Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[ARTIGO] Uma carabina para todas as modalidades dominar


Posts Recomendados

  • 1 year later...

Caramba achei que o Charles Dias tinha voltado a atividade aqui no forum...mas esse artigo foi em 2014

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde foi que coloquei que era proibido parabenizar...Charles anda pedalando mais e atirando de menos ...achei que estava de volta ao forum...

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

otimas palavras... no tiro como em qualquer outro esporte/hobby as vezes nos afastamos ... seja por tempo,dinheiro ,lugar para praticar... e as vezes desanimo mesmo... uns voltam uns nao... mas e a vida que se segue... enfim, uma carabina realmente nao existe rsrs a nao ser que seja so para diversao sem ligar para precisao etc, tenho amigos com b12 muito feliz, mesmo sabendo que existem carabinas muito melhores mas nao ligam pra isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ultimo FT em Sao Caetano atirei do lado do Leandro Leite Marcos...devia ter vindo até o Eduardo Macedo veio na pista...fez uns tiros incrivel com a HW 97 e Ev2

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 4 weeks later...
Em 09/12/2014 em 13:17, Charles Dias disse:

s_MLB_v_O_f_4699502558_072013.jpg

 

“O Anel de Sauron, ou O Um Anel (como também é referido) é um dos 20 anéis do poder descritos nas obras de J. R. R. Tolkien O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion. Os Anéis de Poder foram forjados por Celebrimbor e seus companheiros, guiados por Sauron. Três Anéis foram dados aos Reis-Elfos, Sete aos senhores das Casas dos Anões e Nove Anéis foram dados à raça dos homens. O Senhor do Escuro, porém, criou em segredo um outro anel, o Um, na Montanha da Perdição em Mordor, para controlar o poder dos demais anéis forjados pelos elfos.

No lado externo, quando posto no fogo, aparece escrito:

- Um Anel para todos governar, um Anel para encontrá-los;

e no lado interno:

- Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los.”

Assim como muitos buscam o Um Anel “para todos controlar” nos romances de Tolkien, muitos atiradores procuram a famosa Uma Carabina “para em todas as modalidades dominar”, uma carabina mítica que acredita-se ser adequada para virtualmente todos as modalidade de tiro de pressão esportivo, de precisão em papel a 10 metros, passando por benchrest, field target, até precisão a longa distância (além de 100 metros).

Particularmente, não acredito que tal carabina já existiu, exista ou venha a existir (de qualquer forma fico com duas peças se aparecer para venda no mercado), daí adoto como muitos atiradores esportivos a estratégia da “segmentação especializada”.

 

10-27-14-01-Chuck-shoots.jpg

 

Depois de ter possuir, testar e atirar muitas carabinas de pressão dos mais diversos tipos, hoje meu pequeno arsenal conta apenas com três peças:

- Weihrauch HW77 SE “Cano Fixo” 4,5mm + luneta BSA Contender 6-24 x 40mm RGBE + mount único com absorção de recuo Sports Match Dampa;

- Hatsan AT44 “Single Shot” 5,5mm + luneta Leapers Accushot 30mm TF-3 SWAT 8-32 x 56mm Full Size AO Mildot + mount duplo Sports Match;

- SAG AR2000 Jet 5,5mm.

Prefiro atirar com o calibre 5,5mm por questões pessoais, mas não desgosto do calibre 4,5mm, portanto a HW77 é perfeita pra mim por conta de dois motivos:

- Excelente construção e precisão;

- Vem com conjunto de mira aberta de fábrica (diferente de outros modelos de cano fixo da mesma categoria, como as HW97 e TX200).

Com ela posso atirar tanto precisão até 100 metros (e um pouco mais em dias bons) usando luneta quanto com mira aberta até 50 metros.

A AT44 utilizo para atirar a longa distância, de 100 a 250 metros, sempre com luneta.

A SAG é minha arma preferida de plinking com mira aberta. Atiro com ela em silhuetas metálicas 1/10 em distâncias regulamentares e latas de 50 a 100 metros. Pesadona, gostosa de atirar, precisa, bem construída.

Ou seja, tenho armas específicas para modalidades definidas, bem como um conjunto de luneta e mount para cada uma. A ideia com isso é ter um conjunto ótimo para cada situação, sempre regulado para aquela modalidade e distância de tiro.

 

image.jpg

 

Quando falamos em tiro de pressão, o famoso Vo é de uma importância absurda, ou seja, a velocidade com que os chumbos deixam o cano da arma. A física envolvida é muito interessante e bastante sofisticada. Armas para precisão em papel a 10 metros em geral têm Vo baixo, enquanto armas para longas distâncias têm em geral Vo alto, beirando a famigerada “zona transônica”. Logo para modalidades com alvos a diferentes distâncias e de diferentes tamanhos, as melhores carabinas para se atirar terão características ou mesmo calibres diferentes ... enquanto não aparece a improvável Uma Carabina.

É muito comum de atiradores novatos aparecerem no fórum perguntando coisas do tipo “Que carabina é boa para atirar em papel a 10 metros, benchrest e latas a 550 metros?” ou então “Com $$$ qual a melhor carabina posso comprar que tenha precisão a curta distância e potência a longa?” ... bem, a resposta mais sincera para esse tipo de pergunta é ... NENHUMA ... exceto a Uma Carabina, claro.

Antes de procurar saber qual a melhor carabina, é imprescindível decidir a modalidade para a qual você a usará, algo que poucos atiradores fazem por preguiça ou frustração com a realidade de que será preciso investir em mais de uma peça.

Existe uma frase famosa do filósofo Jean-Jacques Rousseau que ilustra bem essa situação ... “Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém” ... que “traduzida” para o tiro de pressão esportivo fica assim ... “Uma carabina que se quer que seja boa para todas as modalidades não o será para nenhuma”.

Nesses quase cinco anos de tiro de pressão por várias vezes testemunhei atiradores-inventores que se propuseram modificar armas com o intento de criar a Uma Carabina ... nunca deu certo. Isso acontece por um motivo muito simples, os engenheiros que projetam uma carabina o fazem tomando por base os dados da modalidade para a qual ela está sendo criada. E como diferentes modalidades implicam em diferentes situações e, portanto, dados, perseguir um denominador comum é perder tempo e dinheiro. É por isso que no automobilismo, por exemplo, há diversos tipos de pneus, cada um se adequando melhor a um tipo de pista e/ou condição climática.

 

image.jpg

 

Pois bem, tendo isso em mente, a melhor estratégia inicial é começar adquirindo uma carabina “de tiro geral” como costumo chamar. Esse tipo de carabina é daquelas que são boas em várias situações, porém não são excelentes e perfeitas para nenhuma. Elas não fazem feio num alvo de papel a 10 metros, em uma prova de field target ou com latas a 50 metros, mas também estão aquém do desempenho de armas especializadas. A Weirhauch HW50 é um ótimo exemplo desse tipo de carabina, muito bonita, de ótima qualidade, potente mas não muito, muito precisa mas não absoluta, indicada tanto para plinking (tiro casual) quanto para provas com regras, é ótima para tudo, sem ser excelente para nada.

Faz parte da maturidade do atirador passar a apreciar mais algumas modalidade e desgostar de outras. Eu, por exemplo, gosto muito de precisão a longa distância (até 120 metros com mola e 250 metros com PCP) e plinking ... não gosto de provas de papel 10 metros e benchrest. Com essa maturidade se poderá investir de forma mais inteligente seu dinheiro no tiro de pressão esportivo, ou seja, em equipamentos específicos para as modalidades que você mais gosta.

Conheço atiradores que têm apenas um carabinas sem luneta ou acessório algum que estão muito satisfeitos. Conheço outros que têm quatro ou cinco carabinas, lunetas e acessórios excelentes para modalidades específicas que também estão muito satisfeitos. A mesma forma conhece um número muito maior de atiradores que ainda estão quebrando a cabeça usando armas errada para diferentes modalidades ... e se frustrando a cada sessão de tiro.

Enfim, tendo em mente que a Uma Carabina não existe fica mais fácil entender que para cada modalidade há armas e acessórios específicos, portanto é mais inteligente praticar apenas uma modalidade usando uma carabina específica para ela que lhe propiciará os melhores resultados e muita satisfação, que querer abraçar o mundo sem ter recursos suficientes para tal e somente se frustrar. Pense nisso!

Isto é didático Charles, parabéns...

Acho que carabinas são semelhantes a varas de pescas.... Molinetes, carretilhas... Perfil alto, perfil baixo... Linha de nylon  100, 80, 35 ou de multifilamento...

Sou novo no site e gostaria de sua ajuda para montar um equipamento para tiros de 100 metros em Lata de refrigerantes..  carabina de mola GR e a Luneta espero poder me ajudar... Desde já agradeço.

Editado por JoãoB26
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante