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Modo correto de Agrupamento?


Posts Recomendados

Pessoal,

Estava lendo alguns tópicos, tentei entender mais não ficou muito claro pra mim!

 

Quais os passos para um agrupamento correto e qual o objetivo?

 

Arma nova, nunca disparada e nem regulada. ( limpar ou não limpar o cano antes dos disparos? )

1- Miro no Ponto VERDE e disparo.

2-Todos os tiros acertam os pontos VERMELHOS.

 

E agora o que fazer em relação as regulagens e ajustes:

1-Ajusto a alça de mira até acertar o ponto VERDE, puxando a alça pra direita?

2-Deixo a alça no centro, não regulo e vou mudando de chumbo ate achar um que acerte o mais próximo do ponto VERDE?

 

Vejo que muitos falam em ficar trocando de chumbo, nessa parte que não entendo a situação! rs

 

2vmgj6x.jpg

 

 

Abraço!

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Amigo, o ideal é sempre limpar o cano qdo a arma é nova..... vem muito cheia de óleo.

 

Bom, pra ver se está agrupando, é exatamente como descreveu, não importa onde o chumbo bate, importa você sempre mirar no verde e ver se os vermelhos ficam o mais junto possível.

Isso você faz com vários chumbos e vê qual fica com o grupo mais fechado. O POI (vermelhos) mudarão de chumbo pra chumbo, mas lembre-se, sempre mirando no verde.

 

Quando encontrar um chumbo que agrupe melhor, ai sim, você ajusta a mira com ele, sempre mirando no verde e trazendo o POI sempre pra mais perto dele, até tentar zerar.

 

Aconselho eliminar os possíveis erros do atirador, ou seja, coloque o alvo a 10m, atire apoiado e sempre com a mesma pegada na arma e mesma forma de puxar o gatilho.

 

Depois posta uns agrupamentos pra gente ver.

 

Abraço!!!

Marcelo,

 

Agooooora sim entendi 100%.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

 

A respeito dos 10m, como é feita a medição?

Da ponta da carabina até o alvo?

 

Abraço.

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Hudson,

O principal objetivo do agrupamento é determinar o tamanho do alvo a ser acertado a certa distância.

Ex. Se uma determinada carabina faz um grupo de 20 mm a 20 metros. Fica praticamente impossível errar um tiro em uma tampa de garrafa pet nesta distância.

Se essa mesma carabina faz um grupo de 60 mm a 50 metros. É perda de tempo e praticamente impossível acertar uma moeda de 10 centavos a 50 metros. Só na sorte mesmo.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

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Pessoal,

Estava lendo alguns tópicos, tentei entender mais não ficou muito claro pra mim!

 

Quais os passos para um agrupamento correto e qual o objetivo?

 

Arma nova, nunca disparada e nem regulada. ( limpar ou não limpar o cano antes dos disparos? )

1- Miro no Ponto VERDE e disparo.

2-Todos os tiros acertam os pontos VERMELHOS.

 

E agora o que fazer em relação as regulagens e ajustes:

1-Ajusto a alça de mira até acertar o ponto VERDE, puxando a alça pra direita?

2-Deixo a alça no centro, não regulo e vou mudando de chumbo ate achar um que acerte o mais próximo do ponto VERDE?

 

Vejo que muitos falam em ficar trocando de chumbo, nessa parte que não entendo a situação! rs

 

2vmgj6x.jpg

 

 

Abraço!

Hudson, acrescentando algumas coisas as que o Marcelo falou:

 

Primeiro, e dificil conseguir escolher os chumbos antes dos 500 primeiros disparos. Vai existir o efeito diesel que aos poucos vai cessando, e assim tbm vai mudando os resultados dos agrupamentos.

 

Passados os 500 disparos, isso e so uma media, ai sim eu faria os agrupamentos, sem me importar onde eles agrupam e sim medindo o tamanho dos agrupamentos, onde eles agrupam e so uma questao de ajuste da mira. Dependendo da qualidade da carabina, chumbos e do atirador, 10m sao poucos para verificar quais os melhores chumbos. Um ex.: se eu fizer um agrupamento em 10m, apoiado e com luneta na minha HW50, deve ter uns 5 chumbos diferentes que vao fazer um furo so, com menos de 10mm e isso que sou um atirador bem mediocre. Isso faria parecer que todos os 5 chumbos tem o mesmo desempenho, mas nao e verdade. Fazendo o mesmo teste aos 20m, vc vera quais sao os chumbos que agrupam melhor de verdade, sendo possivel inclusive que alguns chumbos consigam os mesmos agrupamentos de 10mm aos 20m. E os outros que haviam se equilibrado aos 10m, aos 20m nao consigam repetir os melhores desempenhos.

Esse seria o objetivo de fazer esses agrupamentos, no caso descobrir qual o melhor chumbo para sua carabina, mas usamos isso para sabermos tbm as qualidades e potenciais da carabina.

Editado por zzetto
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Hudson, acrescentando algumas coisas as que o Marcelo falou:

 

Primeiro, e dificil conseguir escolher os chumbos antes dos 500 primeiros disparos. Vai existir o efeito diesel que aos poucos vai cessando, e assim tbm vai mudando os resultados dos agrupamentos.

 

Passados os 500 disparos, isso e so uma media, ai sim eu faria os agrupamentos, sem me importar onde eles agrupam e sim medindo o tamanho dos agrupamentos, onde eles agrupam e so uma questao de ajuste da mira. Dependendo da qualidade da carabina, chumbos e do atirador, 10m sao poucos para verificar quais os melhores chumbos. Um ex.: se eu fizer um agrupamento em 10m, apoiado e com luneta na minha HW50, deve ter uns 5 chumbos diferentes que vao fazer um furo so, com menos de 10mm e isso que sou um atirador bem mediocre. Isso faria parecer que todos os 5 chumbos tem o mesmo desempenho, mas nao e verdade. Fazendo o mesmo teste aos 20m, vc vera de verdade quais sao os chumbos que agrupam melhor de verdade, sendo possivel inclusive que alguns chumbos consigam os mesmos agrupamentos de 10mm aos 20m. E os outros que haviam se equilibrado aos 10m, aos 20m nao consigam repetir os melhores desempenhos.

Esse seria o objetivo de fazer esses agrupamentos, no caso descobrir qual o melhor chumbo para sua carabina, mas usamos isso para sabermos tbm as qualidades e potenciais da carabina.

Zzetto,

 

Aproveitando que vc comentou, o que é efeito diesel?

 

Abraço.

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Zzetto,

 

Aproveitando que vc comentou, o que é efeito diesel?

 

Abraço.

O tiro fica parecendo de arma de fogo, com o barulho, fumaça e inclusive muito mais potente, porém totalmente instável e causando danos a carabina com o passar do tempo. De início, é quase inevitável ,mas não pode ser um acontecimento contínuo pq vai acabar estragando várias partes da carabina. Vc só consegue bons agrupamentos depois desse efeito passar, ou pelo menos ficar mínimo. Se vc fizer a limpeza e deixar óleo entrar nas partes internas, vai dar continuidade ao efeito. Quando se compra nova, para não enferrujar, as montadoras deixam muito óleo em toda a carabina, e acaba entrando onde não devia. Por isso, quando nova, a carabina dá altos "estouros" e o agrupamento é uma merdia......

  • +1 1
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Zzetto,

 

Aproveitando que vc comentou, o que é efeito diesel?

 

Abraço.

 

Recomendo a leitura do livro The Airgun from Trigger to Muzzle, em especial o Capítulo 4 - O Ar(parte I da tradução) que descreve as pressões e temperaturas envolvidas e o Capítulo 8 O Lubrificante (parte II da tradução) que descreve em detalhes o efeito diesel (“dieseling”) em uma carabina de ar comprimido equipada com êmbolo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9487-the-airgun-from-trigger-to-muzzle-traducao-parte-i/

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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É chamado "efeito diesel" porque é o mesmo que ocorre no interior do cilindro de um motor desse tipo: o óleo entra em combustão pelo contato com o ar em alta temperatura. O ar atinge até centenas de graus por efeito da compressão.

No motor a diesel isso é bom, mas na carabina é um problemão que pode até causar danos, principalmente ao vedante do pistão (bucha).

"This is from Mathilda" - Leon

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O efeito diesel não é associado a combustão.

 

O efeito diesel em carabinas de ar é a simples presença de óleo no cano e até na câmara de compressão que interfere na projeção do chumbo (ou em sua velocidade ou mesmo em seu formato de expansão) e prejudica a precisão do tiro.

 

É incorreto afirmar que o efeito diesel necessariamente produz fumaça embora seja fácil identificar o problema quando se vê a tal fumaça.

 

É importante limpar o cano antes de começar a atirar. Principalmente em armas novas.

É importante limpar o cano até que parem de sair marcas pretas com os panos de limpeza independentemente de estar saindo fumaça ou não.

 

Agrupamento é o grau de proximidade dos chumbos disparados. Pode ser mais aberto ou mais fechado mas ainda sim é um agrupamento. ( o pessoal brinca que quando é muito separado, o povo chama de espalhamento... ).

 

No seu exemplo você deve efetuar clicks de ajustes na alça de mira para trazer os pontos vermelhos para o entorno do ponto verde de forma que este ponto verde fique no meio do seu agrupamento, não importando muito se ele é, a princípio, de 10cm, 5cm, ou 1,5cm.

 

Pelo que deu para perceber os tiros estão quase na altura certa. Estão um pouquinho para cima. Então o ajuste de "Elevation" é pequeno. Já o ajuste de "Windage" é maior para chegar os tiros mais para a direita.

 

Lembre-se de:

 

Fazer todos os testes e ajustes de MIRA com o mesmo tipo de chumbo, nas mesmas condições, distância, etc.

 

Se você entendeu até aqui vai perceber que testar o tipo de chumbo não tem relação nenhuma com o local onde os tiros pegam.

Você pode estar agrupando a direita ou esquerda, acima ou abaixo do centro porque o ajuste de mira não foi feito. Mas você vai poder testar diferentes chumbos e ver se eles agrupam menos ou mais (em diferentes alvos, é claro).

 

Só não tente fazer as duas coisas ao mesmo tempo (regular mira e testar chumbos). Aí não funciona.

  • +1 3

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

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Hum.... pra mim o termo "efeito diesel" tem a ver com a auto combustão por pressão. Ou seja, se não houver a combustão não há efeito diesel.

 

Entendi o fato de ter ou não combustão, a presença de óleo dentro do cano altera o POI, mas se pensarmos dessa forma qq objeto que ocasione uma alteração constante no POI seria efeito diesel.

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Concordo zzetto. Os motores de ciclo diesel, diferentemente dos motores de ciclo Otto, não precisam de faísca para a combustão. O gás ao ser comprimido rapidamente, eleva a temperatura e com a presença de óleo inflamável este entra em combustão e ocorre a explosão. E é esta explosão que danifica componentes e afeta a precisão. A simples presença de lubrificante, não garante o efeito diesel. Tem que ser inflamável.

 

 

Pedro Ashidani

  • +1 3

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

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Hum.... pra mim o termo "efeito diesel" tem a ver com a auto combustão por pressão. Ou seja, se não houver a combustão não há efeito diesel.

 

Entendi o fato de ter ou não combustão, a presença de óleo dentro do cano altera o POI, mas se pensarmos dessa forma qq objeto que ocasione uma alteração constante no POI seria efeito diesel

 

Perfeito. Em casos de efeito diesel acentuado, o projétil atinge velocidade supersônica.

 

Primeiro disparo de uma Hatsan Striker Edge

 

Chumbo Snyper 7,46 grains -> velocidade 400,8 m/s Energia 38,8 Joules. Efeito diesel com estampido ensurdecedor

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10371-hatsan-striker-edge-45-mm-review-e-testes/?hl=%2Bhatsan+%2Bstriker

 

Primeiro disparo de uma BAM XS B19-14

 

BAM XS B19-14 nova - Mola e Bucha Originais 0km, após limpeza do cano (14/07/2014)

Chumbo Snyper 4,5mm
Peso (grains) Velocidade (m/s) Energia cinética (Joules)
7,70 405,4 41,00
7,74 354,5 31,51

 

Novamente recomendo a seguinte leitura:

 

Livro The Airgun from Trigger to Muzzle, em especial o Capítulo 4 - O Ar(parte I da tradução) que descreve as pressões e temperaturas envolvidas e o Capítulo 8 O Lubrificante (parte II da tradução) que descreve em detalhes o efeito diesel (“dieseling”) em uma carabina de ar comprimido equipada com êmbolo.

 

http://carabinasdear...aducao-parte-i/

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Hudson,

Toda arma nova vem extremamente lubrificada para proteger as peças da oxidação entre a saída da fábrica até ela ser vendida e entregue ao cliente. Nenhum fabricante vai correr o risco de ter a arma oxidada antes do cliente começar a usar, então a lubrificação costuma ser exagerada.
O Pedro Ashidani sabiamente explicou como funciona o efeito diesel, assim como o Alberto José. Qualquer outra informação pode te induzir ao erro.
Ao pegar uma arma nova, faça uma limpeza criteriosa do cano, se possível utilizando um fio de nylon com um pedaço de algodão ou trapo (de algodão) na ponta. Evite varetas, elas podem danificar a coroa do cano e isso vai arruinar a precisão.
Feita a limpeza, sua arma vai demandar alguns disparos para queimar todo o excesso de lubrificação e fazer o assentamento das partes internas.
Depois você vai fazer a escolha do chumbo que melhor agrupa nela.

Analisando seu agrupamento, é evidente que sua mira está desajustada. Na mira aberta, para corrigir essa distorção, leve a alça de mira para o lado que você quer que os tiros cheguem. Então, se sua arma, apesar de não estar agrupando bem ainda, está deslocando os tiros para posição 10 horas, mova sua alça para direita. Movendo a alça para direita, os tiros vão passar a impactar mais à direita. Aparentemente, para munição utilizada, os chumbos estão pegando um pouco alto. Na altura, para corrigir essa distorção, faça o mesmo procedimento. Se está alto, abaixe a alça, se estiver baixo, suba.

Mais uma coisa, a contagem de pontos do seu alvo está equivocada. São 3 setes e 2 oitos, total de 37 pontos.

Para limpar o cano, sugiro o vídeo:

 

http://youtu.be/Db1JqXxAbV0

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

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Ola amigos

Depois de todas as considerações feitas com muita propriedade,acredito que faltou um detalhe importante.

Não sei se os amigos vão concordar,mas o ponto de visada ideal,feita por atiradores que disputam

Campeonatos,é na base do alvo,ou seja não no verde que seria o centro.PORQUE?na sua visada o verde

pode ter erro para cima ou para baixo,sendo que na base esta entre a linha preta e o branco do alvo.Uma

vez achada a visada,o disparo atinge o centro,e agrupa muito melhor.A proposito..isto é valido para alvos

oficiais.

 

abraço Borracha

  • +1 2
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Ola amigos

Depois de todas as considerações feitas com muita propriedade,acredito que faltou um detalhe importante.

Não sei se os amigos vão concordar,mas o ponto de visada ideal,feita por atiradores que disputam

Campeonatos,é na base do alvo,ou seja não no verde que seria o centro.PORQUE?na sua visada o verde

pode ter erro para cima ou para baixo,sendo que na base esta entre a linha preta e o branco do alvo.Uma

vez achada a visada,o disparo atinge o centro,e agrupa muito melhor.A proposito..isto é valido para alvos

oficiais.

 

abraço Borracha

 

 

:thumbup: Quem sabe sabe ! :thumbup:

 

segue uma ilustração da dica do Mestre Borracha

-Alca-de-Mira-CBC-Original-Nova.jpg

 

Visada sempre abaixo do alvo

Mestre Borracha leva +1 esse sim é MESTRE tanto no campo do tiro como na vida

Editado por willamms macena
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:thumbup: Quem sabe sabe ! :thumbup:

segue uma ilustração da dica do Mestre Borracha

-Alca-de-Mira-CBC-Original-Nova.jpg

 

Visada sempre abaixo do alvo

Mestre Borracha leva +1 esse sim é MESTRE tanto no campo do tiro como na vida

 

 

Boa noite colegas.....

 

O ponto de visada é muito importante como já comentaram os Nobres colegas acima......

 

Tenho um material que me foi gentilmente passado pelo grande atirador e entusiasta do tiro José Caffer que comenta que alguns atiradores da equipe Olímpica da Antiga URSS usavam uma artimanha de manter uma fina linha branca na visada, ou seja, faziam a visada abaixo do centro do alvo, para desta forma poder ver perfeitamente o centro do alvo...e isso era um diferencial que garantia medalhas para a equipe......

 

Com relação ao efeito Diesel.....também sou da opinião que onde tem fumaça....tem fogo.....rsrsrsrsr

 

Outra coisinha que gostaria de dar um "pitaco"....acho que uma distância boa para ter uma ideia de um grupamento bom são 25 mts.......ou 25 jds.....igual a uma prova de BR.....sugiro fazer um ensaio com um alvo de BR ...isso ajuda a ver se "o brinquedo é bão"....rsrsrsr

 

Um abraço

 

Grandini

Editado por willamms macena

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

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Ola amigos

Vindo de amigos o elogio, é sempre mais importante.Mais importante é pensar o seguinte..

Você fazendo tudo certinho ajudando quando póde o seu semelhante,não devendo nada

a ninguém,a vida já é difícil.Então é melhor fazer amizades,pois fica menos complicado,

Mestres são vcs. que continuam correndo atraz do esporte,e reunindo gente.

 

abraço Borracha

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Do tempo que atirei na MA lembro que testei vários tipos de visada e quando comecei a usar a de base (citada pelo Borracha) não perdi mais tempo com outras... Acho 12m uma boa distância para treinar grupos MA e 20m para MO. Mas é apenas minha opinião pessoal.

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Ola Grandini

Só recapitulando.A maioria de atiradores de competição,papel a 10 metros,faz a visada la embaixo da bola preta,deixando aparecer uma linha fina branca

entre o branco do papel,e a tangente da circunferência preta do alvo.Obs..alvo oficial.Com isso e com os cliques necessários para o tiro atingir o centro

os caras enfiam um grupo minúsculo de tiros no 10.

 

Borracha

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