Ir para conteúdo

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Posts Recomendados

http://blog.piratices.com/2014/09/WhisperIGT.html

 

Review - Gamo Whisper IGT

Filosofia de Uso
- Tiro recreativo
- Treino

Calibre - 5,5 mm / .22
Dimensões e peso
- Comprimento Total - 117 cm
- Comprimento Cano - 18’’
- Peso - 3 kg



gw5.JPG


Gatilho
- 2 tempos SAT
- Relativamente leve
- Pouco sensível
- 3, numa escala de 1 a 5


Miras - Fáceis de aquirir
- Frágil construção

Qualidade de construção - 4, numa escala de 1 a 5
Ergonomia - 5, numa escala de 1 a 5
Facilidade de utilização
- O cano bascula livremente
- A segurança não ativa automaticamente
- Muito leve
- 5, numa escala de 1 a 5



Valor - 4, numa escala de 1 a 5
Design - 3, numa escala de 1 a 5

Energia
- Sistema IGT (Inert Gas Technology)
- Velocidade média (5 tiros), com chumbos Gamo Match - 219,9 m/s.
- Joules Calculados com chumbo Gamo Match - 24,2 J.
- Perfura 23 placas de cartão canelado contra apenas 18 da Cometa Fenix 400, com chumbo Gamo Match
- 4, numa escala de 1 a 5

Classificação final - 4, numa escala de 1 a 5
Concorrência
- Cometa Fenix 400 Galaxy
- Norica Spider GRS
gw6.JPG
Olá a todos e bem vindos à minha review da Gamo Whisper IGT. Esta arma pode ser adquirida em Portugal de forma livre por maiores de 18 anos. É uma carabina de ar comprimido destinada ao tiro de recreio.

A principal preocupação de quem manuseia armas deve ser a segurança, portanto, vamos certificar-nos que a arma se encontra em segurança. Vamos bascular o cano, verificar que não se encontra nenhum chumbo na câmara e que o sistema de disparo não se encontra armado.
Agora que já sabemos que a arma se encontra em segurança, vamos falar um pouco mais das suas caracteristicas:

 

gw3.JPG

A Gamo Whisper IGT é uma carabina ar comprimido, de cano basculante, de calibre .22 da Gamo. Esta carabina usa o novo sistema IGT (Inert Gas Technology), que subsitui a tradicional mola por um sistema de gás inerte. Este sistema IGT tem como vantagens não perder potência com a utilização, ter menor variação de energia de um disparo para outro, e produzir menor vibração no momento do disparo. Na caixa apenas vem a carabina, sem quaisquer acessórios. Apesar de se verem fotografias promocionais desta arma com mira telescópica, esta não vem incluída de fábrica. Esta Gamo tem instalada uma mira Hawke Sport HD 3-9X40 AO.
Esta arma pesa 3 kg descarregada, mede 117 cm de comprimento total e tem um cano de 18 polegadas. Destes números, o que importa reter é que se trata de uma carabina muito leve, ergonómica e fácil de usar.

gw8.JPG



As miras, de fibra ótica são fáceis de usar e rápidas a adquirir. Têm um aspeto frágil, mas até ao momento não me deram quaisquer problemas. Nos primeiros tiros tive que regular a deriva para a direita, quase até ao extremo, o que me deu a sensação de que a alça de mira não está perfeitamente centrada no cano. Depois de devidamente afinadas, as miras cumprem a sua função na perfeição. Classifico-as com 4 numa escala de 1 a 5.
O gatilho com o sistema SAT (Smooth Action Trigger) é decente, mas está longe de ser um gatilho de competição. Acho-o algo “esponjoso” e pesado. Apesar disto é muito melhor que o da Norica Mod. 61 ou o da Norica Spider GRS. Claro que se o atirador fizer o seu trabalho, consegue resultados muito bons. Classifico-o com 3 numa escala de 1 a 5.

 

gw10.JPG

Em relação à ergonomia também a classifico com 5 numa escala de 1 a 5. Não tenho nada de mau a referir. Quero realçar 2 pontos positivos que tornam a utilização desta arma muito agradável. O primeiro é o facto de o cano bascular livremente ao fechar, coisa que deveria acontecer em todas as armas de cano basculante mas, que em alguns casos (Cometa Fenix 400 e Slavia 631) não acontece. Ao fechar o cano nestas armas, temos que fazer força para contrariar o mecanismo. Outro ponto positivo é o facto de a segurança não se ativar automaticamente quando se arma o mecanismo. Isto ajuda a que não se percam tiros porque nos esquecemos de desativar a segurança. O único ponto negativo que aponto a esta arma é o facto de não ser possível desarmá-la sem a disparar. Na maior parte das armas de pressão, é possível, com o cano basculado, premir o gatilho enquanto se segura o cano, deixando a mola descomprimir lentamente até ficar em repouso, sem produzir o disparo.

 

gw9.JPG

Quanto à precisão, sabendo que consigo cortar uma carta de jogar a 8,5 m com ela, não posso dizer nada que seja desfavorável.
Em relação ao design, confesso que não o acho muito apelativo. Considero-o demasiado espampanante e exagerado. Gostaria que fosse muito mais discreto. Gosto bastante da qualidade do matéria de que é feita a coronha. Gosto também do revestimento plástico do cano que o torna resistente à ferrugem.
O mecanismo de redução de ruído é bastante eficaz, tornando-a quase silenciosa em exteriores. Os disparos em interior produzem ainda demasiado ruído na minha opinião.


gw4.JPG



Em relação à velocidade dos disparos, consegui obter o valor que a marca anuncia (220 m/s). Este é um feito notável pois, na maior parte dos casos, as velocidades que a marca anuncia são muito superiores às medidas com o cronógrafo. A Cometa anuncia 275 m/s para a sua Fenix 400 no calibre .22, mas o nosso cronógrafo apenas mede 200,7 m/s com os chumbos Gamo Match. A Whisper IGT produz 24,2 J de energia com chumbos Gamo Match.
Os valores de velocidade e energia da tabela abaixo correspondem à média de 5 tiros para cada um dos chumbos.

 

Arma
Munição
Peso (gr)
Velocidade (m/s)
Energia (J)
Gamo Whisper IGT
Gamo Match
15,43
219,9
24,2
Gamo Whisper IGT
Gamo PBA BULLET
14,35
234,1
25,5
Gamo Whisper IGT
Gamo Pro Hunter
15,43
214,9
23,1
Gamo Whisper IGT
Gamo Rocket
14,50
221,1
23,0
Gamo Whisper IGT
H & N RABBIT MAGNUM II
27,01
138,6
16,8
Gamo Whisper IGT
H&N Field Target Trophy
14,66
223,8
23,8
Gamo Whisper IGT
H&N Silver Point
17,13
199,8
22,2
Gamo Whisper IGT
JSB EXACT JUMBO HEAVY ORIGINAL
18,13
200,1
23,5
Gamo Whisper IGT
JSB EXACT JUMBO ORIGINAL
15,89
210,1
22,7
Gamo Whisper IGT
JSB EXACT MONSTER ORIGINAL
25,39
152,2
19,1
Gamo Whisper IGT
Skenco Newboy Senior
28,60
117,2
12,7
Gamo Whisper IGT
SKENCO ULTRAMAG
18,20
197,1
22,9

Classificação final, 4 numa escala de 1 a 5. Acho que é uma excelente arma, muito equilibrada na sua relação qualidade / preço. É uma arma muito fácil de usar, divertida, prática e ergonómica. Tem potência mais que suficiente para a maior parte das utilizações para que foi desenhada. Com o auxilio de uma mira telescópica permite fazer tiro a grandes distâncias.

 

agw1.JPG


The end
E lembrem-se, não se deixem apanhar!

 

 

  • Upvote 8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Halieuta    53

Falar o quê????? +1 procê Mineirim Cel Métil (dinovo...).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bryk    0

Não quero emitir nenhuma opinião sobre a arma, mas quero contar minha experiência com essa gamo.

Após pesquisa comprei. Quarto tiro quebrou o rebite do braço que empurra a mola.

Fui na loja trocaram por uma nova. No nono tirou quebrou novamente no mesmo lugar a arma nova.

Péssimo pôs venda da gamo. Resumindo Gamo nunca mais.

Estou com uma Norica Storm é muito satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agostinho, que coisa, deu azar com a arma.

Pode acontecer com qualquer um.

Tenho Whisper mola helicoidal, 1800 tiros, M.A., sem intercorrências ( fica na roça e é de uso frequente).

Não sabia que o pós venda da Gamo era tão ruim; e se eu não sabia....

Espero não precisar tão cedo desse pessoal e que você continue satisfeito com a Storm.

 

Col. Métil

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Whisper X, originariamente com mola helicoidal e que recebeu GR de 45 e gatilho, ambos Elite, e o presente review espelha a minha percepção da arma.

 

Muito leve, comparativamente com a CF30, coloquei 150 gramas de chumbo de balanceamento de rodas de liga leve na soleira da coronha e consegui que o centro de gravidade ficasse mais próximo do atirador.

 

Não tenho conseguido bons agrupamentos em pé com mira aberta, ao contrário de apoiado, mas isso de deve unicamente a qualidade do atirador :rolleyes:, não a arma. Ouvi muitas reclamações de fragilidade até antes de adquirí-la, mas creio que se tratou de algum lote, pois já vou em quase 2000 tiros sem nenhum problema, nem mesmo folga de parafusos.

 

Tive também uma KRAL, cópia turca da Whisper X, inclusive com o mesmo sistema de mira, a qual devolvi à Falcon Armas (pessoal excelente) pois não conseguia agrupamentos menores que 7 cm, a 10 metros e apoiado. Vibrava tanto que a alça de mira chegava a folgar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bryk    0

Pois é amigos. Após mandar e-mail para a gamo aqui a resposta foi tão fria e automática que fiquei imprecionado.

O dono da pesca e cia ficou até sem graça. Fico chateado que sempre tive um bom conceito da gamo. Mas uma empresa desse porte deveria ter dado uma resposta rápida.

Pena que não consigo colocar as fotos aqui . Ficaram bem maior q 500k.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pedro Angelo    35

Pena que não consigo colocar as fotos aqui . Ficaram bem maior q 500k.

Abraço

Se quiser pode mandar pro meu email que tento colocar aqui. pedroangeloo@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bryk    0

Olá Pedro. Desculpa mas não estava habilitado para eu receber notificação das mensagens e por isso não vi sua última mensagem. Vou enviar sim as fotos da gamo. Pode ser que alguém mas também pode ter tido esse problema. Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
João Cruz    14

Já atirei com a gamo de Milton muito boa arma acertei 11 giz de 16 tiros com ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheci essa senhorita no mês passado, com um colega no clube de tiro.

 

A garota é grande e potente como a Fênix, mas tem peso parecido com o da HW-30 (minha impressão na hora).

 

Achei bem construída, um pouco leve porém (eu e meu preconceito com coronhas de polímero, i.e., plástico). O gatilho é razoável e o conjunto de miras bom, para quem aprecia fibras ópticas.

 

Gostei muuuito do acionamento. Suave, pela potência da arma. A Carmem se remexe toda a cada tiro e essa Whisper é "comedida".

 

Vale observar: não acertei nada. A mira estava regulada para munição sem chumbo, muito leve (quase escrevo chumbo sem chumbo). Quando usei os chumbos "comuns", de sempre, o tiro foi 20 cm para baixo.

 

Mas não depôe contra a garota. Aprovada... rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podes crer, mortal nas latas, depois que acostuma.

Mais precisa que a imensa maioria de nós.

A de mola comumestá com mais de 2000 tiros agora, atira bem com QUASE tudo.

Se colocar peso na coronha ( chumbos adesivos de balanceamento ) melhora muito e desvirtua completamente a carabina, mateira por excelência.

Gosto muito de ir a campo ( meu deus! ) com ela, mas me barram na catraca.

Ötima, precisa, tiro forte em 5.5; gostei tanto que comprei uma dessa IGT, prá mais de 800 tiros, consegue ser MELHOR que a de mola, ( gatilho beem melhor, ainda nāo ideal, melhoram acentuadamente com o USO ) ; mais maneira, nāo soca em 5.5; coronha a mesma, espetacular de cômoda e nāo deu o menor problema ( e nem eu esperava, uai )

Entāo fica a dica, comprem, comprem, rs

 

Métil Sussuro.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×