Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Lubrificação de Chumbos


thiagotrazzi

Posts Recomendados

Olá amigos tudo bem?

 

Bom, percorrendo o CA e outros lugares da vasta internet não encontrei nenhuma técnica que mostre a lubrificação de chumbos. Alguns amigos falam de técnicas de como fazer isso, levando em conta que, ao termino da lubrificação de uma carabina onde ela se encontra com lubrificação boa, os disparos são mais eficientes, então em cima disso, a lubrificação dos chumbos pode fazer com que a carabina e seus disparos sejam eficientes desde o primeiro até o ultimo disparo. Eu já ouvi duas maneiras, vejam:

 

1 - Lavar os chumbos para retirada das impurezas; secagem em pano seco e secador (evitando apertar) e aplicação de silicone spray sobre os mesmos;

 

2 - Lavar os chumbos para retirada das impurezas; secagem em pano seco e secador (evitando apertar) e óleo lubrificante Finish Line - Krytech, um produto que tem a propriedade "toque seco", ou seja, não deixando aquela umidade exagerada.

 

Muitos podem estar lendo e perguntando qual objetivo disso, deste trabalho todo? Bom eu quando vou atirar é pensando na máxima precisão e eficiência minha e do meu equipamento e, acredito que a lubrificação tenha sim resultado.

 

Aos mais experientes que eu, que possam compartilhar de suas técnicas de manuseio dos chumbos, por favor, postem abaixo, digam como fazer este processo e produtos que utilizam.

 

Muito obrigado, até a próxima.

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a máxima, "Testando para ver se funciona", acaba prevalecendo sempre.

 

Mas particularmente acho que lavar, secar com base de papel toalha e secador e depois uma fina camada de WD (ou similar) seria uma boa opção.

 

E depois desse processo, confrontar os resultados, entre os mesmos chumbos:

 

1° - Original como saem da lata.

2° - Somente lavados.

3° - Lavados e lubrificados.

 

Sua carabina dirá o que é melhor e poderá confiar, pois ela não mente os resultados. :thumbup:

Editado por Alexandre 9
  • +1 1

Há três caminhos para o fracasso:

Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

(Beda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas particularmente acho que lavar, secar com base de papel toalha e secador e depois uma fina camada de WH (ou similar) seria uma boa opção.

 

Muito bacana, porem esse HW seria qual produto?

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Muito bacana, porem esse HW seria qual produto?

Opz kkkk

 

Seria WD .............desculpe, é que são muitas peças de HW na cabeça kkkkkkkkkkkkkkk

Há três caminhos para o fracasso:

Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

(Beda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando lavo chumbos, uso as dicas deste vídeo.

.

Não esqueçam que o tiro pode sair pela culatra, ou seja, se o lubrificante for em excesso, a precisão vai pro beleléu!
.

.

Voltando a pesquisar, vi este outro vídeo.

.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tem a ver mais com psicológico do atirador. pq a já falei aqui com a alguns atiradores por esta carabina não presta, não agrupa e tal o cara fazer um agrupamento meia sola, logo depois eu volta e fala que estava brincando e que a carabina é boa o cara atirar novamente e fazer um agrupamento mais fechado. então acredito que lubrificar ou não no fundo não altere muito coisa na carabina mais pra o psicológico do atirador faça a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz um teste, separei três lotes de 20 chumbos da mesma lata. Um só lavei e sequei, o outro lavei e lubrifiquei com uma fina camada de WD e o outro in natura.

Posicionei um alvo com três marcações e realizei todos os disparos, sem sair da mesa de tiro.

E no meu caso particular, não verifiquei nenhuma mudança.

Abraço.

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sempre lubrifico os chumbos porque dá muito trabalho, mas já pude observar uma melhora significativa.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sempre lubrifico os chumbos porque dá muito trabalho, mas já pude observar uma melhora significativa.

 

E ae amigo blz??? Diante da conversa de ontem resolvi criar esse post, você tem créditos nele rsrsrs, abraço.

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu já caí nessa e pra mim como fiquei um tempo sem atirar por imprevistos, perdí 500 JSB Heavy porque oxidaram e aí ferra tudo, deixa o bichinho do jeito que tá, de vez em quando passa um tufo de pano no cano ou um boresnake e continua tudo paz, o que eu mais aprendo no tiro de pressão é, quanto mais paranauê e mandinga, mais incomodação e problemas, há quem diga por exemplo que nem devemos limpar o cano da carabina, mas isso eu já confirmei em uma Cricket, faz diferença.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente faz uma nova seleção dos chumbos, padronizam, lavam, pesam e lubrificam.

.

As 2 Gamo CFX que eu tive, só atiravam bem com os chumbos Gamo Pro Hunter e Pro Magnum. Esses chumbos vem com muitas impurezas, principalmente os Pro Magnum.

Eu lavava e lubrificava esses chumbos. A melhora era muito grande. Melhorava em todos os aspectos. Ganhava em precisão e um pouco de velocidade.

.

Quanto à escolha do chumbo. Os Atletas olímpicos costumam ir até a fábrica de chumbos com a própria arma. Testam vários lotes, e compram o máximo possível do chumbo que apresentar o melhor desempenho na arma dele. No caso deles é para competições onde 1 décimo de ponto decide a medalha de ouro.

.

No nosso caso, considero desnecessário esse nível de exigência.

.

.

A JSB lançou o JSB Exact Premium, que tem o preço 2,5 vezes maior que o normal. Esse chumbo passa por um processo de seleção bem diferente do normal e a variação de peso é de 0,001g

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra, o que quer dizer que o chumbo vem com muitas impurezas? Abraços.

As impurezas são os pequenos fragmentos que vem dentro das latas.

O Gamo Pro Magnum é o mais vem com sujeira dentro da lata. Se compararmos (Pro Hunter/Pro Magnum) com BSA (Elite/Storm) que são feitos com os mesmos moldes e tem os mesmos formatos dos Gamo, encontraremos os BSA bem mais limpos, polidos e com menos impurezas e sujeira.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As impurezas são os pequenos fragmentos que vem dentro das latas.

O Gamo Pro Magnum é o mais vem com sujeira dentro da lata. Se compararmos (Pro Hunter/Pro Magnum) com BSA (Elite/Storm) que são feitos com os mesmos moldes e tem os mesmos formatos dos Gamo, encontraremos os BSA bem mais limpos, polidos e com menos impurezas e sujeira.

Isso é fato. Eu tenho usado o BSA Elite na Fusion e ele é bem mais limpo e bem acabado que os gamo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os H&N também vem muito bem limpos, porém lubrificados demais dependendo do lote.

 

BSA não conheço.

 

Sobre lavar é o que eu quis dizer, para nós acho a diferença muito irrisória e imperceptível em alguns casos.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os chumbos Norica Apache eu lavo e passo no padronizador que o Lazarini vende, mas não lubrifico. Dessa forma eles vão muito bem na Gamo CF30. Com esse chumbo da diferenca, pois eles não possuem rebarba, mas a lata vem "suja", e como ela é pequena os chumbos acabam amassando um pouco.

Editado por TFHG
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por compartilhar TFHG.

 

+1 por passar a dica.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já se deu o trabalho de testar cientificamente isto:

 

http://tiroesportivonamosca.blogspot.com.br/2011/10/consideracoes-sobre-chumbos.html

 

Trata-se do Pedro Ashidani, recordista brasileiro no USBR Springer ( o recorde é dividido com dois outros atletas que fizeram em épocas diferentes a mesma pontuação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já se deu o trabalho de testar cientificamente isto:

 

http://tiroesportivonamosca.blogspot.com.br/2011/10/consideracoes-sobre-chumbos.html

 

Trata-se do Pedro Ashidani, recordista brasileiro no USBR Springer ( o recorde é dividido com dois outros atletas que fizeram em épocas diferentes a mesma pontuação).

 

Muito bom amigo, parabéns por compartilhar.

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu já caí nessa e pra mim como fiquei um tempo sem atirar por imprevistos, perdí 500 JSB Heavy porque oxidaram e aí ferra tudo, deixa o bichinho do jeito que tá, de vez em quando passa um tufo de pano no cano ou um boresnake e continua tudo paz, o que eu mais aprendo no tiro de pressão é, quanto mais paranauê e mandinga, mais incomodação e problemas, há quem diga por exemplo que nem devemos limpar o cano da carabina, mas isso eu já confirmei em uma Cricket, faz diferença.

Forte abraço.

Tb acho que esses paranauês só servem para a diversão particular do atirador, eu atiro informalmente mas percebi que melhorei meu desempenho depois que deixei esses excessos de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico do Horvart sobre lubrificação de chumbos onde ensina em um vídeo. Não faço constantemente isso, mas como demoro demais gastar uma lata, lááá na frente, depois de ter atirado bastante que eu costumo lavar pq acaba sujando de poeira e gordura da mão de tanto ficar pegando chumbo. Mas os H&N vêm lubrificados de fábrica e limpos, tanto que não sujam as mãos, que inclusive isso é utilizado como marketing por eles.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela matéria do Pedro Ashidani só compensa fazer em chumbo que não tenha um "padrão de qualidade", chumbos melhores é dispensável o procedimento, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos chumbos norica o problema é o "tamanho" da lata, eu suponho. A de 250unidades é pequena, e os chumbos ficam espremidos dentre. É comum achar chumbo esmagado. Aí o padronizador resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas um depoimento pessoal:

 

Atiro USBR Springer e PCP.

Na Springer, uso uma Diana 54 com kit Maccari. Na PCP, uma BSA S10. Ambas 5,5mm.

A BSA se dá melhor com o JSB Exact 15,08 Gr, mas aceita o Heavy...

A Dina só tem agrupamento com o Heavy, 18,13 Gr. Com chumbo mais leve, tem espraiamento...

Sempre atirava com chumbos retirados direto da lata, sem pesar, lavar, lubrificar ou calibrar e minha pontuação na Springer de quando em vês batia nuns 219, 220 pontos.

Resolvi certa feita lavar, lubrificar, calibrar e pesar os Heavy. Para minha surpresa, a variação foi de 17,84 a 18,32 Grains!

Separei um lote de 18,10 a 18,20 grains e fui para a prova.

Bati o recorde oficial brasileiro de USBR Springer com 235 pontos.

 

Depois disto, sempre peso os chumbos, embora nem sempre tenha "saco" para lavar e lubrificar.

Mas minha melhor pontuação foi um 228 pontos na final do Brasileiro 2014.

Para a próxima etapa, pretendo fazer novamente o serviço completo.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Apenas um depoimento pessoal: Atiro USBR Springer e PCP. Na Springer, uso uma Diana 54 com kit Maccari. Na PCP, uma BSA S10. Ambas 5,5mm. A BSA se dá melhor com o JSB Exact 15,08 Gr, mas aceita o Heavy... A Dina só tem agrupamento com o Heavy, 18,13 Gr. Com chumbo mais leve, tem espraiamento... Sempre atirava com chumbos retirados direto da lata, sem pesar, lavar, lubrificar ou calibrar e minha pontuação na Springer de quando em vês batia nuns 219, 220 pontos. Resolvi certa feita lavar, lubrificar, calibrar e pesar os Heavy. Para minha surpresa, a variação foi de 17,84 a 18,32 Grains! Separei um lote de 18,10 a 18,20 grains e fui para a prova. Bati o recorde oficial brasileiro de USBR Springer com 235 pontos. Depois disto, sempre peso os chumbos, embora nem sempre tenha "saco" para lavar e lubrificar. Mas minha melhor pontuação foi um 228 pontos na final do Brasileiro 2014. Para a próxima etapa, pretendo fazer novamente o serviço completo.

 

lobão parabéns pela pontuação. Amigo, se não for pedir muito, descreva seu processo de "lavar e lubrificar" seus chumbos, materiais usados, isso vai nos ajudar muito. Sou defensor de que dá sim diferença, apesar de muitos não acreditarem nos resultados, apesar de não estar ainda em nivel de competição eu quando atiro é pra fazer "x" sempre, é esse meu objetivo.

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processo é bem simples:

 

Num recipiente de alumínio, coloco água e detergente neutro, destes Ypê mesmo.

Despejo os chumbos e aqueço até levantar fervura.

Escorro-os numa peneirinha plástica de cozinha, sob água corrente e os seco sobre papel absorvente. Apenas despejo-os sobre duas camadas de papel, revolvendo-os de tempos em tempos por uns vinte minutos.

Após este processo, uma ligeira borrifada de WD40 - Não é para encharcar! Basta uma leve borrifada! Daí, volto-os para a latinha, com a espuma que vem nela no fundo, adicionando outra na tampa.

No dia seguinte, peso-os e calibro o lote que pretendo usar, com variação máxima de 0,1 grain.

 

A "lubrificação" aí não visa redução de atrito com o cano, e sim formar uma película protetora afim de evitar a oxidação do chumbo.

 

É muito importante limpar o cano antes das provas, de preferência seguindo o processo proposto pelo Igor Porto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eV7wZy-c8oM

 

https://www.youtube.com/watch?v=3F_IjT990hs

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lobão, leva +2. 1 pela relato de sua experiência pessoal e 1 pela explicação do processo de lavagem dos chumbos.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lobão, leva +2. 1 pela relato de sua experiência pessoal e 1 pela explicação do processo de lavagem dos chumbos.

 

"O conhecimento tem uma característica peculiar: quanto mais é dividido, mais ele cresce".

Sumit Sarin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a próxima etapa, pretendo fazer novamente o serviço completo.

Pra que gastar tempo com isso? Atira direto da lata, sô!

 

 

Pedro Ashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As matérias e comentários, todos pertinentes, retratam alguma necessidade de melhora de desempenho com o chumbo utilizado, considerando-se a nominação do post.

Gostaria de fazer um breve paralelo com uma bicicleta e seus diversos tipos de usuários:

Alguns compram a melhor possível, outros as intermediárias e outros as básicas. A "top" basta dar uma melhoradinha; as básicas e as intermediárias depois eu preparo do meu gosto...como se isso as tornariam todas iguais. (a tecnologia e materiais usados no fabrico, serão apenas detalhes ?)

Esses compradores darão um uso diferenciado às suas "bikes", quais sejam; dar umas pedaladas sem compromisso, vou usar quando der, uso a minha para ir ao "trampo" (mas as vezes chove e não dá), ah! vou treinar para corridas e buscar troféus (aqui a coisa pega). Dentre esses usos, alguns irão se aprimorar no equipamento com lubrificações constantes, além dos ajustes sempre necessários, calibragem dos pneus, afinal o tipo de solo e peso do "cabloco" influenciam, melhorar a condução com roupas e detalhes correlatos...Alguns irão apenas usar e pronto, sequer lavá-las, calibrar pneus então...

Temos certamente inúmeras outras considerações sobre "bikes", mas isso é outra história...

Como nas bicicletas, as armas de ar também tem seus "tipos" de usuários e de equipamentos, como se não bastasse a dedicação e proposta de uso, elas "comem" chumbos e, nesse quesito principalmente, as características de cada usuário e de cada arma é que irão dizer sobre limpá-los e lubrificá-los ou não.

Se a proposta for buscar o melhor desempenho do equipamento, entendo que os cuidados com chumbo serão necessários, entretanto, é importante lembrar que isso não fará de quaisquer chumbos os melhores e nem sempre o melhor chumbo, devidamente tratado, tornará uma arma básica ou intermediária a "the best".

Penso e ressalto que os estudiosos de plantão devem ser considerados quando afirmam que isso dá sim resultados, pois estão buscando aquela diferença (beiço de pulga) que definem um campeonato.

De minha parte, comungo com as falas que reportam ao "amassar chumbos informalmente", pura diversão, mas até para isso procuro comprar o melhor.

Bons tiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu limitado ponto de vista, a utilidade de lubrificar os chumbinhos é a possível preservação do cano da arma, devido a diminuição do atrito entre o projétil e as raias. Mas é o tipo de coisa que não surtirá efeito imediato... já que a maioria dos projéteis são de chumbo macio.
Aliás, se a lubrificação for excessiva ou inadequada, o resultado será ao contrário, com efeito diesel e carbonização do interior do cano.
Uma coisa tenho certeza: um projétil ruim, não ficará outro melhor somente com a lubrificação.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu limitado ponto de vista, a utilidade de lubrificar os chumbinhos é a possível preservação do cano da arma, devido a diminuição do atrito entre o projétil e as raias. Mas é o tipo de coisa que não surtirá efeito imediato... já que a maioria dos projéteis são de chumbo macio.

 

Sim a lubrificação dos chumbos ou do cano ( também se pode ( e deve) lubrificar os canos das PCP...) é "saudável" para a longevidade do cano e manter as estrias sem oxidação....

 

Aliás, se a lubrificação for excessiva ou inadequada, o resultado será ao contrário, com efeito diesel e carbonização do interior do cano.

 

Efeito diesel só nos canos das springers; nas PCP não tem esse problema....; mas mesmo nas PCP lubrificação em excesso pode prejudicar a precisão....

 

Uma coisa tenho certeza: um projétil ruim, não ficará outro melhor somente com a lubrificação.

 

Verdade ; a lubrificação só faz sentido nos chumbos mais TOP - em caso de uso dos mesmos em competição ou então para quem tenha o gosto de testar ao máximo o que a sua "arma" é capaz em termos de precisão máxima....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Antigamente, limpava os chumbos com uma agulha grossa, tirava as rebarbas internas e externas, lavava, padronizava e botava pra secar, hoje faço tudo isso, menos lubrificar.
Cometí esse erro uma vez e perdí 4 marmitões de JSB, eu ja tratava varios chumbos pra não ter que repetir demais o processo, aí não lubrifiquei e o chumbo oxidou.

Umas gotinhas de WD ou Corrosion na esponja da lata já resolve.

Hoje não faço mais nada, nem lavo os chumbos.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca lavei e nem lubrifiquei chumbos, apenas desamasso as saias e de vez em quando separo-os por peso.
É o que faço hoje.
  • Like 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Raufemann Fritz disse:
23 horas atrás, Rodrigo Sanches disse:
Eu nunca lavei e nem lubrifiquei chumbos, apenas desamasso as saias e de vez em quando separo-os por peso.

É o que faço hoje.

É isso mesmo,  se ficar com muitas manias o que era para ser divertido passa a ser chato. O tiro com carabina de ar é para espairecer e não para aborrecer!

Vamos usar o melhor chumbo e a melhor carabina que esteja dentro do nosso orçamento e tirar o melhor do conjunto, sempre visando diversão. Quando começa a ficar competitivo, a alegria só fica para quem tem melhores equipamentos e dedica todo tempo disponível para um único foco. Qual a graça em ser monótono!

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em ‎23‎/‎01‎/‎2018 em 12:08, Raufemann Fritz disse:

Cometí esse erro uma vez e perdí 4 marmitões de JSB, eu ja tratava varios chumbos pra não ter que repetir demais o processo, aí não lubrifiquei e o chumbo oxidou.

Umas gotinhas de WD ou Corrosion na esponja da lata já resolve.

Hoje não faço mais nada, nem lavo os chumbos.

Ponho pra secar ao sol, é nordeste meu caro, em um dia tá seco, no segundo dia é só pra não correr riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lavam e lubrificação de chumbos ... BOBAGEM. Para chumbos que vieram com mais resíduos nas latas use uma peneira grossa para se livrar dele. Para todos os chumbos faça seleção manual/visual para separar os chumbos com saias amassadas ou defeituosos. Pronto, resolvido. Lavagem e lubrificação só dá trabalho e se mal feito piora a precisão dos disparos, só isso.

 

  • Like 2
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lavam e lubrificação de chumbos ... BOBAGEM. Para chumbos que vieram com mais resíduos nas latas use uma peneira grossa para se livrar dele. Para todos os chumbos faça seleção manual/visual para separar os chumbos com saias amassadas ou defeituosos. Pronto, resolvido. Lavagem e lubrificação só dá trabalho e se mal feito piora a precisão dos disparos, só isso.
 
Aprendí da pior forma.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

eu atiro sempre com jsb 18.13 gr,direto da lata,se tiver qualquer tipo de amassado visivel descarto,se cair no chao mesmo q nao amasse,descarto e vivo feliz!!!!

carabina-bullpup-vulcan.jpg   atual

Weihrauch HW50S (0,177)    vendida

 HAWKE 3-9x40 Mil-dot           vendida

Dampa DM 60                         vendido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante