dot independentemente do modelo é de uso restrito.

 

Uma luneta mesmo que 4X32 com retículo iluminado, deixaria de pertencer a categoria de permitido e passaria à categoria de restrito uma vez que (cito:) "... empregue luz para marcar o alvo (red dot), (embora) não seja de funcionamento a laser." ; mesmo sabendo que o fato de ter o retículo iluminado não a torna um Red Dot (uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa), tal "acréscimo" descaracteriza a luneta, tornando-a elegível a outra categoria. Tal como ocorreria com o referido modelo citado anteriormente à venda no Extra.

 

Pra mim como leigo, isso me parece mais uma nebulosidade dessa mal redigida lei.

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

bom, amigos, oportunamente retomando o assunto muito contra a vontade, beirando um bate-boca totalmente indesejado, mas de forma construtiva a todo o fórum:

 

- a NRA só tem sucesso nos USA pq todo mundo, desde caçadores de arco a atiradores olímpicos, se reportam a ela como principal lobista daquele país, não existindo clubinhos menores como, por exemplo, de "atiradores de carabina de baixa potência sem apoio a alvo 10 metros" ou "caçadores de fuzil 207win de coronha de madeira" ou "atiradores de bodoque com semente de mamona" -> quem está no tiro, não importa a causa, está no tiro e ponto final

 

- o Bene Barbosa e o MVB respondem, aqui no Brasil, por TODOS os praticantes do tiro, não importa se policiais, atiradores profissionais ou amadores, caçadores ilegais, colecionistas, olímpicos, entusiastas ou quaisquer outros. como ele mesmo diz, "pau que bate em Chico também bate em Francisco". isto tem um significado todo especial muito claro, prestem atenção: se as coisas não melhorarem com o PL 3277, elas vão PIORAR: em 2 anos, vc irá comprovar tudo que seja possível, esperar entre 3 e 6 meses, pagar 2000 reais e ainda contar com a boa vontade de um delegado pra comprar uma Rossi Dione 4,5 e ainda comprar uma caixinha de chumbo por trimestre. se você c... pras armas de fogo e outras causas alheias, saiba que o incêndio do vizinho vai chegar no seu quintal, é questão de tempo

 

- uso o meu numero de inscrição do MVB (100 reais ao ano), com orgulho, na assinatura dos três fóruns de armas de ar e em mais outros, sabem por que? só de conselho (sou fisio) pago 400 que não vejo de volta, no meu carro mais uns 3000 por ano, fora os impostos que alimentam o custo Brasil e mais um monte de coisa. e cada vez que vejo um discurso do Bene, percebo pelo menos uma pequena parte do meu dinheiro está sendo bem utilizado

 

- por que será que o Bene Barbosa, logo ele que fez artigos sobre armas de pressão pra revista Tiro Certo, não fala sobre elas nos seus encontros com políticos? serrá que ele SABE que somos só uma parcela dos atiradores, e que somos em minoria entre os "sóciso pagantes"? que as outras categorias precisam pleitar coisas ainda mais que nós?

 

- já sei, de velho, que na hora que surge uma agitaçãozinha nova, são vários que dizem "tô dentro", mas no pega-pra-capar, de ter de pagar passagem pra Brasília e discursar pra deputado petista e desmontar as mentiras do Viva Rio, quem vai é o MVB, e ninguém pode falar que isso não acontece. além do mais, depende de estrutura e know-how, não é só o "vamo lá"

 

- repito o que disse lá atrás: quer ver as lunetas legalizadas e acessíveis, e não viver à margem da lei? pede pro exército, pro legislativo e pro judiciário, pelas vias normais. fazer birra não é reclamar direitos

 

- já existem defesas de causas em andamento no Brasil, basta apoiar, e não ficar atrás do teclado de mimimi

 

há 10 anos, já via esse clima de revolta em outros fóruns, mas pouquíssimos tiveram o afã de fazer algo de verdade, e o Bene Barbosa foi um destes poucos. por isso ponho dinheiro lá. pra falar a verdade, tem mais uns 2 ou 3 conhecidos que me representam, mais ninguém.

 

pra terminar, e pra quem não sabe, a NRA ja existia desde os anos 60, mas só ficou forte quanto os "mericano" viram que o jeito era por as fichas numa máquina só.

 

se alguém aí inventar algo que funcione, além do MVB, eu serei o primeiro associado, prometo.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
Em 30/09/2015 em 16:18, ESF disse:

bom, amigos, oportunamente retomando o assunto muito contra a vontade, beirando um bate-boca totalmente indesejado, mas de forma construtiva a todo o fórum:

 

- a NRA só tem sucesso nos USA pq todo mundo, desde caçadores de arco a atiradores olímpicos, se reportam a ela como principal lobista daquele país, não existindo clubinhos menores como, por exemplo, de "atiradores de carabina de baixa potência sem apoio a alvo 10 metros" ou "caçadores de fuzil 207win de coronha de madeira" ou "atiradores de bodoque com semente de mamona" -> quem está no tiro, não importa a causa, está no tiro e ponto final

 

- o Bene Barbosa e o MVB respondem, aqui no Brasil, por TODOS os praticantes do tiro, não importa se policiais, atiradores profissionais ou amadores, caçadores ilegais, colecionistas, olímpicos, entusiastas ou quaisquer outros. como ele mesmo diz, "pau que bate em Chico também bate em Francisco". isto tem um significado todo especial muito claro, prestem atenção: se as coisas não melhorarem com o PL 3277, elas vão PIORAR: em 2 anos, vc irá comprovar tudo que seja possível, esperar entre 3 e 6 meses, pagar 2000 reais e ainda contar com a boa vontade de um delegado pra comprar uma Rossi Dione 4,5 e ainda comprar uma caixinha de chumbo por trimestre. se você c... pras armas de fogo e outras causas alheias, saiba que o incêndio do vizinho vai chegar no seu quintal, é questão de tempo

 

- uso o meu numero de inscrição do MVB (100 reais ao ano), com orgulho, na assinatura dos três fóruns de armas de ar e em mais outros, sabem por que? só de conselho (sou fisio) pago 400 que não vejo de volta, no meu carro mais uns 3000 por ano, fora os impostos que alimentam o custo Brasil e mais um monte de coisa. e cada vez que vejo um discurso do Bene, percebo pelo menos uma pequena parte do meu dinheiro está sendo bem utilizado

 

- por que será que o Bene Barbosa, logo ele que fez artigos sobre armas de pressão pra revista Tiro Certo, não fala sobre elas nos seus encontros com políticos? serrá que ele SABE que somos só uma parcela dos atiradores, e que somos em minoria entre os "sóciso pagantes"? que as outras categorias precisam pleitar coisas ainda mais que nós?

 

- já sei, de velho, que na hora que surge uma agitaçãozinha nova, são vários que dizem "tô dentro", mas no pega-pra-capar, de ter de pagar passagem pra Brasília e discursar pra deputado petista e desmontar as mentiras do Viva Rio, quem vai é o MVB, e ninguém pode falar que isso não acontece. além do mais, depende de estrutura e know-how, não é só o "vamo lá"

 

- repito o que disse lá atrás: quer ver as lunetas legalizadas e acessíveis, e não viver à margem da lei? pede pro exército, pro legislativo e pro judiciário, pelas vias normais. fazer birra não é reclamar direitos

 

- já existem defesas de causas em andamento no Brasil, basta apoiar, e não ficar atrás do teclado de mimimi

 

há 10 anos, já via esse clima de revolta em outros fóruns, mas pouquíssimos tiveram o afã de fazer algo de verdade, e o Bene Barbosa foi um destes poucos. por isso ponho dinheiro lá. pra falar a verdade, tem mais uns 2 ou 3 conhecidos que me representam, mais ninguém.

 

pra terminar, e pra quem não sabe, a NRA ja existia desde os anos 60, mas só ficou forte quanto os "mericano" viram que o jeito era por as fichas numa máquina só.

 

se alguém aí inventar algo que funcione, além do MVB, eu serei o primeiro associado, prometo.

Sr mazimhovaldemar....

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante