Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

pode isso, Arnaldo?


Posts Recomendados

Aproveitando a frase do "chatão bueno" nas transmissões de futebol, me ocorreu um fato interessante que posto aqui.

 

Tenho uma CBC F22 com gasram de 55kg elite e uma Gamo CFX IGT, ambas 5,5.

 

16jkg2x.jpg

 

Medição de velocidade com chumbo gamo expander deu para a CBC médias de 727 pés e na Gamo 670, gerando uma diferença de 70 pés (em média) a menor para a Gamo.

 

Entretanto, testando as duas em laranjas, tijolos, plásticos, latas e outros alvos de "alta periculosidade", me ocorreu um fato interessante que foi ter a Gamo furado fundo de lata de tinta a exatos 51 metros (medido depois do tiroteio com trena) e a CBC somente amassando a mesma lata.

 

24xq3qe.jpg

 

Na imagem dois furos feitos com Gamo e dois amassados com a CBC atirando da mesma posição e mesmo chumbo.

 

Ou seja, a maior velocidade na boca do cano deveria dar mais potência ao chumbo para a CBC e não para a Gamo.

 

pode isso, Arnaldo?

 

 

 

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mede a velocidade na boca do cano, porém o seu alvo está a 50 metros.

Se descartarmos possíveis interferências do ambiente (durante a trajetória), eu "acho" que a explicação está no raiamento do cano.

A Gamo por ter um raiamento melhor, faz com que o chumbo mantenha uma trajetória mais eficiente, enquanto que o disparado pela CBC perde o folego no meio do caminho, em ambos os casos considerando apenas o atrito com o ar.

Resumindo com uma balística melhor o projétil disparado pela Gamo apesar de sair do cano com VO menor, atinge o alvo com menos perda de potencia.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gamo está chegando a 50m com mais energia que a CBC, o motivo eu não sei. kkkkkkkkkkk

Para uma energia maior, a massa deve ser maior (o que não é o caso pois você usou o mesmo chumbo), ou a velocidade maior, ou ainda, os tiros com a CBC sofreram muito mais com as influências externas (ventos) do que a Gamo, a pergunta é: Por quê?

 

Estou acompanhando para ver se alguém tem uma resposta pra isso.

 

André Carboni.

Editado por AndréCarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria um usuário antigo do nosso Forum ,.. Não pense em FPS , pense em Joule ....

Pelo que já consegui ver com armas de pressão , e agora mais ainda com o paintball, nem sempre a velocidade de saída influencia em energia ou precisão.

quanto melhor a qualidade do seu equipamento mais fácil ele vai poder manter a energia até o final do tiro . isso vc leva em conta o aproveitamento do gas na Câmara , o raiamento a qualidade do cano , tudo isso influencia . vejo isso com minha TX qu que faz 920 fps se não me engano e a um bom tempo eu tinha uma Gamo Hunter (que também era excelente e tava c 910 fps ) mas não tinha o mesmo desempenho principalmente a 50/60m que é o q geralmente atiro com a TX q consegue manter uma energia considerável a essa distância , Isso fica muito mais evidente no paintball , onde usamos o mesmo propelente (ar Comprimido) e mantemos o memso padrão de velocidade por segurança ( 280 fps ) mas vc consegue perceber facilmente que as "armas" (no paintball não chamamos armas e sim marcadores ) tem uma diferença grande de acurácia e alcançe dependendo da sua qualidade. ou seja marcadores diferentes com o mesmo fps e o mesmo propelente consequem acertar com uma quantidade de energia e outros não..

então é exatamente isso que acontece .

Já tive algumas CBCs elas são boas e tunadinhas ficam muito boas mas o que percebi é q a uma distancia maior , elas simplesmente não conseguem acompanhar.

Editado por Torque
  • +1 1

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mede a velocidade na boca do cano, porém o seu alvo está a 50 metros.

Se descartarmos possíveis interferências do ambiente (durante a trajetória), eu "acho" que a explicação está no raiamento do cano.

A Gamo por ter um raiamento melhor, faz com que o chumbo mantenha uma trajetória mais eficiente, enquanto que o disparado pela CBC perde o folego no meio do caminho, em ambos os casos considerando apenas o atrito com o ar.

Resumindo com uma balística melhor o projétil disparado pela Gamo apesar de sair do cano com VO menor, atinge o alvo com menos perda de potencia.

 

Ganhou +1.

"Diga o que você pensa com esperança.Pense no que você faz com fé.Faça o que você deve fazer com amor!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estranho isso...

Gostaria de sugerir que você faça testes em variadas distâncias, tipo 5, 10, 20, 30 e 40 metros. Assim, poderá confirmar a hipótese levantada pelos colegas. Se for real, em alguma dessas distâncias a CBC vai parar de furar a lata.(partindo da hipótese de que a curtas distâncias ela também fura...)

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou fazer um teste

vou colocar o chrony (devidamente protegido é claro) a 50 metros e medir a velocidade do chumbo

talvez embora tenha menor velocidade inicial tenha menor perda na trajetória

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigos, se me permitem, como gosto de frisar, estou aprendendo com carabinas de pressão, mas tenho uma certa experiência com armas de fogo. Na minha opinião o melhor “desempenho” de uma carabina em relação a outra se dá por uma questão simples: a energia do disparo aumenta numa proporção quadrada do aumento da velocidade (energia cinética), então, conclui-se que maior velocidade é igual a maior potência. Simples. Não, nem sempre. Pra entender o que acontece com as duas carabinas, precisamos entender como o projétil é acelerado e expulso do cano, a boa e velha balística interna, não só a questão do raiamento, outros fatores influenciam, tanto é que os canos martelados a frio são melhores. Outra coisa, a rigidez do cano e sua vibração também interferem no disparo, mas aí seria na questão da precisão. Pra você ter uma ideia, em revólveres, ao contrário do que muitos acreditam, um cano mais curto, ou seja, mais rígido e com menos vibração que um cano mais longo, tem potencial melhor de precisão, mas aí é outra história, abraços.

Editado por unzioto

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria uma barra de sabão na distancia que realizou estes disparos, e faria o teste, pra ver em que posição os chumbos estão chegando lá.

 

Acho que os da CBC devem estar girando no ar e batendo de lado, ou perdendo energia no trajeto devido a isso. + Só com teste pra saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou fazer um teste

vou colocar o chrony (devidamente protegido é claro) a 50 metros e medir a velocidade do chumbo

talvez embora tenha menor velocidade inicial tenha menor perda na trajetória

E aí Amil, fez os testes?

A sugestão do Povray, de usar sabão, permitirá analisar se os projéteis estão sofrendo alguma deformação anormal.

Sugiro verificar o chanfro da culatra e também a coroa da boca do cano da CBC. O chumbinho pode estar sendo deformado ao municiar e ficando com a estabilidade de vôo comprometida. O vôo irregular aumenta a área de atrito com o ar e isso explicaria a perda de energia e o impacto lateral com o aumento da distância .

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico! Curioso para saber a real perda de energia ao longo do trajeto:

Raiamento?

Deformidade do chumbinho pela má construção fabril na CBC?

Coroa?

Qualidade do cano?

Isso explica a superioridade do conjunto das gamo em relação a CBC. Seria interessante uma comparação com as cometas, Sag, Hatsan, Norica, etc;

CFX 4,5mm, Gat. aliviado, Encamisada, Bucha PU, DM60 + Tasco 6-24x42.

SPA M22 5.5mm + Shilba Target Pro 30 6-24x50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos lá, criar mais dúvida:

 

- A um tempo vi um tópico onde ao aumentar a pressão do GR de 45 para 55 kg havia redução da velocidade, devido a uma grande expasão da saia do chubo e consequente atrito no cano. Se não me engano era uma gamo hunter 440 4,5.

 

Acredito que seja possível uma maior deformação da saia do chumbo na CBC (por qualidade de cano, força excessiva do gr, diêmetro na boca do cano como choque? Não posso afirmar) o que produz um maior arrasto aerodinâmico no chumbo disparado na CBC, fazendo com que mesmo com uma energia maior na boca do cano e uma perda maior ao longo do trajeto.

 

Se for possívem recuperar os chumbos sem deformação (atirei em uma almofada de tiro com arco, 1x1m, a uns 100m e o chumbo não deformou...), e observar/medir os mesmos seria interessante.

 

 

Obs: a alguns anos comprei um cronógrafo, indico a toda e qualquer pessoa que goste do tiro de ar, lhe tras muitas surpresas, boas e ruins, muda o jeito de pesar.

 

Gostei muito do tópico e dos comentários.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante