Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[AJUDA] Válvula Zeca e Hatsan


bubas

Posts Recomendados

Fala pessoal,

 

Eu tenho uma Hatsan Galatian 5.5mm e sempre quis regular ela pra tentar uma consistência melhor em mais tiros. Comprei o regulador com o Zeca (é o mesmo da BT) e comecei a mexer na arma.

 

Como sugestão de uns amigos e pesquisando, fiz as seguintes modificações:

 

1) Soltei a mola do martelo no máximo;

 

2) Troquei a mola de dentro da válvula do cilindro (enviada pelo Zeca mesmo);

 

3) Coloquei o regulador a 110bar (deixei aquele espaço na boca do cilindro);

 

Essa foi a string:

 

815.4 - 200bar

815.8

815.1

817.6

826.0 - 185bar

825.8

823.5

812.1

816.8

810.6 - 175bar

811.4

804.1

809.5

799.1

800.5 - 165

798.4

791.1

791.5

783.6

782.9 - 155

778.3

771.6

765.5

764.2

763.0 - 145

754.4

751.4

757.6

749.5

750.9 - 135

743.6

738.6

742.4

735.5

731.3 - 125

731.0

735.2

733.5

731.2

730.0 - 120

732.6

727.0

723.4

 

Sei que a V0 ficou muito baixa e vou tentar aumentar para perto dos 850fps, mas a variação está absurdamente alta. Alguém tem uma sugestão do que pode causar essa variação tão absurda? Afinal foram poucos tiros, eu esperava uma regulagem melhor.

 

Abraço! :thumbup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim não está regulando. Está com uma string típica de uma carabina não regulada com mola do martelo pesada que vai caindo aos poucos a velocidade. Você retirou o o'ring do cilindro como recomendado? Pode ser que o regulador esteja travado também.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Doni,

 

Eu retirei o o-ring sim. Olha só uma outra string de quando eu ainda não tinha mexido na mola do martelo e sem trocar a mola da válvula do cilindro (regulador a 120bar):

 

828.3

823.3
822.7
816.6
814.9
815.3
808.4
811.7
805.5
808.0
806.7
805.5
802.8
806.9
Como saber se o regulador está travado? Só testando outro?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que desmontar o regulador para ver. Como você comprou com o Zeca, melhor ver com ele como fazer antes de abrir o regulador. Talvez ele troque por outro para você.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o regulador está ajustado para uma pressão que não é nem próxima de 120 BAR, ou mesmo 110 BAR. Se você não tiver uma manômetro que sirva de "regulator checker" não vai saber qual o ajuste dele. Ele pode estar ajustado para 190 BAR e abaixo disso sua arma está funcionando como arma não regulada, como demonstra sua string.

Mexer no regulador sem ter como checar a pressão é a mesma coisa de atirar no escuro.

  • +1 1

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou enviar para o Zeca pra ele testar o regulador. Estou achando muito estranho mesmo.

 

Falei com o Murate e ele sugeriu verificar as vedações. Vou fazer tudo isso o quanto antes e posto aqui o resultado.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal estou de volta.

 

Aparentemente a válvula estava com algum defeito que desde o início não regulava. Colocando uma nova o problema foi resolvido.

Agora o problema é que a arma não agrupa. Vou tentar mexer na regulagem da válvula e subir um pouco a V0 pra ver se melhora. O que acham?

 

Abraço!

 

Segue string:

 

 

Válvula regulada a 120bar

Maior 267,6

Menor 264,2

Es 3,4

 

1 - 265,9 - 200 bar

2 - 266,9

3 - 264,8

4 - 265,5

5 - 265,6

6 - 265,9

7 - 265,8

8 - 265,9

9 - 265,0

10 - 266,3

11 - 265,8

12 - 266,7

13 - 267,6 - 165 bar

14 - 265,8

15 - 266,8

16 - 264,7

17 - 265,8

18 - 264,9

19 - 264,2

20 - 267,0

21 - 267,2

22 - 267,6

23 - 266,1

24 - 266,7 - 140 bar

Editado por bubas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá usando qual chumbo? Jsb 15 ou 18gr?

Pq a string só foi até 140 bar? A válvula não tá regulada pra até 120 bar?

 

Eviado da minha Cometa New Fenix 400 usando Tapatalk

 

André foi por falta de luz, após esse tiro não consegui cronografar mais. Com mais tempo farei uma string maior.

Uso JSB 18.3gr. Já tentei outros chumbos e não foram muito bem, esse foi o melhor. Sei que a arma não é feita para precisão, mas vejo algumas ATs com agrupamentos muito superiores e acredito que a Galatian não seja tão ruim também.

 

Já cogitei a troca do cano, mas antes queria mexer no que for "regulável" antes de partir pra essa troca.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria baixar só mais uns 10m/s para ver se agrupa melhor, a tendência é fechar mais e não está perdendo tanta força.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria baixar só mais uns 10m/s para ver se agrupa melhor, a tendência é fechar mais e não está perdendo tanta força.

Raufemann como a mola está aliviado no máximo, eu só conseguiria baixar a V0 pela válvula, então vou tentar subir um pouco e ver como se comporta, já que quando ela estava sem a válvula agrupava melhor, e a V0 estava em torno de 310m/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raufemann como a mola está aliviado no máximo, eu só conseguiria baixar a V0 pela válvula, então vou tentar subir um pouco e ver como se comporta, já que quando ela estava sem a válvula agrupava melhor, e a V0 estava em torno de 310m/s.

Entendí.

 

Não deixa de mostrar o antes de depois para nós, sempre é esclarecedor.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo,

Conheço algumas pessoas que usam esse chumbo na média dos 260m/s e vai muito bem. Porém acho que vai de cada arma, cano, etc.

Enfim, assim que tiver tempo farei esses testes.

 

Valeu pela sugestão.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo só uma curiosidade

vc menciona que soltou a mola do martelo eu lembro que quando meu amigo tinha uma at quando soltava a mola ela ficava mais potente no caso da sua e ao contrario ?

se o sistema for parecido acho eu que essa regulagem vc ta fazendo errado nao? se vc apertar mas fraca vai ficar

se eu tiver errado me desculpe e só uma sugestao ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chumbo de 18 não é pesado para vo de 265?

 

Eu faria um teste de subir a vo para média de 280 para o chumbo de 18,1

A HW100 vai muito bem nesse patamar com os JSB 18.1 Paulo, a mínima é de 262m/s para mim o que resulta em torno de 41J, dentro do esperado da carabina.

 

Como falado acima depende do cano e da arma, normalmente diminuir ajuda, mas o amigo disse que ela já agrupou melhor com maior velocidade e a mola do martelo está toda aliviada, quem sabe não é esse o problema.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo só uma curiosidade

vc menciona que soltou a mola do martelo eu lembro que quando meu amigo tinha uma at quando soltava a mola ela ficava mais potente no caso da sua e ao contrario ?

se o sistema for parecido acho eu que essa regulagem vc ta fazendo errado nao? se vc apertar mas fraca vai ficar

se eu tiver errado me desculpe e só uma sugestao ok

Amigo eu aliviei totalmente a mola, ou seja, esta com todas as voltas para a esquerda possíveis, e isso diminuiu a V0 da arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu aliviei totalmente a mola, ou seja, esta com todas as voltas para a esquerda possíveis, e isso diminuiu a V0 da arma.

 

Se voce afrouxou o parafuso no caso para esquerda no sentido anti-horário voce está aumentando a tensão da mola ocasionando maior potencia a arma. É ao contrario...

 

só se na galatian é diferente o sistema, ai já não posso falar nada.

Editado por cebo de grilo

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante