Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Durabilidade/vida útil mola weihrauch HW30


Posts Recomendados

Olá, amigos.

Uma feliz páscoa a todos!

 

Bem, alguém sabe dizer qual é a vida útil aproximada da mola original da HW30S? Quantos disparos ela suporta até começar a prejudicar a precisão?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Mikami, interessante e útil tua informação quanto à manutenção, o polimento fácil de entender, mas como seria a retífica na ponta da mola, pois tenho em mente uma retífica de motor e não consigo visualizar na ponta da mola. Abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami, interessante e útil tua informação quanto à manutenção, o polimento fácil de entender, mas como seria a retífica na ponta da mola, pois tenho em mente uma retífica de motor e não consigo visualizar na ponta da mola. Abraços.

No caso eu uso um torno e faço retifica na base da mola fazendo com que ela fique o mais centralizado(reto) possivel.

Tente imaginar uma mola quando vcê coloca em pé em uma mesa plana, ela tem que ficar bem na posição vertical

 

Abraços

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami, +1 pela excelente dica.

Obrigado Cyntra, as dicas são valiosas e estou repassando-as para não morrer comigo tststs.

 

 

Abraços

 

Mikami

Próxima vez que fizer tire umas fotos para termos melhor ideia do que fazer.

Vou tentar Pedro, mas as minhas carabinas e pistolas estão alinhadas e vai ser dificil mexer nelas de novo, mas posto assim que mexer em alguma carabina.

 

Abraços

 

Mikami

  • +1 1

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbup: +1, pra que não tem a a manha vai estragar algumas molar até pegar o jeito, abraços.

Não vai estragar não, basicamente é só polir, eu faço polimento com micro retifica(Dremel), a retifica das pontas um torneiro faz.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos Ola Mikami

 

Eu coloquei uma vez,em uma carabina dois rolamentos de encosto na mola,sendo um em cada extremidade.Posso garantir que isso

muda para muito melhor,tanto a durabilidade,como o comportamento da mola.

 

Borracha

Ótima dica Borracha, estávamos conversando eu e o Mazinho sobre o rolamento de encosto e agora constatei com sua dica que ficará ótimo a customização das carabinas.

 

Um grande abraço

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha B19 "torou" a mola rsrsrs. Encamisei ela há umas 2 semanas, depois quando fui atirar começou a fazer um barulho arranhando algo, pensei na hr que a camisa de Pet tinha partido e dei mais uns tiros é logo guardei. Ontem à noite abri pra ver e vi que quebrou 3 elos abaixo do ponta. Já tem uns 2 anos e pouco que tenho ela, agora fiquei cabreiro se foi coincidência ou foi por causa da camisa de mola. Mas uma coisa que me chamou atenção foi que no tophat a mola "cavou" e não girava. Com as informações do Mikami, posso dizer que isso influenciou. Mas não sei se foi coincidência Com o encamisamento. Pior que fiquei puto comigo pq fechei uma compra com o Robson e não abri ela antes dele enviar, daí perdi a oportunidade de comprar a mola.

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todas as manutenções que faço na minha hw faço o polimento e retifica das pontas da mola onde ela encosta e no pistão, fazendo com que a mola gire nos disparos e assim a mola vai durar uma eternidade, se a mola travar ela pode empenar(ficar torta) fazendo com que em cada disparo a mola vibre e causando a trinca da mola condenando-a, e assim a precisão fica prejudicada por dar disparos alterados.

 

Abraços

 

Mikami

Opa

 

Excelente dica.

Eu fiz o polimento, mas não cheguei a fazer a "retífica" a ponto de deixa-la reta.

+1

 

Ola amigos Ola Mikami

 

Eu coloquei uma vez,em uma carabina dois rolamentos de encosto na mola,sendo um em cada extremidade.Posso garantir que isso

muda para muito melhor,tanto a durabilidade,como o comportamento da mola.

 

Borracha

 

Vivendo e aprendendo.

Usou estes rolamentos em qual carabina?

Tem as especificações, onde comprou?

Tem fotos da instalação?

Ah, e + 1 para você também.

 

Abs

Editado por Aurélio

_________

Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami, vida longa para você sempre guri, ainda mais com dicas valiosas assim!!! +1 e obrigado!!!

Borracha, idem para você +1!!!


PS1.: Esquentem mais este post, com tempo é claro, postem fotos, referências, especificações, medidas....


PS2.: Voltar depois de uma tarde de bons tiros/estudos do estande aberto com a querida CFX agrupando em menos de 1" a 50m, num dia chuvoso, cinza e frio da Serra e ler algo tão valioso assim digo uma coisa OBRIGADO CA e a essas pessoas/amigos fantásticos que temos aqui, resumindo: FELIZ!!! Abraçosss!!!

Gamo CFX Royal .22 | Gamo 4x32 | GR 40Kg | Bucha Tesla JM | Lubrificação Kit JM | Gatilho Customizado by Paes |

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha B19 "torou" a mola rsrsrs. Encamisei ela há umas 2 semanas, depois quando fui atirar começou a fazer um barulho arranhando algo, pensei na hr que a camisa de Pet tinha partido e dei mais uns tiros é logo guardei. Ontem à noite abri pra ver e vi que quebrou 3 elos abaixo do ponta. Já tem uns 2 anos e pouco que tenho ela, agora fiquei cabreiro se foi coincidência ou foi por causa da camisa de mola. Mas uma coisa que me chamou atenção foi que no tophat a mola "cavou" e não girava. Com as informações do Mikami, posso dizer que isso influenciou. Mas não sei se foi coincidência Com o encamisamento. Pior que fiquei puto comigo pq fechei uma compra com o Robson e não abri ela antes dele enviar, daí perdi a oportunidade de comprar a mola.

 

Olá Pedro Angelo. Lubrifique a mola com graxa grafitada ou qualquer outra graxa consistente, na parte que fica dentro do êmbolo. Não sei se é o correto, mas nas minhas carabinas faço isso, e parece dar resultado. Até hoje nunca aconteceu de se partir nenhuma das molas de nenhuma das minhas carabinas, apenas a fadiga normal. Na falta de graxa grafitada, compre graxa comum e adicione grafite em pó, até ficar bem pastosa, consistente.

 

Em todas as manutenções que faço na minha hw faço o polimento e retifica das pontas da mola onde ela encosta e no pistão, fazendo com que a mola gire nos disparos e assim a mola vai durar uma eternidade, se a mola travar ela pode empenar(ficar torta) fazendo com que em cada disparo a mola vibre e causando a trinca da mola condenando-a, e assim a precisão fica prejudicada por dar disparos alterados.

 

Abraços

 

Mikami

+1 pra você!

 

Ola amigos Ola Mikami

 

Eu coloquei uma vez,em uma carabina dois rolamentos de encosto na mola,sendo um em cada extremidade.Posso garantir que isso

muda para muito melhor,tanto a durabilidade,como o comportamento da mola.

 

Borracha

Leva +1 também!!! É por isso que a cada dia que passa, fico mais viciado no CA !!! :thumbup::thumbup::thumbup::thumbup::thumbup::thumbup::thumbup:

 

Próxima vez que fizer tire umas fotos para termos melhor ideia do que fazer.

X2 !!!

Editado por CarlosEduardo_Pinheiro

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lubrifiquei com pasta g. Sera que tem problema de atirar com a mola quebrada?

CBC B19-S .177- Coronha e muzzle da B17, mola da cometa 220 com o guia traseiro cortado, gatilho e bucha da Quick Shot. Uma delícia!

Cometa New Fênix 400 .177 - kit elite 45kg, gatilho e muzzle da Quick Shot, Soleira regulável by JSimbalista. Aprendendo a domar a fera ainda!

Gamo CFX Royal .177 - até que enfim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos Ola Mikami

 

Eu coloquei uma vez,em uma carabina dois rolamentos de encosto na mola,sendo um em cada extremidade.Posso garantir que isso

muda para muito melhor,tanto a durabilidade,como o comportamento da mola.

 

Borracha

Olá,

Quais seriam esses rolamentos? Como procura-los nas lojas?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos

 

Esses rolamentos se encontra em lojas especializadas em venda de rolamentos.São rolamentos de encosto,são duas laterais de aço,com uma camada

de esferas centrais.Deve se comprar o que mais se aproxima do diâmetro da mola,e em alguns casos uma pequena usinagem no diâmetro.Na época

coloquei em uma CBC 345,e depois em uma Diana 35. Espero ter esclarecido.

 

Borracha

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos e sempre postarei as novidades e repassarei os conhecimentos

 

Eu lubrifiquei com pasta g. Sera que tem problema de atirar com a mola quebrada?

Não aconselho em atirar com mola quebrada, uma seria o embolo deslizar torto e outra seria um chumbo enroscar no cano por falta de pressão.

 

Abraços

 

Mikami

  • +1 2

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha HW30S está com aproximadamente 25.000 disparos, no mínimo.

 

Tive que trocar a mola 3 vezes, entre 6.000 e 8.000 disparos cada mola. As molas estavam completamente tortas.

 

Sempre no final da vida útil, o agrupamento começava a variar na altura, ficava abaixando e voltando à altura normal. Até que perdia a força de vez e o chumbo às vezes não saia.

Editado por jtramone

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O difícil é encontrar um com diâmetro externo tal que caiba dentro de êmbolo

 

referência 51.100 10mm X 24mm x 9mm

 

Rolamento_de_encosto_10mm.jpg?lgfp=3000

 

Rolamento_de_encosto_10mm_b.jpg?lgfp=300

 

 

 

Este cabe dentro dos êmbolos da maioria das carabinas e também encaixa no guia de mola traseiro.

 

 

Rolamento de encosto 9 x 20 x 7

 

diâmetro interno 9mm

 

diâmetro externo 20mm

 

largura do conjunto 7 mm

 

Rolamento_de_encosto.jpg?lgfp=3000

 

http://pt.aliexpress.com/item/10-pieces-9-x-20-x-7mm-F9-20M-Axial-Ball-Miniature-Thrust-Bearing-3-Parts/1875163047.html

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto

9 mm acho pouco na minha medição deu 14mm...diametro interno da mola Maccari.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami, as molas que coloquei na HW30 já vinham "achatadas" nas extremidades. É isso que você faz nas suas?

 

Gostei da ideia do rolamento. Acho que vou testar.

As molas já vem semi retificadas, faço para dar o acabamento final

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto

9 mm acho pouco na minha medição deu 14mm...diametro interno da mola Maccari.

 

Qual é o diâmetro do pino central do êmbolo (pino de engatilhamento) ? O diâmetro interno da mola é maior pois geralmente tem um top hat tubular que encaixa dentro da mola. Neste caso o top hat ficaria sobre a face do rolamento de encosto e não transpassando o furo do rolamento de encosto.

 

E a idéia agora é usar em outras carabinas de mola helicoidal com êmbolo sem pino central, com ou sem o top hat. Somente uma das faces, a que fica em contato com a extremidade da mola helicoidal, necessita girar livremente. Idem do lado da caixa de gatilho.

 

Ex. Cometas, B19, etc. e tal.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes informações, estas são para guardar! + 1 para os dois, Mikami e Borracha! Tenho apenas uma duvida quanto aos rolamentos nas extremidades, que seria a durabilidade dêles, sofrendo pancadas em um sentido para o qual não foram projetados. Borracha, tem ideia de quantos tiros tem as armas que foram "Rolamentadas"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Excelentes informações, estas são para guardar! + 1 para os dois, Mikami e Borracha! Tenho apenas uma duvida quanto aos rolamentos nas extremidades, que seria a durabilidade dêles, sofrendo pancadas em um sentido para o qual não foram projetados. Borracha, tem ideia de quantos tiros tem as armas que foram "Rolamentadas"?

 

Na minha humilde e singela opinião de quem já trabalhou em uma empresa alemã de molas, já viu mais molas que a maior parte dos mortais, rsrsrsrsrs; de nada adianta colocar rolamento de encosto se não retificar a mola como disse o amigo Mikami...

 

As molas das carabinas vem pré retificadas e mesmo que vc coloque o rolamento, sem retifica as mola não terão 90 graus entre a face de encosto e o comprimento.

 

Mesmo que ela gire com o rolamento, se não estiver com faces a 90º ela se deformará com o tempo pois haverá um diferença de angulação que forçará a mesma para um dos lados. Ainda sobre o rolamento, ele não foi projetado para sofrer impactos, como o nome diz é rolamento...

 

Tenho visto no mercadolivre o pessoal vendendo rolamento para carabina de pressão, tenho muita curiosidade em saber a durabilidade dos mesmos assim como disse o Mario Tulio no post acima.

Minhas carabinas nenhuma tem gas ram e todas tem molas retificadas assim como Mikami falou sabiamente, também nunca quebrou nenhuma.

  • +1 1

"A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço." Sun Tzu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante