Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
flutistman

Para iniciar em FT, qual carabina comprar?

Recommended Posts

Olá pessoal do Fórum,

Não apenas sou novo aqui, como também no universo do "tiro de pressão". Sempre fui entusiasta de esportes de precisão. Tentei arco flecha - gostava do recurvo - porém não segui adiante devido ao alto preço de bons equipamentos aqui no Brasil.

Há um tempo, experimentei um carabina de pressão de um amigo (não sei especificar nada a respeito da arma), e adorei aquilo, dar alguns tiros e ter um objetivo, acertar alvos. Bom, a partir daí passei a pesquisar de todas as formas que pude: o que o google pode me oferecer, e também o que consegui de informações em lojas de armas.

Eu gosto de competir, e por isso quero iniciar no esporte já visando participar de competições, e lendo e assistindo tudo o que pude, gostei muito do FT e por isso, a princípio gostaria de começar a competir neste tipo de torneio.

Pesquisei muito aqui no fórum a respeito de armas para iniciantes; modelos específicos; nos tópicos a respeito da modalidade à competição; e não encontrei nada que sanasse a minha dúvida. A maioria do que pude encontrar nada era muito específico para competições, sempre algum entusiasta de final de semana para acertar latinhas, tampinhas e etc...e as respostas que obtinha eram na maioria: "arma ruim", "não é precisa", "para finais de semana dá", e etc (claro, todo mundo defende o seu peixe, independente da finalidade).

Como sou de uma cidade no interior de SP, Americana, região metropolitana de Campinas, moro em casa, não tenho espaço nem sítio, não curto o lance de atirar em animais, por mais pragas que possam se tornar, meu local de treino seria nos clubes de tiro da própria cidade, ou então nos da região, por isso, além do espaço, eu pretendo pagar algumas aulas com um instrutor, para obter principalmente técnica de tiro, visando bons resultados.

Lembrando que até o momento sou extremamente leigo no assunto, talvez por isso eu não tenha encontrado a resposta para a minha dúvida, mesmo tendo pesquisado por vários dias, até em fóruns internacionais (porém como em modelos de armas e acessórios disponíveis no mercado e principalmente preços, em outros países eles estão muito a frente do que encontramos por aqui), e este foi o fórum mais completo a respeito de armas de pressão que pude encontrar, peço ajuda de quem entende do assunto, os senhores!
Eu gostaria de gastar até R$ 1500,00 apenas com a carabina (talvez até uns R$ 200,00 a mais, caso seja parcelado, rsrsrs), depois disponibilizo mais R$500,00 para acessórios (porém a questão de acessórios, acredito que não caiba neste tópico). Bom, para iniciar no FT e obter resultados satisfatório, isto é, não estar nas ultimas classificações, e também não estar nas primeiras, dentro do que tenho disponível para investir apenas na carabina, qual modelo vocês indicam?

Desculpem pelo longo texto (gosto de falar) pois tentei dar o máximo de detalhes possíveis, dento do conhecimento que obtive até agora, do que busco.

Ahh, esqueci de comentar, mas pelo que li em alguns posts aqui, acho que o modelo mais adequado ao que busco seria uma carabina de 4.5mm.

Bem vindo! Neste quesito não posso te ajudar, mas temos uma boa turma que participa de competições, que já vai te esclarecer as duvidas, inclusive quanto ao orçamento para começar nas competições.

Para Field Target eu recomendaria, dentro desse orçamento, uma Cometa New Fenix 400 - Galaxy.

Seria um investimento na faixa dos R$1.300,00 a R$1.500,00

Um equipamento top dessa modalidade seria uma HW 77K mas aí passa pra casa dos R$3.500,00 a R$4.000,00

Seja bem vindo ao fórum. Tem bastante tópico sobre FT.

Boa sorte na busca

André Carboni.

• Upvote 1

Mario, obrigado!
André obrigado pela indicação!

Quando me referi ao fato de não encontrar a resposta para minha dúvida aqui no fórum, era pelo fato que: dentro do meu orçamento, procurei as armas nas lojas físicas e virtuais. Vim com os modelos aqui, e procurei no fórum. Muito dos comentários que li a respeito de armas parecidas com a que você me indicou eram para/ou de pessoas que apenas buscam uma carabina por recreação, e mesmo sendo apenas para recreação o que eu pude ler foi: "não tem precisão", "arma ruim", e etc. Logo assimilei que se para recreação os modelos que eu buscava não servia, tampouco serviria para competição. Então sim, para iniciar e obter algum resultado satisfatório em competição, eu posso começar com um equipamento no padrão da Cometa New Fenix 400 - Galaxy?

Para começar bem:

Gamo CFX 4,5 - Um pouco difícil de encontrar... As vezes aparece umas usadas. Em torno de R$1500,00 ou talvez um pouco menos se encontrar usada em bom estado.

Mount único, se possível o Dampa (DM60 ou DM70, vai depender da luneta que pegar). O Dampa, sai caro... Hoje em dia, em torno de R$350,00. Mas é um ótimo mount para utilizar em carabinas de mola. O sistema de absorção de impacto dele é muito bom.

Luneta, de preferência com paralax lateral, vai facilitar a leitura do paralax e ter mais precisão nas medidas se utilizar um sidewheel. Mas essas lunetas tendem a ser bem caras.

Uma alternativa, seriam as Leapers 4-16x40 ou Tasco 2,5-10x42... Mas se tiver uma Nikko 4x32 já dá pra brincar bem tbm. Tanto eu quanto o Murate utilizamos uma Nikko 4x32 na nossa primeira prova e conseguimos ir bem.

Uma Nikko 4x32, deve estar hoje, na faixa de uns R$450,00.

Se for investir numa boa luneta, as Shilba tem se saído com um bom custo/benefício, saindo na faixa dos R$1500,000

Vc pode pegar uma CFX, mount e lunetas mais em conta e ir participando... Quando tiver condições de trocar, troque o conjunto de mira (mount + luneta) para luneta com paralax lateral. Se juntar mais um dinheiro, troque a CFX por uma HW97, HW77, TX200 ou Pro Sport... Sobrando mais dinheiro futuramente, invista novamente numa luneta melhor... E assim vai a brincadeira... Quando vc ver, vai estar com uns R$6000,00 em equipamentos, rs.

Edited by Takao
  • Upvote 1

Para início, obrigado pelo post completo, Takao!

Para começar bem:

Gamo CFX 4,5 - Um pouco difícil de encontrar... As vezes aparece umas usadas. Em torno de R$1500,00 ou talvez um pouco menos se encontrar usada em bom estado.

Encontro mais fácil 5,5 mm. Para FT, com uma Gamo CFX 5,5mm terei mais dificuldade?

Luneta, de preferência com paralax lateral, vai facilitar a leitura do paralax e ter mais precisão nas medidas se utilizar um sidewheel. Mas essas lunetas tendem a ser bem caras.

Uma alternativa, seriam as Leapers 4x16-40 ou Tasco 2,5x10x42... Mas se tiver uma Nikko 4x32 já dá pra brincar bem tbm. Tanto eu quanto o Murate utilizamos uma Nikko 4x32 na nossa primeira prova e conseguimos ir bem.

Uma Nikko 4x32, deve estar hoje, na faixa de uns R$450,00.

Se for investir numa boa luneta, as Shilba tem se saído com um bom custo/benefício, saindo na faixa dos R$1500,000

Eu havia separado mais ou menos R$500,00 para Luneta e mount. Será que por esse valor consigo bons itens?

Vc pode pegar uma CFX, mount e lunetas mais em conta e ir participando... Quando tiver condições de trocar, troque o conjunto de mira (mount + luneta) para luneta com paralax lateral. Se juntar mais um dinheiro, troque a CFX por uma HW97, HW77, TX200 ou Pro Sport... Sobrando mais dinheiro futuramente, invista novamente numa luneta melhor... E assim vai a brincadeira... Quando vc ver, vai estar com uns R$6000,00 em equipamentos, rs.

Ahh, sei bem como é isso. Sou músico por profissão, então investimento em instrumento é caríssimo. Quando você se dá conta esta com instrumento mais caro que seu carro! E para ajudar como hobbie, sou fotógrafo..aos poucos meu equipamento já passou do que eu um dia pretendi gastar, e agora estou adicionando mais algo que um dia vai me custar caro! rsrs Mas ai vou me preparando conforme eu obter evolução!

Edited by flutistman

Para início, obrigado pelo post completo, Takao!

Encontro mais fácil 5,5 mm. Para FT, com uma Gamo CFX 5,5mm terei mais dificuldade?

Com o 5,5 vc terá uma parábola do chumbo mais acentuada. Ou seja, vai precisar estimar a distância com maior exatidão para saber quanto precisará compensar no tiro. Além te que, nas provas há alvos com kill zone de 10mm (aqui no PR, em SP talvez usem de 15mm para cima. Salvo engano, no Mundial é a partir de 15mm). Chumbos 4,5mm acho que levam vantagem nesse quesito tbm.

Eu havia separado mais ou menos R$500,00 para Luneta e mount. Será que por esse valor consigo bons itens?

Pode procurar por lunetas mais baratas (mas de preferência que tenha ajuste de paralaxe) e mounts mais simples (mount único, de preferência).

Se pegar uma Nikko 4x32, que acho uma excelente luneta na classe das 4x32, e um mount único mais simples que o Dampa, deve gastar em torno de R$650,00

http://www.ventureshop.com.br/luneta-4x32-nikkostirling-gold-crown-com-suporte-de-alta-pressao-p514/

http://www.ventureshop.com.br/luneta-4x32-rossi-gold-crown-com-suporte-de-alta-pressao-11mm-p2301/

Ahh, sei bem como é isso. Sou músico por profissão, então investimento em instrumento é caríssimo. Quando você se dá conta esta com instrumento mais caro que seu carro! E para ajudar como hobbie, sou fotógrafo..aos poucos meu equipamento já passou do que eu um dia pretendi gastar, e agora estou adicionando mais algo que um dia vai me custar caro! rsrs Mas ai vou me preparando conforme eu obter evolução!

Comecei com uma HT80, de 800,00...

Hoje, estou com uma TX200, mount Dampa e Shilba 8-32x56... kkk

Encontrei a Cometa 4,5 mm indicada pelo André a um bom preço, já a Gamo 4,5mm o único lugar que encontrei, está por mais de R$ 2000,00, e encontro 5,5 mm. Outros modelos da Gamo, na mesma faixa de preço, são tão boas quanto a CFX?

CFX 4.5, usada sendo vendida é bem difícil.

A casa do tiro tem a cfr roial 4.5 por r$ 2.200.

Para competir com hw 77,97,tx e pro esporte,tem que ser ela.

Edited by Antonio Claudemir

Na faixa dos R$ 2200,00 já consigo uma HW 57, porém é muito investimento, em um país em crise, rs, para um início!

Eu acredito que a arma indicada seja igual em qualidade e muito mais barata para ser tunada,sendo que ainda encontra peças com maior facilidade. No caso da hw 57, com certeza,seria arma usada,sendo assim que pode vir com certos vicios e até defeito e eu não tenho simpatia pela mesma.

Quanto ao valor infelizmente tem situações que não existe opção. Como você fez opção por FT.

A indicação é para você ter alguma condição de competir e não só de participar. Mas afinal a decisão é sua e a nossa é de respeitar a mesma.

Abraço.

Eu acredito que a arma indicada seja igual em qualidade e muito mais barata para ser tunada,sendo que ainda encontra peças com maior facilidade.

Me desculpa Antonio, mas não entendi a qual arma você esta se referindo.

No caso da hw 57, com certeza,seria arma usada,sendo assim que pode vir com certos vicios e até defeito e eu não tenho simpatia pela mesma.

https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-hw-57-weihrauch

Flutist, a diferença de preço está na tunagem, esta que vc viu na Venture, está original.

Flutist, a diferença de preço está na tunagem, esta que vc viu na Venture, está original.

Mario, entendi! Mas aí já aproveito para tirar uma dúvida. Para fazer uma tunagem em uma Hunter, por exemplo, fica acima dos R$ 300,00?

E esta Gamo Hunter IGT 5.5 mm??

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-hunter-5-5mm-gamo-igt-p1696/

Procurei sobre ela no campo de pesquisa aqui do fórum, e não encontrei nada específico.

Na minha região está embaçado circular com lunetas restritas...., em especial quando se tem provas nos clubes da região..., não me arrisco. Como não tenho CR (e ter CR com luneta sem origem e não apostilada dá na mesma) fico com as "legais". Daí a dica que deram sobre a nikko ser interessante.

Flutistman,quando fala-se de ft,fala-se de competidores altamente qualificado e com armas top customizada,sem contar que usam lunetas que daria para comprar armas superior a hw57. Esta hw 57 estava fora de catálogo na loja,com certeza não foi nova importação pois também viriam as mais cobiçadas hw 30,50 e 77 que são as que eles importam.

Quando lhe indiquei esta arma(cfr roial),foi o que pensei ser melhor dentro do preço por você especificado. Mas tirar arma da caixa e competir só nas brincadeiras do fórum,sem compromisso com resultado.

Esse pessoal que compete chega a selecionar ,lavar,pesar e lubrificar os chumbos a serem usados na prova.

Se a opção fosse papel 10 mts,eu lhe recomendaria a cometa 220 customizada pela elite. Para você atirar de igual para igual com as hw 30s tirada da caixa,pois a mesma customizada seria superior.

O único lugar que você poderia competir com qualquer arma,seria nestas provas não oficiais.

Amigo eu acredito que se tivesse gasto mais tempo em pesquisa,teria chegado a estas afirmações que lhe faço.

Peço desculpa se o faço perder tempo com minha explanação sobre o assunto.

Por tudo que falei é que eu não me atirei em competir ft,pois sendo o tipo de prova que me agrada muito,me falta recursos para acompanhar,sendo necessário um investimento alto em equipamento e também com viagens até as provas. Quando nos propomos a fazer algo temos que ter o mínimo necessário,que no caso foi o que lhe indiquei.

Um grande abraço e me desculpe se o que escrevi possa lhe parecer afronta, gostaria de ser mais objetivo,mas não soube como.

• Upvote 4

Antonio Claudemir disse tudo.

se aventurar em FT sem equipamento adequado é sinônimo de final da classificação e frustração.

Flutistman,quando fala-se de ft,fala-se de competidores altamente qualificado e com armas top customizada,sem contar que usam lunetas que daria para comprar armas superior a hw57. Esta hw 57 estava fora de catálogo na loja,com certeza não foi nova importação pois também viriam as mais cobiçadas hw 30,50 e 77 que são as que eles importam.

Quando lhe indiquei esta arma(cfr roial),foi o que pensei ser melhor dentro do preço por você especificado. Mas tirar arma da caixa e competir só nas brincadeiras do fórum,sem compromisso com resultado.

Esse pessoal que compete chega a selecionar ,lavar,pesar e lubrificar os chumbos a serem usados na prova.

Se a opção fosse papel 10 mts,eu lhe recomendaria a cometa 220 customizada pela elite. Para você atirar de igual para igual com as hw 30s tirada da caixa,pois a mesma customizada seria superior.

O único lugar que você poderia competir com qualquer arma,seria nestas provas não oficiais.

Amigo eu acredito que se tivesse gasto mais tempo em pesquisa,teria chegado a estas afirmações que lhe faço.

Peço desculpa se o faço perder tempo com minha explanação sobre o assunto.

Por tudo que falei é que eu não me atirei em competir ft,pois sendo o tipo de prova que me agrada muito,me falta recursos para acompanhar,sendo necessário um investimento alto em equipamento e também com viagens até as provas. Quando nos propomos a fazer algo temos que ter o mínimo necessário,que no caso foi o que lhe indiquei.

Um grande abraço e me desculpe se o que escrevi possa lhe parecer afronta, gostaria de ser mais objetivo,mas não soube como.

Rapaz...!

Só está melhorando...

Ganha mais uma +

Ter ela no catálogo eh uma coisa, agora veja se tem em estoque, a importação da gamo Hunter 440 4.5 foi descontinuada no Brasil. Assim como a gamo cfx 4.5mm, cfx royal. E outra arma de mola 5.5 pra FT não virá, para vc manter um VO alto para compensar a parábola, terá q aumentar a força da mola/gás ram e implicaria em maior recuo que eh oq faz perder a precisão sem contar que a luneta não aguentaria por mto tempo.

FT na MA você não tem interesse? É um bom modo de começar a prática por isso nem comentei nada sobre lunetas no meu post da página anterior.

Se você for entrar na modalidade FT Mola Mira Ótica aí a coisa pega bastante. Como já falaram, irá disputar com equipamentos de ponta que certamente te deixaria em posições inferiores na classificação.

Por outro lado, a opção Mola Mira Aberta te daria bastante bagagem para treinar, se adequar à prova e definir as necessidades de equipamentos. Justamente por isso indiquei a Cometa NF400 Galaxy por ter um preço acessível. Outro modelo interessante é a Gamo CFR, cano fixo mas somente no calibre 5,5mm.

É questão de analisar as opções e decidir pela que mais te agrada.

Nas competições que participei no ano passado, a minha Cometa me rendeu 8 medalhas sendo 3 de bronze, 3 de prata e 2 de ouro, além de 1 troféu de 2 lugar. Em algumas etapas consegui ficar à frente de HW77 por exemplo.

Eu costumo dizer que no tiro, tudo depende. As variáveis são inúmeras e algumas delas são: equipamento disponível, entrosamento do atirador com o equipamento, treino, ajuste fino dos equipamentos para a melhor relação atirador/carabina, chumbos, gatilho, etc, etc, etc.

André Carboni.

Antônio Claudemir,

Leva +1 pelo excelente post.

O FT é uma prova que desejo participar, ainda não temos essa modalidade aqui no DF.

Mas é uma prova, que se for levada ao pé da letra, exige muito do competidor e do seu equipamento. É uma prova extremamente técnica, pois os alvos ficam em distâncias diversas e o competidor atira em várias posições, conforme determinação dos organizadores da prova.

A modalidade exige equipamentos de custo mais elevado, mas para atrair um grande número de participantes, existem estados que criaram algumas categorias, com especificação de equipamentos e limitações no uso de lunetas. Isso tem tornado a modalidade mais dinâmica e democrática. Pois permite a prática com equipamentos de custo menores.