Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Para iniciar em FT, qual carabina comprar?


Posts Recomendados

Olá pessoal do Fórum,

Não apenas sou novo aqui, como também no universo do "tiro de pressão". Sempre fui entusiasta de esportes de precisão. Tentei arco flecha - gostava do recurvo - porém não segui adiante devido ao alto preço de bons equipamentos aqui no Brasil.

Há um tempo, experimentei um carabina de pressão de um amigo (não sei especificar nada a respeito da arma), e adorei aquilo, dar alguns tiros e ter um objetivo, acertar alvos. Bom, a partir daí passei a pesquisar de todas as formas que pude: o que o google pode me oferecer, e também o que consegui de informações em lojas de armas.

Eu gosto de competir, e por isso quero iniciar no esporte já visando participar de competições, e lendo e assistindo tudo o que pude, gostei muito do FT e por isso, a princípio gostaria de começar a competir neste tipo de torneio.

Pesquisei muito aqui no fórum a respeito de armas para iniciantes; modelos específicos; nos tópicos a respeito da modalidade à competição; e não encontrei nada que sanasse a minha dúvida. A maioria do que pude encontrar nada era muito específico para competições, sempre algum entusiasta de final de semana para acertar latinhas, tampinhas e etc...e as respostas que obtinha eram na maioria: "arma ruim", "não é precisa", "para finais de semana dá", e etc (claro, todo mundo defende o seu peixe, independente da finalidade).

Como sou de uma cidade no interior de SP, Americana, região metropolitana de Campinas, moro em casa, não tenho espaço nem sítio, não curto o lance de atirar em animais, por mais pragas que possam se tornar, meu local de treino seria nos clubes de tiro da própria cidade, ou então nos da região, por isso, além do espaço, eu pretendo pagar algumas aulas com um instrutor, para obter principalmente técnica de tiro, visando bons resultados.

Lembrando que até o momento sou extremamente leigo no assunto, talvez por isso eu não tenha encontrado a resposta para a minha dúvida, mesmo tendo pesquisado por vários dias, até em fóruns internacionais (porém como em modelos de armas e acessórios disponíveis no mercado e principalmente preços, em outros países eles estão muito a frente do que encontramos por aqui), e este foi o fórum mais completo a respeito de armas de pressão que pude encontrar, peço ajuda de quem entende do assunto, os senhores!
Eu gostaria de gastar até R$ 1500,00 apenas com a carabina (talvez até uns R$ 200,00 a mais, caso seja parcelado, rsrsrs), depois disponibilizo mais R$500,00 para acessórios (porém a questão de acessórios, acredito que não caiba neste tópico). Bom, para iniciar no FT e obter resultados satisfatório, isto é, não estar nas ultimas classificações, e também não estar nas primeiras, dentro do que tenho disponível para investir apenas na carabina, qual modelo vocês indicam?

 

Desculpem pelo longo texto (gosto de falar) pois tentei dar o máximo de detalhes possíveis, dento do conhecimento que obtive até agora, do que busco.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para Field Target eu recomendaria, dentro desse orçamento, uma Cometa New Fenix 400 - Galaxy.

Seria um investimento na faixa dos R$1.300,00 a R$1.500,00

Um equipamento top dessa modalidade seria uma HW 77K mas aí passa pra casa dos R$3.500,00 a R$4.000,00

 

Seja bem vindo ao fórum. Tem bastante tópico sobre FT.

 

Boa sorte na busca

 

André Carboni.

  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario, obrigado!
André obrigado pela indicação!

Quando me referi ao fato de não encontrar a resposta para minha dúvida aqui no fórum, era pelo fato que: dentro do meu orçamento, procurei as armas nas lojas físicas e virtuais. Vim com os modelos aqui, e procurei no fórum. Muito dos comentários que li a respeito de armas parecidas com a que você me indicou eram para/ou de pessoas que apenas buscam uma carabina por recreação, e mesmo sendo apenas para recreação o que eu pude ler foi: "não tem precisão", "arma ruim", e etc. Logo assimilei que se para recreação os modelos que eu buscava não servia, tampouco serviria para competição. Então sim, para iniciar e obter algum resultado satisfatório em competição, eu posso começar com um equipamento no padrão da Cometa New Fenix 400 - Galaxy?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar bem:

 

Gamo CFX 4,5 - Um pouco difícil de encontrar... As vezes aparece umas usadas. Em torno de R$1500,00 ou talvez um pouco menos se encontrar usada em bom estado.

 

Mount único, se possível o Dampa (DM60 ou DM70, vai depender da luneta que pegar). O Dampa, sai caro... Hoje em dia, em torno de R$350,00. Mas é um ótimo mount para utilizar em carabinas de mola. O sistema de absorção de impacto dele é muito bom.

 

Luneta, de preferência com paralax lateral, vai facilitar a leitura do paralax e ter mais precisão nas medidas se utilizar um sidewheel. Mas essas lunetas tendem a ser bem caras.

Uma alternativa, seriam as Leapers 4-16x40 ou Tasco 2,5-10x42... Mas se tiver uma Nikko 4x32 já dá pra brincar bem tbm. Tanto eu quanto o Murate utilizamos uma Nikko 4x32 na nossa primeira prova e conseguimos ir bem.

Uma Nikko 4x32, deve estar hoje, na faixa de uns R$450,00.

Se for investir numa boa luneta, as Shilba tem se saído com um bom custo/benefício, saindo na faixa dos R$1500,000

 

Vc pode pegar uma CFX, mount e lunetas mais em conta e ir participando... Quando tiver condições de trocar, troque o conjunto de mira (mount + luneta) para luneta com paralax lateral. Se juntar mais um dinheiro, troque a CFX por uma HW97, HW77, TX200 ou Pro Sport... Sobrando mais dinheiro futuramente, invista novamente numa luneta melhor... E assim vai a brincadeira... Quando vc ver, vai estar com uns R$6000,00 em equipamentos, rs.

Editado por Takao
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para início, obrigado pelo post completo, Takao!

Para começar bem:

 

Gamo CFX 4,5 - Um pouco difícil de encontrar... As vezes aparece umas usadas. Em torno de R$1500,00 ou talvez um pouco menos se encontrar usada em bom estado.

 

 

Encontro mais fácil 5,5 mm. Para FT, com uma Gamo CFX 5,5mm terei mais dificuldade?

 

 

 

 

 

Luneta, de preferência com paralax lateral, vai facilitar a leitura do paralax e ter mais precisão nas medidas se utilizar um sidewheel. Mas essas lunetas tendem a ser bem caras.

Uma alternativa, seriam as Leapers 4x16-40 ou Tasco 2,5x10x42... Mas se tiver uma Nikko 4x32 já dá pra brincar bem tbm. Tanto eu quanto o Murate utilizamos uma Nikko 4x32 na nossa primeira prova e conseguimos ir bem.

Uma Nikko 4x32, deve estar hoje, na faixa de uns R$450,00.

Se for investir numa boa luneta, as Shilba tem se saído com um bom custo/benefício, saindo na faixa dos R$1500,000

 

Eu havia separado mais ou menos R$500,00 para Luneta e mount. Será que por esse valor consigo bons itens?

 

 

 

 

Vc pode pegar uma CFX, mount e lunetas mais em conta e ir participando... Quando tiver condições de trocar, troque o conjunto de mira (mount + luneta) para luneta com paralax lateral. Se juntar mais um dinheiro, troque a CFX por uma HW97, HW77, TX200 ou Pro Sport... Sobrando mais dinheiro futuramente, invista novamente numa luneta melhor... E assim vai a brincadeira... Quando vc ver, vai estar com uns R$6000,00 em equipamentos, rs.

 

 

 

Ahh, sei bem como é isso. Sou músico por profissão, então investimento em instrumento é caríssimo. Quando você se dá conta esta com instrumento mais caro que seu carro! E para ajudar como hobbie, sou fotógrafo..aos poucos meu equipamento já passou do que eu um dia pretendi gastar, e agora estou adicionando mais algo que um dia vai me custar caro! rsrs Mas ai vou me preparando conforme eu obter evolução!

Editado por flutistman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para início, obrigado pelo post completo, Takao!

 

Encontro mais fácil 5,5 mm. Para FT, com uma Gamo CFX 5,5mm terei mais dificuldade?

 

Com o 5,5 vc terá uma parábola do chumbo mais acentuada. Ou seja, vai precisar estimar a distância com maior exatidão para saber quanto precisará compensar no tiro. Além te que, nas provas há alvos com kill zone de 10mm (aqui no PR, em SP talvez usem de 15mm para cima. Salvo engano, no Mundial é a partir de 15mm). Chumbos 4,5mm acho que levam vantagem nesse quesito tbm.

 

 

Eu havia separado mais ou menos R$500,00 para Luneta e mount. Será que por esse valor consigo bons itens?

 

Pode procurar por lunetas mais baratas (mas de preferência que tenha ajuste de paralaxe) e mounts mais simples (mount único, de preferência).

Se pegar uma Nikko 4x32, que acho uma excelente luneta na classe das 4x32, e um mount único mais simples que o Dampa, deve gastar em torno de R$650,00

http://www.ventureshop.com.br/luneta-4x32-nikkostirling-gold-crown-com-suporte-de-alta-pressao-p514/

http://www.ventureshop.com.br/luneta-4x32-rossi-gold-crown-com-suporte-de-alta-pressao-11mm-p2301/

 

 

 

 

Ahh, sei bem como é isso. Sou músico por profissão, então investimento em instrumento é caríssimo. Quando você se dá conta esta com instrumento mais caro que seu carro! E para ajudar como hobbie, sou fotógrafo..aos poucos meu equipamento já passou do que eu um dia pretendi gastar, e agora estou adicionando mais algo que um dia vai me custar caro! rsrs Mas ai vou me preparando conforme eu obter evolução!

 

Comecei com uma HT80, de 800,00...

Hoje, estou com uma TX200, mount Dampa e Shilba 8-32x56... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei a Cometa 4,5 mm indicada pelo André a um bom preço, já a Gamo 4,5mm o único lugar que encontrei, está por mais de R$ 2000,00, e encontro 5,5 mm. Outros modelos da Gamo, na mesma faixa de preço, são tão boas quanto a CFX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma gamo Hunter 440 4.5 tunadinha ja, participo de algumas modalidades de SM e FT com ela. Esta anunciada no fórum. http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/11655-vendo-gamo-hunter-440-45/

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que a arma indicada seja igual em qualidade e muito mais barata para ser tunada,sendo que ainda encontra peças com maior facilidade. No caso da hw 57, com certeza,seria arma usada,sendo assim que pode vir com certos vicios e até defeito e eu não tenho simpatia pela mesma.

Quanto ao valor infelizmente tem situações que não existe opção. Como você fez opção por FT.

A indicação é para você ter alguma condição de competir e não só de participar. Mas afinal a decisão é sua e a nossa é de respeitar a mesma.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que a arma indicada seja igual em qualidade e muito mais barata para ser tunada,sendo que ainda encontra peças com maior facilidade.

 

Me desculpa Antonio, mas não entendi a qual arma você esta se referindo.

 

 

No caso da hw 57, com certeza,seria arma usada,sendo assim que pode vir com certos vicios e até defeito e eu não tenho simpatia pela mesma.

 

 

https://dispropil.com.br/produtos/carabina-de-pressao-hw-57-weihrauch

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flutist, a diferença de preço está na tunagem, esta que vc viu na Venture, está original.

 

Mario, entendi! Mas aí já aproveito para tirar uma dúvida. Para fazer uma tunagem em uma Hunter, por exemplo, fica acima dos R$ 300,00?

E esta Gamo Hunter IGT 5.5 mm??

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-hunter-5-5mm-gamo-igt-p1696/

Procurei sobre ela no campo de pesquisa aqui do fórum, e não encontrei nada específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha região está embaçado circular com lunetas restritas...., em especial quando se tem provas nos clubes da região..., não me arrisco. Como não tenho CR (e ter CR com luneta sem origem e não apostilada dá na mesma) fico com as "legais". Daí a dica que deram sobre a nikko ser interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flutistman,quando fala-se de ft,fala-se de competidores altamente qualificado e com armas top customizada,sem contar que usam lunetas que daria para comprar armas superior a hw57. Esta hw 57 estava fora de catálogo na loja,com certeza não foi nova importação pois também viriam as mais cobiçadas hw 30,50 e 77 que são as que eles importam.

Quando lhe indiquei esta arma(cfr roial),foi o que pensei ser melhor dentro do preço por você especificado. Mas tirar arma da caixa e competir só nas brincadeiras do fórum,sem compromisso com resultado.

Esse pessoal que compete chega a selecionar ,lavar,pesar e lubrificar os chumbos a serem usados na prova.

Se a opção fosse papel 10 mts,eu lhe recomendaria a cometa 220 customizada pela elite. Para você atirar de igual para igual com as hw 30s tirada da caixa,pois a mesma customizada seria superior.

O único lugar que você poderia competir com qualquer arma,seria nestas provas não oficiais.

Amigo eu acredito que se tivesse gasto mais tempo em pesquisa,teria chegado a estas afirmações que lhe faço.

Peço desculpa se o faço perder tempo com minha explanação sobre o assunto.

Por tudo que falei é que eu não me atirei em competir ft,pois sendo o tipo de prova que me agrada muito,me falta recursos para acompanhar,sendo necessário um investimento alto em equipamento e também com viagens até as provas. Quando nos propomos a fazer algo temos que ter o mínimo necessário,que no caso foi o que lhe indiquei.

Um grande abraço e me desculpe se o que escrevi possa lhe parecer afronta, gostaria de ser mais objetivo,mas não soube como.

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flutistman,quando fala-se de ft,fala-se de competidores altamente qualificado e com armas top customizada,sem contar que usam lunetas que daria para comprar armas superior a hw57. Esta hw 57 estava fora de catálogo na loja,com certeza não foi nova importação pois também viriam as mais cobiçadas hw 30,50 e 77 que são as que eles importam.

Quando lhe indiquei esta arma(cfr roial),foi o que pensei ser melhor dentro do preço por você especificado. Mas tirar arma da caixa e competir só nas brincadeiras do fórum,sem compromisso com resultado.

Esse pessoal que compete chega a selecionar ,lavar,pesar e lubrificar os chumbos a serem usados na prova.

Se a opção fosse papel 10 mts,eu lhe recomendaria a cometa 220 customizada pela elite. Para você atirar de igual para igual com as hw 30s tirada da caixa,pois a mesma customizada seria superior.

O único lugar que você poderia competir com qualquer arma,seria nestas provas não oficiais.

Amigo eu acredito que se tivesse gasto mais tempo em pesquisa,teria chegado a estas afirmações que lhe faço.

Peço desculpa se o faço perder tempo com minha explanação sobre o assunto.

Por tudo que falei é que eu não me atirei em competir ft,pois sendo o tipo de prova que me agrada muito,me falta recursos para acompanhar,sendo necessário um investimento alto em equipamento e também com viagens até as provas. Quando nos propomos a fazer algo temos que ter o mínimo necessário,que no caso foi o que lhe indiquei.

Um grande abraço e me desculpe se o que escrevi possa lhe parecer afronta, gostaria de ser mais objetivo,mas não soube como.

 

Rapaz...!

Só está melhorando...

Ganha mais uma +

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter ela no catálogo eh uma coisa, agora veja se tem em estoque, a importação da gamo Hunter 440 4.5 foi descontinuada no Brasil. Assim como a gamo cfx 4.5mm, cfx royal. E outra arma de mola 5.5 pra FT não virá, para vc manter um VO alto para compensar a parábola, terá q aumentar a força da mola/gás ram e implicaria em maior recuo que eh oq faz perder a precisão sem contar que a luneta não aguentaria por mto tempo.

Hatsan BT65RB JDS HPA 1800psi BSA FSB.22 -Hawke Sidewinder 8-32x56

Gamo Hunter 440 4.5

Norica Storm 5.5

SAG ar1000

Rossi dione

Hatsan sniper 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FT na MA você não tem interesse? É um bom modo de começar a prática por isso nem comentei nada sobre lunetas no meu post da página anterior.

 

Se você for entrar na modalidade FT Mola Mira Ótica aí a coisa pega bastante. Como já falaram, irá disputar com equipamentos de ponta que certamente te deixaria em posições inferiores na classificação.

 

Por outro lado, a opção Mola Mira Aberta te daria bastante bagagem para treinar, se adequar à prova e definir as necessidades de equipamentos. Justamente por isso indiquei a Cometa NF400 Galaxy por ter um preço acessível. Outro modelo interessante é a Gamo CFR, cano fixo mas somente no calibre 5,5mm.

É questão de analisar as opções e decidir pela que mais te agrada.

Nas competições que participei no ano passado, a minha Cometa me rendeu 8 medalhas sendo 3 de bronze, 3 de prata e 2 de ouro, além de 1 troféu de 2 lugar. Em algumas etapas consegui ficar à frente de HW77 por exemplo.

 

Eu costumo dizer que no tiro, tudo depende. As variáveis são inúmeras e algumas delas são: equipamento disponível, entrosamento do atirador com o equipamento, treino, ajuste fino dos equipamentos para a melhor relação atirador/carabina, chumbos, gatilho, etc, etc, etc.

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antônio Claudemir,

Leva +1 pelo excelente post.

O FT é uma prova que desejo participar, ainda não temos essa modalidade aqui no DF.

Mas é uma prova, que se for levada ao pé da letra, exige muito do competidor e do seu equipamento. É uma prova extremamente técnica, pois os alvos ficam em distâncias diversas e o competidor atira em várias posições, conforme determinação dos organizadores da prova.

A modalidade exige equipamentos de custo mais elevado, mas para atrair um grande número de participantes, existem estados que criaram algumas categorias, com especificação de equipamentos e limitações no uso de lunetas. Isso tem tornado a modalidade mais dinâmica e democrática. Pois permite a prática com equipamentos de custo menores.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flutistman,quando fala-se de ft,fala-se de competidores altamente qualificado e com armas top customizada,sem contar que usam lunetas que daria para comprar armas superior a hw57. Esta hw 57 estava fora de catálogo na loja,com certeza não foi nova importação pois também viriam as mais cobiçadas hw 30,50 e 77 que são as que eles importam.

Quando lhe indiquei esta arma(cfr roial),foi o que pensei ser melhor dentro do preço por você especificado. Mas tirar arma da caixa e competir só nas brincadeiras do fórum,sem compromisso com resultado.

Esse pessoal que compete chega a selecionar ,lavar,pesar e lubrificar os chumbos a serem usados na prova.

Se a opção fosse papel 10 mts,eu lhe recomendaria a cometa 220 customizada pela elite. Para você atirar de igual para igual com as hw 30s tirada da caixa,pois a mesma customizada seria superior.

O único lugar que você poderia competir com qualquer arma,seria nestas provas não oficiais.

Amigo eu acredito que se tivesse gasto mais tempo em pesquisa,teria chegado a estas afirmações que lhe faço.

Peço desculpa se o faço perder tempo com minha explanação sobre o assunto.

Por tudo que falei é que eu não me atirei em competir ft,pois sendo o tipo de prova que me agrada muito,me falta recursos para acompanhar,sendo necessário um investimento alto em equipamento e também com viagens até as provas. Quando nos propomos a fazer algo temos que ter o mínimo necessário,que no caso foi o que lhe indiquei.

Um grande abraço e me desculpe se o que escrevi possa lhe parecer afronta, gostaria de ser mais objetivo,mas não soube como.

Sem problemas Antônio!

Acredite, senhor, eu gastei muito mais tempo do que eu tinha disponível pesquisando a respeito da competição, porém infelizmente aqui no fórum não encontrei nada tão específico além de "não serve nem para acertar latinhas". Ou seja, vi mais comentários depreciando algumas armas do que falando alguma coisa boa.

Como músico erudito profissional, ou seja, que estou atuando na área (se o senhor acompanha os concerto da Sinfônica de Piracicaba, provavelmente já me viu) sei bem da importância de um bom equipamento. Meu instrumento custa, acredite, U$ 15.4800,00, e de longe não é o melhor que tem. Existe uma variedades de marcas e modelos com diferenças que mudam muita coisa, porém, pelo menos na minha área eu acredito que técnica e dedicação fazem toda a diferença. Já vi flautistas com flautas de R$ 3.000,00 fazerem coisas que gente com flauta de R$ 50.000,00 não faz. Claro, mas técnica e dedicação, conhecer seu próprio equipamento talvez só funcione para música.

Eu aceito o que o senhor me diz, e então rebato alguns posts que li, não só aqui, de que o esporte de tiro com carabina é algo acessível! Talvez seja melhor estudar flauta ;)

Editado por flutistman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias, Antônio, eu vi que o senhor é de piracicaba. Aqui na região existe algum clube, reunião de amigos, qualquer coisa específica para tiros de pressão? Eu fui ao Clube de Tiro de Americana, e me informaram que tem pouquíssimos atiradores para este tipo de arma aqui em Americana. No clube aparece um ou outro de vez em quando. Acredito que quanto mais eu puder conversar, e absorver de informações de gente que tenha um conhecimento maior que o meu, já me rende um aprendizado, mesmo que agora, poder competir não seja para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mario, entendi! Mas aí já aproveito para tirar uma dúvida. Para fazer uma tunagem em uma Hunter, por exemplo, fica acima dos R$ 300,00?

E esta Gamo Hunter IGT 5.5 mm??

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-hunter-5-5mm-gamo-igt-p1696/

Procurei sobre ela no campo de pesquisa aqui do fórum, e não encontrei nada específico.

Olá Flutistman; bem vindo ao fórum !

O custo de peças para uma tunagem nessa arma fica pouco mais que os R$ 300,00.

Sobre a procura acerca da hunter igt, o link abaixo trata do assunto:

http://www.armasdear.com.br/aa/viewtopic.php?f=9&t=15348

Quanto à compra de uma carabina para a proposta de FT, objeto de seu post, salvo raras exceções, mas segundo os "experts" de plantão, caso não queira "apenas passar vergonha", compre logo uma top e isto o fará um grande atirador, ou não perca seu tempo e dinheiro.

Usando sua analogia acerca de instrumentos musicais, creio que a primeira peça adquirida não foi o expoente, até porque, geralmente, se tem o risco de "não ser bem isso" que eu queria...

De minha parte, compre o que de melhor puder no momento e experimente, faça simulações e se possível participe de provas, nem que seja para apenas participar, caso contrário, jamais saberá seu potencial acerca do assunto, até mesmo comparativamente. Para o futuro, se entender que a proposta foi a escolha certa, ai sim compre seu "stradivarius".

Boa sorte na escolha;

Abraço.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FT na MA você não tem interesse? É um bom modo de começar a prática por isso nem comentei nada sobre lunetas no meu post da página anterior.

 

Se você for entrar na modalidade FT Mola Mira Ótica aí a coisa pega bastante. Como já falaram, irá disputar com equipamentos de ponta que certamente te deixaria em posições inferiores na classificação.

 

Por outro lado, a opção Mola Mira Aberta te daria bastante bagagem para treinar, se adequar à prova e definir as necessidades de equipamentos. Justamente por isso indiquei a Cometa NF400 Galaxy por ter um preço acessível. Outro modelo interessante é a Gamo CFR, cano fixo mas somente no calibre 5,5mm.

É questão de analisar as opções e decidir pela que mais te agrada.

Nas competições que participei no ano passado, a minha Cometa me rendeu 8 medalhas sendo 3 de bronze, 3 de prata e 2 de ouro, além de 1 troféu de 2 lugar. Em algumas etapas consegui ficar à frente de HW77 por exemplo.

 

Eu costumo dizer que no tiro, tudo depende. As variáveis são inúmeras e algumas delas são: equipamento disponível, entrosamento do atirador com o equipamento, treino, ajuste fino dos equipamentos para a melhor relação atirador/carabina, chumbos, gatilho, etc, etc, etc.

 

André Carboni.

Obrigado André,

Então eu posso voltar a acreditar que posso participar destes tipos de competições? rs Buscar por medalhas ainda não é meu foco, porém quero oferecer resistência e concorrência em competições.

Vou voltar a pesquisar este modelo que você me indiciou e que o Takao também me falou.

 

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flutistman; bem vindo ao fórum !

O custo de peças para uma tunagem nessa arma fica pouco mais que os R$ 300,00.

Sobre a procura acerca da hunter igt, o link abaixo trata do assunto:

http://www.armasdear.com.br/aa/viewtopic.php?f=9&t=15348

Quanto à compra de uma carabina para a proposta de FT, objeto de seu post, salvo raras exceções, mas segundo os "experts" de plantão, caso não queira "apenas passar vergonha", compre logo uma top e isto o fará um grande atirador, ou não perca seu tempo e dinheiro.

Usando sua analogia acerca de instrumentos musicais, creio que a primeira peça adquirida não foi o expoente, até porque, geralmente, se tem o risco de "não ser bem isso" que eu queria...

De minha parte, compre o que de melhor puder no momento e experimente, faça simulações e se possível participe de provas, nem que seja para apenas participar, caso contrário, jamais saberá seu potencial acerca do assunto, até mesmo comparativamente. Para o futuro, se entender que a proposta foi a escolha certa, ai sim compre seu "stradivarius".

Boa sorte na escolha;

Abraço.

Muito Obrigado Edgar,

O que eu costumo dizer aos meus alunos de flauta quando querem comprar um instrumento é: "você só precisa de um instrumento que funcione. A diferença do uma flauta de R$ 50.000,00 para uma de R$1.000,00 é o esforço que você vai ter para atingir resultados satisfatórios. Como não tenho mais 8 horas diárias, como tinha na época em que formava minha carreira, preciso de um instrumento que me responda bem, e que posso resolver meus problemas rápido, pois tempo já me custa dinheiro. Portanto o que eu levaria 8 horas diárias de estudo, para condicionar o meu corpo a achar a melhor forma de fazer aquilo com o instrumento que tenho, em minha atual, 2 horas diárias bastam."

 

Mas entendo o porque do "balde de água fria" e o entusiasmo com isto de alguns. Realmente é frustrante você querer participar de algo e descobrir que tem limitações. Foi exatamente o meu sentimento ao receber esta "lavada", rs. Me senti limitado antes mesmo de poder começar. Então assim como eu, acredito que eles também não tenham 8 horas diárias para ficar praticando, por isso um equipamento do nível mais top foi indicado.

 

Edgar, como você é também daqui da região, já aproveito e dirijo a pergunta que fiz ao Antonio à você: aqui na região existe algum clube, reunião de amigos, qualquer coisa específica para tiros de pressão?

Editado por flutistman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Flutisman,

Das modalidades de provas especiais, você escolheu mais exigente. Tanto na pratica como na preparação e condução da prova. A prova considerada de entrada, é a carabina de ar mira aberta (papel 10m), onde somente carabinas de calibre 4.5mm de cano basculante, sem alterações nas características originais da arma podem participar. Então se vc tem gosto refinado para escolher provas, não reclame de ter que adquirir material compatível com a prova.

 

 

Pedro Ashidani

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Edgar, como você é também daqui da região, já aproveito e dirijo a pergunta que fiz ao Antonio à você: aqui na região existe algum clube, reunião de amigos, qualquer coisa específica para tiros de pressão?

Há um grupo de atiradores aqui, porém da forma mais informal possível. Atualmente as "reuniões" estão praticamente suspensas, pois a área utilizada está precisando de alguns cuidados.

Sobre o tipo de práticas que se faz nesses encontros, temos simulações parecidas ao FT, papel, giz, ovos e até latinhas. Reitero, informalidade é o ponto alto, mesmo porque, usa-se de "Rossinha" antiga à Sumatra.

Assim que a área voltar a ser ativada, farei contato.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Flutisman,

Das modalidades de provas especiais, você escolheu mais exigente. Tanto na pratica como na preparação e condução da prova. A prova considerada de entrada, é a carabina de ar mira aberta (papel 10m), onde somente carabinas de calibre 4.5mm de cano basculante, sem alterações nas características originais da arma podem participar. Então se vc tem gosto refinado para escolher provas, não reclame de ter que adquirir material compatível com a prova.

 

 

Pedro Ashidani

Caro Pedro,

Eu nenhum momento eu não aceitei as indicações que me foi dada, até por que, que fique bem entendido, sou um ignorante no assunto.

Ao escrever meu post, eu buscava uma solução a minha dúvida, pois não encontrei NADA falando exatamente a respeito disto no fórum: "para iniciar na modalidade precisa de um equipamento assim"; "precisa de um valor de investimento de tanto", por isso criei este tópico.

Em resposta a isto, os únicos que apresentaram alguma solução foram o André e o Takao, que inclusive foram os únicos aqui, neste tópico a falarem que já participaram de provas deste tipo.

O senhor Antonio me ofereceu uma outra possibilidade, que no entanto fugia do meu orçamento, e eu o disse isto, então ele tomou uma outra abordagem que em momento algum achei agressiva: se você não tem dinheiro para investir, então não participe. Em resposta a este argumento eu obtive uma reposta direcionada a ele: me frustrei antes mesmo de começar e isso porque não quero investir uma quantia alta de dinheiro.

Usei a única área ao qual tenho mais propriedade para falar para tentar justificar minha idéia de que bom equipamento não sobrepõe a boa técnica, e sim caminham juntos. No entanto, também deixei claro que isto funcionava para a área em que tenho conhecimento, e talvez o mesmo não se aplicasse aqui.

 

Talvez não caiba aqui falar, porém não entendo o motivo pelo qual pessoas com um conhecimento bem mais elevado que os outros, no caso, o ignorante sou eu, se tornam tão inóspitas com relação a determinados assuntos. Não estou entrando no fórum como um conhecedor soberano para argumentar de igual para igual. Se o nível de conhecimento fosse o mesmo, ou talvez parecidos, comentários mais agressivos se tornariam até válidos para tentar justificar um "erro" alheio. Mas eu só estou tentando, com boa educação, matar a sede que criei em conhecer mais a respeito deste esporte!

Há um grupo de atiradores aqui, porém da forma mais informal possível. Atualmente as "reuniões" estão praticamente suspensas, pois a área utilizada está precisando de alguns cuidados.

Sobre o tipo de práticas que se faz nesses encontros, temos simulações parecidas ao FT, papel, giz, ovos e até latinhas. Reitero, informalidade é o ponto alto, mesmo porque, usa-se de "Rossinha" antiga à Sumatra.

Assim que a área voltar a ser ativada, farei contato.

Obrigado Edgar!

Editado por flutistman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente resposta Takao! +1

Acho que é esse tipo de informação que o flautistman estava procurando. Clara, bem posicionada e mostrando as vantagens e desvantagens para ajudar a solucionar o "problema".

 

flautistman, antes de decidir entre luneta e mount, recomendo você decidir entre as boas opções que foram listadas aqui neste tópico (Cometa ou as gamos de cano fixo que o Takao comentou), e juntamente com isso comprar algumas latas de chumbo de qualidade (JSB, H&N) e começar a fazer os testes em distancias variadas. Ganhar intimidade com o equipamento, entrosamento, etc.

 

Depois disso, seria legal se você comprasse UM alvo de field target para brincar no espaço que você tem disponíveis. O alvo que eu comprei vem com diferentes tamanhos de obturadores, então mesmo que você tenha 10m disponíveis, dá para deixar o "buraco"da kill zone bem pequeno e aumentar o desafio. Mesmo na Mira Aberta é bacana e acho que seria o ideal para testar e ver se você vai "tomar gosto pela coisa" ao invés de já investir em luneta e mount de cara.

 

Recentemente participei de uma prova de Field Target no Santa Mônica utilizando minha Cometa NF400 4,5mm na Mira Aberta e me diverti muito.

 

Enfim, essa é minha recomendação e espero ter contribuído de alguma forma para que você se decida.

 

Abraço

André Carboni.

  • +1 1

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me desculpem, mas não acho que o FT tenha toda exigência quanto ao equipamento. Pelo menos não quanto à carabina, a luneta faz diferença sim.

 

Pq não tem tanta exigência da carabina?

- Se a sua carabina agrupar 50mm a 50m, está ótimo. Pois é isso que vc precisa acertar a 50m;

- A 25m, sua carabina precisa agrupar entre 25 e 50mm, não precisa ser mais precisa do que isso;

- No BR (Bench Rest) não é admissível uma carabina que faça mais do que 5mm a 25m, isso é fazer vc acertar um 8, 7 talvez...

- Claro, uma carabina top vai fazer alguma diferença. Mas o principal é no conforto do tiro, na estabilidade...

 

Pq exige da luneta:

- Magnitude alta e um bom paralaxe te permite encontrar as distâncias com maior precisão.

 

O FT exige:

- Ter uma carabina que agrupe 50mm em 50m;

- Testar diferentes chumbos e escolher o que te deu o melhor resultado;

- Uma luneta que possibilite encontrar as distâncias por meio de paralaxe;

- Conhecer o conjunto que utiliza;

- Ter intimidade com o conjunto;

- Encontrar posições confortáveis para os tiros sentado, ajoelhado, de pé e deitado;

- Treinar as posições: Sentado, ajoelhado, de pé, deitado;

- Conhecimento da parábola do chumbo, da compensação nas diferentes distâncias;

- Conhecimento das técnicas de tiro...

 

Se vc tiver uma carabina que agrupe 50mm a 50m e uma luneta que possibilite encontrar a distância utilizando o paralaxe, o resto depende de vc. Com um conjunto desse, é possível brigar por medalhas.

Faz muito mais a diferença ter o conhecimento, treino e um equipamento "regular", do que um atirador mediano com equipamento "TOP".

 

flutistman, faça como te disse. Pegue uma carabina boa, como as Gamo CFX, CFR ou as Cometas, uma nikko 4x32 como daquele link que te passei... Depois invista numa luneta melhor, depois a carabina, luneta... E assim por diante.

É difícil começar com equipamento top, mas é possível ir melhorando aos poucos.

 

Só atente-se para as carabinas de cano basculante

1 - Ao comprar uma luneta melhor, haverá limitação quanto ao tamanho. Pois uma luneta comprida vai impossibilitar o basculamento do cano;

2 - Uma carabina cujo fechamento do cano não seja sempre a mesma, ou seja, que haja uma leve folga no fechamento do cano... Vai influenciar nos tiros com luneta, alterando o Pondo de Impacto a cada tiro. Não fará diferença no tiro de mira aberta, pois a alça e massa de mira estão "no cano", vai mirar onde a boca do cano está mirando.

Pelos motivos acima, te indico pegar uma carabina de cano fixo.

 

E difícil começar com equipamento top, mas é possível ir melhorando aos poucos.

Ninguém quer despejar R$5000,00, R$10000,00 em algo que não sabe se vai levar pra frente.

 

Como disse antes, comecei com uma HT80 e fui melhorando o equipamento conforme possível.

 

Parabéns e obrigado pela explicação! + 1

 

Estou aproveitando o tópico para "sugar" o conhecimento alheio... :ninja:

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me desculpem, mas não acho que o FT tenha toda exigência quanto ao equipamento. Pelo menos não quanto à carabina, a luneta faz diferença sim.

 

Pq não tem tanta exigência da carabina?

- Se a sua carabina agrupar 50mm a 50m, está ótimo. Pois é isso que vc precisa acertar a 50m;

- A 25m, sua carabina precisa agrupar entre 25 e 50mm, não precisa ser mais precisa do que isso;

- No BR (Bench Rest) não é admissível uma carabina que faça mais do que 5mm a 25m, isso é fazer vc acertar um 8, 7 talvez...

- Claro, uma carabina top vai fazer alguma diferença. Mas o principal é no conforto do tiro, na estabilidade...

 

Pq exige da luneta:

- Magnitude alta e um bom paralaxe te permite encontrar as distâncias com maior precisão.

 

O FT exige:

- Ter uma carabina que agrupe 50mm em 50m;

- Testar diferentes chumbos e escolher o que te deu o melhor resultado;

- Uma luneta que possibilite encontrar as distâncias por meio de paralaxe;

- Conhecer o conjunto que utiliza;

- Ter intimidade com o conjunto;

- Encontrar posições confortáveis para os tiros sentado, ajoelhado, de pé e deitado;

- Treinar as posições: Sentado, ajoelhado, de pé, deitado;

- Conhecimento da parábola do chumbo, da compensação nas diferentes distâncias;

- Conhecimento das técnicas de tiro...

 

Se vc tiver uma carabina que agrupe 50mm a 50m e uma luneta que possibilite encontrar a distância utilizando o paralaxe, o resto depende de vc. Com um conjunto desse, é possível brigar por medalhas.

Faz muito mais a diferença ter o conhecimento, treino e um equipamento "regular", do que um atirador mediano com equipamento "TOP".

 

flutistman, faça como te disse. Pegue uma carabina boa, como as Gamo CFX, CFR ou as Cometas, uma nikko 4x32 como daquele link que te passei... Depois invista numa luneta melhor, depois a carabina, luneta... E assim por diante.

É difícil começar com equipamento top, mas é possível ir melhorando aos poucos.

 

Só atente-se para as carabinas de cano basculante

1 - Ao comprar uma luneta melhor, haverá limitação quanto ao tamanho. Pois uma luneta comprida vai impossibilitar o basculamento do cano;

2 - Uma carabina cujo fechamento do cano não seja sempre a mesma, ou seja, que haja uma leve folga no fechamento do cano... Vai influenciar nos tiros com luneta, alterando o Pondo de Impacto a cada tiro. Não fará diferença no tiro de mira aberta, pois a alça e massa de mira estão "no cano", vai mirar onde a boca do cano está mirando.

Pelos motivos acima, te indico pegar uma carabina de cano fixo.

 

E difícil começar com equipamento top, mas é possível ir melhorando aos poucos.

Ninguém quer despejar R$5000,00, R$10000,00 em algo que não sabe se vai levar pra frente.

 

Como disse antes, comecei com uma HT80 e fui melhorando o equipamento conforme possível.

Obrigado Takao, você me deixou com sorriso no rosto só de saber que posso iniciar na modalidade sem investir tanto em equipamento.

 

 

Excelente resposta Takao! +1

Acho que é esse tipo de informação que o flautistman estava procurando. Clara, bem posicionada e mostrando as vantagens e desvantagens para ajudar a solucionar o "problema".

 

flautistman, antes de decidir entre luneta e mount, recomendo você decidir entre as boas opções que foram listadas aqui neste tópico (Cometa ou as gamos de cano fixo que o Takao comentou), e juntamente com isso comprar algumas latas de chumbo de qualidade (JSB, H&N) e começar a fazer os testes em distancias variadas. Ganhar intimidade com o equipamento, entrosamento, etc.

 

Depois disso, seria legal se você comprasse UM alvo de field target para brincar no espaço que você tem disponíveis. O alvo que eu comprei vem com diferentes tamanhos de obturadores, então mesmo que você tenha 10m disponíveis, dá para deixar o "buraco"da kill zone bem pequeno e aumentar o desafio. Mesmo na Mira Aberta é bacana e acho que seria o ideal para testar e ver se você vai "tomar gosto pela coisa" ao invés de já investir em luneta e mount de cara.

 

Recentemente participei de uma prova de Field Target no Santa Mônica utilizando minha Cometa NF400 4,5mm na Mira Aberta e me diverti muito.

 

Enfim, essa é minha recomendação e espero ter contribuído de alguma forma para que você se decida.

 

Abraço

André Carboni.

 

André, era exatamente este tipo de informação que eu esperava. Solução e para o "problema"! rsrs

Investirei na carabina a principio. Como disse antes, eu pretendo praticar, a princípio, em um stand de tiro, com um instrutor, pois você corrigir um vício (algo que aprendeu de forma errada) é muito mais difícil do que aprender a caminhar corretamente. Depois de passar essa etapa de aulas, aí vou começar a praticar no espaço que tenho disponível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre, no calibre 4.5 mm, da cometa encontrei essas:

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-cometa-fusion-galaxy-4-5mm-com-gas-ram-capa-p2020/

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-cometa-fenix-400-galaxy-4-5mm-com-gas-ram-capa-p2018/

 

Não sei se o segundo link é a New Fenix, porém ambas estão com bom preço, dentro do que pretendo pagar. Estes modelos são tão bons quanto o que você me recomendou?

Agora da Gamo esta difícil achar no calibre 4.5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre, no calibre 4.5 mm, da cometa encontrei essas:

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-cometa-fusion-galaxy-4-5mm-com-gas-ram-capa-p2020/

http://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-cometa-fenix-400-galaxy-4-5mm-com-gas-ram-capa-p2018/

 

Não sei se o segundo link é a New Fenix, porém ambas estão com bom preço, dentro do que pretendo pagar. Estes modelos são tão bons quanto o que você me recomendou?

Agora da Gamo esta difícil achar no calibre 4.5 mm.

Antes de mais nada, aviso para FUGIR das carabinas com GÁS RAM instalados. Temos alguns tópicos aqui no fórum relatando inúmeros problemas de vazamento nesses GR. A minha veio com GR mas até hoje ainda não apressentou vazamento. Porém, diante de tantos relatos eu não recomendaria e acho que o meu é um caso de sorte (ou de tempo...possível bomba relógio). Resumindo, a chance de ter dor de cabeça é grande!

 

 

As Gamos CFR e CFX (Cano Fixo) só tem no calibre 5,5mm mesmo.

A Cometa Fusion é muito boa, não citei ela antes pois fugia um pouco do orçamento inicial que você tinha proposto. Na verdade ela tem a mesma mecânica interna da Cometa Fenix 400, porém, com um cano diferente.

 

Dentro as opções restantes eu iria na MOLA entre a Cometa Fenix ou a Fusion. Se for partir para o calibre 5,5mm iria de Gamo CFR ou CFX.

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tal GR de fábrica no Brasil é instalado pela representante daqui, ou seja tem nada de fábrica, já comprei uma assim e só tive problemas, só resolví mais ou menos com o kit elite, digo mais ou menos porque hoje eu colocaria uma mola mais fraca e é que provavelmente o farei, 75Kg é muito nessas carabinas, dá pra acertar muita coisa não com essas naba.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Pedro,

Eu nenhum momento eu não aceitei as indicações que me foi dada, até por que, que fique bem entendido, sou um ignorante no assunto.

Ao escrever meu post, eu buscava uma solução a minha dúvida, pois não encontrei NADA falando exatamente a respeito disto no fórum: "para iniciar na modalidade precisa de um equipamento assim"; "precisa de um valor de investimento de tanto", por isso criei este tópico.

Em resposta a isto, os únicos que apresentaram alguma solução foram o André e o Takao, que inclusive foram os únicos aqui, neste tópico a falarem que já participaram de provas deste tipo.

O senhor Antonio me ofereceu uma outra possibilidade, que no entanto fugia do meu orçamento, e eu o disse isto, então ele tomou uma outra abordagem que em momento algum achei agressiva: se você não tem dinheiro para investir, então não participe. Em resposta a este argumento eu obtive uma reposta direcionada a ele: me frustrei antes mesmo de começar e isso porque não quero investir uma quantia alta de dinheiro.

Usei a única área ao qual tenho mais propriedade para falar para tentar justificar minha idéia de que bom equipamento não sobrepõe a boa técnica, e sim caminham juntos. No entanto, também deixei claro que isto funcionava para a área em que tenho conhecimento, e talvez o mesmo não se aplicasse aqui.

 

Talvez não caiba aqui falar, porém não entendo o motivo pelo qual pessoas com um conhecimento bem mais elevado que os outros, no caso, o ignorante sou eu, se tornam tão inóspitas com relação a determinados assuntos. Não estou entrando no fórum como um conhecedor soberano para argumentar de igual para igual. Se o nível de conhecimento fosse o mesmo, ou talvez parecidos, comentários mais agressivos se tornariam até válidos para tentar justificar um "erro" alheio. Mas eu só estou tentando, com boa educação, matar a sede que criei em conhecer mais a respeito deste esporte!

 

Obrigado Edgar!

Prezado,

Não quiz ter um tom "inóspito" e me desculpe se se assim me expressei.

Você diz que aceitou as indicações e não reclamou, mas ao afirmar que o tiro não é acessível, me pareceu uma reclamação. Que bom que não foi.

Minha sugestão, seria iniciar numa prova mais simples, para sentir se você realmente se identifica com o esporte. Discordo do Takao, quanto às exigências do FT. É uma modalidade exigente, tanto em termos de equipamento quanto tecnicamente.

No papel 10m, vc aprende alguns fundamentos importantes para o atirador, como postura, acionamento, respiração,; sem ter que entender de balística, lunetas, vento, etc.

Outro fator limitante, seriam locais para competir. Se você está no PR, beleza, mas fora deste estado, não vejo provas acontecendo com frequência. Organizar uma prova de FT dá um trabalhão e são poucos os carregadores de piano...

Você está correto: para um bom desempenho equipamento e técnicas andam lado a lado.

Pense em como foi sua trajetória na música. Hoje com sua experiência, como seriam as flautas que vc compraria para iniciar? Uma flauta simples e depois iria evoluindo conforme as limitações fossem surgindo? Ou uma de qualidade melhor para ser um instrumento definitivo? Utilize o mesmo conceito no tiro e não tem como errar...

 

 

 

Pedro Ashidani

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro flutistman,

 

No caso do seu tópico, dificilmente irá encontrar algo como "carabina X é a indicada para FT".

Partindo do princípio das regras da modalidade em questão, temos alvos com diversos diâmetros de Kill Zone (10 a 50 mm). Como o Takao comentou foi baseando no tamanho do alvo a ser atingido para obter sucesso: 50mm em até 50 metros.

Se determinada carabina for capaz de agrupar em até 50mm em 50 metros, a carabina em si tem potencial para a prática da modalidade. Claro, que quanto menor for o grupo a 50 metros, mais fácil será a vida do atirador.

Alvos tão interessantes quanto acertar o KZ a 50 metros, é poder acertar alvos de 10mm a 10-12 metros por exemplo. E nisso olhando pela luneta, é feio a coisa (pior ainda na mira aberta rsrsrs)

Como o Pedro comentou, não basta ter equipamento (carabina) para a prática. Esta modalidade exige técnica, certo condicionamento físico, conhecimento de muita coisa que faz a diferença. Quanto mais o equipamento "aliviar" a vida do atirador, mais dispendioso $ torna o equipamento.

No que refiro a aliviar a vida do atirador: carabina que agrupe 25 mm a 50 metros com vento/chuva/neve, luneta com precisão na mensuração de distâncias, confiável, boa imagem etc.

Como você tem um valor em mente para aquisição do equipamento, adquira aquele que mais lhe agrada. Temos reviews/testes de carabinas com testes de agrupamentos, gatilhos etc... Temos o risco de não nos adequar a determinado equipamento, as vezes aquilo que é bom pra um pode não ser bom pra outro.

Tendo como sabido e certo que o equipamento é capaz de fazer, o resto cabe ao atirador.

Tenho um certo receio sobre esse negócio de "prova". Sugiro cuidado com isso, pois acabamos nos importando em ter um desempenho melhor do que os outros e acabamos esquecendo do "prazer" em atirar, do melhorar individualmente. Corremos o risco de nos frustrar facilmente com hobby.

No mais deixo a torcida para que encontre o equipamento desejado.

Abrs

  • +1 3

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se o pensamento é pegar uma fusion por 2000 te indico gastar 250 a mais e pegar uma hw50s. Existe muita coisa sobre a arma no fórum e tem muita gente que conhece sua mecânica. Arma excepcional que agrupa muito.

Quanto ao equipamento te digo uma coisa investir numa hw é outra coisa. Se você compra uma gamo ou cometa e gasta ai uma grana. Se for se desfazer do equipamento irá perder de 20 a 30% do valor investido. Uma hw 50, 77 ou 97 quem comprou se desfaz a um preço muito parecido de uma carabina nova. Pois são carabinas de uma qualidade superior.

A hw50 você vai conseguir usar uma luneta de zôom razoável e com um dampa em cima terá um equipamento muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes na tentativa de ajudar você acaba sendo julgado como arrogante.

No espaço de numero 12 do tópico eu sugeri a arma cfr roial 4.5 ,que seria contra as regras do fórum porque esta loja não é parceira do fórum.apenas querendo ajudar ,pois é a única loja que tem a arma e na minha opnião seria a melhor arma para a empreitada.

Eu disse que quando nos propomos a fazer algo,temos que ter o mínimo necessário,que foi o que lhe indiquei(cfr roial 4.5)

O flustistiman disse não ter encontrado material a respeito: No espaço reservado a FT e HFT tem um tópico (gamo cfx roial 4.5 criado por Gilmar Prestes) Que o Gilmar criou para futura pesquisa de quem quisesse entrar nas provar de Ft.

Eu apenas fiz uma explanação para se ter ideia do que seria FT e tipos de armas usada nas provas. Só isto!

Era apenas ter entendido que a arma mais próxima das top era ela(cfr),Mas se quisesse comprar uma b3 a escolha seria sua e futuramente se não estivesse agradando,não poderia jogar o erro da escolha em mim.

Agora se não é tão importante a arma,deixa a tx em casa e vai competir de b19,quem sabe se ter armas top não é só status,e da para ganhar com armas de entrada e lunetas ching ling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ashidani,

 

Vale lembrar que há outro fator limitante... O monetário.

Eu gostaria de ter uma FTP900, ou uma Steyr... Utilizar uma Sightron, March-X, Falcon Menace, Big Nikko ou pelo menos uma Hawke... Mas não tenho essa condição. Utilizo uma Shilba e a TX200. Claro, a TX200 é uma das top das carabinas de mola, mas ainda gostaria de ter uma luneta melhor.

 

Nem sempre se consegue iniciar com equipamento "de qualidade".

 

PS: Por muito tempo, utilizei uma Leapers 4-16x44 com sidewheel de 80mm contra pessoas com Hawke 8-32 e side de 120mm... E conseguia bons resultados com a Leapers. A luneta, faz sim bastante diferença, mas conta muito a intimidade do atirador com o conjunto.

Editado por Takao
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Agora se não é tão importante a arma,deixa a tx em casa e vai competir de b19,quem sabe se ter armas top não é só status,e da para ganhar com armas de entrada e lunetas ching ling.

 

Já participei com B19-14 ejá participei com Nikko 4x32.

E fui bem sim com elas, inclusive medalhas.

 

Ter armas top, não é só status. Ela ajuda bastante, principalmente no quesito conforto de tiro.

E, em lugar algum eu disse para começar com a B19. Se a pessoa tiver dinheiro para começar somente com uma carabina da categoria da B19, ótimo. Mas ele tem um pouco mais a disposição. Por isso indiquei as carabinas de cano fixo da Gamo.

 

Luneta ching ling, tbm não recomendei em local algum.

Se vc ler o que escrevi anteriormente, verá que recomendei uma luneta que tenha ajuste de paralaxe e de preferência que fosse a Nikko, ou a Rossi Gold Crown cujo link inseri em um de meus comentários.

 

Como já disse antes, dificilmente conseguiremos iniciar algo adquirindo já material TOP.

Todos têm de começar de algum lugar, seja de B19 na mira aberta, seja de CFX/CFR com nikko 4x32, seja de FTP900 com Falcon Menace.

Basta conhecer o conjunto e saber do que ela é capaz. Experimentar, para saber se vale a pena investir mais dinheiro.

 

Já usei B19, já usei Nikko 4x32... Gostei do Field Target e comecei a investir mais, de acordo com o que eu podia gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ashidani,

 

Vale lembrar que há outro fator limitante... O monetário.

Eu gostaria de ter uma FTP900, ou uma Steyr... Utilizar uma Sightron, March-X, Falcon Menace, Big Nikko ou pelo menos uma Hawke... Mas não tenho essa condição. Utilizo uma Shilba e a TX200. Claro, a TX200 é uma das top das carabinas de mola, mas ainda gostaria de ter uma luneta melhor.

 

Nem sempre se consegue iniciar com equipamento "de qualidade".

 

PS: Por muito tempo, utilizei uma Leapers 4-16x44 com sidewheel de 80mm contra pessoas com Hawke 8-32 e side de 120mm... E conseguia bons resultados com a Leapers. A luneta, faz sim bastante diferença, mas conta muito a intimidade do atirador com o conjunto.

Takao, você tem se mostrado um talentoso atirador. E está tirando leite de pedra. Eu nunca participei de uma prova de FT. Minha praia é o BR. Porém o fator luneta é

muito mais importante no FT que no BR. Normalmete os alvos estão bem iluminados nas provas de BR, assim uma luneta de qualidade óptica intermediária não

tem muito impacto. Já no FT, imagino que no meio do mato, há situações onde o bicho está em uma sombra, aí fica difícil estimar a distância ao alvo por meio do ajuste de paralaxe.

As carabinas tops de mola são bem acessíveis, basta ver a quantidade de TX200 e HW97 que existem por aí.

Discordo quando vc diz que as armas de BR são mais tops que as de FT. Com excessão da Atamam e da BM500, a maioria das armas usadas no BR foram desenvolvidas para

FT. Basicamente as armas para BR precisam de uma coronha diferente... Diria que até mais simples que as de FT.

 

Ainda acho inadequado um iniciante começar pelo FT.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, vamos lá, faz tempo que não dou minha opinião, mas como iniciante no FT, vou dar o meu pitaco, no inicio do post vc falou que tem para investir:

 

R$- 1.500,00

R$- 200,00

R$- 500,00

Total R$- 2.200,00

 

Na faixa dos R$ 2200,00 já consigo uma HW 57, porém é muito investimento, em um país em crise, rs, para um início!

 

Pelo visto a crise que assola o pais nem passou perto do seu bolso, portanto corra para o abraço, resolvido o seu problema está HW, 57 que você mencionou acima ou uma HW 50, vai fazer você muito feliz, participando de provas com mira aberta. Tenho obtido resultados regular com a minha HW 50, e só tirar da caixa e sair atirando, bom tem que treinar treinar treinar e ter sorte também muita sorte.

Comprei no mês passado uma HW 97 e uma luneta de boa qualidade, mas tenho pouco conhecimento com a luneta e tive um péssimo resultado, vou ter que estudar bastante sobre o assunto, não é só a arma e equipamento, você tem que estudar muito sobre o assunto o FT e uma prova muito técnica,como o pessoal já te falou acima, pessoas que tem um ótimo conhecimento sobre o assunto, sorte minha que muito deles moram em Londrina e tem me auxiliando bastante.

O Fórum também tem muito material sobre o assunto e tem me ajudado muito.

Editado por GMSSauro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá flutistman blz?

 

Amigo estou no mesmo barco que você e o Sr. Antonio Claudemir me orientou muito, explicou bastante coisa e hoje aguardo a chegada da minha Gamo CFR Whisper Royal 4.5mm. Creio eu que essa semana ela venha chegar, irei fazer testes com uma lata de JSB Test em 10 alvos que comprei e lhe posso dizer se é boa ou não. Até onde fui orientado a arma é TOP. É uma aquisição um pouco maior do que você mencionou no post, mas acho que vale a pena, pois sai 2 mil a vista e 2.200,00 a prazo. Boa sorte amigo, e ao comprar a arma poste ela aqui.

CARABINA GAMO CFR WHISPER ROYAL 4.5mm (.177) com Gás Ram Elite de 40kg + gatilho Quickshot + Luneta 4x32 Gold Crown - Nikkostirling + Dampa 60
PISTOLA GAMO PR-45 4.5mm


"Não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor." - Mahatma Gandhi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante